CLIQUE AQUI e Acompanhe o canal do BLOG DO SÃO PAULO no WhatsApp , onde você encontra todas as matérias esportivas do dia

Estamos de volta!
Nesta noite chuvosa em São Paulo, o Tricolor recebeu o Santo André para jogo válido pela 1a. rodada do Paulistão 2024.
Iniciamos com o time: Rafael; Igor Vinícius, Diego Costa, Alan Franco e Welington; Pablo Maia e Alisson; Wellington Rato, Lucas e Luciano; Calleri.
Como se pode ver, nenhuma novidade e nada diferente do que Dorival Jr.(exceto por Igor Vinícius – que bom ver este cara de volta!) vinha fazendo em 2023. Achei acertada a opção de Carpini.
E deu certo. Fizemos um primeiro tempo muito bom, dominando o adversário e com show de Lucas Moura .
Ainda no primeiro tempo marcamos 3 gols: aos 7 minutos , de pênalti com Lucas, aos 38 com Luciano e 41 com Diego Costa.
O Ramalhão conseguiu empatar o jogo aos 21 minutos, com Cléo Silva porém o São Paulo não sentiu e seguiu dominando a partida na primeira etapa do jogo.
No segundo tempo iniciamos sem mudanças e o jogo foi um pouco mais equilibrado. Achei que Carpini pudesse realizar as alterações logo de cara porém manteve o time até os 29, quando trocou Luciano por Galoppo e Rato (que sai sentindo) para estreia de Ferreirinha.
Na sequencia foi a vez de Lucas sentir e então foi substituído pelo também estreante Luiz Gustavo . Alisson também saiu para mais uma estreia. De Erick, no caso.
Dos estreantes, Ferreirinha foi o que mais apareceu. Entrou cheio de vontade e perdeu algumas oportunidades de gol. Valeu pela vontade. Erick também apareceu bem.
Mas foi bom mesmo assim. Ótima estreia do time e de Carpini como nosso técnico.
Mais uma vez a torcida deu show. Público de 45270 , mesmo numa noite de muita chuva. Espetacular!!!
Próximo compromisso será na terça-feira, 23/01 e o adversário será o Mirassol em sua casa.
Vamos por mais!
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 3 X 1 SANTO ANDRÉ
Local: Morumbis, em São Paulo
Data: 20 de janeiro de 2024, sábado
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Assistentes: Fabrini Bevilaqua Costa e Daniel Paulo Ziolli
VAR: Daiane Muniz dos Santos
Público: 45.270 torcedores
Renda: R$ 2.377.411,00
Gols: Lucas, aos 5 do 1ºT, Luciano, aos 38 do 1ºT, Diego Costa, aos 41 do 1ºT (São Paulo); Cléo Silva, aos 20 do 1ºT (Santo André)
Cartões amarelos: Wellington Reis (Santo André); Luciano, Alisson (São Paulo)
SÃO PAULO: Rafael; Igor Vinícius, Diego Costa, Alan Franco e Welington; Pablo Maia e Alisson (Erick); Luciano (Galoppo), Wellington Rato (Ferreirinha) e Lucas (Luiz Gustavo); Calleri (Juan).
Técnico: Thiago Carpini.
SANTO ANDRÉ: Luiz Daniel; Luiz Afonso, Walce (Luiz Gustavo), Wellington Reis; Zé Mateus, Igor Fernandes, Dudu Vieira (Marciel), Felipe Ferreira e Edimar (Geovane); Lohan (Léo Passos) e Cléo Silva (Richard).
Técnico: Fernando Marchiori.
Play
Descubra mais sobre Blog do São Paulo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Promissora estreia.
Não vi o 1.o tempo (queda de energia), mas foi um jogo seguro, tranquilo.
Um jogo de patota
E triste ver o São Paulo vencer
Cadê as pastoras
Sem patota o São paulo não existe
Patota
Vc comemorou a vitória?
Quem roubou a luz? O Bertolucci ou a ‘jestão”?
