Siga o canal SÃO PAULO FC – NOTÍCIAS no WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc

O atacante Lucas Moura, do São Paulo, passou por uma nova infiltração no joelho direito para aliviar dores recorrentes na região posterior do joelho. O procedimento visa acabar com o incômodo que o tem afastado dos gramados, mas a expectativa é de que o jogador só volte a atuar em 2026, encerrando sua temporada 2025 antes do previsto.
Desde 30 de agosto, Lucas já havia passado por uma artroscopia para retirada de fibrose que causava dores no joelho, e após o tratamento, participou de nove jogos, sendo titular em quatro partidas. No entanto, ele não conseguiu atingir o mesmo nível de desempenho que tinha antes da lesão, marcando um gol neste período.
O consultor médico do São Paulo, doutor Moisés Cohen, explicou que o objetivo do procedimento é permitir uma recuperação completa para que Lucas retorne em melhor condição física, destacando que esse tipo de problema é comum em atletas e que a pausa é necessária para o tratamento mais efetivo.
O técnico Hernán Crespo havia declarado anteriormente que o clube aguarda o “verdadeiro Lucas” de volta ao time, ressaltando o momento difícil do jogador e a importância de ter paciência para sua plena recuperação. Até agora, na temporada 2025, Lucas acumulou 28 jogos oficiais e cinco gols marcados pelo São Paulo.
Descubra mais sobre Blog do São Paulo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Lucas e Oscar para os Torcedores virais são ex-jogadores aposentados .
Si o São Paulo fosse gerindo por profissionais e não por amadores lucas ,calleri e oscar não continuaria no clube porque o custo benefício deles são negativo ,eu não vou citar um rival nosso que dispensou jogadores que eram idosos e conquistaram tudo e mesmo assim foram dispensados porque o custo benefício era ruim e o rendimento não era o mesmo 👍
Que ninguem tenha coragem de criticar o Crespo independente do que aconteça. O ano de 2025 é simplesmente uma vergonha na história do SPFC. No começo eu ate comprava a narrativa da falta de sorte, mas depois de Walce, Luan e Lucas, não precisa ter CRM pra qualificar o DM do SPFC como um açougue.
Lucas não é problema do médico. Mas já sei como VC age.
Aff
O Lucas deve ter estudado medicina nas horas vagas. Vai saber.
Pera ai, pelo que você tá falando parece que jogadores estão de boa jogando e do nada resolvem passar no DM pra ver o que rola e acabam ficando por lá pq foram enganado….
É sério que seu raciocino produz esse tipo de resultado?
Se foi isso que voce entendeu o problema é com o seu cérebro.
É simplesmente inacreditável. A situação médica do São Paulo é uma mistura de azar com incompetência sem precedentes. E nao é incompetência só no departamento médico. É também sobre escolhas. O que o Sao Paulo gastou de salários com jogadores que praticamente nao jogaram a temporada (Lucas, Oscar, Calleri, Luis Gustavo etc.) queima boa parte dos recursos arrecadados com a venda de jogadores jovens, muito talentosos e com salário baixo. É certamente mais, por exemplo, do que arrecadou com a venda inexplicável do William gomes que, se ainda estivesse por aqui, certamente seria um dos protagonistas do time. Enfim, tudo errado. Tudo muito errado.
Coitado do Lucas.
Uma paulada daquelas. Apanhou o jogo todo e ainda tentou voltar a campo quando recebeu essa entrada criminosa.
Que prejuízo para o clube.
Isso tem que ser conversado internamente, no primeiro dia de trabalho com os jogadores em 2026.
Coloquem os vídeos das lesões do Lucas, Arboleda e Ferraresi contra esse time nojento e façam os jogadores entenderem contra quem jogam.
Tirou o ano inteiro do Lucas e o jogador nem expulso foi.
Infelizmente acho que a carreira dele acabou. Obrigado por tudo, está na história do clube pra sempre, mas seria melhor procurar um clube numa liga menor e menos competitiva para se aposentar, tipo na MLS.
Não sei se acabou. Acho que não e você sabe que não, dado seu argumento final. Mas tá claro que não faz mais sentido ele ficar nessa onda que está.
Tá mais do que claro que o SPFC precisa refazer o elenco retirando pelo menos 12 dos 14 jogadores veteranos do elenco.
Assim como tá claro que ter 15 jogadores sub-23 não é o caminho.
