Deixem Rogério e jogadores trabalharem. O maior culpado? Leia e tire suas próprias conclusões!

Rogério Ceni e os jogadores são os menos culpados pela atual situação em que o FUTEBOL do São Paulo se encontra!

O planejamento de elenco atual, é muito parecido com 2002-2003, 2009 a 2017.

Voltemos a 2002-2003, quando tínhamos uma das melhores safras de jogadores vindo da base!  Trouxemos um técnico que fez história nos rivais (Oswaldo de Oliveira), e fomos atrás do craque dos rivais (Ricardinho, pagando um salário muito acima do teto), um jogador formado no Palmeiras que estava querendo voltar pro Brasil (Jorginho Paulista), um emprestado por 1 ano (Reinaldo do PSG), Dill (sem espaço na França), e mesmo classificando em primeiro lugar, perdemos no mata-mata para o oitavo colocado, o Santos de Robinho (que mesmo campeão, ficou até 2005, e conquistou outro título) e Diego.

Já o São Paulo vendeu Julio Baptista e Kaka, por valores bem baixos, para um jogador que se tornou o melhor do mundo e outro que jogou Copa do Mundo, além de Sevilla, Arsenal e o mais galáticos Real Madrid de todos os tempos.

Em 2003, veio uma nova safra que tinha Edcarlos (campeão da Libertadores pelo São Paulo e pelo Atlético-MG), Fabio Santos (campeão da Libertadores pelo Corinthians), Diego Tardelli (campeão da Libertadores pelo Atlético-MG)  e Kleber Gladiador.

Mas, para o então diretor de futebol, bom era jogadores emprestados ou dos rivais.  Jogadores formados em casa, “corriam o risco” de não vingarem.

Para a felicidade dos são-paulinos, esse diretor saiu em 2003, e aí, sem jovens que foram embora, tivemos que remontar tudo.

E como é difícil remontar um time do zero, fomos buscar o técnico e metade do time que tinha tido a melhor campanha do Brasileiro de 2003 no segundo turno:  Cuca, Fabão, Danilo e Grafite!

ENTROSAMENTO!  Um técnico para poder rapidamente mostrar seu trabalho, precisa de ter jogadores de sua confiança e uma base montada!

E já em 2004, chegamos a semi-final da Libertadores!

Depois conquistamos Libertadores e Mundial.

Depois veio um técnico que era da casa, Muricy Ramalho, com uma comissão fixa, um supervisor de futebol, sem contar com a excelência do REFFIS.

O Vice de Futebol, não tinha muito como se intrometer, pois a engrenagem andava sem ele.

Mas, em 2009, o Vice de Futebol, enfim, conseguiu derrubar Muricy!

Deixou Borges e Hugo irem para o Gremio, A. Dias e Hernanes (Lazio), Richarlyson (Atlético-MG), Jorge Wagner (Japão) .

E brilhantemente trouxe: W. Diniz, Eduardo Costa, Renato Silva, Washigton, Junior Cesar, Arouca, DENIS, Jean Rolt e Saavedra e Adrian Gonzalez (Do San Lorenzo, então não venham dizer que Buffarini foi só pedido da torcida, isso não é novidade para o vice de futebol da época).

No final do ano nenhum desses contratados ficaram.  Exceção? DENIS.

E 2010, ele acabou com o teto salarial, tão elogiado por todos, e que ajuda a manter um elenco unido.

Vieram Cleber Santana (que depois foi emprestado ao Atlético-PR), Fernandão (que aposentou)  e os famosos empréstimos de 6 meses (só pra Libertadores):  Ricardo Oliveira (machucado, mas ainda tinhamos REFFIS), Cicinho e Alex Silva.

Perdemos Miranda (de graça), e aí, a coisa desandou de vez.

E 2011, Juvenal Juvencio o tirou do futebol para ser vice geral (E ele estava certo, de que em 2014, seria o candidato de JJ).  Confesso que ali, achava que era o fim desse dirigente no Futebol do São Paulo!  Bom, se dependesse de Juvenal, certamente seria.

Ernani Takahashi

283 comentários

  1. Resumindo, LECO! Enquanto ele e os demais diretores estarem a frente do SPFC vai continuar assim ou até pior. Rogério tem sua parcela de culpa, não está escalando bem, e o elenco também, pois alguns são paneleiros e vagabundos, desinteressados pelo bem do Clube.
    Esperamos uma reação contra as porcas, mesmo que seja praticamente impossível, não acredito em titulo e muito menso em queda para série B, como a mídia tem apregoado.

  2. Vlw Ernani..
    O Rogério não terá sossego, mesmo apresentado uma melhora será julgado pela sua forma de falar, por ser arrogante e etc.

    O que quero é o bem do São Paulo, com ou sem ceni..

    • Rogério deveria ter aposentado depois do título da sulamericana. ..abrir para vaga para outro goleiro. ..tanto que até hj o sp tem dúvidas em seus arqueiros. Com relação a técnico começa do zero e não é mais mito deixando bem claro isso. ..ele mesmo esta se queimando com o elenco que ele montou. ..aceitou ser técnico ao invés de continuar estudando e começar pela base.

    • Então não esta discordando! O título fala sobre o MAIOR CULPADO!

      Afinal o atual presidente, já demitiu 2 CEOS, Chimello, Rubens Moreno, trocou Ataíde por Medicis, Luiz Cunha saiu, GVO saiu, MAC saiu, Doriva saiu, Paton Saiu, Milton Cruz saiu, Michel Bastos saiu.

        • Rogéro Ceni fica, não há treinador no Brasil e na América em condições de dirigir o SPFC. Ceni conhece todos os meandros do clube, todos os atalhos, o que ele precisa são 2 laterais, um esquerdo e um direito , 2 atacantes pelos lados e dois zagueiros para serem reservas de Maicon e Rodrigo caio. Com 6 contratações Ceni faz esse time jogar bola. Agora, quem tem que viabilizar essas contratações é o leco.

  3. Vou discordar parcialmente do Ernani.

    O SPFC estava jogando bem até o fatídico vareio de bola que tomou na Arena porco.
    Dali em diante, a coisa só piorou.
    Entendo que tempo é necessário para o devido entrosamento.
    Mas depois de quase 3 semanas de treinamento era esperado uma melhora, que não veio e o time ainda piorou, conseguindo a proeza de ser eliminado por um timeco que ninguém aqui tinha ouvido falar antes.
    Fora isso, as frequentes declarações patéticas do Ceni dizendo que o time está bem.
    Não é aceitável ver jogador fora de forma atuando também.
    E para que utilizar jogador fraco e que ainda por cima irá embora daqui um mês?
    Thiago Mendes chegou a declarar que estava difícil entender o que o técnico pedia.

    Como o Ceni não vai sair por vontade própria nem o banana do Leco terá coragem para demití-lo, o jeito é torcer.

    Mas concordo no que diz respeito à administração.
    Uma zona total que piora a cada dia que passa.
    Planejamento é palavra inexistente para essa gente.

    • Cartman, tem todo o direito.

      Mas, pense:

      Afinal o atual presidente, já demitiu 2 CEOS, Chimello, Rubens Moreno, trocou Ataíde por Medicis, Luiz Cunha saiu, GVO saiu, MAC saiu, Doriva saiu, Paton Saiu, Milton Cruz saiu, Michel Bastos saiu.

    • Pra mim, um dos erros do Ceni foi ter mudado a filosofia de jogo depois do vareio das pepas. Talvez com um pouco mais de tempo o time melhorasse a recomposição e se tornasse mais seguro. Não é do dia pra noite que se joga como o Barcelona, que tem todo um trabalho feito na integração da base com a equipe profissional. É um trabalho de décadas. Iniesta subiu para o profissional com mais de 1000 treinos com a filosofia de marcação pressão, posse de bola e intensidade.
      Outro erro – além de montar o time com três volantes – é querer enxugar o elenco e preservar o departamento físico. Para jogar com toda essa intensidade tem que rodar elenco, e recuperar bem os atletas.
      Tudo bem, o elenco pode ter boas peças, mas no geral é ruim, por isso ele sempre diz que precisa de reforços. Implantar filosofia de Europa em jogador brasileiro é complicado. Se um brasileiro chega na Europa e não se adapta, é afastado e volta criticando o treinador. Se o treinador com seus auxiliares europeus quer implantar essa filosofia no Brasil, o elenco não vai entender e dizer que não confia mais no treinador. Por isso o Rogério quer reforços. Quer atletas que assimilem sua filosofia.
      Notem que todos os setoristas do tricolor criticam muito a montagem do plantel. O time não tem dinheiro, as opções são limitadas. Vejam que mesmo o Ceni escalando Neilton foi criticado não pela opção, mas pela empáfia durante a entrevista. Para mim tanto faz se ele é arrogante ou humilde. Quero é que ponha o time pra jogar.
      O time até vai conseguir um ou outro resultado, mas não vai longe. Não tem plantel. Como não tinha em 2009, 2010, 2011, etc.

      • O time não tem dinheiro e gasta R$25 milhões em intermediações de jogadores!

        Renova com Rodrigo Caio, dizendo que era o teto (R$350K) e paga R$500k p W. Nem!

        Edimar ganha R$150K sem jogar uma única partida!

        Então não acho que seja bem assim!

        Se não tem dinheiro, e Morato falta 15 dias para vencer o contrato, que vá lá e negocie diretamente com ele, e não deixe o Ituano renovar e emprestá-lo!

  4. Por exemplo a Kodak que tinha um ótimo produto na mão e era uma gigante mundial, porém não se adaptou ao mercado, não se atualizou e acabou falindo.

    Foi culpa dos funcionários que faziam o produto ou dos diretores que não souberam administrar ?

  5. O futebol do SPFC está isolado, abandonado e sem rumo, acéfalo, perdido e improdutivo (esportivamente),
    jogaram nas costas do Rogério a incumbência da recuperação.

    Rogério Ceni é o menor dos nossos problemas.
    Cadê o presidente do clube?
    Cadê o vice de futebol ?
    Cadê o Supervisor de futebol ?
    Cadê o diretor de futebol ?
    Cadê o gerente de futebol ?
    Cadê o futebol tricolor ?

    • A Culpa não era do CEO? Do Abilio? Do Luiz Cunha? Do Milton Cruz? Do Michel Bastos? Do Paton que pediu pra sair? Do Ganso que pediu pra sair? Do Rogério que preferiu jogar Copa Nordeste ao invés de ficar no banco na semi da Libertadores?

      • Leco não é o principal culpado. Todos sabemos que quem destruiu o clube foi Juvenal e , depois, Aidar completou o serviço. Quando Juju assumiu não havia dívida , quando Juju saiu o SPFC já estava todo endividado. Com Aidar a coisa só piorou.Leco não é a figura ideal para presidir o clube, mas ele está presidente e não vai sair até 2020. Agora, estes CEOs eram todos incompetentes, Milton Cruz fazia parte da quadrilha do Juvenal, Migué bastos era um vagabundo , Cunha era vaidoso demais, Ganso sempre quis ir para a Europa e Rogério era indisciplinado

    • O SPFC é São Paulo FUTEBOL Clube …,
      embora historicamente sempre defendi a pluralidade e a diversidade de esportes amadores do clube que sempre amei …, mas nosso FUTEBOL sistematicamente vem desaparecendo,
      embora movimente fábulas em dinheiro.

      E o Ceni jamais comandou o futebol tricolor …, e em nenhum outro tempo comandará.

      • Acho engraçado quando alguns vibram com venda de Neres e Lyanco!

        Viramos SÃO PAULO COMÉRCIO E VAREJISTA DE JOGADORES e não mais SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE!

        Antes buscavamos a gloria! Hoje buscamos a melhor negociação com patrocinadores e venda de jogadores!

        • Hoje tem torcedor de patrocínio, de marca de camisa, de diretor de futebol, de CEO, de jogador de base, enfim , torcem muito , menos para o futebol do SPFC.

