
O São Paulo conquistou a primeira vitória no Paulistão com um placar modesto de 1 a 0 sobre o Guarani, mas apresentou bom potencial para o restante da temporada, principalmente no ataque. A partida marcou a estreia do quarteto de ataque com Lucas, Oscar, Luciano e Calleri. Os quatro não haviam atuado juntos nos jogos da FC Series e na estreia no Estadual.
Embora Oscar ainda precise aprimorar o ritmo de jogo, mais intenso em relação ao que ele estava acostumado na China, as primeiras impressões mostram como o São Paulo pode ser criativo. A troca de passes no ataque foi muito melhor que o desempenhado na pré-temporada.
Taticamente, o time também esteve mais maduro. Há movimentos como Alisson sair do meio para a beirada do campo, aproveitando a presença dos dois meias, Lucas e Oscar, centralizados e Calleri e Luciano mais próximos da área.
Foi assim, aliás, a jogada do gol que abriu o placar. Lucas avançou e recuou para Alisson. O volante levantou na área para Luciano se esticar e abrir o placar. Artilheiro do São Paulo em 2024, o camisa 10 começa 2025 no mesmo tom.
Também há bons momentos em que os laterais jogam por dentro, povoando ainda mais o meio de campo. Enzo Díaz e Igor Vinicius fizeram bom jogo ofensivamente, também indo ao fundo e buscando a área.
Assim, o São Paulo esteve perto de ampliar, tanto no final do primeiro tempo, com Enzo Díaz cruzando para Lucas, quanto aos 15 minutos da segunda etapa, quando o lateral argentino achou Calleri na área, mas o cabeceio foi para fora.
Embora Pablo Maia e Alisson agreguem qualidade ao ataque, eles se viram desprotegidos em alguns momentos de transição defensiva. É um desafio em escalar o quarteto na frente, já que somente Lucas e Luciano revezavam-se para recuar.
Embora Pablo Maia e Alisson agreguem qualidade o ataque, eles se viram desprotegidos em alguns momentos de transição defensiva. É um desafio em escalar o quarteto na frente, já que somente Lucas e Luciano revezavam-se para recuar.
Isso deu abertura para o Guarani, que criou chances. O time de Campinas não esteve longe de conquistar um empate no MorumBis. Zubeldía reforçou o meio com Bobadilla e sacou Oscar, aplaudido pelas arquibancadas, para entrar Ferreirinha, que deu vazão a contra-ataques e reforçou a recomposição.
Além disso, a expulsão de Titi, que deu uma cotovelada em Calleri, segurou o Guarani. A comissão técnica são-paulina aproveitou para tirar Calleri e Lucas, já visando o clássico contra o Corinthians. As entradas de Erick e André Silva deram novo gás ao São Paulo, contra um já enfraquecido Guarani. O time tricolor ainda teve pelo menos quatro chances de ampliar, mas desperdiçou.
Os são-paulinos ocupam a segunda posição do Grupo C, com quatro pontos. O Majestoso ocorre no domingo, também no MorumBis, às 18h30. Já o Guarani aida lidera o Grupo A, também com quatro pontos, e recebe o Noroeste, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.
SÃO PAULO 1 X 0 GUARANI
- SÃO PAULO – Rafael; Igor Vinícius (Ferraresi), Arboleda, Alan Franco e Enzo Díaz; Pablo Maia (Bobadilla) e Alisson; Lucas (Erick) e Oscar (Ferreirinha); Luciano e Calleri (André Silva). Técnico: Luis Zubeldía.
- GUARANI – Gabriel Mesquita; Lucas Justen (Yan Henrique), Raphael, Titi e Emerson; Matheus Sarará (Daniel Henrique), Caio Mello e Geovane (Isaque); João Victor, João Marcelo (Caio Dias) e Rafael Bilú (Luiz Miguel); Técnico: Maurício Souza.
- GOL – Luciano, aos 2 minutos do primeiro tempo.
- ÁRBITRO – Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP).
- CARTÃO VERMELHO – Titi (Guarani).
- PÚBLICO – 28.360 presentes.
- RENDA – R$ 1.118.417,00.
- LOCAL – MorumBis, em São Paulo.
- Por: Estadão
Descubra mais sobre Blog do São Paulo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Jogo para vencer …, vencemos.
Sem mais.
Mas, pelas críticas, parece que fomos massacrados e que estamos no meio da temporada.