Acompanho o blog há anos, porém esse é meu primeiro comentário. Zanquetta no acesso as estatísticas do site, deve reparar acessos diários à página de origem da Nova Zelândia, provavelmente não devem ter muitos outros aqui. Enfim, acho desnecessário os ataques ao.Sr. Paulo Scala, agora com provocações até do próprio Zanquetta. Por mais que você discorde do “pessimismo” dele, nunca li nada em que o mesmo faltou com respeito há alguém. Mesmo suas críticas, na maioria contra a diretoria do clube, são respeitosas e, ao meu ver, a maioria pertinentes. Não entendo o motivo de tantos torcedores se ofenderem tanto com críticas a diretoria, qual seria o medo? Nesse simples comentário a respeito do jogo, sem críticas a ninguém, recebe provocações infantis. Por qual motivo?! Apenas por divergências de opiniões? Não podemos ser todos mais cortês? Força, Paulo Scala!
Fala Rodrigo, eu trato o Paulo com educação.
A acidez que lido com ele é a mesma que ele lida aqui..rs
Não há ofensas, mas todos se incomodam com o pessimismo. Já viu o FOX? Que tudo exalta rivais? kkkkkk
Que bom que é da NZ, comente mais conosco.
Ha ha ha
#tristenoitesemenergia
#sangrasistemaelétrico
Time do São Paulo fez o resultado com tranquilidade.
Lucas parece muito bem fisicamente.
Gostei da entrada do Erick.
Ferreirinha a hora que ganhar confiança ajudará muito.
Tem que tomar cuidado com os dois laterais, Calleri e o Lucas nesse início. Temos uma final logo ali.
Importante demais essa vitória para quebrar o gelo e dar confiança ao Carpini.
Todo o sucesso ao nosso querido tricolor.
Vamo, SÃO PAULO!
Gostou do Lucas pela esquerda ou usaria ele como 10 Fernando?
Társio, meu irmão.
Já não sei se essa mensagem alcançará você, pois só fui ver hoje.
Olha, sinceramente, tenho curiosidade numa formação Luca, Ferreira, Erick e Calleri. Penso que teríamos muita velocidade.
Também tenho curiosidade no time jogando em um 4–4-2 e o Lucas de segundo atacante, dividindo um pouco as funções com o meia.
Acho que ainda dá jogo com o James, Társio.
Lucas jogou muito!
E Galoppo é melhor que James.
Gostaria de ver os dois no mesmo time.
Time começou muito bem,Lucas na esquerda foi muito bem, na verdade todos foram bem, dos que entraram gostei demais do Erick, todas as decisões que tomou foram certas.
Primeiro tempo foi um espetáculo.
Segundo tempo foi fraco.
Diego Costa continua sendo o mesmo zagueiro fraco de sempre.
Alan Franco não deu certo aqui.
Ferraresi não pode ser banco desse time.
Contra o Mirassol, tem que jogar os 11 que estavam no banco. Roda esse time Carpini.
Placar do segundo tempo:
São Paulo 0x0 Santo André.
Preocupante…
FOX
Só fiquei um preocupado com bola aérea defensiva, e umas invertidas de bola, fora isso, foi um jogo muito bom e seguro, mesmo sendo estréia.
Temos duas torres na defesa e nenhum dos dois jogou, aí deu nisso. Arboleda e o Ferraresi… ambos são ótimos pelo alto, creio que não será problema quando pelo menos um deles estiver em campo.
faz mt sentido
Estão criticando muito o Diego Costa pelo gol sofrido, ano passado pegou o Flamengo na final da copa do Brasil com 7 minutos de jogo e levou o atacante deles no bolso pro vestiário. Calma, uma semana de treino, ainda é pré temporada. E ele foi lá e fez um pra compensar…
Joga muito, com pré temporada então, vai ser covardia, com um diferencial, temos um banco e tanto: Ferreira, Erick, Galopo, Luiz Gustavo, James, esqueci alguém? Pena não ter um Goleiro a altura.
Goleiro está a altura. Não fosse o Rafael não levaria os a Copa do Brasil.
Criticar o cara no primeiro jogo, onde nada aconteceu que abone sua crítica me soa como apenas falta derespeito mesmo
levariamos
de respeito
Cara, eu acho o Rafael um goleiro nota 5, mas que não é deslumbrado.
Diferente do Volpi que era um goleiro nota 6, mas era deslumbrado.
E digo isso, porque no geral o Volpi fazia defesas muito mais difíceis do que ele.
Tanto que quando foi comprado em definitivo, era quase que uma unanimidade, mas dali pra frente se perdeu.
