
Uma longa reflexão antes de escrever este texto e não parecer ou soar como fúria pela eliminação. Rafael chegou quieto, trabalhando muito, muito esforço, muito foco, pouco holofote. Aos poucos, com a taça da Copa do Brasil, aquele Rafael deu lugar a um cara com muitas entrevistas, muitas falas de oba oba e muita ilusão com a convocação para Seleção.
O paternalismo e benevolência de Dorival Jr com ele, iludiram o goleiro e muita gente. Ah, ele ficou ruim? Nunca foi. Este é o ponto, nunca foi ruim mas nunca foi top. É um goleiro nota 6 que com muito esforço, passou segurança depois de anos com goleiros fracos e inseguros. Foi bem em alguns momentos, pegou penais contra o Palmeiras e prontos, Rafael minguou. A mentalidade do goleiro com fome deu lugar a um goleiro que acha que é o que não é, que nunca foi.
Os últimos meses foram lamentáveis no gol do São Paulo tanto com Rafael quanto com Jandrei. O anúncio de uma renovação até 2027, hoje, tem que ser revisto. Ele não parece estar sólido e em alto nível, pelo contrário. Por que seria beneficiado? Ontem, teve nota 4,5 pelo Sofascore. Foi o pior em campo.
Este é o primeiro post de muitos que faremos refletindo sobre cada posição e jogador no clube hoje e suas situações. Algo que a gestão do clube deve e deveria fazer se quiser ser algo mais que um Cuiabá no cenário nacional com tantas SAF’s e clubes com mais dinheiro. E para você, Rafael, teve uma ilusão e agora vem o choque de realidade?
Descubra mais sobre Blog do São Paulo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Eu falei ano passado, que ele provaria a sua ruindade de vez nessa libertadores, e fui apedrejado.
Sergio, falo do Rafael até quando o assunto não é ele. Ano passado ainda comentava que ele uma hora iria mostrar que era goleiro mediano. Tem sido um mediano a um bom tempo, porem só agora que sofremos uma eliminação precisando dele e ele não comparecendo que ficou mais claro.
Qualquer torcedor que não se deixa engana fácil entendia que um goleiro que nunca foi titular em lugar nenhum, jamais poderia ser goleiro titular do São Paulo. Alguns acreditavam e outros acreditam ainda.
pois é, Emerson.
Pode pegar seu comentário sobre o Rafael, transformar em Luciasno, Rato e muitos outros ai e vai ser exatamente o que eu falo desses caras.
Lucas e Calleri me decepcionaram nos últimos jogos, mas desses ai que sempre foram reservas eu nunca esperei nada e sempre critiquei a contratação.
E principalmente a convocação desse Rafael, pra mim é um absurdo, é goleiro de time pequeno.
Ontem falei com um amigo na hora que foi para os penalties, que saudades de ter um Zetti ou um Rogério no gol, que a gente sabia que até poderia perder, mas ia pra disputa com confiança.
Quando o Zubeldia sacou o William aos 30 minutos pra mim o jogo acabou, dali pra frente eu já estaria surpreso se a gente tivesse vencido.
Mesmo nos penalties, eu estava com zero confiança, e diferente de partidas onde o São Paulo merece melhor sorte ou é prejudicado pela arbitragem, ontem nem isso.
O 0x0 e o 1×1 com a eliminação nos penalties, saíram barato pra caramba pelo que foram os jogos.
Errou todos os pênaltis.
E entregou o gol ontem.
Poderia dar soco na bola.
Poderia encaixar a bola.
Fez o que fez.
Contra Atl-MG levou um gol numa bola cruzada do meio de campo.
Acho que Rafael ganha jogos. Mas precisamos de alguém TOP.
Continuo com o pensamento que o São Paulo PRECISA virar SAF.
Ou será um time mediano.
sera um ótimo RESERVA… melhor q o Jandrei = esse merece rescisão… dai teriamos q ir atras de um otimo goleiro… no maximo 30 anos…
Pior que ontem eu estava torcendo pros caras do botafogo errarem os chutes, pq sabia que o Rafael não ia acertar um canto, não deu outra.
Chegou ser vergonhoso ele caindo sentado no mesmo lugar quando percebeu que o pênalti do Botafogo foi inalcançável. Fora isso ele não conseguiu chega perto de fazer alguma defesa. Diferentemente dele o goleiro do Botafogo caiu do lado de todos os pênaltis batidos do São Paulo e quase pegou do Lucas e Luciano.
Zanga acompanho seu blog já faz um bom tempo e pra mim é o lugar de fontes seguras e vc faz um trabalho excepcional, parabéns pelo conteúdo e atualizações diárias!!!
Mas de uns tempo pra cá vejo que o site está carregado de propagandas que entendo ser uma de suas fontes de renda mas que estão atrapalhando demais a leitura, aparecem um monte de pop-up na tela e fica atualizando de segundo em segundo e subindo a tela, literalmente não dá mais pra ler as notícias…
Fica aqui essa observação e espero que consiga achar um jeito de ajustar para que possamos continuar a acompanhar as notícias do nosso tricolor por aqui
Forte abraço e TMJ
Instala o uBlock, resolve o problema desse e de outros sites.
Ton, está subindo sua tela?
Nós trocamos todas as techs de ads e não é pq tem lucro, é pq paga as contas do próprio blog que custa caro todo mês.
Pelo celular fica quase impossível ver algo aqui kkkk
Nunca te vejo aqui e quando aparece, é para reclamar? Que legal.
Eu nunca tive essa impressão. Para mim, sempre foi um goleiro nota 5 muito aquém do que precisa para ser o titular do São Paulo.
Concordo e já li criticas suas a ele.
E o pior dos goleiros dos 4 grandes de SP. Ate o curintxa conseguiu um que pega mais bola. JP era o titular e John do botafogo reserva. Weverton tem seus defeitos tb, talvez empate com Rafael. Mas nas 2 decisoes (CB e Libertadores) Rafael entregou.