          • De acordo com formadores de opinião simpatizantes do atual presidente Leco, o torcedor:

            Tem obrigação de lotar o Morumbi
            Tem obrigação de ser ST, não deixar de pagar, pois assim ajuda o clube e demonstra amor ao clube
            Tem a obrigação de gostar da entrevista coletiva com arroz e refrigerante regional. Ou ele que dê dinheiro ao clube
            Tem a obrigação de ter paciência com a diretoria, pois a outra diretoria, que foi apoiada e votada pelos mesmos, quebrou o clube
            Tem a obrigação de acreditar em tudo o que os assessores de imprensa e setoristas falam sobre o clube
            Tem obrigação de aplaudir a cada jogada de Kieza, Ytalo, Robson, Jean Carlos, Gilberto, Edimar, Douglas, Thomaz, Marcinho, Morato, Neilton, Welligton Nem, afinal a diretoria contratou Maicon, Cueva, Pratto e Jucilei
            Não pode sentir falta de Ganso, pois ele pediu pra sair, e a diretoria atendeu prontamente
            Não pode se meter em política! Deve apenas lotar o Morumbi!
            Não pode criticar, pois senão esta torcendo contra

  6. O muricy era arrogante,
    o abel é arrogante,
    o luxenbrugo sempre foi arrogante
    O cuca é um falso arrogante( alguns pensam que não …ele ganhou o titulo ano passado mas ninguém o suportava até na mão saiu com jogadores…a diferença é que lá os salários eram mais altos…aí mesmo com cara ruim os caras jogavam)
    o Mourinho é arrogante
    Em resumo a diferença entre esses caras é que tem mais rodagem e títulos como treinadores do que o Ceni.

    A torcida tem que ficar preocupada em quem está vazando informações do vestiário…isso sim é grave.

    Eu já tenho os meus 02 palpites:
    Neyton
    A mulher do Denis

    • Muito bem observado, Rapaz!
      Muricy cansou de ser chamado de arrogante pela Imprensa, desde lá do sul
      treinando o Inter.
      Fora os demais citados.
      O RC ser arrogante ou não, nada importa!
      Nada!
      Pois a gente tem que estar esperto com essa imprensa que adora tumultuar!
      O problema é saber o que de fato ocorre intra-muros e se o RC perdeu (ou
      está perdendo) o controle sobre o grupo!
      Discussões em vestiário no intervalo ou pós-partidas são normais. Mas no
      nosso caso ganha uma dimensão extra, por causa do técnico ser o RC.
      Muito cuidado com o que sai na imprensa, pessoal…

  7. Cícero esclarecendo a “briga/pranchetada”. Tomara que seja verdade a versão dada por ele, pois já não basta as crises desde 2009, mais uma seria ruim. Tudo que o SPFC não precisa é de mais um racha no elenco, já basta o Leco e diretores ladrões e corruptos, eliminações, jogadores VAGABUNDOS e desinteressados, departamento médico e fisiológico inoperante e incompetente e a IMPRENSA tendenciosa, parcial, e nojenta
    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/cicero-defende-rogerio-ceni-e-critica-vazamento-de-informacoes-do-vestiario-do-sao-paulo.ghtml

  8. O Rogerio conhecia o são paulo não deveria ter aceitado trabalhar com o Leco , é novo deveria ter se dedicado a estudar um pouco mais e até mesmo conseguir um estágio em um clube da europa como o Silvinho , aceitou trabalhar aqui conhecendo os problemas , até apoie sua contratação por causa disso , agora é inegável que o Rogerio também vem comandando mal o time e fazendo besteira , agora como crítico um jogador porque acredito que ele possa evoluir e fazer melhor , o técnico também pode evoluir e fazer melhor , agora não da pra voltar atrás para resolver os problemas , a causa eu compartilho da opinião que começou la atrás com medidas que fizeram a gente chegar ao ponto que chegamos hoje , o problema é clube não ter uma filosofia de trabalho e uma gestão como teve na época vitoriosa , oque até favoreceu a vinda do Rogerio como salvador da pátria , a solução seria investir e mudar a forma de gerir o clube , mais é difícil de acontecer , então já que a situação esta feia , o Leco continua ai , não vemos nem mesmo um sinal que vá acontecer uma gestão descente , deixa o Rogerio ai não é oque eu gostaria , mais já que gestão não existe deixa o Rogerio ai porque a direção não consegue fazer algo melhor que ele . já me conformei com isso , até porque não sei se tenho mais medo do Rogerio continuar ou de quem vão trazer se ele sair . agora uma coisa é importante criticar as coisas erradas e o mal desempenho , porque auto critica é uma coisa que também não existe no clube .

  9. Se o time taticamente estivesse redondinho e não conseguisse ganhar por detalhes ou falta de pontaria eu ficava calado.

    Leco tem a diretoria tem 70% de culpa óbvio
    mas Ceni tem 30% de culpa da má fase do time.

  10. Discordo “quase” totalmente da coluna.

    Cada temporada teve seus erros, com altos e baixos, distribuíndo as responsabilidades entre as partes Presidente, Diretoria, Treinador e elenco.

    Esse ano ídem, porém 80% dos erros é sim do senhor Rogério Ceni, esse ano foi a maior pré temporada do clube no últimos anos, não tivemos atrasos de salários com em anos anteriores, os garotos que subiram da base foram escolhidos a dedo, todas as contratações pedidas foram feitas, lógico que dentro da possibilidade do clube, Cícero foi um pedido do Ceni, entre Neilton também, trouxeram o melhor centroavante do Brasil, Pratto, e analisando o elenco de nossos adversários até aqui, tirando o Palmeiras, o São Paulo em nada se perde em quesito elenco e o que vemos ? Nenhuma evolução tática, o time uma bagunça, atritos vazados pela mídia, entrevista coletiva “patética”, etc.

    Ser você tem um time com resultados negativos, mas observa certa evolução (4 meses), até respeitamos, agora o que vimos até aqui foi muito marketing, muita frescura, muito blá blá e pouca bola.

    Posso até me enganar, mas como se diz aqui no interior, desse mato não vejo cachorro não.

    • Tem total direito!

      Não é necessário concordar! Se leu o post, verá a palavra que coloquei em maiúscula!

      ENTROSAMENTO!

      Futebol é um esporte coletivo!

      Vimos nas últimas duas Copas do Mundo, ver seleções que ganharem ser base de um time (Barcelona e Bayern)! Mesmo sem as estrelas internacionais!

      Pré-Temporada sem Jucilei, Pratto!

      Se o elenco é bom desde o começo, como justificar um jogador do Ituano, chegar e ser titular na mesma semana em jogo decisivo?

      Não estou questionando aqui a qualidade do jogador!

      Mas, não se planeja elenco assim!

      Kelvin e Mena, eram titulares! Sairam e não foram para Arábia ou China! Um foi pro Sport e outro Vasco, e nós dissemos que não tinhamos dinheiro?

      E depois traz Edimar que ganha apenas R$50K a mais que Mena, W. Nem que ganha 2,5 o que ganhava Kelvin!

      • Futebol é movimentação sincronica, variação e flutuação dentro de um mosaico tático …,
        mas falta adaptação dos jogadores e preparadores físicos ao esquema do Ceni.

        Mas a quase unanimidade criada
        que busca fundamentar a “culpa” do Ceni …, melhor é deixar de lado este assunto.

  11. Agora o Rogério Ceni é vítima com dizeres “deixem ele trabalhar”.

    Se as críticas vieram, foi culpa dele mesmo, que vendeu a todos uma ilusão de um trabalho que não existe e nunca foi aplicado em nenhum time, pois nunca dirigiu nem time sub-15.

    Como disse, esse ano foi feita a maior pré temporada dos últimos anos, ficou 18 dias treinando e não mostrou porcaria nenhuma, pelo contrário, piora a cada rodada.

  12. Airnami otimo post como sempre. Nem vou falar da diretoria. Eh a maior escoria… Afundando o sp. Acho q so perde em ruindade pra Andres e companhia mas galinha. Kkk

    Agora falando de time o ceni tem mta culpa no momento atual.

    Fico p da Vida com a mudanca de discurso. Puxa as entrevistas do comeco de qdo ele assumiu… O papinho da base, dos esquemas de jogo, do sp isso e aquilo. Ele foi um otimo vendedor. AI foi TD mudando. o trato com o breno, o caso neilton, o pos palmeiras, lidar com shaylon com lf… A questao de reforcos, reserva pro cueva, etc etc TD mudou o discurso mudou. Madanca em si nao eh problema mas ele Faz td muquiado, nao admite as coisas, age como se fosse um mestre. E ele mudou o discurso nao por conviccao mas por estar perdido e estar so tentando se proteger. Ja Esta claro pra td Mundo q a prioridade do Tal Mito nao eh o SP mas sim ele, a historia dele e a carreirinha nova dele de treinador.

    Enfim estou p com nosso treineiro e ele Vai Ter q capengar demaaaaais pra mudar isso. E como o carater eh questionavel Acho q vai sair pela porta dos fundos. Mas… Se eh com ele Vai com ele.

    • A grande parte dos problemas em eliminações passadas, tiveram semelhanças!

      Libertadores = Ganso e Kelvin se machucaram! Problema de prevenção, tratamento e recuperação, além da falta de reserva para eles!

      Esse ano+ Cueva voltando antes do tempo, W. Nem machucado!

      São as mesmas posições!

      • Sim. Tem mtos problemas q a diretoria precisa resolver. Mas sao mtoooo fraquinhos. Assim como p tecnico. Cara Acho q Esta td errado. Estrutura podre q vai pro campo passando pelo tecnico de varzea.

    • Pois é! Enquanto acreditarmos que Pratto, Cueva, Maicon e Jucilei foi Leco, e Robson, J. Carlos, Getterson, Kieza, Douglas, Marcinho e Morato foram pedidos do técnico, teremos raiva de todos os técnicos e achar que Leco é o salvador!

    • Perderam a vergonha Fábio, dirigente que sai dando risada quando se perde de 6 do maior rival, é eliminado dentro do Morumbi por times pequenos, torcida invade CT e agride atletas, Pimenta disputa eleição, perde e 1 semana depois tem cargo no clube, hoje em dia os times pequenos jogam dentro do Morumbi e ao descer do ônibus o treinador fala na primeira frase para repórteres “dá pra ganhar aqui”, perdemos o respeito Fábio.

    • Exato! Todo ano, falam que o time é ruim! E concordo! Mas, na hora mais importante dos campeonatos, não são os 11 titulares que jogam!

      Jogamos semi da Libertadores com Daniel, Wesley e Ytalo no lugar de Ganso e Kelvin!

      Contratem Guardiola e peça para ele ganhar do Atlético Nacional com Ytalo, que não consegue nem ser titular do Audax que caiu esse ano no paulista!

    • Perderam a vergonha Fábio, dirigente que sai dando risada quando se perde de 6 do maior rival, é eliminado dentro do Morumbi por times pequenos, torcida invade CT e agride atletas, Pimenta disputa eleição, perde e 1 semana depois tem cargo no clube, hoje em dia os times pequenos jogam dentro do Morumbi e ao descer do ônibus o treinador fala na primeira frase para repórteres “dá pra ganhar aqui”, perdemos o respeito Fábio.

  13. E o Cícero desmentindo a suposta prancheta que no caso nem prancheta era.
    Disse que é mentira que eles quase saíram no tapa e disse que só está no SPFC por causa do Rogério.
    Disse que o que aconteceu faz parte de qualquer vestiário de um time que sai perdendo por 2×0 no intervalo.
    Tem que descobrir o cagueta que distorce a verdade e chutar do Morumbi aos pontapés.
    Antes da derrota para o Palmeiras o time era uma revolução tática da modernidade e após as eliminações alguns que entendem muito de futebol de resultados dizem que nada de certo foi feito.
    Os que odeiam o Rogério e aqui no blog tem bastante torcedor assim, fazem de tudo para desmerecer qualquer coisa boa que pode ter sido feita pelo técnico atual.
    Se apegam até no péssimo Ney Fraco que já mandou um monte de time pra segunda divisão.
    Espero que o SPFC cresça daqui pra frente como time e não vamos brigar contra o rebaixamento, e se ao final do ano o trabalho do Rogério não for satisfatório, aí sim contrata-se outro técnico.
    A hora é de apoio ao SPFC e a quem estiver jogando.

    • Se fizermos as contas, de salários altíssimos, deficit orçado no começo do ano de R$67,5mi, patrocinio master q sai em março e chega no meio de maio (mês que jogaremos 4 partidas, então receita de bilheteria é baixa), e temos jogadores que não tinhamos ano passado como W. Nem (R$500K) Cícero (R$350K)……ganhando mais que Ganso e Kardec, pergunto, como será que estão pagando os salários?

      O novo patrocínio paga salário de W. Nem , Wesley e Cícero! 3 jogadores apenas!

      Não tenho informação nenhuma, mas, essa queda de rendimento, pode ter outro problema, que teve no ano passado!