Li e reli o texto e não sei da onde tirou que parece que fomos massacrados. No máximo um momento que tiveram a chance de fazer algo que nem sei se seria de gol ou de apenas chutes. Depois teve expulsão e o Zuba tirou jogadores visando o próximo jogo de tanto “massacre” que sofremos de um Guarani já enfraquecido. Só lendo o texto me deu sono que deve ter sido o jogo.
Guarani é série C
O São Paulo estava com todos os titulares em campo, time considerado ideal e não conseguiu marcar mais que um gol , ficou 20 minutos com um a mais e só assustou o Guarani uma vez (bola na trave)o futebol é bem pobre, podemos jogar mais e temos time pra isso,as noticias positivas desse jogo foram Oscar e Enzo Diaz, sei que é cedo para certas avaliações mas Enzo dias mostra ser bom jogador, Wendell vai ter que correr muito para roubar a posição…..
Téeeeeeeeeeeeeeeeeeeeemos um lateral esquerdooooo!!!
Tô gostando muito do Enzo…já é meu novo bagre favorito! Rs Vitória na estréia do Morumba…VSP!
Imagina o Enzo, contra o Corinthians, com o estádio lotado, vai sair faísca…..kkkkkkk
Pois eh…pena Fagner ter vazado antes da era Dias! Kkk abç
Que luxo né, ter um lateral que sabe cruzar. Nem lembrava mais como era isso.
Também gostei dele na pré-temporada e no jogo de hoje, mas prefiro esperar mais um tempo pra formar uma opinião melhor. Primeiras impressões OK.
Importante são os 3 pontos, a promissora dupla Oscar e Lucas e a confirmação de que Luciano tem que jogar perto da área. Time claramente tirou o pé pra se poupar como deveria ser e domingo a temporada começa de fato.
Exato Fábio, mas tem colega comentando que AINDA jogamos em ritmo de pré-temporada.
Difícil…kkkkkkk
Ler isso é melhor que ser cego, meu amigo…se ganhasse de 3, como deveria aliás ( Lucas e Calleri perderam gols fáceis), ainda assim os mesmos estariam reclamando…
Jogador de base e Zubeldia são antônimos. Já sabíamos disso. Ele mesmo falou publicamente. Apesar dos discursos a Diretoria escolheu o segundo. paciência. Se em um jogo dentro de casa contra um time da terceira divisão e com um a menos o cara não coloca. Imagina nos outros jogos. Quero ver a tão falada valorização da base. Acham que só treinando vão evoluir.
“Ele mesmo falou públicamente”…
O que falou exatamente?
Ah, pediu reforços né…
Traduzindo: “odeio a base, tem que fechar Cotia, essa porcaria não produz nada que presta, só tem mocorongo lá, to tentando tirar leite dessa pedra”
Aparenta pedir em lugares específicos. A base é para compor elenco e não ser reserva imediato sem ter transição adequada ..não dá para colocar da base para ser reserva imediato reserva do Oscar ou Alisson e Pablo (Hugo subiu a pedido do técnico). E pedir reforços não é falar Além disso precisa neste momento dar ritmo de jogo tbm para os reservas. Ainda não está na fase aguda dos jogos e o campeonato é longo.
Solange,
É isso mesmo. Fui sarcástico no meu comentário porque tem algumas pessoas que parece que enxergam tudo da forma que coloquei ali.
Abs
Gol do Luciano? Ah não! Não vale! Porra Zanquetta pede pra alguém da diretoria pedir pro Luciano não fazer mais isso! Gol dele não vale 3 pontos !
Zzzzzzzzzzzzzz….
Oscar, Arboleda, Enzo, Pablo Maia e Luciano grande partida. Parabéns. Calleri faz tempo que tá jogando só com o nome.
Oscar diferenciado.
Gol de Luciano.
E Zuba desta vez foi bem – inclusive acho que nem levou cartão!
ÉÉÉÉÉÉÉÉÉ LUUCIAAANOOOO
É, já esperava a forma que iria jogar hoje. De certo, faltou o Lucas cair mais para o meio e o Oscar ficar aberto na esquerda para aproveitar mais o lado esquerdo e não ficar tão óbvia as construções de jogadas pelo lado direito.
Eu, particularmente, esperava mais do quarteto. Por mais que seja o primeiro jogo, fiquei com a sensação de um time fraquíssimo na recomposição defensiva.
No mais, excelente estreia do Diaz. Se jogar mal será Enzo, quando for bem será Diaz.
Faltam treinos.
E principalmente, movimentação.
A parte física complica …,todos acima dos 30 e tantos.
Também gostei do Enzo, não complicou e ainda foi à frente …, foi bem..
Boa noite, senhor Scala.
