Futuro de Dorival no São Paulo: diretoria terá reunião, e tendência é permanência

A tendência é de que Dorival Júnior permaneça como técnico do São Paulo. Essa é a informação deste domingo à noite, após o empate sem gols do Tricolor com a Ferroviária, no Morumbi.

Haverá uma reunião na manhã desta segunda-feira para discutir o assunto. A previsão é de que participem o executivo Raí, o coordenador Ricardo Rocha, o superintendente de relações institucionais Lugano e o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.

Diferentes pessoas com as quais o GloboEsporte.com conversou acreditam que Dorival vai dirigir o time no duelo de quarta-feira, contra o CRB, no Morumbi, pela terceira fase da Copa do Brasil.

Embora a pressão seja grande e haja críticas internas, por exemplo, às substituições realizadas, a diretoria pensa em blindar o treinador. Neste domingo, houve coro de “burro” vindo dos torcedores nas arquibancadas do Morumbi.

Na entrevista depois do empate, o técnico ouviu diversas perguntas a respeito do seu futuro e fez um desabafo:

– A pressão é contínua. Parece prazeroso ver mudança de treinador no Brasil.

Apesar dos recentes resultados ruins (duas derrotas e um empate), Dorival acredita que vai colocar o São Paulo nas fases decisivas das competições. O técnico espera ter tempo para trabalhar e ser cobrado no momento certo.

– Em cima da cultura do futebol brasileiro, eu já teria saído. Uma ou duas derrotas são suficientes para queimar um profissional. Confio na diretoria, independentemente da atitude que tomem. Desde que cheguei ao São Paulo, as coisas mudaram muito. Hoje temos um time confiável. Os resultados não mostram o potencial que a equipe tem.

 – Fizemos dois jogos a mais por causa da Copa do Brasil. Seriam duas semanas importantíssimas para mim. Mesmo assim, estamos levando. Estamos em zona de classificação no Paulista e avançando na Copa do Brasil. É uma sequência bem complicada. Quarta-feira, novamente estaremos em campo. Confiaram no nosso trabalho no momento mais difícil.

Depois do empate, jogadores como Petros, Rodrigo Caio e Hudson saíram em defesa de Dorival no São Paulo.

GE

73 comentários

  1. Situação muito complicada do nosso tricolor.

    Tomar uma atitude drástica, demitindo-o. Cria-se um fato novo. aposta-se em algum treinador que venha para resolver?

    Ou

    Esperamos e confiamos no planejamento?

    Não há certo ou errado…

  2. Primeiro: Fora Dorival. Segundo: Quando fomos para contratar Trellez critiquei o Raí e veio muitos defendendo, agora cade os defensores de nosso planejamento? de nossas contratações?, Raí tem parcela de culpa nesse panorama sim…..Mas o principal, voltando ao primeiro ponto: Fora Dorival

  3. Dorival,

    “Parece prazeroso” pq vcs são muito limitados, até mesmo intelectualmente

    Vc não percebe que não suas ideias e conceitos não vão virar??

    Não seria mais fácil admitir isso e mudar ??

    Flexível, Dorival…….flexível !!! Modernidade pede isso, pra todo mundo, não só para vcs

    Aprenda a mudar conceitos

  4. Acho que contra Ituano e Ferroviária era oportunidade de sair da zona de conforto e tentar algo. O que ele fez foi deixar claro que os titulares já estão definidos na cabeça dele e as substituição são 6 por meia duzia. Então ou esse grupo encaixa ou todo mundo vai sair perdendo, e como sempre a perda maior será da instituição que deixa de ganhar títulos, credibilidade e dinheiro.

  5. Eu ainda acho cedo pra julgar o Tréllez. Eu me lembro que o Gibagol, quando veio, veio devagar quase parando e depois de 06 meses se firmou. Só esperamos que o colombiano não demore tanto.