Correção: as galinha conseguiram DOIS goleiros. Primeiro quando viram que o alfácio já tava entregando a paçóca, conseguiram contratar ali o poste de 2 metros, que acabou saindo e mesmo assim, eles conseguiram o goleiro da base do varmengo, que também é bom (pelo menos pega penaltis).
Já a diretoria Tricolor (as passadas), deixaram o ex-dono do clube (Sr. Rogério Ceni) jogar até a idade que lhe desse na telha, carregando um pneuzão na cintura e falhando constantemente (tanto debaixo das traves, quanto perdendo trocentos penaltis). Tudo porque era “ídolo”.
Precisa aprender duma vez que NENHUM JOGADOR SEQUER é maior que o clube…
Se a diretoria (a atual) renovar com esse Rafael, olha… melhor deixar quieto do que eu soltar um palavrão aqui.
Textor falou que foi muito estranho o São Paulo ter perdido para o Palmeiras no ano passado.
Porque não fala agora?
Calleri perdendo 2 gols na cara
1 sem goleiro
Lucas perdendo um pênalti ridículo
Luiz Gustavo que não sabe dominar uma bola.
O sistema de investigação do Textor, não captou isso?
LG so tem pé esquerdo, foi dominar com o direito, deu merda, gol do botafogo
Pode ter Telê Santana.
Com essas falhas.
Sem um jogador decisivo.
Esse grupo foi importante.
Mas, deve ter perdido a fome.
Alguns.
Se jogar com o time engessado contra o Cúrinthia e cabisbaixos toma de uns 3 só na disposição do Cúrinthia.
Até aquele quase grosso do Menphis faz gol.
Minhas armas!
Vai ser complicado, ainda mais agora que o CUrintias voltou a colocar os árbitros nas despesas fixas mensais do Clube deles.
Dois jogos que assisti deles onde os assopradores fizeram de tudo pra eles ganharem. Contra o Juventude foi apenas o primeiro. Muitos outros virão.
Parabéns pelo post, concordo 100%
Quem viu o São Paulo campeão da Libertadores, viu.
Quem não viu, já era.
Ontem foi a oportunidade, depois de conseguir o empate no Rio de Janeiro.
Mais as falhas não permitiram.
Então já era.
Levando em consideração os investimentos que os outros Clubes estão fazendo.
E o preparador de goleiros?
O nosso é top tbm?
Não adianta trazer o melhor goleiro sem ter um bom preparador.
O atual preparador trabalhou e formou quantos grandes goleiros?
Rafael é nota 6 com lampejos de 7, assim como alguns do nosso elenco.
Outros jogadores são nota 5 com lampejos de 6.
kkkkkkkkkk
Agora a culpa é do Preparador de goleiros.
Eu posso ser Preparador de goleiros do Zetti, que o Zetti vai continuar sendo um monstro no gol.
Não tem segredo o treino de goleiros.
É repetição a exaustão.
Pula, levanta, pula, levanta.
Ontem na transmissão falou que o Rafael treina 300 pênaltis por semana.
Não adiantou nada.
O Zetti teve o Valdir Joaquim de Moraes como preparador e orientador.
O Ceni pegou essa época tbm no começo de carreira, trabalhou com o Rojas um tempão tbm.
Se vc acha pouca coisa, então nem precisa de técnico tbm se tivéssemos 11 craques no time.
Então, seguindo sua ótica nem precisamos de técnico. Poe uma gravação feita em IA do Mestre Tele para orientar os jogadores que dá na mesma. Só repetir a exaustão.
Boa kkkk
Se fosse assim tão simples treinar e aprimorar um goleiro, coloca qualquer um pra ficar chutando bola pro goleiro treinar defesas.
Se um goleiro tiver a base dos treinamentos, o mesmo pode puxar os treinos dos mais novos.
Goleiro agora se aprimora por osmose.
Hugo Neneca é melhor que Rafael e Garro hoje da de 1000 no Lucas Moura, vai ser dificil agora se segurar na pré libertadores.
Rafael é isso mesmo o que você escreveu Zanc: jogador nota 5-6, um bom reserva, mas não é e nunca será um goleiro top. E é o mesmo caso do Jandrei.
Por isso que Young precisa ser testado e o contrato do Rafael não deve ser renovado. Já renovamos o do Jandrei, basta um 5-6, não precisamos de 2.
Nota 6. Enquanto a gente continuar tentando comprar goleiro de fora, vai ser o que vamos conseguir.
Ou dá chance para a base (e sim, tem risco de dar ruim, de frangar, falhar), não teremos goleiro acima de nota 6.
Rafael é disparado o melhor goleiro pós Ceni, oq não significa muita coisa , já q aturamos Denis,Sidao, Volpi,R Ribeiro,Jean,Felipe Alves e o Jandrei.. Rafael fez ótimos jogos, foi peça chave na copa do brasil 2023..Mas não é um bom pegador de penaltis,falhou em alguns jogos e está longe de ser um goleiro top..na minha opinião é um goleiro 7.. alcançou o ápice em 2023… é muito dificil achar um goleiro nota 9.. se aparecesse uma oportunidade de mercado o sp não poderia pensar duas vezes. ..mais inexplicável dos a possível renovação de rafael até 2027 foi renovar com Jandrei ano passado…
Zanca ,
Aho que para os proximos anos, teremos que rever muitas coisas no clube, uma delas é o elenco .
TEm jogadores ali que infelizmente não podem estar .
Um outro ponto, será que nao temos um preparador de goleiros?Sera que nao da pra tirar o do Patetico do SUL ? os caras la revelam goleiro atras de goleiro e tudo de alto nivel , nao e possivel que nao consigamos contratar um goleiro seguro para o nosso gol .
Rever essa questão de SAF , creio que para o proximo ano, as coisas vao ser bem mais dificeis , os times cada dia mais se “endinheirados” e nossa situacao cada vez pior em relacao a dinheiro.
