
Em publicação nas redes sociais, grandes nomes do futebol brasileiro como Neymar, Gabigol, Lucas Moura, Thiago Silva, Phillipe Coutinho e Alan Patrick, compartilharam o descontentamento com a utilização do gramado sintético. Veja:
“Preocupante ver o rumo que o futebol brasileiro está tomando. Com o tamanho e representatividade do nosso esporte, esse debate nem deveria existir. Nas ligas mais respeitadas do mundo, os jogadores são ouvidos e investimentos são feitos para assegurar a qualidade do gramado nos estádios. A solução para um gramado ruim é fazer um gramado bom, simples assim. Futebol é natural, não sintético. #NãoAoGramadoSintético”.
Descubra mais sobre Blog do São Paulo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Vixi, no G4 o Massini vai ter um chilique.
Estou assistindo. Ele é um dos mais sensatos da mesa, mesmo para um Palmeirense.
Não achei sendo defender sintético, mas concordo que o campo natural tem que ser de qualidade também.
Certo
O Arnaldo cravou de quem é a culpa de jogar 4x na semana e aceitar mudar jogo com ingresso vendido: do caca
Está linda essa saga dele contra a direção. Bastará uma entrevista no canal dele para tudo mudar.
Verdade Waldomiro. Do que adianta reclama de sintético e não reclamar de campos maiores (como era até um dia desses), de gramados que mais parecem pastos, de iluminação precária, de VAR ultrapassado, de assopradores de apito não profissionalizados, da falta de punições a ordens (invasão de jogadores reservas ao gramado, jogadores indo peita arbitro que vai ao VAR, encenações, catimba de tempo, reclamações de treinadores e auxiliares ao lado do campo entre outras).
Porque não se junta a esse coro e reclamam de Clubes que se endividam contratando e não pagam, fora que prejudicam os Clubes vendedores. Clubes que ficam atrasando salários.
Nada disso é pelo bem maior do futebol. Não passa de picuinha e disputas rasteiras. Hoje é um, amanhã é outro e assim caminha esse esporte que perde relevância devido as maracutaias, corrupções e jogo de cartas marcadas.
Que seja um movimento para termos gramados naturais de boa qualidade. Que fique claro que tirar gramado sintético deve ser o mesmo que tirar gramados com buracos, com lama, com poças d’água e por aí vai. Vestiários decentes. Iluminação e capacidade de incluir a tecnologia VAR. Etc. Assim, chegaremos na tal Liga quem nunca saiu das reuniões.
Ótimo, num primeiro momento acaba essa excrescência do futebol, que o torna outra coisa bem diferente do que seu intento original, e ainda por cima aumenta o risco de lesões, depois a gente pensa no gramado natural.
Gramados, iluminação, e várias outras coisas deveriam ser padronizados pela CBF no mais alto nível mas nunca se mexeram pra tal. Eu sinceramente não acho que terá nenhum movimento da confederação nesse sentido mas vamos ver onde vai parar essa reivindicação.
Legal mas não tem um jogador que joga ou jogou em time que tem arena com gramado sintético aí.
Isso não vai dar em nada, os times que tem gramado sintético vão falar que é choro e vai ficar por isso mesmo. Ate parece que o pessoal não conhece o futebol brasileiro.
É pra chorar e dormir então?
Onde é que eu falei isso? Só disse que esse protesto assim não vai mudar nada. Só vai poder mudar algo quando uma posição firme partir de uma maioria de clubes com influência na CBF. No Brasil jogador pouco apita, diferente da Europa. Lembra o que deu o movimento dos jogadores chamado “Bom Senso” alguns anos atrás ?
Eles estão certos, não descredibilize
Tudo tem um limite. Quando comprometemos o espetáculo do futebol a obrigação de quem promove precisa rever isto. Do contrário, até retaliações poderá ser tomada em casos extremos. Espero não chegar neste ponto.
Dudu já postou
Luis Henrique deu like na postagem. Penso que os clubes que jogam em grama natural são maioria, né? Se os jogadores não quiserem se submeter ao risco de jogar no sintético eles irão fazer o quê?