Flamengo e Palmeiras são times que tem muitos jogadores entre 24 e 28 anos de idade, em bom nível. O Palmeiras tem usado mais a base, mas com parcimônia.
O problema é que ter esse tipo de jogador é caro na hora de contratar. Por isso o departamento de futebol precisa buscar em outros mercados e em times que não são tão famosos no Brasil.
Se observar o Mirassol, eles conseguiram jogadores com esse perfil, dentro e fora do Brasil, mas com todos sendo brasileiros.
O SPFC não é o Mirassol. O SPFC consegue trazer esses brasileiros e ainda consegue atrair alguns estrangeiros. Ou seja, temos mais vitrine e por isso mais possibilidades.
E mesmo com falta de grana, o Mirassol gasta 40MM ano com futebol e o SPFC 300MM, não importa o valor exato pro raciocínio. O que importa é que mesmo com redução relevante no orçamento, se o trabalho foi forte, temos como ter um time competitivo (tá pra ficar em oitavo gastando muito menos), mias jovem, que potencialize melhor alguns jovens e que encurte nossa jornada de reestruturação financeira.
Sei que é complicado ir jogar sem pretenções a títulos, inicialmente. Mas pra termos como brigar entre os 3 melhores antes do centenário, precisamos encarar esse momento e superá-lo.
Ponto. Sem mais.
Em relação aos Profissionais, tem que demitir todos e começar do zero .
Os Próprios jogadores não tem confiança na metodologia aplicada, virou um açougueiro em relação o que já foi.
Essa instituição deixou de ser clube de futebol e passou a ser clínica de reabilitação e fisioterapia.
Me parece que o jogador não quer operar nao tem como obrigar. O André Silva tb nao quer operar.
Respeito a opinião de todos, mas pra mim já deu. Chega de Lucas, de Oscar e de outros veteranos que ganham rios de dinheiro e não estão entregando nada. Por incrivel que pareça, o Luis Gustavo está entregando mais que todos os outros veteranos, ele que passou por uma doença muito séria.
Resumo.
Incompetência!!!
Qual a incompetência no caso Lucas? O Dr. Mostrou exames e expos o boletim publicamente. Qual o erro?
Para começar, é preciso questionar quem autorizou a entrada dele em campo naquele estado — e não foi apenas em um jogo isolado. Ele claramente se arrastava, sem qualquer condição real de contribuir. Por mais que exista o desejo pessoal de ajudar, de “ser torcedor” e tudo mais, estamos falando de um clube profissional.
As decisões sobre liberar um atleta para jogar precisam ser tomadas com total segurança, não baseadas em boa vontade ou voluntarismo. Simplesmente não faz sentido.
O mais prudente teria sido mantê-lo em tratamento intensivo, investigar com mais profundidade e, somente quando estivesse completamente sem dor, iniciar o trabalho psicológico — algo que, ao que parece, o São Paulo sequer possui um profissional específico para conduzir, deixando o treinador acumular mais essa função.
Por isso, como eu disse — e repito: incompetência.
Você tá ligado que 80% do que você falou não funciona no mundo real, né?
E eu, que conheço vários jogadores pessoalmente, sei que esse lance do ter um profissional de psicologia é mais problema do que solução. Muitos atletas consideram isso um assedio/pressão para algo que eles não acreditam.
E os que acreditam, fazem por conta própria com a segurança de que o que está sendo tratado não vaze para gente do clube.
É isso mesmo: Tem jogador que não quer falar com gente dessa área e tem jogador que quer falar, mas não aceita que seja funcionário do clube. Jogador que aceita da fora que você falou é menos de 10% de um elenco.
E “quem autorizou a entrada dele em campo” é a típica frase de quem nunca trabalhou com esporte na vida… Existe um limite ético e legal para um médico barrar uma pessoa de trabalhar.
Olha amigo então o mundo mudou bastante ,porque ouvindo as histórias do próprio São Paulo de pessoas que estavam no clube no seu auge ,esse tipo de situação não ocorria .
Aliás ,basta pular o muro e ver como é a condução de atletas lesionados lá no Palmeiras, é óbvio que não está legal ,fora outros fatores.
Sem querer ofender mas vc pulou pra ver de perto como é lá? Assim, na boa, eu concordo com suas críticas mas muita coisa aí vc tá pressupondo.