Eu tenho uma pulga atrás da orelha, pois na temporada passada o Zubeldia teve muita semana livre para treinar e o time não evoluiu nadinha.
Estreiou sem mostrar nada. Tinha falado na chegada do Oscar e hoje antes do jogo sobre o posicionamento do Oscar e Lucas com Luciano e Calleri. Tende a melhorar no jogo com a bola, mas no jogo sem a bola acho que será sempre capenga. Isso com o Alisson que também acho fraco defensivamente falando.
Acho que esse sistema não se sustentará ou até mesmo o próprio docente.
Mas nem acabou a pre temporada, 10
Sim, tem todos esses fatores mesmo, Waldom1r0. A questão é que eu tenho um pulga atrás da orelha mesmo com o jogo sem bola da equipe.
Bom, contra o Curinthians já será um teste para ter uma noção melhor também.
Obs: se tem gol do Lucigoooool, você tem razão. Hahaha
O Luan vai ser reintegrado?
Acho que não, mas seria uma boa.
Ele falou algo assim no twitter. Pode ser só até achar outro destino.
E hoje ele foi com o Bobadilla no lugar do Maia…
Será que o Moreira treina tão mal assim, pra ser preterido pelo Ferraresi improvisado?
Se bem que qualquer um dos 2 é melhor que o IV, esse me faz sentir saudades do Bruno Peres, Ivan Piris, Paulo Miranda improvisado…
Imagino que como jogou a partida toda na segunda-feira, tenha sido poupado pelo seu histórico de lesões.
Até o Jandrei seria melhor que IV.
Aliás, ainda bem que não fez gol, senão amanhã renovavam o contrato.
Ou, como disse um colega no post anterior, o Ferraresi é um teste pra uma possível formação mais conservadora contra o rival que tá embalado.
Anyway, qualquer um no lugar do IV tá valendo. Mas espero ver mais chances pro promissor Moreira ao longo dos próximos jogos, a conferir.
De repente Moreiras joga domingo. A ver
Pô, Bruno Peres e Piris foram os piores nomes para recordar. Hahahaha
Paulo Miranda teve bons momentos na direita mesmo.
Eu diria que o Bruno seria titular hoje fácil.
A vitória magra cega. E difícil entender que Zubeldia é a antítese do que o clube precisa como treinador? Ninguém percebe que o discurso dele é para enganar torcedores menos atentos e que ele baseia todo seu trabalho em um “acordo” que privilegia sempre os mais influentes do grupo? E tudo muito claro: Guarani, Morumbi, Clássico domingo, rival com um a menos..
E óbvio, claro, cristalino que é momento de dar confiança e analisar o comportamento de jogadores como Moreira, WG e Henrique em campo… se não fez hoje…dificilmente fará no futuro breve… aí coloca o WG num jogo dificílimo (como contra o Botafogo) para justificar a sua tese fantasiosa que ele não está pronto….óbvio que não está, e é trabalho doutrinador desenvolver… pior, um time lento, com pouca recomposição, com Arboleda em declínio físico e técnico… e óbvio que não levantará taças… Zuba cai até o meio do ano… tem jeito não. Na boa…Zuba engana o torcedor e talvez até a diretoria o tempo todo…
Qual seria tua sugestão de técnico no lugar do Zubeldía, dentro da realidade financeira do SPFC?
Cite 3 qualidades do Zubeldia?
Tá parecendo militante do PT, responde pergunta com outra pergunta?
Não sou a favor nem contra o Zubeldía, simplesmente te perguntei quem vc contrataria como técnico, dentro da nossa realidade financeira, até pq concordo, em parte, com teu posicionamento.
Fim das lesões musculares
Solidez defensiva
Personalidade
Personalidade: dur show na beira do campo tomar amarelo todo jogo não é sinal de personalidade.
Solidez defensiva? O SP tomou 16 chutes no primeiro tempo no jogo mais importante do ano passado no Engenhao. Não fomos goleado por um milagre.
Fim das lesões musculares? Há controvérsia, pois foi citado aqui no blog que o departamento de fisiologia foi completamente remodelado.
Discordo das 3…
Ainda colocou política no meio…o ponto de interrogação foi um equívoco… vamos de novo…cite 3 qualidades do Zubeldia.
Ahh…exatamente pela condição financeira do clube que o SP não poderia permanecer com técnico incapaz de auxiliar jogador a evoluir.
Continua sem responder minha pergunta, aliás deixa para lá….abraços
Ele citou em outro post :
Pedro Caixinha
Ontem o Santos jogou muito bem contra o Palmeiras em casa.