O clube precisa sair dessa teia rapido, pq pode ser tarde demais.
Puts q noite dificil.
Mas a diretoria precisa acordar. A pataquada da lateral esquerda nao da pra aceitar. Alem disso a ala senior do time precisa acabar. Jogadores q nao conseguem correr e dar intensidade q o futebol requer hj em dia. O tecnico pirou nessas decisoes mostrando inexperiencia.
Olha tem mta coisa q precisa mudar. Q sirva de aviso. Mas nao vai. Estou pessimista.
A verdade eh q no final das contas o planejamento foi horrivel e o resultado esta ai. Mais q tecnico e jogadores poe na conta da diretoria. Mto amadorismo. Mas ano q bem tem mais mumu aqui eh trabalho fazemos milagre pra contratar jogador e jaja belmonte de presidente.
Nada contra o Rafael mas olhando ele e jandrei vemos um bom resumo do q viramos.
Ele não é ruim. É um goleiro comum, nada além disto. E é muito irritante ao segurar demais a bola na hora do tiro de meta. Mas ontem teve gente muito pior que ele em campo. Luis Gustavo, por exemplo.
Parabéns pela iniciativa corajosa e impopular.
Rafael para mim é um goleiro meia boca.
😡😡😡
Falei aqui quando soltaram essa de renovação que era um movimento muito errado.
Adoram renovar com jogador veterano que ninguém mais quer no mercado.
Os garotos com algum valor deixam bater as asas e sair de graça.
No caso do Rafael, é um jogador que já tem contrato até fim de 2026 e não tem grande procura de mercado. Tem uma idade avançada. Pra que renovar agora por 3 anos? Já tá capengando, ninguém nem sabe como vai estar no fim de 2026.
Deixa pra pensar em renovar ano que vem. Dependendo de como ele tá e das outras opções que tem no time ou no mercado mesmo.
Pior.. iria receber o salário antigo até 2026.
Agora recebeu aumento imediato para 500 mil até 2027.
Olha o custo dessa operação sem necessidade para dizer o mínimo.
Depois dizem que o SPFC não tem dinheiro para contratar.
Torram grana sem necessidade o tempo todo.
Vi esse teu comentário. Concordo 100%.
Palmeiras é tão freguês ,mas tão freguês do São Paulo que teve a proeza de perder nós pênaltis pro Rafael com dois pênaltis ele pegando ,impressionante a freguesia e como ele me enganou.Dai eu lembro ,Água Santa,Novo horizontino ,LDU,Botafogo ,e ele não passando perto de defender um pênalti e vejo tão horroso e fraco e esse goleiro que depois de velho virou titular.Vou tirado da xepa.E ainda querem renovar,kkkk.Goleoro horroroso ,um eterno reserva….
Sobre os jogadores que estiveram em campo ontem, alguns fatos não pode ser deixados de lado:
Luiz Gustavo teve uma falha imperdoável que resultou no gol do Botafogo, embora no mais tenha sido razoável. Mas não merecea renovação;
Rafinha: um a menos em campo. Não merece a renovação;
Lucas: mais um jogo ruim daquele que deveria ser nosso principal jogador. Teve apenas alguns breves lampejos do Lucas que sonhavamos ver. É preciso avaliar se o benefício supera ou pelo menos equipara o custo;
Wellington: sobra vontade, falta futebol. É o popular grosso. Jamal é caro e não deve ficar, então está na hora de buscar outrs LE;
Rato: ciscou, ciscou e não produziu nada. Jogador nota 5-6 bom para compor elenco;
Calleri: regular. Apesar do penalti perdido, teve muita raça e jogou a maior parte do tempo sozinho, como sempre, recebendo só bola podre;
Bobadilla: foi bem. Um dos poucos que se salvaram. Devemos mantê-lo no plantel;
Arboleda: não comprometeu, ainda será útil por 01 ou 02 anos;
Alan Franco: esse sim o craque do time. Além da raça, jogou de zagueiro, meia, atacante… Esteve em quase todos os lados do campo. E ainda parece ter potencial para crescer mais;
Willian Gomes: sentiu o jogo, mas eu não o teria tirado naquele momento do jogo. Teria mexido no meio de campo primeiro. Se fosse para substituí-lo, eu não colocaria o Luciano. Merece mais oportunidades (não venda);
Rafael: A meu ver,no gol do Botafogo cometeu o erro de espalmar fraco e para frente. Poderia ter espalmado para o lado ou de forma que fosse para a linha de fundo. Nos penaltis, foi o Rafael que já conhecemos: não pega nem resfriado a não ser que chutem a bola em cima dele. Não merece a renovação;
Luciano entrou e além de nada produzir, quase deu uma entregada igual a que deu para o Atlético. Não estaria na hora de buscar outros ares?
Michel Araújo: entrou mesmo em campo? Foi uma nulidade, como na maioria das vezes que entra. Emprestem ou negociem, pois é quase um peso morto;
Nestor: mais uma vez uma completa nulidade em campo, e ainda bateu um penalti como batem os piores jogadores da várzea. Sugiro o empréstimo;
Igor Vinícius: Demonstrou raça, mas pouco acrescentou. Porém ainda é útil;
André Dias: jogando aberto (como em Portugal) e não de costas para o gol, foi bem. Deve receber mais oportunidades para jogar dessa forma;
Zubeldía: a meu ver, taticamente errou de novo, além de mais uma vez ter sido covarde, pois mexeu de forma conservadora no time. Lucas, Luiz Gustavo, Rato, Rafinha deveriam ter ido substituídos no intervalo, junto com o Willian Gomes. Eu voltaria com André Silva, Longo, Marco Antonio e Igor Vinícius (ou Ferraresi) e Erick. Se ia dar certo eu não sei, mas mudaria a forma de jogar.