  14. Boa Tarde!
    Essa pergunta é muito complicada de ser respondida na minha opinião!
    Quem joga bola sabe que o maior responsável pelos resultados, é quem está em campo.
    O Responsável pela maneira que o time joga é o Técnico.
    E o responsável por montar o plantel que vai jogar da maneira que o técnico espera é a diretoria.
    No Sp hoje temos o seguinte Cenário:
    Um técnico inexperiente
    Um plantel Omisso ( Bunda Mole )
    E um quadro diretivo despreparado para função.
    Não tem como dar certo nunca, a equação não bate.
    Por isso que tenho a opinião de que o maior culpado sempre é o treinador.
    Ele ainda não tem a Cancha para trazer jogadores de sua confiança, como Fez Cuca com a barca do Goiás e não tem moral para fazer os jogadores comprar as suas idéias e correr por ele como fez Muricy no Tri do Brasileiro.

    • Mas, a verdade é que o time que foi semifinalista da Libertadores (menos de 1 ano atrás), já não temos mais Mena, Kelvin, Ganso, Calleri, Kardec, Hudson!

      Depois o time que se salvou do rebaixamento, não temos mais Neres!

      Aí começa o ano, e dispensamos os “acertos” Robson, Jean Carlos, Ytalo, Daniel!

      Reforços chegam em fevereiro como Pratto e Jucilei, e o trabalho de RC01 é de 4 meses?

      Na pré-temporada, o lateral esquerdo dele, era Buffarini!

      • E as escalações equivocadas, e o time jogando distante, sem jogadas, substituições medíocres, etc
        Independente do Prato e Jucilei terem chego depois não justifica o festival de bobagens que ele fez amigo.

      • Aí é que está o “pega”
        Vejam os citados como Baixas no elenco:
        Mena- Ceni não quis no grupo, o cruzeiro quis a troca e ele preferiu Neilton.
        Kelvin por W. Nem
        Ganso por Cueva
        Calleri por Pratto
        Hudson por Jucilei
        Na minha opinião, as peças do time titular que foi semi finalista da libertadores foi reposta a altura e os dois que chegaram por ultimo, são os que mais estão dando resposta positiva (Pratto e Jucilei), mesmo com apenas dois meses de clube.
        Robson, Jean Carlos, Ytalo, foram apostas de Paton que Ceni escolheu nem ver se serviria em seu esquema.
        Robson, Jean Carlos não são diferentes de Morato e Marcinho que foram escolhas de Ceni.
        Por isso que eu penso que a dificuldade esta em fazer o time jogar de acordo ao sistema que esta na cabeça dele.
        A diretoria tem sua parcela de culpa no momento do clube, mas a culpa do momento do time dentro de campo hoje é de Ceni em 1º lugar e depois dos jogadores que não se esmeram o quanto deveriam.

  15. Cansei de falar sobre a (IN)competência do Leco, um cidadão que nunca fez um bom trabalho no clube desempenhando outras funções, jamais seria um bom presidente.

    Apesar de tudo, a culpa do Rogério é ampliada por dois motivos, primeiro por não estar preparado (apesar de não duvidar que no fundo ele acredita estar preparado) e segundo, ele vivenciou o clube por mais de duas décadas, mais do que todos aqui conhece muito bem o Leco.

  16. O Ceni realmente não tem culpa.Pois ele não era pra estar la se o clube fosse realmente sério e profissional,podia ser um aixiliar de algum outro tecnico ,clube não é pra brincar de laboratório, assim como Pinoti também não era pra estar na diretoria de futebol,no máximo poderia ser um diretor adjunto.O Leco poderia não estar lá,mas foi elefo pelo Conselho,então se a gente for rastreando a matriz do problema é esse Conselho cheio de dinossauros e retrógrados que impedem a profissionalização e a modernização do clube,o problema é complexo.Tava vendo o Twitter do Marco Aurélio,esses tempos q o SPFC perdeu tava quietinho,mas a última fala emParem de fazem pressao no Ceni,ele não vai cair,ELE NAO É QUALQUER UM,não foi bem essas palavras mais ou menas parecidas.As pessoas poe o cara acima de uma realidade atual,ainda vêem como o “mito” ,e isso cega as pessoas,A questão nrm sei se demite ou não vai dar resultado,mas a realidade é um time que regrediu,bagunçado sem jogadas,jogadores fora de forma,e não se vê um horizonte uma ideia de jogo,e como se o ano estivesse começando tido de novo e esses quatro meses r meio foram jogados no lixo,essa é a questão.E pra fechar o time de 2002 era um baita time mas tinha uma zaga que era Jean,Júlio Santos,Ameli……se fosse pontos cocorridos teriamos ganhado com sobra aquele campeonato e demos azar de pegar o emergente Santos De Robinho,Diego,Leo,Renato que encaixaram o jogo justo naquele momento.O SPFC sempre tendo elencos desequilibrados.

  17. Se falta reserva pra Ganso, contratam reserva para Kardec e Calleri (Ytalo). Aí trazem reposição de Ganso (Cueva), e Kardec, Calleri vão embora!

    Aí emprestam Centurion e trazem Chavez e Gilberto! Isso que antes emprestaram Rogério!

    Aí o problema é nas beiradas, porque MB não quer mais jogar!

    Então contratamos Robson e Jean Carlos, e quem resolve é David Neres!

    Que é vendido esse ano!

    E o reserva de Cueva, vem no meio do campeonato, chamado Thomaz! Pois Jean Carlos foi um erro!

  18. A maior vergonha que esse cara metido a técnico vai passar será diante do Palmeiras.

    Concordo plenamente com o Paulo Lima da FOX querem isentar o tal técnico porém a culpa é deste que deveria ter se preparado começando pela base ou em um time pequeno.

    • Isso Verdugo, essa é fala correta…e não escorraçar Rogério como estão fazendo. Eu não defendo ele como treinador, mas como pessoa que ele é e foi para o SPFC. Impressionante como muito aqui acham que ele veio por insistência dele próprio se achando o melhor de todos. Isso que não dá pra entender sobre vários torcedores xingando ele. Ele sair agora seria catastrófico para o clube e principalmente a diretoria, portanto temos que torcer e muito para que RCeni melhore seus conceitos imediatamente e coloque esse time para jogar bola.

  19. Rogerio ceni, ultimamente, tem bastante culpa, sim.

    Ele teve blindagem e a confiança da diretoria pra fazer o que quisesse.

    Começou com uma filosofia de jogo que a torcida abraçou de coraçao. Defendemos ele das criticas da imprensa, que constantemente falava sobre a quantidade de gols sofridos. Nós (e eu me incluo nisso) defendemos esse estilo de futebol e a continuidade do trabalho do RC que parecia mto promissor.

    Mas aí o rc começa a mudar a filosofia de jogo. A verticalizaçao excessiva , mas aliada a uma marcaçao intensa no campo adversario (o que exige treino pra se aperfeiçoar) foi trocada por posse de bola, marcaçao mais baixa e menos intensa. A criatividade, que pelo visto era bastante treinada, deu lugar a uma grande e enjoativa cadencia.

    O time perdeu o impeto ofensivo. A torcida nao gostou.

    Quando o RC esboçou algo diferente, que foi na 2ª partida contra o cruzeiro pela copa do brasil, nóóós o apoiamos mesmo com a eliminaçao. Todo mundo aqui nesse blog elogiou a escalaçao, a postura do time.

    Isso tudo pra ele voltar a repetir as mesmas coisas que todos criticavam contra o corinthians, na fatidica eliminaçao do paulistao.

    O RC nao eh culpado pela situaçao do clube ou pelos anos de atraaso que estamos tendo, mas pra essa situaçao do time, especificamente atual, ele eh total responsavel sim.

    Ele está perdido, duvidando de suas convicçoes e nao sabe o que fazer, justamente pq nao tem experiencia em adversidades como tecnico de futebol.

    Repito, RC nao eh um tecnico comum, ele teve carta branca e autoridade pra fazer o que quisesse no futebol, mas está titubeando, nao eh por acaso que ja começam alguns da diretoria a por as asas de fora. Vacilou, dançou

      • Entendo. Mas aí eu lhe pergunto: que torcedor nao acha que o Leco e os antecessores dele sao os culpados?
        Ngm aqui está apontando o dedo pro RC e eximindo o Leco. Se o Sao Paulo fosse uma instituiçao profissional, um cara como o Leco nunca seria presidente, pois ja causava problema ate na epoca que eramos vencedores.

        O problema eh que vivemos duas tragedias: a primeira eh a do clube, em razao das pessimas administracoes que tivemos e continuaremos a ter. A segunda eh a do proprio Rogerio, que quis trabalhar nesse meio, com todos esses problemas, e que nao está sabendo lidar com a responsabilidade, numa clara demonstraçao de inexperiencia (que eu nao esperava ver)

  20. O Cruzeiro quer o Sassáe está oferecendo o Neilton em troca (que é muito bem vindo no Botafogo)
    Do jeito que a coisa anda e pelo brilhantismo da nossa diretoria é capaz que o cruzeiro fica com o Sassá, E ainda faz o São Paulo pagar metade do Salário do Salário do Neilton (300 Mil) para ele jogar no Botafogo.

  21. Aí é que está o “pega”
    Vejam os citados como Baixas no elenco:
    Mena- Ceni não quis no grupo, o cruzeiro quis a troca e ele preferiu Neilton.
    Kelvin por W. Nem
    Ganso por Cueva
    Calleri por Pratto
    Hudson por Jucilei
    Na minha opinião, as peças do time titular que foi semi finalista da libertadores foi reposta a altura e os dois que chegaram por ultimo, são os que mais estão dando resposta positiva (Pratto e Jucilei), mesmo com apenas dois meses de clube.
    Robson, Jean Carlos, Ytalo, foram apostas de Paton que Ceni escolheu nem ver se serviria em seu esquema.
    Robson, Jean Carlos não são diferentes de Morato e Marcinho que foram escolhas de Ceni.
    Por isso que eu penso que a dificuldade esta em fazer o time jogar de acordo ao sistema que esta na cabeça dele.
    A diretoria tem sua parcela de culpa no momento do clube, mas a culpa do momento do time dentro de campo hoje é de Ceni em 1º lugar e depois dos jogadores que não se esmeram o quanto deveriam

    • Antes de Rogério ser anunciado, a diretoria tentou a última cartada por Mena!

      Como disse, quem jogou a semi da Libertadores não foi Ganso, e Cueva entrou no sacrifício contra o Corinthians!

      Kelvin não estava na semi da Libertadores, e W. Nem machucou tbm!

      Neres x Neiton, ninguém cita!

      Enfim, estamos falando de ELENCO! Na hora que mais precisamos, machuca um grande jogador, e contratamos às pressas p esse jogador substituir o melhor jogador!

  22. “Todos” os clubes brasileiros devido ao nosso calendário recebem atletas durante a competição em andamento, porém se há um estilo de novo definido, uma compactação traçada, um esquema tático pronto, o atleta escolhido dentro do planejamento apenas se encaixa ao esquema, sem segredo algum.

    Agora quando um treinador que nunca treinou nenhum clube, nem na base, chega vendendo uma idéia que sabe tudo, treinos estratosféricos, revolucionário e escala mau, insiste em atletas que não rendem na tal filosofia que ele tenta implantar, ois vexames chegam, e vc torcedor não vê evolução, não adianta achar desculpas.

    Independente do Jucilei e Pratto terem chego ao clube depois, não justifica o festival de bobagens do Mister Ceni.

  23. Lembro de uma frase de Airton Senna sobre corrida de fórmula um “Um coisa é vc chegar ou se aproximar do carro a sua frente ,outra coisa é passar”, no caso do Ceni agora ” Uma coisa é me deixarem entrarem, outra coisa é me fazerem saírem” ….kkk

  24. Nunca nos meus 35 anos imaginei o São Paulo numa situação tão periclitante.

    Os problemas tricolores inicia-se na alta cúpula, o tão sonhado novo estatuto, que me trazia a esperança da tão sonhada gestão competente e profissional parece que nada surtiu no feudo denominado de São Paulo, nosso presidente age compulsivamente e visa em primeiro plano a preservação de sua imagem do que o interesse real do clube. O São Paulo desconhece a palavra planejamento e cai em contradição semanalmente. Hoje procura-se reforço quando na semana passada foi dito pelo Pinotte que só viria reforços oriundos de oportunidade de mercado. Estamos nas mãos de amadores, e pior, nada mudaria se a outra chapa tivesse vencido o pleito. estamos nas mãos de senhores feudais que exalam incompetência.