O porém é que o ilustre Daniel perguntou “dentro da realidade financeira do SPFC hoje”
Enfatizo o “hoje” porque o Caixinha quando tava livre até eu considerei a hipótese mesmo acreditando que o Zubedia merece essa chance, acho que encaixaria bem e estaria dentro do orçamento. Mas agora que tá no Santos acho que ficou fora da alçada do nosso boRso.
Osso
acho que a citacao ao caixinha foi trollagem, Renato. hehe
Olha os elencos de SP e Santos…Alias, vc que gosta tanto da base, me surpreende ser defensor deste trabalho que ignora a necessidade de revelar do clube.
O zubeldia devia cair já
kkkkkkkkkkkkkkk
Exagerado…
Deve ter caído em algum corredor lá de tanto beber Powerade comemorando estreia, fica sussa
Luciano é muito importante pro São Paulo, mas naquela posição num jogo importante será inoperante e vai atrapalhar o time, a impressão que dá é que pode vir o Messi que nunca sairá Luciano daquela posição, ele está de parabéns pelo gol o primeiro jogo está bom os 3 pontos mas temos que melhorar e aproveitar o máximo no ataque que temos hoje, William Gomes, ferreirinha, Ryan Francisco, faz um time com 2 atacantes e não com 1 que as coisas mudam.
Luciano vai brocar mais de 20 gols nessa temporada.
acredito que será na faixa dos 30
Não é impossível.
Hahahahaha… Mais fácil o Igor Vinicius ir para a Copa, caro André.
O senhor está duvidando de um ser celestial?
As vezes me falta fé.
Pra ser irrefutável e inquestionável precisa ser CENIestial! hu3hu3hu3
E Calleri tbm calará muitas bocas
Max, o problema não é se ele calara, mas quando. Faz tempo que ele não marca, nem da assistência, então um banco não faria mal. E o Ryan tem que subir. Quem sabe não aparece alguém para levar o André s
Primeiro jogo, o cara ainda tá pesado. Ele é único no elenco, no aspecto tático que executa.
Mas disseram que ele estava magrinho…
É o terceiro jogo dele e … nada.
E o xingado Luciano já fez 2.
As desculpas para Calleri são as mais variadas possíveis :
brigou com a namorada… está de luto …. agora está pesado.
Mas é justamente pq o cara tem crédito né? E mesmo sem fazer gol, sempre dá o sangue. Aposto que no clássico ele vai jogar bem.
Quanto ao Luciano, não sou dos que brigam com os números dele. Pra mim tá longe de ser um problema, muito pelo contrário.
“Aaaaiiiinnnn …. Não suporto mais o Luciasno vestindo o manto sagrado”….
ASS: cambada de Enzos que nunca chutaram sequer uma almofada no chão da sala da casa da avó….
A impressão que eu tenho é a oposta: são os Enzos que gostam e passam pano para o Luc10no.
Vitória. Parabéns. De modo geral o time foi bem. Criou volume de jogo. Buscou oportunidades e mais uma vez o Luciano é quem fez o gol. Minhas observações:
problema que dura muito tempo a saída de bola do SPFC é um problema grave, com destaque para o Arboleta que espera o adversário fechar o espaço para, então decidir chutar gerando risco de contra ataque.
como os quatro da frente não tem explosão para contra-ataque o Zubeldía vai ter que trabalhar muito posse de bola com eles. Este time titular não tem velocidade.
De resto, é entender onde pode melhorar porque o time de Itaquera vive melhor momento dentro de campo. Então, é bom superar as dificuldades do elenco para enfrentar em pé de igualdade o Curica que já pagou os salários atrasados e os caras querem mostrar serviço!
Perfeito e muito bem colocado, esse problema do Arboleda faz tempo que acontece.
Eu sei que Zuba não fará, mas eu iria de Lucas, Luciano e Oscar; colocando o bobba e o ferraresi para iniciar.
Seria um ataque rápido e uma defesa consistente.
Eu acho, mas no chute mesmo, que vai com o quarteto com Ferreirinha no lugar do Luciano, para ajudar na marcação, e coloca Luciano no segundo tempo para inflamar o estádio.
Também acho e espero que pelo menos o ferraresi jogue na Ld, pois é jogo grande
Luciano não funciona de costas pro gol. Ninguém faz o trabalho sujo como o Calleri. Mesmo sem fazer gols, ele abre os espaços pros demais funcionarem.
Max, nem sempre um time precisa de alguém de costas p gol. Nosso bi Mundial não teve isso.
