Eleição do São Paulo pode definir futuro do clube como SAF

GRUPO DE WHATSAPP: https://shortlink.uk/1rQK8  

https://www.youtube.com/@spfcsaopauloblog

Camisa do São Paulo FC pendurada com escudo e detalhes em vermelho e preto, com o emblema da Conmebol Sudamericana ao lado.

O jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, projetou uma mudança no comando do São Paulo e afirmou que Marcelo Portugal Gouvêa Filho seria eleito presidente do clube caso Harry Massis também concorra à eleição.

Durante comentário no UOL, PVC disse que o cenário atualmente desenhado aponta para uma vitória de Marcelo Portugal Gouvêa e para o início de um processo de transição do São Paulo para o modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

“Se o Massis for candidato, ele vai perder a eleição para o Marcelo Portugal Gouvêa Filho. O Marcelo Portugal Gouvêa vai ser o novo presidente e vai ser o processo da transição para a SAF”, afirmou.

O jornalista, no entanto, ponderou que não pretende fazer uma previsão definitiva. Segundo PVC, o futebol e a política podem passar por mudanças até a eleição, alterando o cenário atualmente projetado.

“Eu não quero prever o futuro, porque a gente sabe que no futebol e na política muita coisa se transforma. Mas o que está desenhado hoje é o Marcelo Portugal Gouvêa ser eleito presidente do São Paulo e fazer a transição para a SAF.”

SAF exige cuidado, afirma PVC

PVC também alertou que uma eventual transição para a SAF precisaria ser realizada com muito cuidado. Para o jornalista, o São Paulo não pode aceitar qualquer investidor sem analisar profundamente a capacidade financeira e a idoneidade do grupo interessado.

O colunista citou casos recentes de clubes brasileiros que enfrentaram problemas após negociações com investidores. Na avaliação dele, os clubes costumam passar por uma análise detalhada durante a negociação, mas nem sempre realizam a mesma investigação sobre os compradores.

“Quando vem um empresário para comprar uma SAF, ele faz uma devassa nas contas do clube. O clube não faz a devassa nas contas do empresário. Por isso aparecem casos como o da 777 e o do Textor”, declarou.

A referência foi feita aos problemas envolvendo a 777 Partners no Vasco e às dificuldades financeiras relacionadas ao grupo comandado por John Textor no futebol brasileiro.

PVC afirmou que o São Paulo precisa evitar esse tipo de armadilha. Para ele, a transformação em SAF pode ser uma alternativa para reorganizar o clube, mas o processo precisa ser conduzido com transparência e segurança.

Marcelo Portugal Gouvêa é citado como opção

Marcelo Portugal Gouvêa Filho aparece como possível candidato à presidência do São Paulo. Ele é filho de Marcelo Portugal Gouvêa, ex-presidente do clube, que comandou o Tricolor entre 2000 e 2002.

O grupo ligado ao dirigente defende uma reorganização administrativa e financeira do São Paulo. A eventual transição para a SAF seria discutida como parte de um projeto de modernização da estrutura do clube.

Segundo PVC, Marcelo Portugal Gouvêa tem ao seu redor pessoas que conhecem o processo de implantação de uma SAF e poderiam ajudar na elaboração de um modelo de transição.

PVC critica gestão Massis

O jornalista também avaliou negativamente os primeiros meses da gestão Harry Massis. Na visão de PVC, o atual presidente não demonstrou, até o momento, condições para liderar o São Paulo no futuro.

“O Massis não mostrou nesses últimos seis meses, sete meses, condição de ser o presidente para o futuro do São Paulo”, afirmou.

A gestão enfrenta uma série de problemas financeiros, incluindo atrasos salariais, pendências nos direitos de imagem, dificuldade para contratar reforços e conflitos políticos internos.

O ambiente ficou ainda mais tenso após jogadores do elenco criticarem os atrasos nos pagamentos. Luciano afirmou que nunca recebeu salário em dia desde que chegou ao clube, enquanto lideranças do grupo passaram a ajudar financeiramente companheiros em dificuldade.

Eleição pode definir o futuro do clube

Para PVC, a próxima eleição será determinante para o futuro institucional do São Paulo. O resultado poderá definir não apenas o novo presidente, mas também o modelo de gestão que será adotado nos próximos anos.

Uma eventual SAF poderia permitir a entrada de investimentos privados e a reorganização das dívidas. Por outro lado, o processo também envolveria mudanças profundas no controle e na administração do clube.

O São Paulo ainda precisaria avaliar o modelo societário, as garantias oferecidas por investidores, o valor da operação, o tratamento das dívidas e a preservação da identidade do clube.

YouTube player

Descubra mais sobre Blog do São Paulo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.