O Rafael pelo oposto, é um goleiro que não pega bolas difíceis, mas ao mesmo tempo aparece pouco e falha pouco.
No mais, nenhum dos 2 estão a altura do São Paulo.
Como falei na semana, Santo André é time que vai lutar pra não cair… Bem fraquinho nesse ano, era um time ideal para se enfrentar em uma estreia.
Mas mesmo sabendo disso, achei muito boa a partida do São Paulo como um todo, levando em conta que foi a estreia na temporada e tem muito jogador precisando ganhar ritimo de jogo.
Temos um elenco fortissimo do meio pra frente, na defesa me preocupo com as laterais… e com o Alan Franco, que pra mim será reserva do Ferraresi.
Acho que Santos e Corinthians teriam problemas com esse sto André. Vamos ver mais adiante.
Bom jogo, boa estreia, pequena corneta é que na minha opinião poderia ter entrado antes alguns reservas, mas foi bom.
Boa estreia. Apesar do adversário limitado, gostei do que o time mostrou. Lucas, Luciano, Maia e no segundo tempo o Erick e o Ferreira quando entraram, foram bem.
Time bem ofensivo e sempre liderando as ações apesar da chuva e do gramado. Carpini com 10 dias não mostrou nada de muito novo, obviamente, mas soube manter a boa estrutura do time ano passado e colocar em campo uma equipe com bom volume de jogo.
Não me lembro de ter visto uma estreia melhor do que essa . Parabéns Carpini.
Fazia quatro temporadas que a gente não vencia na estréia. O superestimado “Mito”, por exemplo, teve duas chances e não ganhou nenhuma. Perdeu uma e empatou outras. Foi muito boa mesmo, apesar de todas as adversidades – chuva, técnico recem chegado…
Parabens ao time e ao técnico.
Grande jogo
Temos um elenco para ser campeões de tudo. Repito que meu medo é o ego de James e Luciano. No meu SP ideal jogam na frente Erick, Ferreira, Calleri e Lucas como meia armador. Galoppo e Maia como volantes? Bom problema para o Carpini.
Venderia o Luciano pois acho que ele nos trará problemas, a entrevista no intervalo cavando vaga fixa no time já me irritou.
Ainda tem o Bobadilla que vai voar e vai complicar ainda mais a cabeça do treinador.
Gostei da formação! Dupla de zaga insegura, mas a chuva atrapalha bem!
Erik ganha a vaga do rato fácil, fácil.
Luciano não é meia
Elenco tricolor, disparado o melhor dos últimos 10 anos!
Finalmente temos contra ataque.
Por fim, não menos importante, se vira Carpini, Gallopo tem que jogar!
Minha dupla de zaga titular seria Arboleda e Ferraresi.
Com o tempo, cada jogador vai mostrando serviço e conquistando lugar no time titular.
Galoppo no meu time seria titular.
Igor Vinicius e Welington jogaram bem.
Os 2 zagueiros são sofríveis.
Prefiro ver o Luiz Gustavo improvisado do que aturar Diego e Alan
Bom jogo e uma partida segura do time no geral.
Tudo bem que o adversário não é grande coisa mas para um primeiro jogo no ano, estréia do técnico, reforços entrando e indo bem, foi muito bom!
Rafael – quase um espectador da partida
Igor Vinicius – muito tempo parado, sem ritmo de jogo. Espero que não demore muito para se recuperar pois senão é preocupante termos 2 laterais direitos sem condições físicas para aguentar uma temporada cheia.
Diego Costa – vacilo no gol do Santo André, se redimiu com seu gol mas vejo como reserva.
Alan Franco – foi mais seguro e eficiente que seu parceiro de zaga.
Wellington – boas subidas ao ataque e foi regular defensivamente.
Pablo Maia – mais uma excelente partida com o manto. Cresceu demais de uns tempos pra cá. Mérito do jogador e do antigo técnico.
Alisson – discreto, bobeou em alguns momentos da partida, principalmente no 1º tempo.
Rato – é esforçado mas não sei se com os reforços que chegaram seja titular do time.
Lucas – craque do jogo!
Luciano – belo gol, perdeu um cara a cara com o goleiro, quando volta para armar o jogo me dá desespero de ver rsrsrs
Calleri – muita luta e entrega como sempre, faltou a bola chegar em condições dele finalizar ao gol.
