CLIQUE AQUI e Acompanhe o canal do BLOG DO SÃO PAULO no WhatsApp , onde você encontra todas as matérias esportivas do dia.
Após o empate contra o Santos em que o São Paulo atingiu seu 29o jogo sem sofrer gols na temporada, Rafael comemorou a marca:
“Para mim é um privilégio estar vestindo a camisa que grandes goleiros vestiram e honraram. Se aproximar de números tão expressivos, que foram alcançados por nomes como esses, para mim é uma satisfação imensa. Mas, isso não é um trabalho somente meu, é de todo o grupo, todo o elenco, que se dedica e trabalha muito.
Nós sabemos que, no futebol, se você não toma gol, está mais próximo da vitória. Esse é um trabalho que a gente vem fazendo, começando pelo professor Dorival, e todos que executam e nos ajudam para que possamos passar jogos sem tomar gol, como este.
Fico muito feliz, sempre fui muito bem recebido desde a minha chegada aqui [no São Paulo]. O torcedor, o clube, a diretoria sempre me acolheram com o maior carinho. Temos quatro grandes goleiros e profissionais aqui, hoje, como estou jogando, represento, mas o trabalho é de quatro goleiros. Tenho certeza que quem estiver em campo vai corresponder. Agradecer aos profissionais, aos treinadores de goleiro, que vêm fazendo um trabalho incrível para que a gente possa repetir grandes atuações.
Não é fácil vestir a camisa do São Paulo, ainda mais depois de tantos goleiros que conquistaram tanto com essa camisa. É trabalhar muito e, passo a passo, ir conquistando jogos, vitórias, campeonatos, para poder marcar como grandes profissionais que passaram e fizeram tanto pelo clube”.
SAOPAULO.BLOG

Temos um bom goleiro pro tempo normal. Nossa dupla de zaga e dupla de volantes também protegem bem. Os laterais é que oscilam muito.
A contratação do Rafael para mim foi a melhor de 2023.
[O Lucas não conta, ele já tinha ligação com o clube, era uma escolha óbvia apesar das dificuldades do negócio.]
Um goleiro maduro, experiente, discreto, sem badalação porque já passou da idade de ir para a seleção ou para a Europa.
Técnico, seguro. Não vai tão bem nos jogos menos importantes, mas brilha nos decisivos, o melhor cenário para modular expectativas de quem vê de fora.
Chega de estrelismos. Nós precisamos de profissionais bons e sérios, e ele é um grande exemplo.
Parabéns pela temporada, Rafael! Acredito que foi sua primeira temporada na carreira como titular e atuou em alto nível a temporada inteira. Sem dúvidas fez o feito de ser o melhor goleiro pós-Ceni. Eu entendo a torcida não se sentir “representada” e exigir mais ou um goleiro melhor, eu mesmo só vi o Ceni, imagino os mais velhos que viram Waldir Peres, Zetti, Ceni e outros. Mas de fato tem de ser reconhecido pela temporada e pelas circunstâncias.
No mais, como essa dupla joga fácil: Arboleda e Beraldo. Quero muito vê-los na Libertadores.
Só aquela bola que ele buscou contra o Curica,do Veras se não estou enganado e aquela contra o Flamengo no final do jogo,já valeram a contratação
Dos mesmos criadores do Hat – Trick e do Box-to-Box, vem aí o Clean Sheets!!!!
E o Rafael realmente teve uma temporada sensacional, ele foi muito bem quando exigido, apesar de algumas falhas em gols que tomamos, mas nas horas decisivas, ele mandou muito bem!!!
Para 2024 é ele manter a regularidade nas atuações, pois temporadas boas o Tiago Volpi e o Jandrei também tiveram e o resultado nós vimos como foi…
Opinião impopular:
Rafael é um goleiro medíocre, que hoje se privilegia do esquema do São Paulo que se expõe pouco e protege melhor a defesa do que nos outros anos.
Da mesma forma que o ataque sofre, e os atacantes tem uma enorme dificuldade para fazer gols.
É claro, se a gente comparar com Sidão, Denis, Jandrei, Felipe Alves & Cia não passa nem perto, o cara é muito melhor do que esses.
Mas tecnicamente, pra mim esse ai é do nível do Renan Ribeiro e do Volpi.
Se possível, eu gostaria muito que o São Paulo tivesse um goleiro melhor para o próximo ano.
Santos, reserva do Flamengo.