Gustavo Scarpa no São Paulo? Entenda a apuração a respeito da especulação de reforço
Grupo WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc

Em conversa no final da tarde desta 5a feira com pessoas do São Paulo, o Blog do São Paulo apurou a respeito da especulação da vinda do meia do Atlético Mineiro, Gustavo Scarpa. Recebi as falas serenas e tranquilas de que um dia o jogador já teve seu nome mais desejado no clube mas que atualmente ele não faz parte do que entende como parte do plano de jogo de Roger Machado.
O custo alto, salário alto e posição, estilo de jogo, não correspondem ao que pretende e deseja o Tricolor. Asseguraram que não há conversa e que nem haverá para ele chegar ao clube na janela de meio de ano.
Com um salário de R$ 1,2 milhões, o jogador que teve passagens por Fluminense, Palmeiras e Nottingham Forest está no Galo e o clube não se opõe a uma saída mas quer vendê-lo.
Mas, de fato, não há no momento qualquer conversa ou plano de contratação do jogador por parte dos dirigentes tricolores.
Descubra mais sobre Blog do São Paulo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Por fim essa semana tivemos mais uma confirmação que esse povo gosta de uma cortina de fumaça pra tirar o foco da política
E o tanto de jogadores que o SPFC está de olho como Cebolinha, esse Scarpa e a renovação milionária do Toloi, o SPFC desvia o foco de Roger e a saída de Crespo por custar uma fortuna, de acordo com os dirigentes. Se SPFC não teve dinheiro para manter Crespo, podia ser sincero consigo mesmo e não inventar mil falácias.
Sobre o balanço do clube de 2025:
Pedi a IA analisar o de 2024 e tinha guardado a conversa para depois incluir o de 2025 que saiu hoje no último dia de Abril.
Resumo direto
O SPFC divulgou superávit de R$ 56,9 milhões, mas o balanço tem pontos graves:
1. Auditoria veio com ressalva
O auditor não conseguiu validar parte dos saques em contas bancárias por falta de documentos que comprovassem a finalidade dos recursos. Isso é o ponto mais grave do documento. Em linguagem simples: houve movimentação de dinheiro sem documentação suficiente para a auditoria confirmar para onde foi.
2. Conselho Fiscal também apontou limitação de acesso
O Conselho Fiscal afirma que não teve acesso à integralidade dos documentos pedidos, o que limita a fiscalização. Isso reforça problema de governança e transparência interna.
3. Superávit não significa clube saudável
O resultado positivo veio muito puxado por:
* venda de atletas: R$ 283,7 mi
* publicidade/patrocínio: R$ 121,3 mi
* estádio: R$ 118,9 mi
* “receitas administrativas”: R$ 56 mi
Sem venda forte de atletas, o resultado provavelmente seria outro.
4. Recebíveis explodiram
Contas a receber subiram de:
* R$ 343,5 mi para R$ 477,6 mi no curto prazo
* R$ 420,2 mi para R$ 953,4 mi no longo prazo
Ou seja: o balanço ficou enorme porque há muito dinheiro “a receber no futuro”, não necessariamente dinheiro em caixa agora.
5. Receitas futuras comprometidas também explodiram
“Receitas a apropriar” foram para:
* R$ 401,1 mi no curto prazo
* R$ 986,1 mi no longo prazo
Total: R$ 1,38 bilhão de receitas futuras já amarradas/registradas. Isso confirma aquele ponto que você levantou: o clube mostra arrecadação forte, mas boa parte do futuro já está comprometida.
6. Direitos de imagem atrasados aumentaram
Direitos de imagem a pagar subiram de R$ 59,9 mi para R$ 69,1 mi. Mesmo com superávit, o clube terminou o ano devendo mais imagem.
7. Dívida bancária de curto prazo piorou
Instituições financeiras no curto prazo subiram de R$ 126,2 mi para R$ 195,9 mi. Isso mostra pressão imediata de caixa.
8. Possível inconsistência de apresentação no caixa
No balanço, “caixa e equivalentes” aparece como R$ 23,958 mi, mas na demonstração de fluxo de caixa o saldo final aparece como R$ 18,963 mi. Pode haver explicação em nota, mas olhando a publicação, é um ponto que precisa ser checado.
Tradução para leigos
O SPFC diz:
“Fechamos no azul.”
Mas o balanço mostra:
“Vendemos muito, antecipamos/registramos muito dinheiro futuro, ainda devemos imagem, temos muita dívida de curto prazo e a auditoria não conseguiu validar parte dos saques.”
Minha conclusão(IA)
O balanço 2025 não prova recuperação estrutural. Ele mostra uma melhora contábil baseada em receitas extraordinárias e futuras, mas com problemas sérios de caixa, governança e transparência.
O ponto mais grave não é nem o endividamento: é a ressalva da auditoria sobre saques sem documentação suficiente.
Boa análise, obrigado!
Tudo isso demonstra a falta de capacidade de gerenciamento da direção ou mesmo
Impropriedade na administração financeira.
O que me surpreende, só que não, é a falta absoluta de investigação de possíveis falcatruas. Onde esta a fiscalização interna (serão todos coniventes)?
Não é fácil, mas o dinheiro que entrou por muitos anos, deixa seu rastro – por que não investigar? Sim, eu sei a resposta – se procurar vai achar!
O São Paulo Futebol Clube NÃO é dinheiro. Ninguém o clube não contratar no meio de ano.
Sobre o post anterior: quantos vagabundos ainda falta defenestrar do comando do clube???
Não é possível….
Será que não existe ninguém que preste ali dentro?
Essa diretoria foi composta por Ali Babá e os quarenta ladrões? Tá parecendo…
Hoje fiquei sabendo que a multa rescisória para a saída do Rui Costa é de R$5 milhões. Para o azar nosso, tem e teve morfeticos lá dentro
O melhor pro clube seria convocação pra já, novas eleições, Massis fazer oq prometeu, deixar que outros se candidatem, mas tem alguém preocupado com o Sp além da gente?
Jogador morto
Gustavo Scarpa foi um desejo do São Paulo no ano que reincidiu contrato com o Fluminense, por sinal o São Paulo costurou um acordo com o clube carioca e ficou a espera do sim do jogador. O que ele e o empresário fizeram? escolheram o Palmeiras, o Scarpa ficou mais de meio ano sem poder jogar por uma briga judicial e depois jogou um tempo no Palmeiras antes de ir para uma fraca trajetória na Europa voltando para o Atlético-MG onde alternou bons e maus momentos, atualmente é um jogador caro, longe de ser jovem e que não mostra em campo um desempenho que compense o valor gasto por mês nele.
Aí agora, depois de 8 anos de sua saída do Fluminense, com 32 anos e um histórico negativo de rendimento volta a ser alvo. Me pergunto se não está na hora de público zero e ações dos sócios torcedores em conjunto para frear essa diretoria medíocre, o filme que o São Paulo tá escrevendo tem nome, se chama Fluminense, que vendia todos os jogadores jovens e fez um time com média de idade superior aos 30 anos, o resultado foi um queda para série C subindo pelo famoso tapetão.
Se falta recursos para algo melhor, não contrata, mas não querem trazer nomes midiáticos para mais uma vez vender toda uma safra de jogadores em potencial, e os empresários lucrarem cada vez mais com o clube. Antes de virar SAF tá na hora de fechar a porta para esses empresários, parcelar e quitar a dívida para com essa corja e voltar a ser um time com gestão. Hoje tá parecendo mulher de malandro.