Jogadores que entraram:
Galoppo – meio fora de ritmo mas fez bons desarmes, se apresenta pro jogo e deu um passe primoroso pro Ferreirinha desperdiçar.
Ferreirinha – entrou e no geral foi bem, ainda sente falta de entrosamento e com certeza bateu a ansiedade da estreia.
Luís Gustavo – entrou bem e usou da experiência, mas me preocupa ainda ver se aguenta um jogo mais pegado, mais intenso.
Erick – fez algumas boas jogadas e foi fominha em um lance que poderia ter dado um passe e errou o chute.
Juan – pouco tempo e perdeu um gol.
Carpini – achei legal que ele jogou junto com o time e não mudou muito o jeito de jogar do Dorival Jr. Demorou um pouco para substituir. Mas foi muito boa estreia do time.
Na minha opinião, Rato jogou demais, no mesmo nível do Lucas. Deu um gol pro Luciano perder no inicio do jogo e fez a assistência pro diego Costa, fora os chutes bons e as inversões de bola. Por enquanto dono da posição.
A formação tática que terminou o jogo é bem interessante. 4-2-3-1 com boa movimentação dos pontas.
Dor de cabeça para o professor, que ainda tem Bobadilla, James, William Gomes e outros jogadores à disposição.
Belíssima estreia!! Nota 7.5! Time bem organizado, seguro.
Que bom ver a volta do Igorv, jogou bem. Do Galoppo tb, uma assistência desperdiçada infelizmente. Lucas botou a bola embaixo do braço, partidaça dele. Pode continuar fácil na meia esquerda que, com o James, o time só vai crescer.
Acho que vou começar a chamar o Rato de Leão, pq é o maior Leão de Treino. Em campo, a mesma merda de sempre. Tomara que o Erick logo conquiste a vaga.
Aliás, sobre os estreantes, do pouco que mostraram, gostei do Erick mas não gostei nem do Luiz Gustavo, nem do Ferreira. Como o campo tava pesado, vamos ver nas próximas partidas.
É isso. Mais 3pts semana que vem e que venham gambás e supercopa!
Lucas diferenciado, e tb boto fé em Galoppo.
Muito bom Carpini começar com uma vitória, com ideias que gostei – primeiro jogo, vamos ver como irá a assimilação do time com o tempo e diante de adversários mais qualificados.
A zaga não foi bem.
Excelente estréia! Gostei do desenho tático do time. Time conseguiu jogar bem pelos dois lados, coisa que víamos penso pra esquerda nas últimas temporadas.
A linha de trás foi bem, destaque para o Wellington. No meio só o Alison abaixo. A molecada entrou bem, além do LG, que gostei da recomposição dele, ele consegue atuar como terceiro zagueiro se defendendo. Certamente será titular na sequência da temporada, o Alison corre? Corre. Tem bom passe? Tem. Mas a recomposição dele deixa a desejar no posicionamento defensivo.
E o Luciano dando uma de treinador? Escalando o Lucas na ponta? Hahahaha… Tá tão preocupado e olhando pro Lucas que deixou um cara do Santo André na cara do gol. Será engolido nessa temporada. Jogador egoísta.
O Thiago Carpini começou com pé direito. O São Paulo não ganha na estreia do paulistão há muito tempo. Única critica: muita chuva, o campo pesado e o primeiro jogo da temporada, nosso treinador demorou muito para começar às substituições.
Gostei muito do Erick, pra mim foi a melhor estréia. Galoppo entrou muito bem também.
Acho que Alisson e Rato têm os dias contados na titularidade.
Bem observado.
Para mim, seria.
Rafael
Igor V, Arboleda, Ferraresi e Wellington.
Pablo Maia, Luiz Gustavo (Galoppo) e Lucas.
Erick, Calleri e Ferreirinha.
Ótima estreia. Eu não gosto do Diego Costa, mas hoje não é dia de corneta. Vamos ao próximo. Galoppo: baita jogador.
Jogo bom, vitória convincente e merecida, este time hj inspira confiança de um bom ano pra nós torcedores, pena que amanhã alguém vai postar comentários sobre a patota feliz e negócios obscuros que são feitos no clube só pra variar kkkkkkkkkkkkk
Professor rodou bem o time hoje. Início promissor.