    Injustificável é manter os profissionais responsáveis pela preparação física do São Paulo, necessita de uma faxina no setor e contratar profissionais de ponta e capacitados, como podemos ser um dos times que menos jogou e com maior numero de lesão, sendo algumas recorrentes, será que o rendimento ( a falta dele) de Cueva não se deve a uma volta precipitada, o que se disser de W. Nem que iniciou o ano matando a pau na Florica Cup e depois que se lesionou sumiu seu futebol até se lesionar novamente. O pior que não se trata de um ano atípico de números excessivo de lesões, este fato repete desde que este responsável pela preparação esta no cargo. Demissão para ontem, se Ceni o apoia, é ora de Leco se fazer presidente e demiti-lo não importando a quem fique incomodado com esta dispensa

    Com relação ao R. Ceni, Leco somente o contratou visando o pleito, queria ele um escudo e um garoto propaganda, São Paulo é muito grande para servir de laboratório para iniciantes como Ceni. Rogerio por sua vez peca pela arrogância em justificar o injustificável torturando os numeros atras de estatísticas para ludibriar o que todos estão vendo, falta ao São Paulo futebol. Ceni tem meu respeito e admiração, como idolo que é, muito me agrada o futebol ofensivo, marcação alta e de alta intensidade que ele tenta aplicar, mas me questiono se Rogerio e seus auxiliares consegue passar a teoria para a pratica no campo, se os jogadores assimilam os que ele pede? se temos jogadores para tal esquema de jogo e ainda a capacitação de Rogerio como gestor de pessoas para administrar o dia a dia de sujeitos mimados de egos avantajados que povoam o futebol. Porém ele foi procurado pela diretoria para ser o técnico, cabe a eles agora da o respaldo para que seu trabalho vingue, mas se hoje outro nome, com exceção de Muricy, já estaria no olho da rua com apoio de 90 % da torcida e dos comentaristas, sasão paulinos ou não desta imprensa que tanto gosta de denegrir e pisotear nosso amado clube.

    O plantel do jogadores começou com boas contratações no inicio deste ano, sob a batuta do MAC, veja o rendimento de Neilton e Sidão pelo botafogo no ano passado, eram destaques, O emprestimo de Wellington Nem que todos elogio por ser um otimo jogador, infelizmente aqui até então só ficou lesionado, a manutenção de nossos melhores titulares com a renovação deles, e a contratação do Pratto, melhor centroavante em atividade no país, na minha humilde opinião. Agora destoou das feitas no meio da temporada, o que pode acrescentar Tomas ao time? Marcinho o que fez no paulistão para justificar sua contratação? Edimar, sendo a quarta opção do cruzeiro é melhor que Reinaldo ou mesmo Matheus reis? Destes recem contratados apenas apostaria em Morato. e iria atrás de Nomes como Maxwell e outros que capacite o elenco e não apenas venha para ser opção de banco. Nossos jogadores da base que subiu pouco acrescentou em qualidade ao time, com exceção a Jr. Tavares e L. Araujo ( ambos caiu de rendimento depois de abril mas que desmonstraram evolução e merecimento em estar entre os titulares na maioriadas partidas). Os demais serve para compor elenco, não precisamos contratar jogador meia boca para ser opção, para isso temos a base, precisamos de jogadores para ser titular e fazer a diferença.

    O que falta ao São Paulo é comando, alguém que saiba apontar e solucionar o que esta errado, sem tomar conhecimento se tal descisão causa desagrado a alguem,nosso time titular é para brigar por titulos, nosso elenco no todo é acima da media da maioria dos clubes, técnico por mais inexperiente se a casa estivesse em ordem e o ambiente fosse menos conturbado e tivesse maior apoio efetivo da diretoria não estaríamos atravessando esta crise em campo. Falta de comando gera a anarquia, que por sua vez instala o caos, do caos nasce o desespero. rezemos por dias melhores e que falta faz Marcelo Portugal Gouveia.

  25. Concordo que o Leco eh um incompetente de carteirinha, mas quem escala o soneca do João Schmidt,que está com a cabeça no Atalanta, quem ao invés de usar o Thomaz de meia o escala como ponta, quem coloca o time com três volantes sendo que só um marca, quem relacionou apenas 18 jogadores para enfrentar o Defensia e Justiça e escalou Lucao na zaga, ao invés de colocar o Lugano que foi o zagueiro que menos falhou no ano, não foi o Lero Leco, foi o sr. Arrogância.

    Portanto, Leco eh medíocre, mas R. Ceni também está sendo como técnico.

  26. Respeito muito o Ernani, escreve bem, é ponderado, conhece o que debate… mas esse negócio de “deixem o Rogério e jogadores trabalharem” é bastante discutível…

    Há um só torcedor que vai no CCT fazer piquete impedindo que eles treinem? Há jornalista que vai ao CCT impedir o desenvolvimento dos trabalhos? Há alguma coisa que o torcedor esteja fazendo que impeça um bom resultado em campo?

    Ao que me consta, até os treinamentos são fechados.
    Pelo que vejo, o público presente nos estádios tem apoiado o time.

    Então pq essa de “deixem eles trabalharem”?

    O que o torcedor pode fazer ou está fazendo que impeça o desenvolvimento deste time?

    Nada… absolutamente nada… o que vejo é uma avalanche de críticas por um futebol pífio, de uma equipe mal montada e treinada por um treinador que está fazendo um trabalho péssimo. Essas críticas começaram a ser feitas após TRÊS eliminações, uma delas ridiculamente vergonhosa e um futebol digno de times de várzea.

    Se o torcedor não treina o time, não impõe um esquema de jogo, não escala, não substitui, onde é que ele está errando? Com as críticas?

    Se criticar em rede social ou no estádio atrapalha tanto o time, o que dizer de quase um semestre todo o torcedor no estádio batendo recordes de presença e nas redes sociais muita empolgação, muita força, muita positividade e em campo as TRÊS eliminações e um futebol ridículo? Sim, pois as críticas começaram agora, depois dessa avalanche de incompetência.

    A culpa então é do torcedor?

    Tá certo…

    • Olá Márcio, boa tarde.

      Não acho que a culpa seja da torcida, mas estranho a pressa com que a mesma “comprou” a ideia de culpa do Rogério.

      A quase “unanimidade” criou uma onda,
      uma avalanche de críticas (merecidas)
      que devem ser relativizadas.
      Ceni é técnico do time, mas está longe de responder pelo futebol do clube.

      • Boa tarde, Paulo…

        Meu caro, o torcedor é passional por natureza. Agora, vc pega a passionalidade do torcedor a soma a TRÊS eliminações num espaço de 20 dias, mais um futebol ridículo que estão apresentando, mesmo com quase 20 dias de descanso, qual o resultado que podemos esperar?

        Aqueles que me conhecem aqui sabem que sou dos mais tranquilos, dos mais tolerantes e pacientes em termos de resultados, mas até eu estou achando que foi longe demais…

        Quase um semestre e nada desse time jogar futebol, quase um semestre para que em 20 dias joguem 3 disputas de campeonatos pelo ralo.
        E ainda aquela entrevista bisonha do treinador, que ali mesmo vc percebia que nada ia mudar, pois na opinião dele o time estava bem…

        Tudo tem limite… e dizer que o Ceni está longe de responder pelo futebol do clube????

        Se não é ele, quem seria? Não me vá dizer que é o incompetente do Leco, pois com todas as suas papagaiadas, o time foi três vzs eliminado e está jogando um futebol ridículo tudo dentro de campo… ele não escalou, ele não substituiu e não treinou o time… não insinuou que o Neílton estava quase fora do grupo e depois o colocou numa “decisão”, para depois da partida colocá-lo de volta a condição de dispensável, fora outras coisas mais…

        Só falta insinuar então que a culpa é do torcedor, afinal o treinador é imune a erros. Parece até que ele expandiu a sua mitagem dos campos para a beira do gramado…

        Desculpe, mas não concordo.

        • Comentei acima:
          Cadê o presidente, o vice-de futebol, o Supervisor, o diretor e o gerente de futebol ?
          Jogam nas costas do Ceni, o peso de uma estrutura isolada, abandonada e perdida, completamente acéfala e improdutiva (esportivamente).
          O que venho dizendo aqui:
          – cada um com seu tamanho, e o Ceni é o menor dos nossos problemas.

          • Paulo, entenda que o Leco é administrativo. Ele cuida das finanças e outras coisas dentro do clube.

            Dentro de campo, o Rogério tem total autonomia e assim sendo, total responsabilidade.

            O time é este, se é bom ou ruim, é outra coisa. Os salários estão em dia. Não há qualquer problema administrativo atrapalhando o time.

            Assim, não há nada que esteja impedindo o trabalho do treinador.

            As eliminações aconteceram DENTRO DE CAMPO. Simples.

            Querer jogar a incompetência, o mal resultado, as eliminações, o futebol de várzea nas costas do Leco, é muita sacanagem.

    • Matou a pau, Marcio! Meus parabéns!

      Também detesto esse mantra de “deixe fulano trabalhar”. Me lembra muito na esfera política um certo establishment vermelhinho ter utilizado esse mesmo pensamento: “deixem o homem trabalhar”!

      “Trabalhou” tanto que veja onde estamos agora! Definitivamente não quero ver o mesmo destino no São Paulo. Já basta o país estar no chão.

      Ninguém está impedindo o Rogério de trabalhar. Ele é intocável no Departamento de Futebol. Nenhum treinador neste universo aguentaria 3 eliminações pífias em 22 dias dentro do São Paulo.

      O que se pede é coerência e resultado prático, não incoerência e engodos estatísticos.

      Cobrança é diferente de fritura!

      E o Rogério não está sendo cobrado. Está recebendo tapinhas nas costas por ser incompetente.

      É um absurdo!

      • Podemos então dizer que o problema é de quem está dando os tapinhas nas costas de quem está sendo incompetente…

        Se eles acusam os que criticam de atrapalhar, nada mais justo de colocarmos neles eles a culpa por bater palmas por tudo que está acontecendo de errado, quando dizem amém a tudo o que o treinador faz.

      • Tapinha nas costas? Eu coloquei isso no texto?

        Me desculpe!

        Não era Rogério que estava na vexatória derrota para o The Strongest! Não era ele o técnico na goleada para o Audax! Não era ele que perdeu para o América-MG, e não foi ele eliminado pelo Juventude!

        • Calma, Ernani. O que tem a ver você ter colocado isso no seu texto ou não?

          Este comentário é uma interação com o comentário do Marcio, não um comment em caixa livre direto do seu post.

          Os tapinhas nas costas que ele recebe é uma constatação cristalina, quer alguém defenda o Rogério ou não.

          E esses tapinhas vem da Diretoria, que deveria cobrá-lo à altura.
          -=-=-=-
          (e de maneira figurativa, vem dos torcedores também, mas não é o caso agora).
          -=-=-=-

          Esses vexames que você cita são responsabilidade dos treinadores em comando (e seus comandados). E em maior escala, do Departamento de Futebol, da Diretoria disso, daquilo, da Presidência, do Conselho, ad infinitum.

          Mas não muda o fato de que um treinador tem responsabilidade no que é apresentado EM CAMPO.

          O Rogério era o técnico na goleada para o Audax-17. Era o técnico quando perdeu para Cruzeiro, Small e Defensa y Justicia.
          E os culpados são os mesmos, cada qual com a sua pataca.

            • Você não nega a responsabilidade dele, mas também não deixa claro lá se admite a responsabilidade, e em que nível.

              Nem o próprio Rogério aparecia nas derrotas, tem o mesmo espírito do Grupo Político do Leco. O Rogério só aparece hoje, porque treinador não tem como fugir.

              Mesmo assim, o chapa dele, Pinotti, responsável pelo Futebol, apareceu e bancou. Em tese, não precisa ser necessariamente o Presidente.

              Ainda que o Leco aparecesse e dissesse que teve a ver sim com as eleições, não mudaria em nada, pois também bancaria o Rogério. E o Leco não faz isso por convicção, faz por politicagem, por sobrevivência.

              Mas o fato é que o Rogério tem apoio e sustentação para trabalhar.

                • Lógico que dá, mas em termos.
                  Chegamos a vencer títulos em períodos em que a política já estava doente.
                  Não muda o fato de que tem coisa errada, mas dá pra sobreviver. Temos paradigmas que mostram isso, no futebol brasileiro.

                    • Em 2008, terceiro Brasileiro, a política já estava doente. Em 2012, obviamente, também.

                      Desde então, que é a referência maior de crise política que temos, fizemos boas campanhas em alguns torneios, apesar de não termos vencido títulos.

                      Poderíamos ter vencido a Copa do Brasil com o Osorio, por exemplo. E foi uma administração horrorosa.
                      Tivemos o vice-brasileiro de 2014, administração péssima, time desequilibrado, treinador decadente.
                      Tivemos as semifinais da Liberta ano passado com possibilidade real de título com um técnico medíocre e um time que tocava uma nota só.

                      Dá para sobreviver mesmo com a política doente, mas até certo ponto, lógico.

                      Não é motivo pra permanecer no fosso em que estamos, que é o que infelizmente fazem.