Ok, mas ainda acho que isso só vai pra frente se uma maioria de clubes comprarem a briga e forem pedir mudança na CBF. Jogador tem pouco ou nenhum poder de influência na federação, ainda mais como é hoje, comandada por aquele horroroso. E só a federação e os clubes que podem mudar isso.
Quando era moleque jogava salão e campo. Quando aposentei as chuteiras com 17 anos (comecei a trabalhar e nao tinha tempo para jogar futebol) passei a ocasionalmente jogar em society. É pior coisa que já criaram. Horrível. Não sei como se popularizou esse tipo de campo. Não há comparação em jogar no salão ou até em terrão.
Obs: sei que no profissional há uma mescla do gramado natural e sintético, sendo diferente do mencionado acima. E, como nunca joguei nesse “mesclado” sintético, presumo que é horrível tal como o tradição. Só ver como a bola pinga, corre, domínio e etc.
No sintético não tem grama natural. No híbrido tem a injeção de fibras sintéticas que ajudam na fixação da grama natural.
Opa, valeu, André! Não sabia que eram 100% sintéticos. Agora, a percepção que sempre tive vendo jogos nesses campos eram de serem society mesmo.
O gramado híbrido como o do Curinthians é infinitamente melhor. Eu gosto de grama mesmo, mas se for como o do Curinthians acho válido. Você assiste jogo lá e apesar de dar mais “velocidade” nítida, ainda sim há certa cadência, diferetemente do campinho do Palmeiras que fica parecendo uma partida de “Rocket League”
O gramado do Corinthians é bom mesmo.
Tomara que surja efeito e mudem mesmo. Agora, eu gostaria muito de voltar no tempo em que podiam ter campos maiores.
Depois que padronizaram um limite do campo ficou sem sal. Eu gosto dos clubes possuírem suas características próprias. E, tamanho do campo, da grama faz toda uma diferença.
Inclusive, nunca vi os gringos tão interessados no futebol brasileiro como agora em 25.
Somos um país continental e poderíamos explorar muito mais as diversidades e culturas no nosso futebol. O ideal é voltar a raiz e deixar o torcedor fazer a festa dele na arquibancada.
Eu gostava da época em que você conhecia os estádios pelas dimensões de seus gramados, pois uma coisa era jogar na Vila Belmiro ou São Januário, outra era jogar no Morumbi e outra, ainda mais diferente, era jogar no latifúndio do Serra Dourada…
O tal Padrão Fifa tirou a graça até disso no futebol…
Exatamente, Joaozinho!
Voltando isso e mais liberdade para uma torcida raiz daria outra atmosfera.
Neto disse que que o SP está com 4 meses de salário atrasado, e disse que a diretoria não teve coragem de contestar
Já foi desmentido várias vezes.
Na imprensa eu nunca ouvi, e ele disse que está dando espaço para a diretoria desmentir e eles se calaram
E alguém tem que dar voz ao Neto para isso? Ah, Waldomiro, pelo amor de Deus.
Já foi desmentido mil vezes da última semana para esta. Não existe dever 4 meses senão podem acionar o clube.
O pior é vc ver o Neto.
Neto é, como ele mesmo diz, um Zé Ruela.
Atualmente, as sete principais ligas europeias proíbem jogos em gramados sintéticos na primeira divisão: Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França, Portugal e Holanda. Nesta última, a proibição foi decidida no ano passado e passará a valer a partir de 2025 para todos clubes poderem se adaptar.
Existem países sérios, existem países não confiáveis, outros que são fanfarrões e, abaixo de todos eles, o Brasil (ainda mais em assuntos que cabem à CBF tomar as decisões).
Até o jornal esportivo “Olé” da Argentina está comentando sobre este movimento dos jogadores.
Domingo, foi nítido como fica complicado dominar a bola, até jogadores do Palmeiras fizeram passes bisonhos.
Tinha que ser proibido em nossa país
Acho bacana essa mobilização dos jogadores por gramados naturais, mas que eles estejam em bom estado, pois se for para jogar em campo alto e cheio de buraco, melhor o (bom) sintético mesmo!!!