O que me chamou atenção foi as cornetadas logo no primeiro jogo.Eu pensei que esse fosse o primeiro jogo,não imaginava que o São Paulo já havia jogado vários jogos,para começarem as cornetadas.Vamos dar incentivo ao time,ganhou o primeiro jogo,se o time é fraco ou não todos vão jogar contra todos,se o segundo tempo foi 0x0,o resultado final foi 3×1,acho que o que importa é que começamos com Vitória,independente do time que pegamos,se eles vão lutar para não cair não é da nossa conta.PARABENS PELA ESTREIA…Cada jogo temos que nos primorar.
Corrigindo:-aprimorar cada jogo
A menção honrosa vai para a drenagem do Morumbi: perfeita!
Bom jogo. Mas, Alan Franco, destoa. Muito fraco. Perdemos saida de jogo pelo lado esquerdo.
Wellington jogou bem na lateral esquerda.
Ele e o Igor Vinicius foram muito bem.
Um pouco difícil dizer sobre este time em relação ao do Dorival.
Alguma mudanças táticas.
Como o Pablo Maia jogando quase como um terceiro zagueiro, no meio da zaga.
E o encaixe Rato, Lucas, Luciano, Calleri, um pouco diferente do Dorival, com o Lucas caindo bastante para a esquerda.
Dorival mantinha mais a possa e construía jogadas, abrindo espaços por tabelas, triangulações.
Carpini parece manter menos a posse, mas tenta ser mais incisivo, e usou bastante de lançamentos, inversões, e cruzamentos.
Bom primeiro tempo/!
E o que me chamou a atenção foram os jogadores que entraram já no fim do jogo. Boas opções para a temporada!
Talvez possamos dizer que temos dois times jogando no mesmo nível
Ainda não consegui ver , imaginar o Luciano como reserva no time do São Paulo, mesmo com toda expectativa em torno do James e com as contratações novas , todas aquelas projeções que vejo de escalação que o torcedor e os comentaristas fazem é com Luciano e Alisson na reserva, não vejo assim os dois jogaram muito no ano passado e terminaram o ano em alta .
Assim o James não fez nada no são Paulo e nem mesmo oque ele tem jogado na seleção colombiana credencia ele a status de titular incontestável, claro que tecnicamente todos conhecemos sua técnica e capacidade de bater na bola, mais nenhum jogo que ele entrou melhorou o time, torço pra que realmente mostre tudo que o torcedor tem expectativa, vai ser bom pro time, pra todos nós , que decida jogos .
Mais porque estou comentando isso, pra mim o futebol do Luciano não é compreendido pelo torcedor, estava assistindo o premiere retro o jogo flamengo e são Paulo, o jogo que goleamos o flamengo no Maracanã com Diniz no comando, mano , como o Luciano jogou muito naquele jogo, como ele chegou e encaixou o time do Diniz , só que não foi só o time do Diniz, foi o do Rogério e do Dorival também, o Luciano entrega muito pro time, taticamente , joga muito, tecnicamente é bom , tem técnica , chega bem boa média de gols , defensivamente assim como naquele jogo contra o Flamengo todo jogo participa de mais, pra mim o Luciano é completo deveria ser mais ídolo do que é, boa média de gols , assistência.
Mais afinal qual estilo de jogo do Luciano se não está na prateleira do James e Lucas, é o estilo de Jorge Wagner, Mineiro, Danilo, Dagoberto, jogadores participativos , técnicos, que fazem gol , jogadores que fazem bem pro Time, elevam o rendimento, a competividade, que brigam por títulos, brigamos por títulos com Diniz, Rogério, Dorival, Crespo desse que Luciano chegou.
Outro porque desse comentário é porque é aquele jogador que o torcedor só vai dar conta do que representava quando sair , o fato do torcedor achar que é descartável lembra muito um cara que não deveria ter saído que também tinha boa média de gol , assistência, que todo lugar que jogou brigou por títulos, Jadson, que também perdeu espaço com a chegada do Ganso, Ganso é craque, é sim , mais não é aquele jogador que eleva o padrão da equipe, que aumenta a competividade, é daqueles que tem que arma o time em função dele , pro ganso jogar no Flu o resto do time tem que se matar , Árias , keno , André , até o kano, funciona, mais se tivesse um que entregasse o que o ganso entrega e ainda fizesse mais gols , participasse mais do jogo em todas as fazes , o Flu seria mais forte , Árias, Kano ,Keno e André jogaria mais descansados .
