Empresário sinaliza desistência de projeto de SAF com o São Paulo e critica falta de resposta
GRUPO DE WHATSAPP: https://shortlink.
https://www.youtube.com/@spfcsaopauloblog

O empresário Diego Fernandes indicou que pode desistir de prosseguir com o projeto de estudo para uma possível Sociedade Anônima do Futebol (SAF) no São Paulo.
Em um longo desabafo publicado nas redes sociais, Fernandes afirmou que encaminhou formalmente uma proposta ao clube após uma reunião, mas nunca recebeu resposta da diretoria.
Segundo o empresário, a situação se agravou depois que o presidente do São Paulo teria declarado a uma mídia especializada que ele nunca havia apresentado qualquer proposta.
“Depois da reunião que tivemos, encaminhamos formalmente ao São Paulo Futebol Clube uma proposta por e-mail. O clube nunca nos deu uma resposta”, afirmou.
Fernandes disse que publicou o e-mail enviado para comprovar a existência do contato. De acordo com seu relato, o documento continha a data, o conteúdo da proposta e o endereço eletrônico do presidente entre os destinatários.
Empresário acusa falta de diálogo
Diego Fernandes afirmou que, depois da troca de mensagens, o São Paulo não retomou as conversas.
Ele também contou que convidou o presidente do clube para acompanhá-lo em dois jogos da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo, em um camarote ao lado de investidores e empresários estrangeiros. Segundo Fernandes, o convite não foi aceito e não houve nova tentativa de diálogo.
“Eu tentei fazer algo pelo clube. Expus-me, coloquei minha reputação e meus relacionamentos à disposição, não pedi cargo, não pedi remuneração”, escreveu.
O empresário afirmou que se sentiu criticado por torcedores, conselheiros e pessoas ligadas ao próprio São Paulo, apesar de, segundo ele, ter tentado contribuir sem pedir contrapartida financeira ou posição na estrutura do clube.
Crítica à cultura do São Paulo
Na avaliação de Fernandes, o principal problema do São Paulo não é apenas financeiro. Ele apontou questões relacionadas à cultura institucional, à governança e à resistência a mudanças.
“É uma questão de cultura, governança, egos, vaidades e incapacidade de reconhecer a dimensão da situação em que o clube se encontra”, declarou.
Em tom duro, o empresário comparou a gestão do clube a uma versão trágica de “Os Trapalhões”. A frase foi utilizada para criticar o que considera falta de articulação e de capacidade de execução nos bastidores.
Fernandes também afirmou que o São Paulo perdeu parte da capacidade de mobilizar pessoas influentes e investidores em torno de um projeto de longo prazo.
Comparação com famílias tradicionais
O empresário comparou o São Paulo a famílias tradicionais que preservam o orgulho do sobrenome mesmo depois de perder patrimônio e influência.
“História é motivo de orgulho, mas não substitui competência, gestão, capital, relacionamento e capacidade de execução”, afirmou.
Para Fernandes, a história vitoriosa do São Paulo não será suficiente para garantir a recuperação do clube caso a instituição não consiga modernizar sua gestão.
Ele defendeu uma mudança de mentalidade e afirmou não enxergar um futuro promissor se o modelo atual continuar.
Projeto de SAF não avançou
Até o momento, não há indicação pública de que o São Paulo tenha aprovado um projeto de transformação em SAF ou iniciado formalmente um processo de venda de participação do futebol.
O relato de Fernandes aponta para uma fase preliminar de estudos e apresentação de proposta. Como o clube não teria respondido ao material enviado, o projeto não avançou para etapas formais de análise, negociação ou votação.
Uma eventual SAF dependeria de estudos financeiros e jurídicos, aprovação dos órgãos internos e definição sobre o modelo de controle, os investimentos e o tratamento das dívidas. Não existe, com base no relato apresentado, acordo definitivo assinado.