Pressupondo que o Lucas foi a campo sem nenhum tipo de zelo, pressupondo que houve omissão médica, pressupondo que ele ainda tinha dores e que isso era sabido (do tipo… só pra ter certeza deveriam ter dado umas cinco marretadas fortes no joelho dele e só liberado se ele dissesse que não sentiu nada), pressupondo que assistência psicológica é remédio pra tudo que tá acontecendo dentro do SPFC.
E tudo isso tendo pleno conhecimento de como é feito no Palmeiras e no SPFC pra fins comparativos e posteriormente decretar a (in)competência do nosso DM, mesmo que isso não seja suficiente. Como um colega médico postou esses tempos atrás pro seo Scala, medicina trabalha com evidências e a opinião médica ou não é o nível mais baixo de uma evidência.
Eu acredito que tem muita coisa errada ali sim senão não estaríamos fazendo uma reestruturação de cabo a rabo. Mas daí a individualizar a culpa seletivamente sem parâmetros… acho que não temos conhecimento de causa isso.
Continuo sem entender qual o embasamento médico e seu questionamento se o Dr apresentou laudos e exames que provaram a decisão dele.
Zanquetta, estou me referindo especificamente ao campo — ao diretor de futebol, que em tese precisa dialogar com o atleta, a comissão técnica e zelar pelo ativo do clube. Meu foco é na responsabilidade de quem deve cuidar tanto do profissional quanto do ser humano, seja diretor, coordenador ou qualquer outro responsável. Portanto, podemos deixar a parte médica de lado por um momento.
Se o atleta é liberado para jogar e, em partidas consecutivas, você percebe que um jogador cuja principal característica sempre foi a explosão e a condução de bola passa a apenas tocar de lado, incapaz de entregar sequer 30% do que pode render, algo está fora do lugar. Isso se repetiu diversas vezes, em vários jogos, a ponto de ele acabar no banco em algumas partidas e, em outras, nem sequer entrar.
É evidente que há algo muito errado — e não é pouco.
O medico, referencia na América Latina liberou com laudos e exames de última geração.
O que o Diretor tem a ver?
Sigo falando, se não há lesão, problema clínico, por que ele não jogaria?
Pautado em que? Não tem nexo no que VC fala
Se você realmente acredita que um atleta ,cuja característica é a explosão e ele não está conseguindo fazer , se realmente você acredita que isso é normal, então realmente segue ,não tem problema algum.
1- Médico referencia analisa
2- exames no Einstein são feitos
3- Resultados são avaliados
4- Procedimento bem sucedido
5- Atleta relata que está solto e sem dores
6- Atividade no campo sem dores
7- Feedback bom do Lucas
8- Prazo atendido
9- Retorno aos campos
Onde está o erro aí? Quero que me explique.
Corpo humano não é fórmula de matemática e vc está agindo como se soubesse medicina ou se soubesse que houve erro.
E está sendo leviano sem conhecimento.
Explico.
Você leu meu comentário com atenção? Esse é o ponto inicial.
Se um jogador é liberado pelo departamento médico, mas ao colocá-lo em campo por duas ou mais partidas fica evidente que ele não rende nem 30% do que pode — seja por falta de confiança, seja porque ainda sente desconforto em determinados movimentos — então cabe ao departamento de futebol agir. É responsabilidade deles conversar com o atleta, entender a real condição e tomar uma decisão.
O próprio Crespo disse em entrevista coletiva que o Lucas pediu para jogar para ajudar, mesmo não estando 100% — e estava longe disso. Ficava nítido que ele não estava bem. Prova disso é que não atuou em outras partidas, ficou no banco e, quando entrou, foi apenas nos minutos finais.
Meu foco está na cobrança de quem está trabalhando no clube ,não estou questionando o médico .
A explicação é que ele precisava mesmo adquirir confiança e os médicos de dentro e fora referendaram porque não havia lesão. O que ele tem é fibrose do nervo. Não lesão.
O São Paulo deve quase 1 Bilhão.
Não pode ter em seu elenco 2 jogadores que ganham na casa de R$ 3 M por mês, sem jogar e faz muito tempo.
Se houver chance de um acordo, rescisão ou algo similar, que pensem nisso e procurem fazer.
E que sirva de lição para não montarem novamente um elenco de media de idade alta.
Lamentavel.
Sim, lamentável.
Eles nunca aprendem a lição. Preferem renovar com os Jandrei da vida e com um bando de jogador velho que vive no DM. Ai vem com esse mesmo papo de que não tem dinheiro.