Zubeldía precisa repensar alguns de seus conceitos. Hoje, posso chamá-lo com segurança de Luís Covardia ou de Luís Teimosia, pois insiste sempre nos mesmo jogadores e esquemas, mesmo vendo que não está dando certo. Longo e Marco Antonio tem que jogar até para sabermos se valem o investimento.
Diretoria: muito blazé. Sem força, sem pulso.
Temos muito a melhorar
Concordo que ele não é craque, porém às vezes as críticas que recebe têm fundamentação meramente narrativa.
Ontem por exemplo.
“Espalmou para o meio da área”: revejam o lance, ele estava virado para a linha lateral e espalmou para a própria frente. Se tivesse espalmado para a esquerda teria sido para a marca do pênalti, e para a direita para o próprio gol. Ele deu um puta azar que a bola foi rápida, no limite do alcance e a cabeça do Almada passava exatamente pela trajetória natural da rebatida. Como ele poderia ter feito melhor? Talvez com mais reflexo tivesse chegado inteiro e agarrado a bola, ou então espalmado com mais força.
“Ele antecipa todos os cantos nos pênaltis e os jogadores do adversário sabem disso”. Assistindo ao vídeo das penalidades não observei exemplos claros e recorrentes dos jogadores deles deslocando deliberadamente nosso goleiro, mas apenas executando bem as próprias cobranças, possivelmente já definidas. Considerando a entrevista concedida pelo goleiro ao GE antes do jogo (desnecessária por sinal) talvez o erro real tenha sido confiar excessivamente em dados de Scout sem ponderar a leitura circunstancial durante as batidas. Até por isso ele não deveria ter dado a entrevista, pois os jogadores do Botafogo, cientes desse critério anunciado, podem ter modificado as próprias batidas!
Amigo. Ele perdeu completamente o tempo da bola. Por isso cometeu essa falha grotesca. E só reparar na câmera que esta no ângulo atrás dele. Ele estava inteiro. Bola para ele segurar com as duas mãos se quisesse. mas por alguma razão ele segura a passada e acaba perdendo o tempo da bola. Quando vê, já esta todo esticado ajeitando bola pro Almada fazer o gol.
Essa não é a primeira falha dele no gol do SPFC.
O fluminense ganhou do SPFC de 2×0. Olha o gol que ele tomou do keno. O keno todo torto, chutou com a perna ruim, rasteiro e e fez o gol.
O Rafael não o goleiro que a gente esperava que fosse.
Nunca achei que era um grande goleiro, sempre que para titular era quem do ideal.
No que mais importa, enquanto não mudarmos para SAF a tendência é irmos de onde estamos para baixo. Acho Rui Costa diferenciado, e que Casares tem qualidades, mas nesta estrutura cheia de parasitas (conselho, não separação de futebol X social, etc) e com dívida grande não funciona.
O que mais me preocupa é os clubes virando SAF , injetando grana e nós estamos ficando pra trás, cada ano que passa as coisas ficam mais dificeis e sem grana fica mais hard .
Meu medo é que nao vejo SPFC saindo desse ninho de pereba que é o social ali com os velhos modorrentos, fico assustado com o futuro.
Bom goleiro, em pênaltis é vergonhoso
Não se mede goleiro pelos pênaltis que ele pega , goleiro e somatória de muitos elementos, bobagem ficar criticando apenas por esse motivo. Rafael e um bom goleiro pela condição econômica que o são Paulo tem de contratar, aqui e fácil dizer manda embora e contrata outro,, qual outro?? Quanto custa? O time tem dinheiro?? Ah mais põe o Young? Alguém já vou o Young jogar? Da pra coloca-lo no time de consciência tranquila?
Facam um posto do craque do time,, do Lucas
Quantas voas partidas o Lucas fez no são Paulo? Quantos jogos decidiu? Quantas vezes carregou o time pra vitória??
Lucas, 10 anos de Europa, 10 anos reserva,
5 anos do PSG,, quando o príncipe comprou o time a primeira coisa que fez foi dar um pé na bunda do Lucas,andou ele procurar time
5 anos na Inglaterra, cinco anos reserva do coreano
Esse e o craque do time hoje
Tem muitos goleiros bons em times pequenos também, até em times de Série B dá pra achar.
Até aquele Pegorari daquele timeco do Guarani deve ser melhor que o Rafael.
Apesar disso, tem jogadores que falharam bem mais que o Rafael em vários jogos.
E depois do Ceni foi o goleiro que melhor se sobressaiu no São Paulo.
Foi um dos melhores no jogo do título da CB contra o Varmengo e pegou 2 pênaltis na decisão da Supercopa contra o Varmeiras.
Ontem falhou, mas não foi um frango, não dava pra encaixar a bola, tinha 3 jogadores do SP no rebote e 1 botafoguense que fez o gol, se algum jogador do SP afastasse aquela bola ninguém notaria que faltou, a falha maior foi do 7×1 que matou a la Pelé e entregou de Canela a la Peo Lelé, ops…Leo Pelé…
O que o São Paulo mais precisa hoje é de alguém na parte de gestão do clube que entenda de futebol pois não temos ninguém ali que saiba o que está fazendo, é incrível como quase tudo o que fazem está errado…
Ou definitivamente abraçamos a ideia de enxugar a folha de pagamento e nos tornamos um time mediano por alguns anos, cientes de que não iremos disputar nada, neste sentido, manda embora os medalhões que ganham muito e entregam pouco, ou vamos para as cabeças gastando e buscando títulos assumindo os riscos!!
São Paulo hoje está no limbo, uma folha de pagamento alta com jogadores velhos que entregam muito na teoria mas pouco na prática!!!
Nos livramos de Alexsandro e Thiago Mendes por obra de Deus e não por decisão correta da gestão, seriam mais dois comendo grana do SP sem entregar o que realmente precisamos!!!
Eh isso.
