Em entrevista ao Globo Esporte, Belmonte comentou sobre a estratégia de reforços do São Paulo para a montagem do time para a Libertadores:
“A gente continua apostando no projeto de quando chegamos aqui. O São Paulo não está atrás de grandes nomes, está atrás de grandes jogadores, que possam agregar.
Eu tenho dito sempre que o time que foi campeão tiveram três jogadores que vieram de times rebaixados: Rafinha, Alisson e Wellington Rato. Dois titulares que eram reservas em seus times: Rafael e o Caio Paulista. É continuar com essa ideia.
Eu digo que é o “Moneyball”, você analisar, dar vazão às estatísticas, procurar os jogadores que muitos não estão olhando. Por isso o trabalho dos scouts é fundamental, para que a gente continue nessa linha: buscando jogadores com esse perfil.
O Lucas e o James são as cerejas do bolo. Podemos trazer um jogador com esse perfil, mas não é porque está na Libertadores que vamos trazer três ou quatro jogadores renomados. Não é isso que a gente pensa.
É bem isso, mas o beisebol tem uma diferença gigante com o futebol. Nos esportes jogados com as mãos, as estatísticas prevalecem muito mais do que no esporte jogado com os pés, porque a precisão da mão é maior. Mas é você acreditar nas estatísticas. Então o que eu preciso para aquela função?
Veja o caso clássico do Caio Paulista. Ele não era lateral, com o Fernando Diniz começou a ser lateral, e torcida não gostava das atuações dele. A gente sabia que não tínha um ponta-esquerda aberto, então o jogador que jogava do lado esquerdo nosso sempre vinha por dentro, no caso o Nestor ou Michel Araújo e sobraria aquele espaço que é característica do Caio, que é o ataque a esse espaço com velocidade e força. Então é você juntando peças, como fizemos nessa temporada, e vai tendo um time competitivo, já que você não tem recursos para rechear o elenco de estrelas. “
SAOPAULO.BLOG

A diferença é que o Oakland Athletics tinha uma das folhas salariais mais baixas da liga e era top 6 nos resultados. Depois virou top 2. O SP não gasta igual o Flamengo mas tem uma das folhas mais altas, então o “moneyball” é só pra falar que tem scout mas de moneyball a estratégia dos últimos 3 anos tem bem pouco.
Concordo, porém também é fato que o São Paulo reduziu o teto salarial. A folha ainda tem jogadores que rescindiram e o elenco está bem inchado devido ao alto número de lesões. Hoje os jogadores que ganham mais, são jogadores camisas 9 e 10 como Lucas e Calleri. Acho que deram uma boa ajeitada.
Ele ainda não tem scout, está falando por aí com a equipe em formação e, aparentemente, sem banco de dados.
Outra coisa, o treinador pede 7 estrangeiros e o cara quer descer 10 goela abaixo.
O problema sempre foi esse diretor. Se o Casares não se envolvesse, duvido que o Dorival estaria aqui.
Bom, de repente, o diretor justifica o cargo. Vou tentar ter mais fé.
Espero que ele acerte nessa janela, pq nas outras não deixou uma boa impressão em vários aspectos.
Mas todo mundo pode acertar uma hora. Que respeite as análises, não invente moda, que ponha o Dorival nas decisões e que ache o melhor caminho nas divergências.
O passado não ajuda ele e essas entrevistas dizendo que vai fazer isso ou aquilo tb não ajudam muito. Faça primeiro, espere e depois fale.
a sim sei. Entao pq nao fala do wiliam trator sem freio, do rai ramos, do eder barriga de cadela prenha, e por ai vai? caras q oneraram a folha, impediram subida e espaço de meninos da base e/ou entrada de atletlas melhores e mais baratos. Gosto do belmonte, parece q vem fazendo um bom trabalho, mas essa fala é meio q uma lorotinha, digamos assim kkk