Acho o James ótimo , mais a vaga de titular tem que ser conquistada, eu quero que ele conquiste, mostrando futebol, jogando até ao lado do Luciano, o segundo tempo do são Paulo contra o LDU no Equador foi muito bom , espero que o James faça tão bem a equipe como o Luciano desde que chegou e que o torcedor aprenda a dar valor ao jogador enquanto ainda esta o aqui .
Não trate o jogador como não tivesse nada pra entregar em campo , nem James e nem Luciano, os dois merecem o mesmo respeito.
Beleza Luciano, vou pegar mais leve daqui pra frente!! Mas vê se joga bola!!!
Mauricio, eu tenho dois problemas com o Luciano no São Paulo, mas vou começar pelos prós:
É um jogador indiscutivelmente decisivo, altamente competitivo, e que finaliza razoavelmente bem – e por isso é perigoso tanto longe quanto perto do gol.
Porém, ele é extremamente egoísta, e digo egoísta no sentido mais claro da palavra, é um cara que quer tudo pra si.
Quando está em posição de finalizar, ele não vai passar, não importa se tem um defensor que possa bloquear ou uma opção de passe, ou pior ainda, se vai gerar um contra-ataque.
Se ele estiver em posição, ele vai finalizar.
E quando ele joga mais recuado, apesar de ser um jogador relativamente técnico, ele se envaidece como se fosse um verdadeiro armador já consagrado.
Ele passa demais o pé na bola, prende demais o jogo, e força demais passes em profundidade, especialmente quando eles poderiam ser passes laterais simples.
E arrisco a dizer até que erram muitos passes, pode ser apenas uma impressão, não tenho as estatísticas em mãos para dizer.
Mas a impressão que me passa é essa, que por ser um jogador vaidoso, ele sempre quer o holofote, seja fazendo o gol ou dando um passe para gol que não pode ser simples, ele tem essa necessidade de aparecer.
Por fim, ele não me passe a ideia de que se o James ganhar a vaga – ainda que seja de forma justa, em campo-, vá aceitar tranquilamente com um treinador inexperiente.
A entrevista que ele deu hoje no intervalo falando que “o treinador acertou porque mudou pouco e colocou o Lucas no lugar onde ele sempre jogou na Europa”, foi ridícula.
Naturalmente, essa mesma característica de competitivo – que tem um lado positivo -, também faz com que ele não aceite a reserva, e tome cartões amarelos extremamente infantis.
Ai entra o segundo problema:
Deixar o time na mão nos momentos difíceis, assim como o Luís Fabiano, o Luciano é um cara decisivo que as vezes não joga a decisão, ou porque está machucado, ou porque tomou cartões imbecis.
Não vou levar tanto em consideração a parte física, porque curiosamente ele jogou e fez mais gols aqui do que em qualquer outro time.
Seja por falta de sorte ou de cuidarem do jogador, no restante da carreira, ele nunca teve sequências tão longas quanto no São Paulo.
Enfim, essa é minha análise dele, valorizo demais tudo o que ele entregou pelo São Paulo, e serei eternamente grato.
Mas por mim nem ele e nem o James jogariam de armador no nosso time, pra mim nosso armador é o Lucas.
Aí um comentário que concordo, nem Luciano e nem James de armador mais sim o Lucas , pra mim foi o acerto incontestável do Dorival que nos garantiu o título da copa do Brasil.
Também acredito que o Lucas deveria jogar mais centralizado, com mais liberdade, pelo lado desgasta demais, não é um jogador de percorrer distância, ontem ele fez fila driblando, igual o gol que fez contra o Flamengo no Brasileirão do ano passado, mais estava longe do gol , imagina um lance desse perto do gol , pra parar só com falta e vai amarelar o adversário.
Mais fiz o comentário sobre o Luciano mais pelo oba oba que vejo que tem acontecido desde a chegada do James, eu acredito que quando o são Paulo contratou o James não esperava que daria certo com o Lucas , pra mim não era intenção do clube contratar os dois , faz muito mais sentido as contratações de Ferreirinha e Erick do que do James, não que ele não vá jogar, não seja um grande jogador, mais sei lá pra mim em um jogo decisivo pra equilibrar o time e não ficar vulnerável, os treinadores vão tomar a mesma decisão que o Dorival, Lucas na meia e James e Luciano no banco, ainda mais com as opções de velocidade pro ataque.