Isso foi em 2022
Cara, se o problema fosse só esse…..
Luan Vinicius tá a quanto tempo no SPFC sem a menor condição de fazer parte do elenco? Isso pra citar apenas um nome.
E nada contra o Luan, eu entendo o lado dele querer ficar até o final do contrato, porque ele sabe que nunca mais ele vai ter um contrato desses.
Mas o SPFC tem diversos jogadores que não tem a menor condição de estar no elenco.
Querendo ou não, Lucas e Oscar bem, jogam de titulares. Mas e os caras que mesmo 100% só vão pro banco quando falta gente disponível?
Temos jogadores que não tem nível para estar no elenco, com salário de reservas de luxo.
Temos reservas comuns com salário de jogador titular…
Temos titulares fracos com salário de jogador de destaque.
E temos jogadores com salário de super estrela que não jogam.
Infelizmente essa é a regra. São raras as excessões que fogem dessa dinâmica.
“… Querendo ou não, Lucas e Oscar bem, jogam de titulares. ..”
Sim, só falta estarem bem . E ao mesmo tempo.
Honestamente eu não conto mais com o Oscar e nosso planejamento deveria seguir esse caminho independente da vontade dele.
Cara… 50 segundos “morto” sem pulso é uma eternidade, não foi um desmaio qualquer… isso foi muito perigoso, não to nem levando em consideração o fator financeiro ou custo-benefício aqui. Ele morreu e voltou, isso é assustador pqp
Concordo.
Jogadores acima dos 30 tem q ser no máximo 4-5 no elenco. As porcas já fazem isso faz tempo e o resultado está aí. As bonecas do RJ tem vários veteranos no elenco, mas eles têm 3 jogadores por posição. Não muda muito.
Nesse caso ficaríamos com Rafael, Arboleda, Alisson, Lucas e Calleri.
Sinceramente para o ano q vem tentaria negociar ou não renovar com:
Toloi, Wendel, Cedric, Patryck, Luan, Luiz Gustavo, Oscar, Ferreira, Luciano, Dinneno e Rigoni.
A grande maioria não fará falta… exceto pelo Luciano.
Cedric pode ser substituido pelo Maik ou Mailton.
Lucca no lugar do Ferreira.
O resto não fará a mínima falta. São apenas gastos desnecessários na folha de pagamento.
Usaria a base e jogadores aí operários e com “fome”.
Chega dessa bondaiada veterana e com vida resolvida com salário de europa.
Ano que vem ja planejam iniciar isso. Espero que executem
Tomara, Zanca.
Aguardemos e oremos por dias e notícias melhores.
A meu ver as metas de 2026 deveriam ser:
1- reduzir mais a dívida que esse ano;
2- investir o que der em infra, medicina e fisiologia;
3- ter um BR e CB dignos – sem passar vexames;
4- tentar a sorte no Paulista e SA.
Caso consiga isso eu descansaria finalmente. Verei o sol nascer em um universo agradecido rs
Que piada. Há quantos meses que está se arrastando essa situacao com o Lucas? O tal tratamento conservador. E os milhões indo embora todo mes para pagar o salário dele e do Oscar. Ridiculo. Haja dinheiro indo pelo ralo.
O tal tratamento conservador é pra evitar o famoso “matar mosquito com canhão”. Nesse caso o organismo dele não respondeu bem e isso varia de pessoa pra pessoa.
Do jeito que vc critica é como se o melhor a se fazer em qualquer caso é partir logo pro último recurso e boa, dane-se os custos, os riscos, a certeza de afastamento do jogador etc. Ah tá com dor no tornozelo? Vamo operar logo pra ver o que é. Ah tossiu esquisito? Radioterapia pra ter certeza que não é câncer de pulmão. Isso sim é dinheiro pro ralo, contando que só foi o dinheiro e não acabaram matando ninguém acidentalmente.
Se as coisas são feitas dessa forma é porque existe um protocolo ratificado pela medicina mundial não é porque o DM do SPFC quer ser o diferentão mão-de-vaca.
Não quero instaurar o caos mas essa situação do Lucas.. eu já me pergunto, será q ele volta a jogar? Será q vai seguir a carreira?? Em Abril fez tratamento conservador, voltou com dores, depois de meses fez artroscopia, achei q seria a solução..agora é infiltração pq as dores voltaram..na artroscopia foi comentado q as dores subiriam e a situação estaria resolvida… não foi resolvido
Recebi um relatório que ele teve o mesmo problema no Tottenham até voltar a jogar
Ele teve a mesma lesão lá?? Não sabia dessa..a gente se pergunta pq sao longos meses entre recuperação,retorno,dor,artroscopia,infiltração….