  6. Este cara é burro ou limitado?, no treino ele fez isto: Nessa formação, Diego Souza teve um posicionamento diferente, atuando mais recuado, como meia, sua função original, ao passo que Bissoli foi o centroavante, papel desempenhado de modo improvisado pelo camisa 9 até então. Mas no jogo de ontem voltou a colocar o Diego Souza de centroavante, é pedir para cair!

  7. Se a tendência é permanência, porque a reunião? Essas reuniões só fazem aumentar a pressão, pois se tem uma pressão pela demissão e sempre fazem a dita cuja, cria-se expectativa, principalmente nos abutres da imprensa.

  8. Mais uma reunião para “prestigiar” o técnico é não mudar nada no time…
    E esse próximo jogo na Copa do Brasil parece fácil, mas não é, vamos jogar pressionadíssimos contra um adversário tipo a Ferroviária, que jogará por uma bola e esperando nossos erros…

    • Jogo do CRB parece fácil, como fácil era o do Novorizontino, da Ferroviária, etc. Ai na quarta o time vem bem fechado, o goleiro faz um bom jogo, e outro 0x0. O segundo jogo será lá dentro do forno em Maceió.

  9. Rebaixamento não acredito. Mas nós só nos classificaremos (se classificarmos) para a próxima fase do Paulista porque caimos no grupo dos piores do campeonato. Linense em Lins (??????), Red Bull em casa (??????) e porcada no xiqueiro (esse eu não preciso nem colocar interrogações). Olhando bem, não sei se classificaremos não, ou se ficaremos atrás de Ponte e São Caetano. E eles ainda falam em manter este cara ? Isso só pode ser brincadeira.

  10. Bom dia

    1.Acho cedo para queimar o Trellez;
    2. Paulinho Boia entrou muito bem, poderia começar um jogo no lugar do MG;
    3. Valdivia acrescentou velocidade ao time;
    4. Está faltando ajustar Ds9 e colocar Brenner no time;
    5. Eu não demitiria Dorival, acho que isto só criará um fato novo e não sábemos o que pode vir por aí.

    • 1 – É muito cedo pra queimar mesmo. Principalmente pq ele joga melhor que o DS nessa posição.

      2 – nao so o Boia, como Caique entrava bem nos primeiros jogos(entrou mal contra o curintia). Se tivesse continuado tendo espaço, ja estaria rendendo melhor.

      3 – Apesar da velocidade, achei que ele está com o mesmo problema que o lado oposto. Tem velocidade, mas falta drible e dinamismo.

      4- melhor partida dele foi essa, jogando recuado de frente pra zaga. Ontem disse q se mantivesse isso, colocando realmente um centroavante, Teriamos uma grande melhora. Conclusao vem no proximo topico. Rs

      5 – eu nao mandaria embora pq nao tem ngm disponível. Mas ai eu lembro q, de todos os jogos, Dorival nao foi capaz de ter uma boa leitura de jogo em nenhum deles. Ontem era a oportunidade dele pra ter mantido DS no meio, colocado um centroavante e doia mlqs nas pontas (tudo q ele quer). Mas manteve os volantes, precisavamos de velocidade e ele colocou o Nene.
      Ele me parece inerte a tudo q esta acontecendo. Se ontem ele nao fez nada de diferente, quando ele fará?

      Ta dificil amigo.

  11. Olha complicado, não tem essa de ter pouco tempo para avaliar, treinam uma semana inteira para chegar uma jogo e fazer isso ? Não tem desculpa !!!
    Técnico fraco, escala mal, substitui mal, e não dá padrão ao time.
    Insistir em Edimar com Junior Tavares no Banco, sacar os jogadores de frete e não tirar um volante ?

    Uma coisa é certa, Diego Souza vai ter que ser recuado, de 9 não dá, e Trélez no ataque também não, teremos de achar uma forma de jogar sem centro avante. Próximo jogo será um Deus nos acuda de novo, e vão passar a mão na cabeça dele. O menos pior é, demitir ele e efetivar o Jardine, e já avisa na mídia, independente de qualquer resultado, Jardine fica no mínimo até o final do ano.