Mas esse time precisa e muito. Lucas, Oscar, Luciano etc. Todos iriam sentir muito sem um jogador referência.
Eu creio que agora que tem o Oscar, não precisa dar chutao para cá e pode sair com a bola dominada.
Com essa saída de bola porca que a gente pratica, é quase que a única forma de sair da pressão.
Ele se movimentou muito hoje, atacou muito espaço, coisa que ele geralmente não faz. É o efeito Oscar.
Eu estou otimista. Esse time vai dar samba.
Vai ser um ano difícil pra galerinha #AlegriaTriste.
Também estou, mesmo sem Ld e goleiro de time grande
Luciano nunca conseguiu jogar como 9. No caso, o André é a melhor opção ao Calleri.
Exatamente. Gosto do André, mas nem ele é um brigador que nem o Calleri. Não vejo no elenco quem faça esse papel.
Ah sim.
Atualmente para fazer a exata função do Calleri na frente temos: Ferramessi e talvez o Alan Franco.
Bom, se for na beirada do campo tem o Luciano ahahahaha
#brigamuito
Mal começou o ano e o nosso adversário de domingo terá um dia a mais de descanso pro clássico.
Sempre isso!
@OGabrielSa
O lateral-direito português Cédric Soares esteve presente no Morumbis no jogo de hoje. 👀 jogador está livre no mercado.
Nosso lateral ae.
São Paulo recebeu a visita do lateral Cedric Soares, livre no Mercado, e tem conversas para entender se jogador tem interesse em atuar no Brasil. O Português está há tempos sem atuar e o SP vê como um negócio um pouco complexo. Nada avançado ou definido. FOTO divulgada pelo amigo
@OGabrielSa.
Cedric Soares, lateral direito de 33 anos, esteve hoje à tarde no CT da Barra Funda. Mais tarde, foi acompanhar o Tricolor no estádio
@jprsgarbi
Vi bem pouco desse jogador da outra vez que especularam, mas se ele tiver 5 neurônios já são 5 a mais do que o IV.
plmdds, faz um ano que esta parado e tem 33! melhor nao contratar ninguem e subir o Maik!
Moreira é bem melhor do que o Cedric, lembro dele no Arsenal, era bem mediano, dificilmente acertava um cruzamento, espero que a diretoria não desperdice o talento do Moreira apostando em um veterano.
Para os afoitos e sem noção que crucificaram o Zubeldía por não escalar o Ryan no banco de reservas, acabou de falar que ele terá uma semana de folga depois da copa, para ser integrado ao profissional.
Lembrando que o moleque jogou domingo, terça, quinta (em um pantanal), sábado, segunda e terça.
Na transamerica o Kaique Silva falou que o staff e o próprio atleta estavam putos com o Zubeldia por não relaciona-lo pro jogo de hoje, inclusive segundo o próprio repórter se não tiver chances o futuro do Ryan seria fora daqui. O nível da imprensa é caotico!
Sabemos que é início de temporar,os jogadores ainda não estão 100%fisicamente, mas temos o reflexo do ano de 2024, futebol, pobre, anêmico, sofrível, a mesma tiriça do ano anterior, o mesmo futebol caranguejo de toques de bola pro lado e pra trás, e as saídas de bola desastrosas do nosso goleirinho com os zagueiros, spfc não tem triangulações, efetividade nas jogadas, não empolga, na verdade temos uma Ferrari nas mãos e um piloto de kart para dirigir, o spfc de zubeldia não anima, e o jogo de domingo pode ser um divisor de águas para ele, se ganhar o clássico ganha moral, se perder a desconfiança e a pressão irá aumentar….
Muita gente continua criticando o Luciano. E ele continua marcando e nos salvando.
Não foi um jogo brilhante do São Paulo, foi bem razoável na verdade. O Guarani, claramente em estágio físico mais avançado, não fez com que fosse um jogo fácil.
Mas o objetivo foi atingido e isso é o que interessa: vencemos.
Enzo Dias mais uma vez foi bem. Firme na marcação, bom no cruzamento, raçudo… Vai ganhando cartaz com a torcida e nessa pegada, Wendell vai ter que brigar muito para ganhar a posição.
Oscar foi bem, e demonstrou sua técnica diferenciada em vários lances. Mas claramente no físico sentiu o ritmo diferente daquela praticado na China.
Pela fase do Corinthians e nossa atual composição, temos tudo para um grande clássico no final de semana. Por hora o favoritismo é do Corinthians, conforme a imprensa emocionada alardeia. Pelo que vi de ambos os times até aqui, aposto em um movimentado 2 x 2.