                      Mas basta não trabalhar contra o Clube, que a própria força dele o sustenta, por força de metáfora.

                      Toda essa situação que estamos passando este ano e os recentes vexames passados antes de 2017 são provas cabais de que estão trabalhando contra o Clube, desde a Presidência ao Banco Técnico.

    • Marcio,

      Tinha respondido a você, mas não apareceu!

      Jamais disse que a culpa é do torcedor, e que me incluo!

      Você sabe q todos os semestres, venho defender os técnicos aqui! Já foi com Osório, Paton, e até Ricardo Gomes!

      Mas, os problemas são sempre os mesmos! Ganso machuca, o time cai! Cueva machuca e?

      Kelvin se machuca e entra Daniel!

      W. Nem se machuca e tem Neilton!

      Foi Rogério que foi o primeiro time a perder do The Strongest?

      Foi Rogério eliminado pelo Juventude?

      • Bom, me baseei pelo título, até coloquei entre aspas parte dele.

        Quanto ao Rogério, não, não foi ele que causou os estragos apontados por vc e nem está sendo cobrado por isto, quem causou esses estragos foram criticados no devido tempo. E o Rogério está sendo cobrado apenas por essas três ultimas eliminações, o que é bastante justo.

        Outros envolvidos tem suas parcelas de culpa, porém, como já escrevi acima, essas eliminações foram dentro de campo. E não há qualquer desculpa ou justificativa para uma eliminação em pleno Morumbi por um time minúsculo da Argentina.

    • Ceni não tem jogador para fazer um time competitivo. Os nossos atacantes são piores do que os da várzea: Neilton, Thomaz, Luis Araujo e Wellington nem . Com esses jogadores não dá para enfrentar de igual para igual equipes de série A. Nisso ele errou ao acreditar nos medíocres jogadores da base como Luis pipoqueiro Araujo. Leco tem que contratar com urgência , pelos menos uns 6 jogadores para salvarmos o ano ainda

      • Me desculpe mas não concordo uma vírgula com você.

        Você critica Neilton, Thomaz, Luis Araujo e Wellington Nem quando eles nem são titulares ou não estão jogando por contusão.

        O que me diz sobre Renan, Maicon, R. Caio, Jucilei, Cueva, Pratto? São todos ruins?

        Os jogadores do timeco argentino são melhores que os nossos para virem aqui e nos eliminar num torneio importante, sendo a primeira partida internacional dos caras?

        Me desculpe, não dá para debater quando vc coloca só os ruins como forma de reforçar seus argumentos e eles nem são titulares, quase nem jogam e deixa de lado outros reconhecidamente melhores, mais badalados etc, que são os titulares. Não dá, né?

        Fora que o treinador que vc defende coloca um desses que vc diz serem ruins para um jogo importante, como titular e depois de dois dias o coloca a disposição, como se não tivesse condições de jogar pelo clube…

        Complicado demais essa sua tarefa de defender o treinador, com tanta coisa errada que ele anda fazendo… tarefa árdua…

        • Marcio,

          Não é necessário que concorde comigo!

          Sei o que pensa sobre Rogério, e respeito!

          Concordava com você sobre os últimos anos dele, como goleiro!

          Mas, Não acho que o The Strongest tinha mais time que nós! Não acho que o Audax tinha mais time que nós!

          Não acho que Juventude tinha mais time que nós!

        • Márcio, Já passaram vários treinadores pelo SPFC, inclusive o badalado muricy e o que ele conseguiu? Eliminações para Ponte preta, Bragantino, penapolense. Leão foi eliminado pelo Coxa, Carpegiani pelo Avaí, enfim são dezenas de eliminações, então não acho que o problema é Ceni. Sei que você mencionou que eu esqueci os bons jogadores do elenco( R Caio, maicon, Cueva, Pratto , Jucilei, Mendes) .Mas qual deles faz gol, além do Pratto? O que eu quis dizer é que o ataque do SPFC é muito fraco, basta ver que criamos várias chances contra o Cruzeiro e os caras atrasavam a bola para o goleiro ou chutavam na lua. Não acho que Ceni não tem culpa, mas certamente não é o principal responsável.

    • Perfeito, e digo mais, o torcedor saopaulino apoiou o time e acreditou no potencial dele, tanto que deu a maior média de público do paulistão, então,o que o torcedor tem que fazer, sentar e chorar e esperar milagres?

  27. Sempre bom, muito bom mesmo ler seus cometários Ernani e do Paulo Scala também.
    A impressão que tenho…digo “impressão” antes que não acabem de ler e me excomunguem, é que muitos torcedores aqui sejam bem jovens para entender o que sentimos e sabemos o que realmente esteja acontecendo por trás das “cortinas”. Não somos iludidos com o que vemos e sim iludidos por um amor incondicional pelo clube. Mas isso não nos faz ignorantes a ponto de não saber discernir o bom do ruim. O momento é péssimo, aliás, são vários anos de péssimos momentos para nós torcedores, portanto, amigos aqui do blog, entendam que esse momento ruim de agora, não foi arquitetado pelas mãos do treinador, mas sim de toda uma escolha errada de caminhos e decisões por parte de pessoas muito mais, mas, muito mais “arrogantes” como pregoam aqui sobre Rogério Ceni. Não eximo Rogério pelo mal momento, mas tomem cuidado ao usar palavras que causam efeitos devastadores sobre jogadores, departamento técnico e departamento médico/reffis.

    Estamos tirando “tijolos” um por um dos alicerces de um grande clube SPFC, e também de um colossal que nos representa, ” O Morumbi”. Dando lugar à escoras de madeira podre e enfestadas de cupins. O significado dos tijolos??? Somos nós, cada um de nós torcedores.

    Não venham me dizer porque não aceito, que sou um lunático porque não sou, não estou iludido com métodos do treinador e alguns jogadores que se acham estrelas demais para jogarem no SPFC, só não sou idiota de tornar mais ruim a situação que já é trágica a anos.

    Se não perceberam, estamos tão abalados com nosso momento que tudo que “insuflam” nas mídias sobre o SPFC, desperta em nós uma irá inacabável que deveria ser jogada somente sobre os dirigentes e não sobre os “seres” que carregam nosso escudo eterno no peito e na alma.

    As palavras assustadoras que ouço por aí nunca chegarão à fonte do mal que impera no SPFC, afeta somente jogadores e departamento técnico que são os que menos tem poder algum para mudar esse cenário cada vez mais devastado pela mídia e torcedores influenciados pela mesma.

    • Muito obrigado, Ronagom.

      O que entendo é que jogam nas costas do Rogério, o fardo da reconstrução de todo o futebol do SPFC.

      Ele somente responde pelo comando técnico do time, não respondendo pelo
      futebol do clube, como escrevi acima.

      Como conheço muito o clube que sempre amei …, o técnico é técnico (apenas), mesmo sendo o técnico um
      sujeito com o nome de Rogério Ceni, ou
      mesmo Telê ou Cilinho / Minelli.

    • Exato! Como digo sempre no twitter Ronagom:

      Critique jogadores e técnicos, no twitter, e ganhe 1 milhão de curtidas!

      Critique Leco, e estranhamente ganhará ofensas e inimigos!

      O problema do São Paulo continua sendo os mesmos de 2013!

      Entra técnico, sai técnico, vem jogador, sai jogador, e no final a reclamação é a mesma!

      Citei 2002, pq chamaram Kaka de pipoqueiro, e Julio Baptista de grosso! E a história mostrou que não era assim!

      E a preparação física do time, depois que LECO (palavras de Turíbio) demitiu Turíbio, Rosan e Carlinhos Neves?

      Enfim, que tirem então o Rogério, que vendam Rodrigo Caio, que vendam Maicon que falhou, que vendam Luiz Araújo que tá namorando uma mulher bonita, vendam Buffarini, e deixe o time com Bruno, Douglas, Lugano e Edimar; Jucilei, Cícero, Cueva; W. Nem, Pratto e Marcinho, e de esse time para Abel, Luxemburgo, Tite!

      • Então Ernani, aí vai um “Exemplo”. Fale mal de sua irmã para seus amigos e depois tente arrumar um namorado para ela. Quem se habilitará ? É o que estão fazendo com nosso SPFC a anos. Há algum técnico “bom” disposto e disponível a vir para o clube que não seja um RCeni “arrogante, pardal” ?? Há algum clube ou empresário disposto a bancar algum “jogadorzinho” nosso que expulsamos e difamamos como fazemos a anos???
        Admiro muito a Under Armour ter escolhido nosso clube, tão bem falado, tão estruturado, administração exemplar, jogadores satisfeito com o clube, treinador a anos no comando do time.

  28. Todo mundo zuando o Vasco no Domingo, mais um rebaixamento.
    Milton Mendes é muito bom treinador, Paulão não é um baita zagueiro, mas tem liderança, Breno pode ter sequencia e Rafael Marques faz gols….

  29. Novo patrocinador pagará 14 milhões por ano…!!! Palhaçada…!!!!
    A Caixa não tinha oferecido 18…?
    Que que isso gente, estão jogando o nome do clube no lixo….!!!
    Estou revoltado com essa notícia….
    Absurdo….!!! inadmissível…!!

  30. A verdade é que ficamos para trás dos grandes clubes do momento no quesito gestão e planejamento e estamos abaixo dos bons times na questão padrão de jogo.
    E na divisão da culpa temos:
    Gestão e Planejamento feitos por diretoria e comissão técnica. (ao menos deveria ser)
    Padrão de jogo implantado por comissão técnica e assimilado por jogadores contratados dentro de um projeto bem elaborado de Gestão e Planejamento que deveriam ser feitos por diretoria e comissão técnica.
    Perceberam o circulo vicioso que pode levar um clube ao sucesso ou ao fracasso?
    Essa tabela entre Gestão e Planejamento é a chave para voltarmos aos bons tempos.
    O pior, é que é nítido que nós hoje (e a anos) estamos girando para o lado do fracasso.

  31. Bom, não quero ofender, mas se esse for o pensamento do autor (que não tem coragem de citar o nome do cartola) estamos sendo subestimado pelo mesmo. O cara achar, que vamos engolir esse raciocínio, é desprezar a nossa inteligência como de todos envolvidos com o futebol profissional do SPFC. O Leco não é grandes coisas, mas também não é nenhum ser maléfico e incompetente assim descrito, se não jamais chegaria onde chegou.

    • Luiz, Se esse não fosse o meu pensamento, não teria escrito! Pode ter certeza de que falo o que penso!

      Desculpe se achou que desprezei sua inteligência, citando a história do São Paulo!

      Se Leco não é esse ser, você esta dizendo que então Rogério que é?

  32. Vamos deixar o Rogério e os jogadores trabalharem em paz. Vamos apoiar esses incompetentes. Aí quando o São Paulo for rebaixado eles continuarão milionários e nós seremos os otários zoados por aí.

  33. Cada qual com a sua responsabilidade.

    Não é porque o Leco é um banana extremamente incompetente e nocivo à grandeza do São Paulo que o Rogério pode ser incoerente e incompetente o quanto quiser.

    O Rogério vem cometendo uma série de erros que não são responsabilidade de ninguém senão dele!

    A Chapecoense começou o ano com ZERO entrosamento e já é campeã estadual. O Rogério já elegeu os seus intocáveis e levou 3 fumos em 22 dias.

    A verdade é que não há desculpa ou relativização de responsabilidade que justifique o péssimo trabalho apresentado pelo Rogério.

    O que ele pede a ele é dado. A estabilidade que ele tem treinador algum jamais vai ter no São Paulo.

    Não tá faltando estabilidade, tá faltando é excelência. Tá faltando entregar resultado.

    Leco e Rogério estão longe da envergadura do Tricolor. Tão longe quanto o Denis.

    A diferença é que o Rogério ainda tem a chance de um dia chegar lá, mas definitivamente não será nesta passagem do jeito que as coisas estão, da parte dele.

    • Perceba, que Rogério não votou em Leco! Mas, Leco escolheu Rogério para ser técnico!

      Cada um tem sua culpa, mas, em todo sistema presidencialista, quando as coisas vão mal, quem é o MAIOR CULPADO?

      E não estamos falando só desse ano! E o Brasileiro do ano passado? E a eliminação p Juventude?

      A Culpa era somente de Ricardo Gomes, Robson, Jean Carlos, Ytalo, Mena, Kelvin, Kardec, Daniel, Carlinhos, Hudson, Matheus Reis?

      • No sistema presidencialista, o maior culpado é o Congresso. No caso em tela, os cardeais.
        O Leco é tão somente a representação do que impera nos Conselhos do São Paulo.
        Quem o elege? Seus pares. Mas quem o deixa governar? Seus pares. Quem passa a mão na cabeça? Seus pares. Quem não articula uma oposição leal e reta? Seus pares!