Na estrutura atual, e com a dívida atual, uma gestão “correta” nunca será suficiente. FIDIC melhora um pouco, mas não segura a avalanche. A única saída é separação do Futebol + SAF.
Goleiro meia boca.
Não passa confiança nenhuma.
Não tem energia. Não tem vibração.
Um semblante sonolento, parece um motor trabalhando em meia fase.
Demora demais para repor a bola.
E além de tudo, é fraco no gol. Não defende bolas que um grande goleiro defenderia.
Young está Old.
O John cresceu e os saopaulinos se cagaram. Rafael minguou, parecia um anão.
Aquele gol do Botafogo dificilmente sairia se fosse contra o goleiro de Fortaleza, do próprio Botafogo, do Balmeiras, do Guloso. É só presta atenção que eles são goleiros que estão toda hora intervindo bolas aéreas que passam na frente da pequena e algumas vezes na grande área.
Rafael é fraco na interceptação de bolas aéreas e até por isso que fica plantado em cima da linha. Aquela bola se é outro goleiro, faria a ponte e agarraria com as duas mãos e final de jogada.
Ele praticamente rebateu a bola e falou pro cara “se consagra”… Goleiro mequetrefe.
Sou preparador de goleiros. E na minha humilde opinião Rafael é nota 6,não há mais margem para crescimento. Foi muito bem em 2023 mas esse ano caiu muito principalmente após a seleção. Falhou no gol do Botafogo ontem e tomou decisões erradas nos pênaltis. Goleiro pega pênalti mal batido, espera o cara bater e vai, esse negócio de tentar adivinhar o canto acabou há anos. Goleiro não tem obrigação de pegar pênalti bem batido,mas os mals batidos sim ,principalmente jogando num time gigantesco como o nosso. Hoje só vejo o Rafael superior ao Brazao do Santos e o Marchesin do Grêmio ( falando dos 12 grandes). Fora que nós times médios existem goleiros superiores( Marcos Felipe, Walter, João Ricardo. Acho essa renovação premeditada .. Young precisa jogar p se desenvolver . E outra coisa : esse Leandro da base é muito fraco tb, hoje investiria minhas fichas no Young .
Marcos Felipe não pega pênalti, pergunta a um torcedor do Bahia. João Ricardo e Walter são do mesmo nível que os nossos.
Goleiro horroroso…….
Até o Volpi era melhor
Volpi é tão bom que o queremos de volta agora? Lembrando que ficou no banco do Jandrei.
Uma boa gestão pensa nas posições no dia a dia, Sao Paulo poderia sim ter contratado melhores goleiros e tem posições que tem que pagar bem principalmente goleiro que é uma posição que pode ficar 10 anos facilmente no clube, pensar na eliminação é importante mas já foi falado por mim e outras pessoas aqui, Rafinha não dá mais eu ofereceria a ele alguma vaga na comissão técnica mas ele é paneleiro… Não acho ruim nosso volante idoso mas com ele não dá, seria bom ter ele como reserva do reserva, aqueles jogos que tem que pôr time reserva, goleiro eu contrataria um bom e pagando bem a única posição que realmente tem que pagar bem pois ele ganha campeonatos… Ontem perdemos por medo, o São Paulo teve medo do Botafogo e teve medo principalmente do goleiro deles, se não tivesse nós teriamos ganho… Contrataria um time mais jovem pro ano que vem e mandaria embora uns 10 pelo menos, se montarmos um time bom com mais umas 4 peças incluindo goleiro e com volta de Alisson e Pablo Maia vamos sim atrás de todos os títulos. Pena que não passamos ontem pois o título estaria perto. Vamos descobrir o futuro do ano que vem no domingo agora.
Bom goleiro mediano, ele tá no nível dos goleiro se serie A. Acho que time já deu uma encorpada, na próxima janela tem que investir em um goleiro de nível de seleção.
Não tem goleiro de nível de seleção.
Acho que não tem nenhum goleiro brasileiro com nível dos que já tivemos.
O SPFC tem que buscar formar um bom goleiro, no máximo buscar um jovem promissor que dá pra ser trabalhado e disputar com o Young no futuro.
Rafael é um goleiro para transição até formar/achar um melhor.
Aquele Rochet, Marchesin, Rossi, Weverton e o Fábio (deve ter uns 63, mas continua bem demais). Esses são goleiros com um nível um pouco acima na série A, ao meu ver.
O resto estão na mesma prateleira. O Léo Jardim vem se destacando também.
Goleiro de nível de seleção, digo mais o jogadores que citei. Eles tão um degrau a mais. Não é muita coisa, mas faz uma diferença.
Japoneis, eu queria muito que o SPFC formasse um goleiro, mas vai demorar ainda eu acredito.
Tenho essa esperança tbm.
Mas tá difícil.
Tem q contrata o sofascore pra contrata um goleiro pra gente.
O clube gasta dinheiro e não deve ser pouco não, com scouts e analistas mas não conseguem achar alguns jogadores jovens e promissores para posições carentes.
Nem digo jogadores jovens e caros, falo de jogadores onde ninguém tá olhando, aquele jogador que despontou e foi esquecido.
Craque não vai achar mas jogadores que ainda dá para serem trabalhados devem ter por aí.
Tem que buscar estes já que não tem grana.
Eh essa a definicao de scout ne? Achar jogadores bons ou promissores q ainda nao estao nos holofotes.
Mas nossos acham os q sao caros. Ai qdo checam a diretoria fica assustada com os valores. So sabem se assutar.
Ai vem o mumu falar q fazem milagre pra contratar.
E tome rafinha lg e cia. Renovacao pra jandrei Rafael etc.
Acho que o scout até deve indicar alguns nomes. Problema é a hierarquia do futebol e quem avalia o nome.
O Muricy, o Milton Cruz não deviam estar lá mais opinando e cuidando do futebol do clube.