Ué, mas quando eu falei que achava estranho ele sair do Tottenham e não ter clubes relevantes, mesmo que médios, na Europa, interessados, me falaram cada coisas….
De novo: Foi muito estranho o Lucas sair do Tottenham sem ter recebido proposta de renovação e nenhum outro clube de lá ter feito uma proposta pra ele.
Agora, com essa info de relatório, as coisas passam a fazer mais sentido.
E olha, não acho que o Lucas não deveria ter sido contratado em 2023. Acho que foi acerto.
Mas sempre falei que RENOVAR com ele foi um erro.
E o “apelo midiático” junto à torcida ?
O clube estoura o budget como estourou tendo de fazer mais vendas do que o planejado.
Foram 5 anos com déficit atrás de déficit só não foi no ano que Anthony e Casemiro foram vendidos pelo Ajax e Real Madrid caso contrário, o buraco seria maior.
Portanto, razão não é o que governa esse clube
Todo jogador que começa a ter problemas recorrentes de joelho encerram a carreira mais cedo. Joelho e uma engenharia complexa e que quando passa por cirurgias,procedimentos, tende a ficar cada vez pior .
A cartilagem, elemento básico de amortecimento não se regenera , o impacto de corridas, arranques normalmente causa inflamação na patela, e aí vem sempre a dor.
Infiltração e colocar analgésico no local, pra reduzir a dor, não e pra recuperar a saúde do atleta .
Complicado julgar. Mas diante de tantos equívocos que já vimos não culpo quem acredite em mais um.
Quando falaram em artroscopia e fibrose lembrei no ato do Luiz Fabiano.
Talvez a responsabilidade tenha sido do jogador ao preferir um tratamento convencional. Mas, e o investimento do clube no jogador? E que dice o contrato?
Acho que esse tipo de decisão não cabe inteiramente ao jogador apesar da probabilidade de ele ter optado nesse caso.
É o que falei acima, se o médico chega pra ele e diz que existe a hipótese de voltar a jogar no curto prazo com um tratamento conservador que já é conhecido pela eficácia, ou partir logo pra cirurgia e voltar só ano que vem, qual faria mais sentido? Pelo menos pra mim é claríssimo qual seria a escolha mais sensata se fosse eu no lugar.
Falando de custos, nesse caso eu vejo assim: existe a possibilidade de justificar o salário no curto prazo ou a certeza de ficar sem justificar até ano que vem. Também me parece óbvio qual seria a escolha mais sensata se fosse eu no lugar.
O fato é que não rolou, aconteceu o pior cenário, não fomos felizes nessa e aí fica difícil racionalizar as decisões que foram tomadas na ocasião. E diante da nossa situação é bastante compreensível a impaciência da galera.
Triste pelo Lucas, pq ele honra nossa camisa, mas os gestores precisam repensar os contratos desses medalhões. Arboleda teve várias lesões musculares esse ano, já tem idade avançada e salário alto, mas tem mercado e daria pra negociá-lo. Toloi tem salário alto e o custo x benefício pela questão física não parece compensar. Cedric se lesiona pouco, então tem q ver se vale a pena pelo salário que recebe. Luiz Gustavo não faz sentido renovar. Oscar caso queira continuar jogando vale a tentativa de uma rescisão amigável. Lucas talvez seja o caso também. Alisson também tem mercado, daria pra negociá-lo.
Com essas saídas aí teria um espaço enorme na folha pra trazer jogadores do estilo do Crespo
Esqueci do Wendell, esse daí não tem sentido manter no elenco
EU AMO O LUCAS ! isso posto, se está nesse estado me pergunto se no maravilhoso calendário de 26 vai aguentar o tranco ! vale a pena ter no elenco pelo que ganha e poder jogar ” as vezes ” provavelmente ?
A questão é chegar nele e mandar ele embora
Lucas, Oscar, Luan muito custo pra pouco retorno.
Lucas merece respeito, espero que se recupere para uma boa temporada de 2026!!!
Obrigado Lucas! Mas infelizmente seu tempo no São Paulo já deu…
Seu futebol só cabe na MLS e olhe lá..