  12. Infelizmente do R$ 30 milhões investidos esse ano nenhum convenceu, e o pior se for por mérito, todos eles são reservas!. Nosso técnico também não se ajuda, ele é muito previsível, daria mais chances a alguns meninos da base: Brenner, Bóia, Shailon, L. Fernandes e Bissoli.

  13. Eu sinceramente não acho o time ruim . jeito de resolver a situação tem . o que eu não gosto é a falta de tranquilidade do time . o time treina posicionamento . e a forma de jogar. Sabe o que vai fazer em campo . faz as coisas com tranquilidade e concentração. Sabe como vai marcar e atacar. Agora o que se vê e o time queimando jogadas. Todo jogador que pega a bola quer acelerar a jogada . parece tentar resolver sozinho . Cruzamento sai de qualquer jeito . passes forçados em jogador marcado com outro livre do lado . o time corre muito e produz pouco . ai fica nessa que o time e lento. O time pode ate ser lento . Então explora a qualidades dos jogadores. Nossos meias e atacantes tem boa capacidade de proteger a bola e de passe . porque não tocar a bola girar o time . aproximar os jogadores parar de tente correr mais que a bola . fazer jogadas consciente . Não tem sentido desperdiçar a posse de bola . nos jogamos com ganso. Michel basto. Hudson . João shirt . lentos e o time jogava bem . Não precisa o time todo ser velocista . hoje temos . MG . Valdivia. Cueva. Petros. Não são lentos . Só que as jogadas são forçadas e não organizadas . Não tem aproximação e nem toque de bola .

  14. Na Boa, se é para ficar com essa palhaçada de reunião para definir permanencia após cada resultado negativo é melhor demitir logo, ou da respaldo ou troca, simples assim…

  15. Sugestão no proximo jogo coloca como atacantes D. Souza e Trellez, deixa o Nene e o Marcos Guilherme no banco entra com Cueva e Valdivia de meias.

  16. Nosso elenco clama pela utilização do esquema com três zagueiros, esquema ultrapassado para alguns entendedores, esquema que de tão ultrapassado levou o Chelsea ao titulo da premier league na ultima temporada, e nosso elenco tem jogadores para esse esquema, acredito que é um esquema que pode encaixar..

  17. Ficaria muito contente e animado que o ” problema” fosse só o técnico.A metástases da incompetência está enraizada no clube inteiro seja técnico,diretoria,presidência e principalmente aquele conselho deliberativo ou seja só rezando mesmo pra aparecer um “Messias” nesse antro de incompetência.

  18. Vendo a entrevista do Dorival ontem, tive a impressão que ele mais se defendia de um futuro acontecimento do q falava oq sentia e achava.
    Pra mim ele ja ta esperando uma demissão. Eu realmente queria saber oq se passa na cabeca dele pra fazer a mesma coisa q ele fez em todos os jogos. Convicção so existe ate a pagina 2

  19. O problema do Dorival é que ele recebeu um elenco extremamente desequilibrado e não tem criatividade para extrair o melhor dele.

    O que ele precisa fazer é retomar o controle do grupo encostando medalhões e usando mais a base.

    Mais especificamente, ele precisa barrar o Diego Souza. Esse cara é preguiçoso, egocêntrico e de caráter dúbio. Se continuar com vaga cativa no time, vai virar mais um Michel Bastos.

  20. Que desculpa esfarrapada essa da Copa do Brasil.

    Então temos problemas sérios de planejamento, pq todo mundo sabia da Copa do Brasil.

    Ou então já computava como eliminado no primeiro jogo na Copa do Brasil.

    Quando o Ceni foi demitido, o time também jogava pessimamente. Tinha volume de jogo e não conseguia concluir. Era um falso domínio.

    Só perdia e não ganhava em casa, como está acontecendo agora.