        Se os órgãos do São Paulo funcionassem como deveriam, o Leco não estaria ocupando essa cadeira. É igual no nosso país.

        Ainda assim, isso não diminui a responsabilidade e os erros cometidos por Muricy, Osorio, Paton e Rogério.

        E Rogério escolheu trabalhar com Leco e para o Leco. Escolheu se aproveitar do Leco da mesma maneira que o Leco se aproveita do Rogério, em diferentes escalas, obviamente. Mas ambos estão se dando bem em detrimento do São Paulo.

  34. Meeenos, bem menos. Achar que o Leco algum dia teve mais força que o JJ dentro da clube pra mandar técnico embora e fazer contratações é forçar a barra. Leco sempre foi uma marionete. E o planejamento esse ano foi como tem que ser, técnico anunciado desde o ano passado e as contratações foram as pedidas pelo treinador ao invés das baciadas que o JJ trazia pq queria. Os preparadores físicos são mantidos a pedido do técnico. Não vejo nada de errado em vender uma joia para montar um elenco, foi com a venda do Kleber (ele não queria ir e a torcida não queria que ele fosse) que montamos o time de 2004. O erro foi que tudo isso foi feito em cima de alguém que não é técnico (com apoio da maior parte da torcida, por sinal). Quem hoje acredita que ninguém da base está pronto é o Rogério. Quem mandou trocar Hudson por Neílton foi o Rogério. Quem trouxe o Thomas como substituto do Cueva e depois, aparentemente, se arrependeu foi o Rogério. Quem começou o brasileiro falando que ia diminuir o elenco e hoje fala em 3, 4 contratações é o Rogério. O problema do Leco hoje é sumir no momento ruim do clube ao invés de aparecer e blindar todo mundo (se vai continuar com o Rogério, então que apareça em público e banque ele) e o não pagamento das dívidas como vinha sendo divulgado mentirosamente. E só pra terminar, Kaká e Júlio Baptista saíram quase de graça por falta de clima no clube por conta da torcida, o mesmo aconteceu com Luis Fabiano e Casemiro que saíram bem abaixo do que valem. Luiz Araujo, que cometeu um gigantesco crime de namorar uma moça bonita, e R. Caio, que cometeu praticamente um homicídio doloso ao falar uma verdade que não mudou em nada a vida ninguém, vão para o mesmo caminho. Na hora de vaiar os caras no estádio e perseguir em campo e fora dele, a torcida fez e faz, mas na hora de assumir a culpa fica jogando em cima de diretoria.

    • Na época de JJ, a culpa era do Presidente! Na época de Aidar a culpa era do Presidente!

      É realmente novo pra mim, essa de que quando time vai mal, a culpa não é dele!

      E ele era vice, derrubou sim, Muricy, quis sim a contratação de Ricardo Gomes nas duas vezes, e a culpa não é dele nunca!

      Turíbio disse para qualquer um ouvir, que quem o demitiu foi Leco! Mas, a culpa é do Sassaki, então?

      • É por isso que eu sou contra enfiar todas as temporadas num balaio de gato e falar que tudo é culpa de presidente. Só pq o JJ foi culpado pelas temporadas ruins no seu mandato não quer dizer que toda temporada ruim daqui pra frente vai ser culpa do presidente. Não percebe como é rasa essa análise? Tem que analisar temporada por temporada. A temporada de 2012 do JJ não foi ruim, começamos com um planejamento ruim, mas conseguimos acertar no meio do ano com a vinda do Ney Franco e a conquista da sulamericana e do segundo turno do brasileirao, a de 2013 foi péssima com a contratação de medalhões com o dinheiro do Lucas ao invés de investimento nas posições que o treinador pediu. O time podia ter trazido o Dudu e preferiu trazer o Lúcio, acho que o jogo contra o Atlético-MG no Morumbi mostra bem no que isso resultou. Fora a fritura do técnico pelo goleiro. Assim como a temporada de 2014 foi ruim fora de campo, mas, no geral, foi boa dentro de campo. Sim, tivemos a eliminação vexatória contra o Bragantino (o time tinha vencido o primeiro jogo por 2×1 fora de casa e vencia no Morumbi por 1×0 e tomou 3 gols, sinceramente, não consigo ver a culpa do Aidar, o time do SP era mais qualificado que o do Bragantino), mas também fomos vice brasileirao jogando muita bola. Ano passado o planejamento foi ruim, não pelo técnico, mas pelo time muito fraco que foi montado com os empréstimos de 6 meses. Então sim, 2013 foi uma temporada ruim por conta do Leco. O que não quer dizer que ele é incapaz de aprender e que toda temporada ruim a partir de então tem que ser colocada na conta dele sem uma análise melhor. Esse ano o planejamento foi bom, o problema é que foi construído para alguém que não é técnico.

        As contratações que o Rogério pediu, vieram. As posições carentes do elenco foram supridas. Tinhamos 2 laterais esquerdos (Matheus Reis e Reinaldo) para serem reserva do Jr. Tavares, o Rogério liberou ambos e começou o ano com a ideia de que Buffarini seria o LE titular (só ver a Florida Cup e o jogo com o Audax) e o Jr Tavares seria o reserva, mas, obviamente, a atuações do Buffarini foram tão ruins que o Rogério foi atrás do terceiro reserva do Cruzeiro para consertar o que ele fez (acho bem pouco provável que o terceiro reserva do Cruzeiro seja melhor que o Reinaldo que teve uma boa temporada na Ponte e vem bem na Chape, por exemplo). A única posição que o Rogério poderia reclamar foi a de ponta já que o David Neres saiu as vésperas do início da temporada. De resto, estava do jeito que o Rogério pediu. Inclusive com a (péssima) troca do Hudson pelo Neílton. O time com mais estrelas que o normal (Maicon, R. Caio, Jucilei, Cueva e Pratto), cercada de coadjuvantes (bons valores como Cícero, T. Mendes, W. Nem, Gilberto, Buffarini) e da base. A base foi abandonada. Shaylon e LF não foram testados e foram rebaixados ao sub-20. O LA, depois de entrar numa fase ruim (assim como todo o time e muito pela mudança de posicionamento e de função), virou última opção, atrás até do péssimo Neílton e voltamos a recorrer a zé ninguéns estilo Jean Carlos e Robson ao invés de subir a molecada. Cada jogo, cada jogador joga numa função diferente com um detalhe: nunca na sua função de origem. Num dia jogador x não presta, no dia seguinte é titular, e no outro volta a ser imprestável, Falta convicção. Rogério insiste nos seus queridinhos independente de jogarem bem ou mal, como o Schmidt. Os jogadores estão todos estourados pela intensidade exigida no início da temporada. Insistência num estilo de jogo que não tá dando certo. Substituições que beiram o absurdo. Contratações de jogadores para esquentar o banco. Nada, absolutamente nada disso é culpa do Leco a não ser ter contratado o Rogério.

        Em nenhum momento falei que o Leco não era um dos que não gostavam do Muricy dentro da diretoria, mas achar que ele tinha autonomia ou força pra tomar alguma decisão que fosse contrária a vontade do JJ é inocência demais. E em nenhum momento falei que Leco sequer é um presidente mediano. Acho bem ruim. Mentiroso demais. Mas não vou ficar até 2020 achando que tudo que acontece de errado no clube é culpa de um único indivíduo. Como que o Leco tem culpa no vexame na sulamericana, por exemplo? O time do SP é bem melhor que o dos caras. Ele quem escalou o T. Mendes de meia mais uma vez? Ele que escalou o Neílton? O Lucão (que aliás o Rogério não se decide se libera o cara ou põe pra jogar)? Ele que fez as alterações (Rogério segue a incrível lógica de quanto mais atacante, mais ofensivo um time e isso não é verdade)? Ele quem põe o Cueva preso na esquerda? Ele que insiste no chuveirinho e acha lindo a posse de bola de 70%, mas ignora que ela é totalmente improdutiva? Ele quem treina o time?

          • Que? Como sua frase não fez sentido vou considerar que você quis dizer que o Muricy caiu pq só ganhava pontos corridos e não libertadores. Mais uma vez, análise rasa, Muricy já tinha se desgastado com um primeiro semestre ruim em 2008, mas ficou pq tinha crédito e arrancou para o título, mas mesmo com o título, a sua imagem não era a mesma, nem com a torcida. Aqui no Brasil é assim. Foi por isso que Kaka e Julio Baptista saíram quase de graça. 1 erro vale mais que 100 acertos. E essa era a política do JJ. Muricy era bastante criticado pela não utilização da base, pelos vexames em mata mata (que era o foco agora depois dos títulos brasileiros e não só da diretoria, da torcida também), pelo excesso de improvisações e pelo “muricybol”. Não resistiu a mais um péssimo primeiro semestre e caiu. O que acabou sendo benéfico pro time. Não ganhamos o brasileirão pq o STJD suspendeu 3 dos nossos titulares pras 3 ultimas rodadas pro Flamengo ser campeão e quase fomos pra final da libertadores em 2010, mais uma vez a pausa pra copa nos atrapalhou, mas independente disso, não fizemos o 3×1 no Inter em casa por muito pouco.
            Agora, o que isso tem a ver com a discussão, eu realmente não sei. Nem Telê agradou todo mundo. Leco não gostar do Muricy não era exclusividade dele, boa parte da diretoria e da torcida também não gostava. A palavra final era e sempre foi do ditador JJ.

              • Cara, não distorce o que eu falei. Não falei absolutamente nada do Turibio, mas analiso sim como positiva a troca do Muricy pelo Ricardo Gomes. Muricy já estava bem desgastado e o Ricardo Gomes foi bem no brasileirão (nos tiraram o título no tribunal) e na libertadores.
                Mas essa discussão já deu, você postou um texto colocando a culpa de todas as temporadas ruins de 2002 pra cá em uma única figura. Eu contra argumentei, falei que esse tipo de análise é muito simplista e que o Leco tem menos culpa que o Rogério nessa temporada. Desde então você fica batendo na tecla de que o Leco demitiu o Muricy em 2009 como se isso influenciasse alguma coisa. Parece conversa de louco. “mas o Leco quem demitiu o Muricy?”.. “ah, mas demitir o Muricy e colocar o Ricardo Gomes foi bom?”. Faz só 8 anos que isso aconteceu, amigo. Analisar o ano de 2017 baseado numa besteira dessas é perda de tempo.

                  • Não tem REFFIS no mundo que faça um time jogar em alta intensidade uma temporada inteira. Rogério escolheu começar a temporada em alta intensidade. Não a toa começamos voando, com sequencia de vitorias e hoje estamos sofrendo. Escolha do Rogério. Todos os outros times do Brasil escolheram começar de leve e atingir o auge agora. Sobre ser um problema de outras temporadas, isso eu concordo e deveria ter sido mudado já ano passado (falei que o Leco tinha culpa na temporada de 2016, em 2015 ele assumiu no final do ano, em 2014 era o Aidar). Pra essa temporada já houve mudanças com a subida do preparador físico da base (lembrando que a base jogou o ano inteiro com todo mundo e com ótimos resultados.

                    • E é só pegar o exemplo do Corinthians que em 2015 resolveu que ia começar o ano voando e como resultado sofreu o mesmo que nós sofremos em abril. Eliminações no paulista e na libertadores e o time andando em campo. Cruzeiro tá na mesma situação que nós e por aí vai…

  35. O maior culpado vem desde 2009 quando num passe de mágica estalaram os dedos e o terceiro mandato do JJ foi autorizado. Isto acabou com o clube, transformando-o em clube comum. Agora sobre Rogerio Ceni, atribuir toda a culpa a ele é sacanagem! A meu ver culpa ele teve na eliminação contra aquela baba da Argentina ali eu o culpo 100%, porque escalou mal e substituiu pior ainda. Nas demais eliminações eram times de série A e clássicos, um estadual e o outro interestadual. Mas agora é atenção total! Pois temos o Avaí em casa que era pra ser um jogo relativamente fácil, porém as circunstâncias atuais não nos permite este favoritismo e depois temos as Peppas também em casa, ou seja, dois confrontos perigosos que podem nos trazer alívio ou implodir uma grave crise em precedentes.