Época deles já foi, o Milton Cruz depois de ter colocado o clube na justiça em um processo milionário nem era pra pisar mais lá quanto ganhar um cargo.
Nem ex-jogador cobrou tanto dinheiro assim do clube na justiça quanto o Milton Cruz.
Eh vergonhoso japoneis. Vergonhoso.
Mas eh isso. Cidadoes pre historicos guiando um Gigante rumo ao “futuro “.
Nao da mais.
2023 foi milagre. Demora pra ter outro.
Não quiseram contratar o John quando era reserva do Santos pois acharam “caro ” oito milhões o cara é mais novo e o tempo cobrou…A bola pune….
Pois é, deixamos de contratar o John. São muitas apostas erradas. Com todo respeito ao esforçado Michel Araújo, mas pagamos 9 milhões em um jogador reserva. Num passado mais distante, deixamos de trazer Weverton do CAP por 5 milhões.
Mas não é hora de chorar pelo passado. Vamos olhar para frente. Daqui a pouco Young estará Old.
Nada disso, ele estára forever Young.
I wanna be…..
não que eu concorde com a compra do Michel, mais hj em dia 9 milhões vc não compra ninguem de outro nivel, é do nivel do Michel para baixo.
Teria comprado o John.
Bem por ai. Fica essa pra quem viu a diferenca de goleiros no jogo de ontem.
Aí que está, Wagner.
Tenho muitos “quês” em relação ao Ceni, mas ele indicou o John e falou numa coletiva o nome de 8 goleiros que ele gostaria de contar (sendo irônico, óbvio).
O São Paulo pechinchou, pechinchou, e perdeu o John.
Daí quando o cara foi emprestado e, na má vontade, reserva do Inter, teve cara aqui tirando sarro: “tá ai a indicação do Ceni. Nos livramos”.
Castigo é pouco.
No final, John não custaria 30%, 40% do que foi o James e estaríamos bem servidos por quase uma década.
Ainda assim, Rafael foi muito melhor – e bem mais barato – do que Volpi e Jean.
Aliás, em Volpi e Jean gastamos mais de 30 milhões.
Obrigado, Raí e Pássaro. Graças a vocês o SPFC não tinha 8 milhões para um cara como o John, mas teve bastante pra Daniel Alves, Diego Souza, Trellez, Nenê, Jucilei, Volpi, Jean, Everton, Everton Felipe, Pablo, Anderson Martins, Bruno Pérez, etc, etc, etc.
Agora é juntar os cacos, nao tem jeito .
Precisamos manter a pegada no BR , pra poder beliscar a vaga para o ano que vem, problema é , time quebrado sem grana, como vai bater de frente ?
Era uma das L.A’s mais faceis de todos os tempos , jogamos no lixo.
Infelizmente parece o mesmo roteiro do Volpi, ótimo começo e depois só ladeira abaixo.
Espero que não seja esse filme repetido, mas pelo andar da carruagem…
Já tá no roteiro “a-la-Volpi”, agora praticamente não tem mais volta. Fosse um goleiro jovem, ainda vai (dá pra recuperar / aprimorar)… Mas com 35 anos, o cara num vai aprender a sair do gol sem catar borboleta.
São Paulo por não ter grana ,contrata o que pode ,apesar de ainda nessa gestão ter algumas contratações erradas e bem caras .
Mas , entendo que o Rafael é um goleiro útil, não é óbvio do nível de um Rogério Ceni, e tá longe de ser do nível de um Fábio ou Cássio .
O São Paulo teria que investir em Cotia para revelar um bom goleiro, se não me engano, Zetti está trabalhando nisso , será que não teremos nenhum goleiro bom para a médio prazo ser utilizado ???
Por que contratar acredito ser inviável por agora.
Quando o Ceni saiu o SPFC não investiu pesado em um goleiro titular e muito menos teve capacidade pra pinçar um promissor e bom. Alias, até hoje eu questiono fortemente a capacidade do clube em formar goleiros ou avaliar a qualidade de um goleiro pq é incrível a nossa dificuldade nesse setor.
Passamos anos entre Tiago Volpi, Dênis, Sidão, Jandrei, Renan Ribeiro, Jean, além de alguns jogos pra Perri e Thiago Couto, sem qualquer grande destaque. Rafael foi só a “oportunidade” que bateu na porta, não pq ele era muito bom e sim pq a concorrência era muito ruim. Pra mim, a participação dele ontem nos penaltis foi um negocio vergonhoso. Parecia um amador que nunca tinha jogador futebol profissional na vida, errou todos os cantos e ainda caiu sentado em uma das cobranças.
Provavelmente não vão gostar por eu estar falando dos gambás, mas eles tinham um goleiro muito bom, perderam e contrataram outro muito bom. A gente só contrata goleiro ruim pra mediano.
Vcs vão me desculpar, mais vão mesmo colocar na conta do Rafael isso, pra mim a culpa do gol que o São Paulo levou esta exclusivamente no dominio de bola e na conta do Luiz Gustavo…
O Rafael não é culpado. É um dos mencionados como análise de muitos que virão.
Como um meio campo faz falta.
Dupla Maia e Alisson ontem fizeram uma falta danada, apesar de estar gostando do bobadilla, mas os dois acima são fora de série .
Ontem fizeram muita falta.
Não consigo acreditar o que rolou ontem.
Até agora tento nao acreditar que realmente aconteceu.
Eu to com sentimento de luto, s´´o fiquei assim, quando perdemos a semifinal da L.A para o Inter em 2010 .
Chorei em uma eliminacao , na final de 2006, ali eu chorei de soluçar, mas o sentimento hoje é de luto total, custando em acreditar, vide , 2010.
Goleiro fraco para ser titular do São Paulo
Aqui precisamos de “fazedores de gols” embaixo das traves
Ótimo reserva apenas
Desculpe gente, mas não acho o Rafael tão mal assim, já pegou e ainda pega bolas impossíveis. Nomes como Cássio, Walter, Tadeu, Fábio, Rossi, tem as mesmas notas que Rafael e não são nada demais nos seus clubes. Fábio, por exemplo, não pegou nada na eliminação do Fluminense. Quando o time vai mau, todos vão mau.