  21. Foi contratado Jean , Trellez , Diego , Edimar , aí fica minha pergunta , não seria mais útil usar esse valor na compra de um Scarpa, aí vem a pergunta , são as comissões é incompetência? Então não podemos atribuir tudo ao técnico que na minha visão é incompetente , nosso problema é direção , nosso problema tem nome, Leco…..

  22. Sou a favor de um contrato vitalício para todo treinador do tricolor. Só sai quando morrer. Tipo os conselheiros vitalícios.
    Iríamos economizar uma boa grana de multa por rescisão de contrato…já que trocar de técnico não resolve dentro de campo mesmo, pelo menos pararia de sangrar um pouco os cofres tão combalidos do clube.

  23. Dorival teve sua permanência garantida no ano passado, por causa de um só cara. Hernanes!

    O problema dele é que se amarrou somente a um esquema 4-3-3 e mais nada. Não temos jogadas em profundidade, se tem é raro de acontecer. Triangulação? Nunca nem vi.

    Faço coro a alguns torcedores, o esquema do São Paulo Futebol Clube é o 3-5-2. “Ah mas é um esquema manjado e que todos conhecem” A Juventus-ITA foi 4 das 6 vezes campeã italiana jogando nesse esquema variando no 3-4-3 basta saber utilizar.

    Dorival pelo visto já perdeu o elenco, um exemplo disso foi no jogo de ontem quando o Paulinho Boia chuta a bola pra fora e o treinador reclama logo depois os reservas aplaudem o garoto pela atitude.

  24. fica Dorival !!!!!

    Eles vão fazer reunião pra dizer o que ?

    To achando que essa reunião é com o jardine porque com ele não tem mais o que falar.

    Vão colocar o jardine como provisório até contratarem um novo tecnico.

    Podem reparar quando o time vai mal e jogadores defendem o tecnico é simplesmente por um motivo enquanto a corda estiver no pescoço dele, nos jogadores estamos tranquilo, deve estar correndo frouxo.

    Deve ter rachão hoje de novo.

  25. Dorival já caiu

    Só não sabem ainda como vão fazer para demití-lo e em que momento

    Mas ninguém mais acredita no trabalho dele……

    Tá no famoso “Prestigiado”

  26. Dorival é limitado…

    Pra mim é uma questão de estratégia. Ernani estava certo e viu isso muito bem na coluna de sexta.

    Ontem quando a equipe adiantou os volantes e as linhas encaixotou a defesa adversária. Os volantes adversários tiveram que se preocupar com a marcação no meio e a lateral ficou no 1-1 ou em desvantagem quando Cueva caia para os lados.

    Mas isso foi no desespero, Dorival não mostrou isso no jogo inteiro. Tanto é que Hudson (isso mesmo) deu passe para gol para Cueva indo ao ataque por conta própria.

    Ou seja, o técnico precisa treinar o time com os volantes e linhas avançadas para encaixotar o time adversário e diminuir a quantidade de passes para se chegar ao gol.

  27. Tem uma coisa que está me preocupando.
    Passamos longe de fazer uma boa janela em termos de venda, os cofres não estão em boa situação (vide necessidade de antecipação de cota de TV do Paulista), a folha salarial aumentou. Bilheteria baixíssima, sem receita com material esportivo…
    Será que não termos problemas de atraso de salários?
    Não duvido que logo logo eles anunciem o acordo com a Globo para levantar uma grana de bônus.

  28. Não faz sentido nenhum o Dorival estar cavando uma demissão, mas ao mesmo tempo faz todo o sentido.

    Ontem na narração da Globo qdo o Nenê entrou parecia até comédia. O Cleber Machado: “Vai entrar o Nenê e sai quem?” Ai o reporter de campo: “Sai Valdivia, Cleber”. Aí ficou uns 5 segundos em silêncio que parecia tipo “Ele tá de sacanagem”.