  36. Todo tecnico que aceita treinar um clube do tamanho do SAO PAULO tem que assumir suas responsabilidades pois se ganha titulos é o melhor treinador…MITO tem toda a culpa nos resultados em campo, trouxe diversos jogadores e bancou outros que nao renderam o esperado!Teve tempo pra treinar,pediu alguns jogadores e foi atendido entao oq esta acontecendo com esse time?Resposta:TEMPO!! Nao existe pessoa que ame o TRICOLOR mais que o MITO e com certeza se deixarem ele trabalhar vai trazer resultados pro clube!!O MITO me representa…nao dorme qdo perde!!AHAAA se tivesse 2 ou 3 jogadores do atual elenco que se importassem com a derrota.Por isso que digo ….jogares que nem o Rodrigo condominio caio que foi criado e deve a vida ao clube nao tem esse sentimento!Maicon falhou em alguns jogos esse ano mais tem uma vibracao e amor pelo clube muito maior!!jucilei tb esta me surpreendendo na bola que esta jogando e no sangue no olho…percebam que qdo perde ou esta perdendo jucilei fica puto!grata surpresa esse jogador!Quem aqui joga futebol sabe do que estou falando,mesmo que for aquela pelada com os amigos se tiver pegada e vontade ganha de um time com mais qualidade tecnica.tirem RODRIGO CONDOMINIO E BRUNO DESSE TIME que vai melhorar e muito o rendimento do time todo!!VC terá tempo MITO!! CONFIO EM VC!!

  37. Que o presidente não é apto pro cargo é quase que unanimidade.
    Mas o Rogério tem que rever muita coisa. Tem tido apoio que nenhum treinador teve nos últimos tempos.
    Tem cometido erros bem grosseiros até. E o que ele fez com o Neílton eu não achei nada legal. Ele avalizou a contratação, mandando um jogador que foi titular quase que a temporada passada toda em troca.
    Aí ele o escala no jogo mais importante do semestre, ele vai mal (como a maior parte da torcida previa antes da contratação) e no dia seguinte ele é colocado à disposição? Essa atitude dá a entender que Rogério tá pondo a eliminação única e exclusivamente na conta do garoto.

    Outra coisa, muito bonito isso de o treinador ter seus jogadores de confiança. Bacana.
    Só que ele não pode pensar como na época de jogador, em que formava a ‘panela’ dele, com o pessoal que tem afinidades fora de campo e se fechavam ali. Agora ele é o LÍDER máximo, o comandante do barco. Logo, em um grupo de 30 pessoas, óbvio que haverá vários tipos de personalidades. E ele tem que saber agregar todas elas, não buscar somente os que pensem como ele, que gostam das mesmas coisas que ele. Não vai conseguir nunca.

  38. Ernani

    Discordo um pouco porque eu acho que os jogadores dentro de campo poderia assumir um pouco mais a responsabilidade. E o Rogério não ajuda sendo prepotente e arrogante.

    Para sairmos deste ciclo negativo seria necessário fazer uma análise do que realmente precisamos fazer para nos colocar no caminho de excelência. Pelo que leio me parece que os sucessos se devem mais por esforços isolados do que uma cultura de excelência. E ao meu ver seria a grande razão de existir do Conselho de Administração.

    Não acho que o nosso elenco seja tão inferior aos outros clubes, mas é impressionante como os nossos jogadores não rendem o que se espera delespor um período continuo, seja no aspecto físico ou técnico.

    No outro aspecto de gestão acho que o SPFC deixou de ser um time formador para ser um clube de vitrine. Jogadores mal chegam e em muito pouco tempo são negociados. Lembremos que nos últimos anos reformulamos o elenco várias vezes.

    Não sou muito fã do Rogerio. Confesso que me incomoda quando falam que o Rogério é o maior ídolo da história do SPFC. Tenho 40 anos e para mim o Rai foi muito mais importante. Mas é indiscutível que o Rogério busca a excelência e que pelos nomes que temos no mercado, ele é a melhor opção.

    E como vc faz suas análises táticas, gostaria de ler uma análise de como podemos sair da mesmice do meio de campo para frente. É impressionante como simplesmente não jogamos quando enfrentamos times no 4-1-4-1.

    Abraço

    • Isso vem desde Maicon, Douglas, Cortes, Denilson, Carlinhos, Reinaldo, etc. etc.!

      Ou Ney Franco, Adilson Batista, Ricardo Gomes, Paton, Doriva!

      Dizem q Paton indicou Chavez! Mas, era a última das 6 opções!

      Diziam inclusive que Paton, que indicou Getterson! Sendo que reclamava que ele nem sabia como Rogério jogava!

  39. Ernani,

    Só li verdades em seu texto. São fatos… irrefutáveis, inclusive.

    Mas em relação ao que estamos vendo agora, não consigo mais isentar elenco e treinador, sobretudo, este último.

    Fazendo um breve histórico, o primeiro jogo contra o Corinthians demonstrou que bastou o time estruturar sua defesa preenchendo as laterais que o SPFC não conseguiu criar.

    Contra o cruzeiro, no primeiro jogo, a mesma coisa. Armaram uma arapuca eo SPFC caiu novamente, como um patinho. Ai, veio o segundo jogo contra o Corinthians. Você até pode discordar, mas eu vi a mesma coisa. Corinthians bem estruturado, fechando as laterais e obrigando o SPFC jogar com os jogadores que tem pouca chegada (os volantes). não deu margem pro SPFC ter espaço para correria ou tabelas nas laterais. Matou o time. Contra o Cruzeiro, segundo jogo, houve mudança, mas foi na base do desespero. Era evidente que não havia um treinamento efetivo. mas quanto a isso, OK. O Rogério vinha de um jogo atrás do outro. Era justificável que não tivesse treinado.

    Desses 4 jogos, o que há de comum é que tomamos gol besta em todos eles. Muita falta de atenção ou falta de recomposição adequada.

    Ai vieram os 18 dias de treinamento.

    Poxa vida… nunca alimentei tanto a esperança de ver o meu SPFC VOAR em campo… afinal, eu pensava: Aquele SPFC do começo do ano vai voltar e vai voltar com força… O time estará descansado, recuperado das lesões, treinado… nossa vai ser animal, ainda mais contra o time argentino sem tradição…
    Começou o jogo, o time argentino fez um ferrolho igual ao do Corinthians e do Cruzeiro no Morumbi. Igual… sem tirar nem por. Idêntico… e mais uma vez o SPFC sucumbiu. Nada fez. Tomou gol por falta de atenção/recomposição. Nada mudou. Vi os mesmos problemas. Nada de novo. Parecia que o tempo havia parado no CT da barra funda e que o time simplesmente havia trocado de roupa após o último jogo e entrado em campo de novo. Inexplicavelmente, com Neilton em campo, que, um dia após a desclassificação para os argentinos, seria taxado de “dispensável”.

    São coisas que não tem como não colocar na conta do técnico. Foram seis jogos, incluindo o 0x0 na Argentina que demonstraram 0 de evolução. Mesma coisa quando o RC disse que o legado para o clube, do comando do NF foi zero. Nada… nem um suspiro de esperança… nem 10 minutos de boa atuação…

    No começo, achava que o Rogério se defendia atrás dos numeros de posse de bola, finalizações, escanteios e bolas cruzadas… mas eu cheguei a conclusão que ele acredita mesmo que aquilo tudo seja bom… Ele, na minha opinião, está convicto que não errou em momento algum…

    Então, enquanto não tiver a grandeza de reconhecer que o trabalho ainda é abaixo do esperado, nada vai mudar… e nem parece que vai mudar.

    • Concordo! Em analises que fiz, anteriormente, não isento não, Rogério escalar Buffarini 1,69cm, Cueva 1,69cm, e Nem 1,63cm e tomar gol de cabeça em bola parada de Hudson!

      Não estou querendo isentar Rogério e jogadores!

      Mas, estão desviando o foco para o maior problema!

      Chamem qualquer técnico! Q qdo Ganso ou Cueva machucar, quando mais precisamos teremos dificuldade!

      Q se Jr Tavares se machucasse em mata-mata e tivessemos que usar Edimar, seria uma incognita!

      Assim como colocar um jogador que veio do Ituano, no Mineirão!

      Não podemos fazer “peneira” durante os campeonatos! E temos feito isso desde o ano passado com Kieza, Robson, Kieza, Ytalo (Na Libertadores)!!!

  40. Concordo plenamente! Quantos técnicos vão precisar passar por aqui antes que a torcida perceba que o problema não é o técnico? Todos os técnicos que tivemos, incluindo já o Muricy tri-campeão nacional pelo clube, foram contestados, derrubados e os resultados não aparecem. Já trouxemos técnicos de todos os tipos, ofensivos, defensivos, que buscam o equilíbrio e NENHUM teve sucesso real. E mesmo assim a torcida continua a achar que o problema é o técnico…

  41. Não tem ninguém aqui acompanhando treinamento para saber quem está rendendo mais, pois nem a imprensa tem tido tanto acesso, mas é impressionante como a galera e taxativa e tem certeza de que o Ceni está escalando errado e substituindo mal. Eu mesmo não concordei com algumas de suas escalações e substituições, mas não posso acreditar que o time jogue mal só por isso. E por fim, não importa o esquema tático ou se o jogador está fora de posição, se os caras quiserem jogar, não tem inhaca em campo.

    O time perdeu a intensidade que o próprio Ceni havia devolvido ao São Paulo. E estamos todos aqui conjecturando e procurando encontrar os culpados. Acho que a maior culpa do Rogério está sendo em não saber se explicar, pois ficar só jogando números para a torcida continuar acreditando, não vem dando certo. Se o São Paulo estivesse perdendo, mas jogando como jogava antes daquele jogo contra o Palmeiras, dificilmente a torcida estaria na bronca. #reagespfc

    • Veja Icaro,

      Tento entender o que pensou o treinador quando escalou Militão 1,86cm e Marcinho 1,76cm

      No primeiro jogo, realmente não estavamos piores que o Cruzeiro. Mas, tomamos gols de Hudson de cabeça de bola parada!

      Pois tinhamos 3 jogadores que não conseguem marcar bola parada: Cueva, 1,69cm, Buffa, 1,69cm e W Nem 1,63cm!

  42. RCeni 5 meses como técnico… nunca tinha sido antes… até agora dentro do padrão de técnico.
    Posse de bola, pra mim é ridícula, só tocando atrás esperando passar o tempo.
    Preparação física, no paulista pecaram alguns jogos, morremos no segundo tempo.
    Jucilei, a melhor contratação.
    Na jogada individual temos que melhorar, é onde estamos mais carentes.
    Bastidores, aí tem escutas, o Moro tá fazendo escolas.
    Hepta nesse 2017, com certeza e com 10 rodadas antes de acabar.

  43. Kako Kunha vamos respeitar as pessoas aqui?

    Se não concorda, debata, se não gosta, não leia. A coluna é esta, se não quiser participar, é direito seu ou volte depois das 18 hs que deverá haver outra.

    Comentário deletado.

  44. De acordo com formadores de opinião simpatizantes do atual presidente Leco, o torcedor:

    Tem obrigação de lotar o Morumbi
    Tem obrigação de ser ST, não deixar de pagar, pois assim ajuda o clube e demonstra amor ao clube
    Tem a obrigação de gostar da entrevista coletiva com arroz e refrigerante regional. Ou ele que dê dinheiro ao clube
    Tem a obrigação de ter paciência com a diretoria, pois a outra diretoria, que foi apoiada e votada pelos mesmos, quebrou o clube
    Tem a obrigação de acreditar em tudo o que os assessores de imprensa e setoristas falam sobre o clube
    Tem obrigação de aplaudir a cada jogada de Kieza, Ytalo, Robson, Jean Carlos, Gilberto, Edimar, Douglas, Thomaz, Marcinho, Morato, Neilton, Welligton Nem, afinal a diretoria contratou Maicon, Cueva, Pratto e Jucilei
    Não pode sentir falta de Ganso, pois ele pediu pra sair, e a diretoria atendeu prontamente
    Não pode se meter em política! Deve apenas lotar o Morumbi!
    Não pode criticar, pois senão esta torcendo contra

    • Amigo, vejo que vc ironiza alguns atletas vindo de clubes menores.
      2004 tínhamos Kaká sensação da base, Ricardinho, Luis Fabiano, Gustavo Neri e um monte de estrela e nada vencemos.
      2005 quem é Mineiro da Ponte, quem é Josué e Danilo do Goiás, Cicinho refugo do Atlético/MG, Fabão, etc e vencemos tudo.
      Veja o Tchê Tchê jogando muito no Palmeiras e colocando atleta de grife pra correr.
      O que tem é que escalar e treinar o time direito e não inventar moda, além de ter bons profissionais como preparador físico e fisiologista bons tb.

  45. O Palmeiras estava entrosado com o Eduardo Batista ?

    Jogando mau e vencendo na capacidade individual de cada jogador…chegou o Cuca e em uma rodada mudou o clima do elenco e vai chegar novamente…

    Seleção Brasileira jogando com os mesmos jogadores com o Dunga…..e o Tite chega e em 4 treinamentos o elenco já mostrou evolução..