Outra coisa; antes de falarem do Rafael (que não é nenhum excelente goleiro, mas tb não é ruim para ser escrachado), vamos falar de Luis Gustavo (errou tudo ontem e 100% de culpa no gol do Botafogo), Welington (nada), Welington Rato (só cruza bola) e Lucas (péssimo; não sabe nem bater pênalti mais, e perde bolas fáceis).
Esses sim devem ser cobrados.
Que culpa Zubeldía tem se o Luis Gustavo não sabe nem dominar uma bola sozinho na intermediária?
Sobre o jogo do Fluminense, reveja os melhores momentos. O Fábio fez sim algumas defesas importantes antes de o Atlético liquidar o jogo. Ele é sim BEM melhor do que o Rafael, embora também não seja top.
Maior culpado na minha opinião foi o Raphinha.
Erros técnicos são muitas vezes perdoáveis, erros de liderança não!
https://ge.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2024/09/26/marcal-do-botafogo-alfineta-rafinha-por-briga-em-fim-do-jogo-ganhou-tempo-para-nos.ghtml
E gastaram 10 mi de reais no Ameba Araujo e não trouxeram um GOLEIRO que amedronte o adversário, podia vir ate o Frangassio. Parabéns aos Trio ou Quarteto (JJ, Aidar, Leco e Cagares) e não esquecendo dos Conselhriros (que mais de 90% não trocem para o SPFC) pelos anos sombrios após 3º Mandato, de 2012 a 2024 ( 4 titulos), muito pouco para quem ganhava ano sim, ano não! ano par, ano impar!
Rafael eh um goleiro nota 6, mas a culpa nao eh dele por ele ser titular do sp.
Alguem colocou ele la, e sao os mesmos de orejuela, eder, james, luiz gustavo… a lista nao eh pequena nao.
Eh essencial ver uma avaliacao da diretoria, e nao q um ou outro individualmente seja apontado como o culpado.
E ouvi de cara que já treinou com ele que o Young só tem estatura, tecnicamente sempre foi meia boca.
Parabenizo essa análise. Foi seria, mas também ressalvo que o blog postou diversas notícias incenssando uma “renovação de contrato” desse jogador.
Lembro que nessa notícia questionei porque renovar o contrato de um goleiro que não é acima da média e nem tem contrato expirando. Esse blog é forte e precisa ser mais crítico.
O São Paulo precisa imaginar coisas melhores para seu futuro. Cogitarem renovação de LG e Rafinha, 37 e 39 anos mostra que nosso tal comando de diretoria não existe.
Parabenizo pela postura crítica e que ela possa continuar. Nessa tocada e com esses comandantes não voltaremos a ser o São Paulo. É preciso abrir o SPFC para pessoas competentes.
Nossa temporada acabou. E a perspectiva ano que vem é ter um time mais fraco ainda. Nem sei se vale a pena classificar pra Libertadores pra ser coadjuvante, iludir a torcida e chegar na fase decisiva e sempre cair pros times bem montados e que fizeram investimento.
A única coisa que pode mudar o rumo do São Paulo pro ano que vem é uma mudança de administração e chegada de um investidor mas isso é muito difícil de ocorrer. Os cardeais morfeticos não querem largar o poder mesmo vendo o clube se arrastando por anos.
A tendência é vermos mais um ano um time mais ou menos, com jogadores apenas raçudos e batalhadores, que joga tudo nas copas na esperança de pegar um cruzamento fácil ou ter sorte nos confrontos pra tentar um título, como foi ano passado.
Fazer esse tipo de analise depois de uma eliminação é um pouco complicado, acaba que leva um carga de emoção e sentimentos ai que as vezes pode atrapalhar um pouco. Quando um time perde todos perdem, ai surgem os “se”, se o Rafael tivesse feito a defesa não teríamos perdido, “se” o Lucas tivesse feito o gol, teríamos vencido, “se” o Calleri não tivesse perdido o gol na cara no primeiro jogo, teríamos outro resultado. Não estou dizendo que esse tipo de analise não deve ser feito, quem sou eu, mas pra mim nesse momento é tentar recolher o cacos e prospectar o que ainda pode acontecer de bom no resto do ano. Ai sim, depois fazer uma analise do plantel. Enfim, é só o que eu penso.
Rafael foi reserva a carreira inteira. Sempre que duelou com um grande goleiro pegou banco. É preciso enxergar a realidade se quisermos sair dessa. Parabéns de novo pela analise.
Infelizmente custou caro para a maioria enxergar que o São Paulo continua sem goleiro…. foram tantas tentativas que a maioria estava se agarrando na menor esperança….. O São Paulo devia ter feito um investimento de verdade nessa posição há muito tempo e essa falta de visão custou e ainda custa muito nos resultados desde a saída do RC.
OK! segundo a maioria Rafael não serve. Beleza.
Então, façam a gentileza de apontarem um goleiro nota 8 pra cima, que não falha, e principalmente que seja ótimo, livre no mercado e barato.
Porque, não sei se vocês sabem, o SPFC NÃO TEM DINHEIRO PARA GASTAR COM CONTRATAÇÕES. É importante que os torcedores com sã consciência saberiam que O SPFC NÃO TEM DINHEIRO PARA GASTAR COM CONTRATAÇÕES.
Um goleiro que não é nenhum 10, mas tá na casa do 8 é o Rossi do Flamengo. Avaliado em mais de 6 milhões de euros. Isso beira hoje, mais ou menos, 40 milhões de reais.
Armani é um ótimo goleiro, mas está com 37 anos e tem contrato até 2027.
E por aí vai …..
não vale loucuras, tá?
O goleiro tem que ser ótimo e barato ou então livre no mercado.