    • É tentador…mas o DJ ainda não deve estar disposto a comprar briga e não escalar o DS. Além do mais tem o tal PokaPika que deve ter alguma preferência sobre os garotos da base. Esse vai ser um processo que vai demorar um pouco. Se é que ele (Dorival) vai resistir até lá…

  29. Acho que a tabela é dirigida, todo ano nessa fase em que não há returno no Paulista, temos que jogar no campo das Peppas Pig. Querem porque querem diminuir ou inverter a diferença de vitórias favoráveis a nós. Ou não querem ser derrotados no Morumbi e assim aumentar o tabu.

    • Um clube com as nossas tradições teria a obrigação de chegar no estádio deles e pelo menos engrossar o jogo. Como fazem Corinthians e Santos.

      • Sim, mas nessa era que está se alongando demais, jogar lá é quase certeza da derrota. O pior é ser goleado e levar olé. Os anos de glória do São Paulo coincidem com a existência de grandes dirigentes no comando. Será que entre esses anciãos conselheiros existe algum que se encaixa no perfil acima?

  30. Eu vejo muita gente fazendo a escalação do time com esse ou aquele……. claro isso é válido.

    Agora o pouco tempo que tem ele não treina variação de jogo aí do que isso adianta.

    O Osório dizia jogador não tem que pensar o jogo …jogador tem cumprir as funções que cada um em sua posição deve e treinou pra fazer…..

    cabe ao tecnico posicionar o time e a qualidade do jogo vai depender da qualidade coletiva do time em executar corretamente as funções.

    Podem falar o que for do Ceni mas ano passado eu vi :

    spfc 5 x 2 ponte preta.

    Santos1 x 3 Spfc

    Spfc 2 x 0 Palmeiras

    Spfc 2 x 1 Cruz

    Alguém se lembra de algum jogo do Dorival no comando do time que mesmo ganhando não tenha passado sufoco?

  31. Diretoria

    Está claro que a tática de jogo tem que mudar e achar os jogadores certos para isso. Está claro que o técnico atual ou outro que vier terá enormes dificuldades para fazer o trabalho.

    Não dá mais para jogar com dois volantes convencionais, sem competência para enfiar bolas na vertical aos atacantes, sem capacidade de arremate a média distância e sem habilidade para, às vezes, entrar na área e finalizar com chance de gol. Primeiro volante é só um: Petros, Jucilei, Hudson ou outros – jogar com dois é tapar o sol com a peneira. Não dá mais para resolver as falhas de eventual defesa fraca colocando mais um volante no time (os jogadores de defesa devem ser suficientes para defender e resolver a questão), caso contrário quem perde é o meio de campo e o ataque, como hoje.

    Não dá mais para jogar com meia-armador e meia-avançado que não lutem com intensidade o jogo todo para ganhar o meio de campo, que não tenham passes precisos, que não sejam perigosos no ataque, na entrada da área e não façam gols. Tem que haver no elenco os dois jogadores que façam tais funções e insistir com eles; depois, então, caso necessário, buscar no mercado o jogador certo, que venha e resolva a questão, como foram Hernanes e Kaká, mas buscando recursos financeiros e patrocínios capazes de manter o jogador caso ele dê certo.

    Não dá mais para jogar sem um centroavante de ofício e goleador, veja o caso do Barcelona, que antes de contratar Suárez só trocava bola no meio de campo, tinha dificuldade de fazer gol e perdeu campeonato com 70% de posse de bola. Não dá mais para jogar sem pontas ou sem meias de beirada que não tenham capacidade de contra-atacar velozmente, de manter a percorrida veloz de uma área a outra ganhando dos defensores em velocidade e que, efetivamente, façam gols.

    Se os dirigentes acham que buscar isso é pedir demais, então só nos resta lamentar e amargar mais um ano lutando contra o rebaixamento.

  32. Vão esperar o que mais pra demitir? Rebaixamento no Paulista, jogar mal contra o CRB e enfiar a classificação no lixo ou levar uma goleada das Porcas? Acorda diretoria lixo!

Deixe uma resposta