Porta continua aberta
Apesar das críticas, Fernandes afirmou que continua torcendo pelo São Paulo e que estaria disposto a conversar novamente no futuro.
“Eu sou e continuarei sendo são-paulino. Se o São Paulo estiver disputando a Libertadores ou a Série D, continuará sendo o meu time de coração”, escreveu.
O empresário concluiu dizendo que, caso o clube volte a procurá-lo de forma séria e disposto a discutir mudanças estruturais, ele ainda poderá ouvir a proposta.
“Porque as pessoas passam. O São Paulo fica.”
São Paulo ainda não se manifesta
Até o momento, não há manifestação pública do São Paulo sobre as declarações de Diego Fernandes, a proposta mencionada ou o suposto projeto de estudo para uma SAF.
Também não está claro se a diretoria pretende retomar o diálogo ou se considera encerradas as conversas.
O episódio aumenta a pressão sobre a administração tricolor, que enfrenta dificuldades financeiras, atrasos com jogadores e divergências políticas internas. A eventual entrada de capital externo continua sendo discutida nos bastidores, mas não há confirmação de um projeto concreto em andamento.
Descubra mais sobre SPFC
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Não dá certo com ninguém… não deu certo com esse, não deu certo com o grego… A máfia não quer perder a boquinha.
Esse ai aconteceu o que eu falei que aconteceria.
Pastinha da Faria Lima é vendedor e não comprador. A história nasceu errada e terminou como tinha que terminar.
O lance do grego foi totalmente diferente, quem travou foi o SPFC. E os problemas do grego são outros.
Apagaram a luz no fim do túnel.
Não adianta. Ninguem vai por dinheiro sem garantias ou contrapartidas.
A propria NewC, segundo o zanca, teria travas bem definidas sobre quais seriam essas garantias.
A menos que comecem a promover uma guinada de 180º ano que vem( pouco provável) em relação à politicas de contratataçoes e metas financeiras, o clube hoje é insolvente do ponto de vista financeiro.
Ou começa a fazer como flamengo e palmeiras fizeram( 4-5 anos na penuria, sem titulos, deixando claro que a briga é brigar para manter-se na serie A e para ter orçamento que nao depende de venda de jogadores), ou vira SAF em um modelo que haja travas bem definidas e que dê poder de gestão à mesma.
Sem isso: o clube vai agonizar igual a outros( o parelelo com o Cruzeiro antes da SAF é impressionante: até o Rogerio foi posto para correr de la pq quis peitar os medalhoes, alguma semelhança com o crespo esse ano?)
Não tem para onde correr.
O Pastinha da Faria Lima NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA faria o que tava dando a entender que queria fazer.
Eu fiz a explicação legal aqui várias vezes. Ele não pode!
Já o caso da NewC com a asset que tá junta é diferente. Eles não só podem fazer o que estão propondo, como o core do negócios deles é fazer o que eles estão propondo.
Eu acho a proposta deles péssima em termos de risco ao clube. Mas não há travas legais, regulatórias e jurídicas pro negócio acontecer.
Sobre o seu OU, eu discordo totalmente. COM OU SEM SAF o SPFC terá que passar por um período rigoroso de ajuste rigoroso no P&L. Não tem como fugir disso!
E eu já expliquei em outros comentário porque a situação do SPFC é muito diferente a do Cruzeiro pré-SAF. A proposta da NewC serve de exemplo para um dos argumentos que eu apresentei no passado. O Cruzeiro nunca teve essa possibilidade. Os clubes são estruturalmente muito diferentes. Ou seja, teremos o nosso próprio drama.
OBS: A penuria sem títulos já está acontecendo faz tempo, mas com times caros e cheio de bagres…rs
Acho que o primeiro passado pra sair do buraco é parar de querer contar com dinheiro externo. Isso que tem adiado o ajuste de P&L todos os anos.