    Rogério Ceni chega de enganar e vender o que vc não sabe aplicar.

    Aposto com qualquer um que com esse mesmo elenco se chegar um bom treinador faremos uma campanha melhor.

      • Erros….que o persegue desde atleta, quer ser a estrela maior, definir um esquema tático, adquirir experiência primeiro antes de assumir um time profissional grande, não sabe escalar, faz alterações que pioram o time na partida, não assume seus erros, insiste em atletas que não tem a características do suposto esquema tático que que implantar, etc

        Treinador, gostaria de alguns de grife que são bons, mas na atual condição financeira do clube são inviáveis, talvez no futuro e também porque o clube está muito bagunçado. Apostaria em Marcelo Oliveira ou Levir Culpi com contrato curto até o final da temporada, são chamaos “macacos velhos”.

        Se trocar já de treinador, passo a acreditar em vaga na Libertadores, com o Ceni vamos sofrer. abs.

      • Linhas altas.
        Marcação pressão na saída de bola do adversário durante o jogo todo.
        Busca incessante, frenética e exaustiva pelo ataque.
        Defesa exposta.
        Jogadores cansados.
        Bola aérea defensiva fraca.
        Jogadas ensaiadas toscas.
        Sem padrão tático.
        Tentou 2 zagueiros, 2 zagueiros, 2 centroavantes.
        Mas pelo menos tem 70% de posse de bola.

  46. Joaquim Paulino em 17 de maio de 2017 às 15:38
    Quem , entre os atuais diretores é corrupto e ladrão? Preciso saber. E quais são os jogadores vagabundos e desinteressados? Por favor, responda-me.
    _______________________________
    Diretores que há anos estão ali, ajudando a aplicar dinheiro de forma errada, em contratos malucos, poderia citar o Aidar que só fez falcatruas e ainda continua participando de reuniões, se você descobrir outros nos avise, já que precisa tanto saber, imagino que fará algo a respeito.

    Jogadores descompromissados, tem o exemplo do João Molengão Schmidt, que não demonstra a mesma vontade, já que está vendido para o gigante Atalanta, será que só eu vi ele dando um BALÃO na bola no 2° tempo contra o Cruzeiro, tendo possibilidade de domínio. Luis Araújo desaprendeu jogar futebol, Cícero ainda se recupera da gripe desde que chegou. Se no SEU time eles servem, penso que no SPFC eles são dispensáveis.

    • Natan, eu falei sobre os atuais diretores , os que acabaram de assumir, entendeu? O Pinotti é corrupto? O raí? Claro que Aidar é ladrão e ninguém no clube moveu uma palha para colocar o cara na cadeia, nem a suposta oposição. Também não gosto do Smith, mas que ele tem bom passe ele sempre teve e foi muito útil ao bauza. Agora, realmente parece acomodado. Quanto a Luis Araujo o cara é ruim mesmo, só joga contra times de série D e eu ando apontando isso. E concordo com voce, tem que dispensá-los mesmo.

  47. Pode até ter influência, mas o que acontece na sulamericana foi culpa do Ceni. Sem sombra de dúvida.

    E não fale que ele não tinha plantel para vencer aquele time…

    Além do que foi supracitado, há um esquecimento de um fator: a perda da vontade de vencer.
    E isto, amigo, não é tão simples de analisar, nem tem um culpado principal.

    Ou tem: a nossa incapacidade de fiscalizar departamento o futebol e cobrar o mínimo de profissionalismo.

  48. Então….
    Acho que não dá só pra por a culpa em um ou em outro.
    Me diga, qual outro técnico teria o poder que tem o RC? Ele manda. Qualquer outro técnico teria sido demitido no jogo da sulamericana…. (sendo otimista…na segunda eliminação seguida [paulista] ele já deu motivo)
    Já vi times serem campeões com dirigentes bons e ruins…caras que entendiam de futebol e endividaram o clube até o limite (vasco de Eurico, curintcha de Dualib), vi times com presidentes que não eram do ramo serem campeões (santos do finado LAOR), e times que com boas administrações foram campeões (cruzeiro no bi do brasileiro, SP de 2005/2006, inter de 2006)…
    Enfim, não existe essa história de grande culpado. Todos tem culpa na derrota, assim como todos tem louros na vitória.
    Talvez a maior diferença entre os donos das suas parcelas de culpa, é que o presidente tem que agir para tentar mudar um panorama…e a única forma pra rolar uma reação imediata é mudar de técnico…é ruim, é uma cultura zuada, acaba com a continuidade…mas resolve…É aquele velho ditado…melhor mudar 1 que mudar 29…O ruim é depender da coragem do Leco pra fazer isso…

    Enfim…não gosto do Leco, mas estou gostando menos do time…e isto é culpa do comandante maior do SP hj…espero que seja demitido rapidamente….Vou gostar bastante se o M1to calar minha boca, como já fez muitas vezes (Não sou o maior fã dele)…mas sinceramente, falta experiência…

    Abraços!

  49. Rogério Ceni continua sendo o melhor nome para técnico do São Paulo F.C.

    Nos últimos anos, todos os técnicos que passaram por aqui não tiveram sucesso, sem contar aqueles que fizeram do São Paulo apenas um trampolim para seleção do México e da Argentina.

    Se Ceni saísse hoje, amanhã ele seria treinador de outro time grande brasileiro, com chance de ser campão. E não para aí – ele e sua equipe técnica altamente qualificada poderiam treinar grandes times da Europa, o que irá acontecer futuramente.

    Implantar um moderno sistema de jogo e opções alternativas da atualidade, para um time que há tempos não tem um padrão de jogo, não é trabalho fácil – depende muito de jogadores etc… Tem que ir contratando novos jogadores, com bom potencial, treiná-los no novo esquema, experimentar em jogo oficial, acertar as deficiências, trocar jogadores, achar novos esquemas e remontar o time quando necessário até achar o time e o plantel adequado.

    Rogério Ceni – você pode jogar a tabuleta, só não pode jogar a toalha. Vá em frente e seja campeão!

  50. Pera lá! Não dá pra isentar o Rogério… a Diretoria é bagunçada, tem um monte de problema, etc… mas o Rogério tem, sim, grande parcela de culpa no futebol ridículo que o time vem jogando.

  51. Ernani , acho sua argumentação perfeita , o Rogério e o grupo de jogadores são os menos culpados .
    Não tenho opinião formada ainda a respeito da competência do Rogério como técnico mas entre ficar com ele e trocar por qualquer outro no meio da temporada prefiro que fique como está , a menos que ele perca o comando do grupo , aí não tem jeito .
    Sou contra jogar no lixo o projeto de um time ofensivo logo no início da temporada , seja projeto comandado por
    Rogério ou qualquer outro , poderia ser Osório , Jubero ou qualquer outro que eu defenderia a continuidade .
    Com certeza a insatisfação seria muito menor se tivessemos tido muito menos falhas individuais de jogadores , não sei exatamente quantos gols tomamos nessas condições mas com certeza nosso desempenho teria sido muito melhor , até gol contra do nosso centroavante nós tomamos , uma hora essa zica tem que acabar .
    E em gols assim não dá para culpar o técnico , como também não dá para culpá-lo pela queda absurda de rendimento do Cueva e pelas lesões que minaram o grupo na fase decisiva pois rodízio ele fez .
    Além disso , de todos os times paulistas o São Paulo é o que tem o grupo formado mais recentemente e ainda por cima se adaptando a uma filosofia de jogo totalmente diferente da do ano passado .
    E olha que não sou super fã do Rogério nem como jogador nem como técnico , pra mim cada época tem seu ídolo na torcida e ele foi só mais um deles.
    Time bom tem que ter matéria prima boa e isso não se consegue montando um time a cada 6 meses .
    Nem o Guardiola conseguiu gastando muito mais que os grandes europeus .
    Montou um time bola que oscila muito e toma nabo dos grandes formados há muito mais tempo .

  52. Apesar de discordar em parte do texto por defender insistentemente o trabalho do RC e dos jogadores, Ernani colocou o dedo na ferida, o C.A do clube que é a direção, onde tudo começa. Algumas pessoas não aguentam a verdade.

  53. Na verdade é o planejado pela diretoria. Leco contratou pra se eleger, e principalmente usar o Ceni como escudo, de um time fraco e mal planejado por um diretoria amadora e corrupta. Outra coisa, esse time ja ta ai faz tem dando vexames, inclusive com o Ceni em campo. Jogadores mimados, preguiçosos, descomprometidos, se arrastando em campo, tanto fez tanto faz. Não tem raça, tem nada, nada. Rogério deu um bronca mais forte, os caras ja faz complô contro o técnico. Time de vagabundos. Enquanto o Ceni estiver ai, a mídia preta e branca, e os rivais invejosos, continuaram soltando toda a sua raiva e frustração em cima do RC, que sentiam desde quando o Rogério Ceni começou a fazer sua história de maior goleiro do mundo. Pior é ver saopaulino alienado e contaminado com essa inveja da mídia, concordar com frustração da mídia, e chutar o RC como se ele fosse o culpado dessa bagunça e amadorismo que é o SPFC. Lembre se, ele é só um escudo de bandidos e vagabundos

    • Exatamente Felipe, as contratações de Maicon, do técnico Rogério Ceni e do Lucas Pratto, TODAS tiveram cunho político. Só cego que vê!.
      O presidente chora, diz que não tem dinheiro, a torcida compra o discurso e miraculosamente na hora de fazer política com o clube o dinheiro aparece e surgem as contratações.

  54. Boa Ernani. Assino embaixo. O PVC tambem, alias. http://pvc.blogosfera.uol.com.br/2017/05/17/o-maior-problema-do-sao-paulo/
    Olha, Se eu adotasse o modelo Leco na gestão comercial já teria despedido meus vendedores por conquistas nao efetivadas há muito tempo e a empresa taria numa m…. Calma, equilibrio é tudo que precisamos. Falta uma pessoa mais experiente na CT. Alguem da envergadura do RC para contradize-lo e orienta-lo.

    • A culpa deve ser dívida de acordo com cada parcela. Não existem extremos.. um tem culpa ,outro não. Todos citados no debate tem sua responsabilidade. Não concordo com a coluna por colocar apenas um com maior culpado,e por não dar a devida culpa por esse ano ao treinador do time e o futebol apresentado. Estava como um amigo ai em cima.. considerando as últimas partidas ruins até a parada de quase 20 dias com algo relacionado as lesoes ou o cansaço do time.. confiante no trabalho do ceni. Achava que a parada ia dar um gás novo,e retomada do bom futebol.. na minha opinião piorou. E me deixou sem esperança de evolução. Ponto negativo para quem não sabe dialogar sem ofender. Mas ainda vejo que a maioria das pessoas sabem debater com respeito..Isso é ótimo. na minha opinião muito ajudada pela bela moderação do blog, parabéns,não deve ser fácil. Melhor blog de informações e debates sobre nosso tricolor.

  55. O que me irrita nessas discussões é ver o CULTO ÀS CELEBRIDADES que a maioria das pessoas tem.

    Jogadores, cantores, atores e até subcelebridades de reality shows são endeusados. Parecem que não tem defeitos e tocam harpa em cima de nuvens defecando algodão doce.

    Leonardo de Caprio fica dando sermão sobre aquecimento global na entrega do Oscar e depois fica dando rolê de iate, cujo dono é um sheik árabe do ramo de petróleo.

    A autora do Harry Potter fica falando pra pessoas acolherem sírios em suas casas enquanto ela tem diversas mansões e não abrigou uma família síria.

    Agora nem se pode criticar o grande Mito, o suprassumo de são-paulinismo. =(

    O fato dessas pessoas terem talento não lhes dá o direito de ficar pregando hipocrisia. E também não blinda essas pessoas de críticas.

    RC foi um baita goleiro, faz uma centena de gol, deu títulos pro clube. Mas isso quer dizer que ele é um santo???

    Vamos dar limite à idolatria!!! Agradecemos pelos títulos, mas isso não blinda um trabalho pífio e o fato dele ter se associado à essas pessoa de péssima índole. Dizer que o RC não sabia da palhaçada que rola nas internas, fala sério. Ele sabe de todas as falcatruas e ganha um belo de um salário pra treinar o clube. Se não tem competência, a porta é serventia da casa.

    SPFC é muito maior que RC, Leco, etc.

    E pra finalizar, falar que o RC é vítima do sistema é puro mimimi. Ele era e é parte do problema. Sempre fez campanha pro JJ, sempre fez parte da panela que destruiu o clube.

O São Paulo precisa de nós! Vamos apoiar!