Não precisa escrever com letras maiúsculas.
Sim, o clube não tem dinheiro.
Mas não tem dinheiro por causa das decisões que o grupo social que comanda o clube vem tomando, das opções que eles seguiram e seguem.
Poderia ter dinheiro, poderia ter um time de verdade se tivesse coragem de tomar decisões diferentes. Começando por abrir mão do poder, profissionalizar e deixar gente mais capaz cuidar do barco.
Concordo! Decisões erradas de diretorias anteriores, dinheiro desviado, contratações milionárias que não deram certo (ex: Daniel Alves).
Mas aí, é uma outra questão né?
Sobre o Rafael penso que é bem claro que não devem renovar o contrato dele, gratidão é algo importante e devemos ter sempre, mas daí a manter no elenco um jogador que claramente esta decaindo não faz o menor sentido, ainda mais se tratando de um clube com tantas dificuldades financeiras. Para o ano que vem será preciso contratar um novo goleiro ou apostar totalmente em um dos jovens, eu optaria pela segunda opção. Outros dois jogadores que também não deveriam ter os contratos renovados são o Rafinha e o Luiz Gustavo, ambos na minha visão são ex jogadores em atividade, jogam em outra rotação, não é pela falha bisonha de ontem, até porque quem assiste aos jogos atentamente vai ver o Luiz Gustavo comete erros semelhantes todos os jogos, porém por vezes a péssima arbitragem brasileira quebra o galho dele e inventa uma falta, caso contrário muitos gols já teriam saído de erros desse jogador. Quanto ao Rafinha é o mesmo caso do Luiz Gustavo, já não consegue mais, erra demais, não tem mais força, compromete muito o time jogar com dois a menos, e sendo bem racionais os dois acabam sendo isso mesmo.
A questão também é que o Botafogo provavelmente utilizou de análise de dados para o John acertar todos os cantos. Ele tinha uma “cola” com a probabilidade de batida dos jogadores do São Paulo. Talvez seja também a diferença e detalhe de um time que se profissionalizou nos últimos anos que utiliza até mesmo de um pequeno detalhe.
Esse post bombou hein????
E sobre o Rafael, ele fez uma temporada muito boa em 2023 e até a metade desse ano, mas depois que ele foi passear na Seleção, não sei o que houve, mas seu futebol caiu demais e apesar de ser o nosso melhor goleiro pós-Ceni, ele está numa fase ruim e não está no nível para ser goleiro do São Paulo!!!!
E nem acho que o Dorival errou com ele, pois na gestão do atual treineiro da Seleção, o Rafael foi bem sim…
Mas essa fase ruim acaba mostrando do porquê ele ter sido um habitué do banco de reservas do Mineirão a maior parte da carreira, na hora em que precisamos dele nesta temporada, com exceção da Supercopa do Brasil, ele nos deixou na mão (não só ele, aliás…)
Rafael lastimável mesmo. Lance do gol foi um chute fraco, dava para ter segurado até com certa facilidade. Lembrei do Ceni que pelo menos tiraria de ‘manchete’. Nos pênaltis, não vale nem o comentário.
Para compor elenco, talvez.
Jamais deveria ser titular do SPFC.
Todos tem goleiro, menos o SPFC.
Infelizmente, isso é o melhor que posso falar do Rafael.
No mais, muito obrigado e tchau.
A culpa já e do SPFC. Não tem competitividade nessa posição. O cara tem como 2 goleiro o Jandrei. Ele não precisa se esforçar para sempre estar em alto nível. O gol que tomou ontem prova que o Rafael não e goleiro de time grande. A ilusão caiu por terra. O SPFC precisa de goleiro. E inaceitável tomar um gol, como nos tomamos ontem. A bola cruzada não chegaria em ninguém. Ele ajeitou para o gol do Almada. O erro começa No Luiz 7×1 Gustavo e termina no Rafael. Os caras esquecem das coisas.
Rafael, Jandrei NÃO SÃO GOLEIROS PARA O SPFC. PRECISAMOS FAZER UMA LIMPA NESSE ELENCO.
Zanquetta, eu acompanho esse jogador desde 2009, ele é horrível. Eu ouvia elogios a ele, mas sempre dizia, não se engane, esse cara é ruim. Até discuti com uma amiga por conta disso. Teve uma fase boa no ano passado. Mas, foi reserva a carteira toda, pq é Frangueiro, com F maiúsculo. Há alguma possibilidade de esses cegos não renovarem com essa porcaria?
Olha, talvez renovem por menos tempo
Rafael é Goleiro médio para mim nota 6 mas chegou a seleção rsss bela m… e parece que como sempre digo a seleção estraga ! Além disso concordo que está dando muita entrevista e TALVEZ como muitos que são apenas médios como Luciano estão se achando CRAQUES
Não acho o Rafael como um dos nossos principais problemas, precisamos antes de um técnico que aproveite melhor nossos jogadores, Zubeldia ontem para mim foi muito mal novamente. Ele não tinha convicção que o Wiliam Gomes deveria ser titular e parece que colocou o garoto pela opinião pública. E tirando o garoto no 1o. tempo queimou 1 alteração que podia melhorar o time bastante no 2o. tempo, tanto colocando o Wiliam(com Luciano titular) no 2o. tempo para pegar um Botafogo cansado(que aconteceu) que seria decisivo., ou mesmo colocando o Luciano no 2o. tempo. Continuou deixando o meio campo despovoado, com o Luis Gustavo que está lento e não conseguiu competir com o forte(de força mesmo e de técnica) meio campo do Botafogo e sobrecarregando tanto o Bobadilha como o Alan Franco que se matou em campo. Lateral esquerdo, Rafinha e Luis Gustavo não serem titulares absolutos ou encerrar o contrato deles, temos jogadores muito titulares frágeis fisicamente. Enfim temos problemas muito maiores que o Rafael na minha opinião.