Agora é sofre pelos 45 pontos
Até o santo que nos emprestou o nome já desistiu
Desistiu mesmo… Deixou de ser São Paulo e virou Seu Paulo…
Outro que não sabe a história, está respondido acima.
Não foi o Santo que emprestou o nome, chama São Paulo em homenagem a Cidade e ao Estado.
Até o santo que nos emprestou o nome já desistiu.
E a oposição que até ontem dava entrevistas todo dia, agora sumiu. Foram acordos pra deixar o Massis tranquilo? Ou eles acham que se posicionar pensando em 2027 vai “desestabilizar” um elenco que convive com calotes e mentiras?
a patota quer sangrar o clube ate retirar o ultimo centavo, nao sera facil para nós da torcida acompanharmos isso!
Enquanto esse bando de conselheiros decrépitos e arcaicos tomarem conta da política/administração do clube, esqueçam qualquer tentativa de modernizar a estrutura administrativa do clube, esqueçam SAF, esqueçam investidores e esqueçam o futuro do nosso clube! A única esperança é dessa para de fazer hora extra aqui no plano terreno e um pessoal novo, com mentalidade mais aberta e profissional, assumir seus lugares. (…e mesmo assim sendo muito otimista).
O CARA ESTA CERTISSIMO EM SUAS CRITICAS EM RELAÇÃO AOS Q ESTÃO NO SÃO PAULO E SE ACHAM DONOS DO CLUBE, DA INSTITUIÇÃO
E não muda o fato que ele não pode, por lei, intermediar investimentos.
Pra quem acreditou na patota e falava que o cara nao tinha nada de concreto, ja pode pedir desculpas né
Alias patota caloteira e mentirosa, mentem em todos os assuntos, o pai de vcs, vcs sabem quem é né?
Ou ele não tinha nada mesmo e tá usando como desculpa
Eu não confio nem em A e nem em B
Acho que nao sao questões excludentes. A gestao é péssima, mas esse cara é claramente um vendedor de ilusões. De concreto, o que sabemos é que ele tira fotos ao lado de pessoas importantes. Que afirma conhecer pessoas interessadas em investir no Sao Paulo. Mas isso é muito pouco. Se apresentou uma proposta concreta de SAF, com conteúdo de verdade (e nao aquele power point ridículo), pq nao a torna publica? A proposta da tal saf do rival foi tornada publica. Nao é segredo de Estado. Se tem interessados em investir no clube, pq nao os nomeia, como fez a newC? Esta claro que esse sujeito é um operador de redes sociais, alguém que sabe fazer barulho. Nada alem disso. Insisto, a profissionalização do clube é necessaria, a atual administração é pessima e o atual sistem politico é tenebroso e precisa de reformas. Isso não significa, contudo, que devemos alçar qualquer oportunista à condição de salvador da patria
Exato.
Não é pq temos um lado ruim que o outro lado é automaticamente bom.
Eu cansei de falar que ele não poderia, legalmente, fazer o que estava insinuando. No começo a galera discordou, mas o tempo foi fazendo a maioria ver o óbvio.
E como eu alertei, ele usaria qualquer muleta maluca pra nunca apresentar uma proposta. Dito e feito!
Agora, qualquer um dos conselheiros vai poder falar pro resto da vida: “Cadê a proposta do cabelinho? Nunca chegou! Ele que não quis…”
“FORMALMENTE POR E-MAIL”. Na moral, agora tou na dúvida em qual versão acreditar…
As pessoas passam.
O problema é o que sobra, e não estou otimista
Pobre garoto rico.
Seu e-mail caiu na caixa de span.
Ninguém viu.
Acha que ele gastou quantos tokens de IA pra montar a proposta pra vender um estudo?
Pq só dá pra chamar aquele documento de proposta se o objeto foi a consultoria.
Vai esfarelar até desaparecer.
Hahahaha
Esse ai é só mais um fanfarrão desse Brasil.
Comparação perfeita.
Esse aí cheira caô desde o início, parece aqueles vendedor de hinode.