Alguns pontos, Diego Costa é um bom reserva, Wellington precisa de um bom reserva quando joga muito estoura, a fominha do Erick destoou do time num lance com várias opções melhores que chutar e precisamos de um goleiro apesar do Rafael não ter participado do jogo.
Gostei da estreia do Carpini, do futebol e do resultado. Algo raro de acontecer numa estréia, ponto muito positivo!
Gostei da forma que a defesa foi montada, jogando de forma estreita dentro da grande área quando atacada, apesar do gol e do buraco na frente da zaga.
Acho que Diego Costa, Alan Franco e Igor Vinícius são bons reservas, e imagino que quando os zagueiros titulares retornarem, e a segunda linha entender melhor a parte da cobertura, tudo isso vai funcionar de forma interessante.
Gostei da forma que pela formação o Pablo Maia teve oportunidades para chutar de longe, e junto com o Alisson fizeram uma partida defensiva relativamente tranquila, apesar de nem gostar do Alisson jogando por ali.
Não formei opinião sobre o Luiz Gustavo, mas ao menos entro num jogo tranquilo e não comprometeu.
Achei compreensível a aposta do Lucas dobrando com o Wellington, porque sempre que o time adversário usar marcação individual no Lucas – como quase sempre acontece – e ele o Lucas cortar pro meio, vai ter espaço nas costas do lateral pro Wellington ir à linha de fundo.
Lucas é o nosso craque, e é perigoso e importante em qualquer posição, mas gostaria de ver o Lucas como armador centralizado nesse novo esquema para ter opinião, talvez com Ferreirinha, Erik ou até mesmo o Alisson na esquerda.
Não gostei/gosto do futebol do Wellington Rato, apesar das assistências. Achei o valor de compra dele descabido, mas agora que está aqui, acho que é um bom reserva pra ponta direita, do tipo que entra e pode mudar jogos.
Gostei da entrada do Ferreirinha e do Erik, me pareceram boas contratações até aqui, realmente o time precisava de jogadores com essas características.
Gostei do Luciano perto do gol como segundo atacante, desafoga o Calleri e é perigoso finalizando, acho que o Carpini “encontrou” um lugar para ele no campo, tanto que na entrevista ridícula dele, ele “elogiou” o treinador por isso.
Não gostei/gosto quando ele jogou de armador, quando o time alternava para o 4-2-3-1, apesar de ter ajudado bastante na recomposição hoje, ele recuava demais, prendia demais a bola e atrapalhava as jogadas.
Gostei/gosto do Galoppo, ainda não acho que vi jogar o suficiente para formar uma opinião complexa sobre ele, mas parece um jogador bastante versátil e interessante.
Gostei/gosto do Calleri como 9 se movimentando menos, achei bastante interessante o posicionamento dele como pivô – que ele faz muito bem -, pois criou bastante espaço pro Luciano, e também do desafogo que ele dá pra defesa brigando para desviar as bolas quebradas pelo alto.
Me parece que nesse sistema de hoje ele correu menos, e o time foi menos dependente dele, ao mesmo passo que ele terminou o jogo “mais inteiro”, e se tivesse uma oportunidade clara, com certeza teria feito o gol por não chegar na bola com a língua no peito, como acontecia muito na época do Ceni.
Por fim, gostei do Carpini ter variações táticas, mesmo sem mexer no time, era nítido que o time atacava e defendia de formas diferentes, mesmo sem ter feito alterações.
A coletiva dele também foi muito bacana, se expressou bem e começou reconhecendo a grandeza do clube, a torcida e o trabalho que o Dorival deixou, depois elogiou muito os jogadores por se doarem em campo, defendeu o James e explicou porque demorou para trocar os jogadores.
Parece besteira, mas aqui no blog mesmo a galera já estava cornetando, e ele explicou que é algo pensado junto com a fisiologia, exatamente para que os jogadores atinjam a condição física necessária.
Vou torcer muito para que ele consiga gerir os egos, até aqui tem me parecido um grande acerto da diretoria, ainda que seja bastante improvável.