CLIQUE AQUI e Acompanhe o canal do BLOG DO SÃO PAULO no WhatsApp , onde você encontra todas as matérias esportivas do dia

Julio Casares participou do The Noite do SBT e comentou sobre a fase difícil do clube nos últimos anos:
“Acho que o São Paulo adormeceu um pouco, imaginando que fosse ainda um time só de vanguarda, e os outros fizeram o que o São Paulo estava fazendo. Hoje, o São Paulo tem a obrigação de ser recolocado, mas é uma reconstrução, leva tempo. Gestões desastrosas comprometem uma década. O São Paulo ainda tem muita dívida, dificuldades, mas, devagarzinho, está subindo degraus. Essa conquista trouxe a autoestima de volta”.
SAOPAULO.BLOG
Descubra mais sobre Blog do São Paulo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Este ano, confesso estar preocupado com o fechamento financeiro.
Se aumentar a dívida serão 3 anos de trabalho perdido.
Casares deve tá contando o dinheiro da liga, pq não é possível.
Precisamos de mais gente capacitada na gestão, pelo jeito ele e sua equipe não estão conseguindo fazer o prometido.
Fazer umas duas boas vendas é extremamente urgente.
Zanquetta, a dívida está em quanto mais ou menos vc faz ideia ?
Terminamos 2022 com 585 mi. Não há balanço parcial.
Me indicaram que receberei até o Natal a projeção 2023 e numeros 2024.
Essa é a tal “dívida líquida”. A dívida bruta já passava dos 700 M. Como o Casares não divulgou absolutamente nada, entende-se que deve ter subido substancialmente. Em 2022 ele só foi divulgar algo entre setembro e outubro, quando contabilizou os recebiveis do Antony e do Casemiro, que fez com que a dúvida “líquida” tivesse uma melhora. Mas não a dívida total, que no final é a que importa.
Leco nunca mais poderia pisar no clube.
Não que isso fosse trazer de volta o dinheiro jogado no lixo.
Mas seria simbólico.
E não só ele…
Se houvesse artifícios, tem muitos que proporiam.
Final do “ultimo” ano de mandato, mas parece o início do primeiro.
Vamos terminar abaixo do que eu esperava em numeros.
Mesmo melhor do que eramos.
Isso nunca vou mentir.
As pessoas falam do Leco que realmente é responsável por mais da metade da dívida mas se esquecem que nossa dívida e derrocada começou com a gestão de JJ, por puro egocentrismo
Os problemas começaram com o continuísmo e por várias péssimas diretorias montadas pelo Juvenal, mas é inegável que o Leco tornou a situação insustentável.
Por mais que tenh sido o Juvenal que nos colocou no caos.
Ele entregou o clube com uns 150 milhões em dívidas. Aidar dobrou para 300 e leco dobrou para 600.
Casares se não entregar esse clube saudável daqui 3 anos terá feito o mesmo que os anteriores, qual o saldo?
Exatamente isso CCFT. Querem joga essa comanda nas costas do Juvenal. Não estou isentando o apreciador de licores adultos (kkkkkk), pelo contrario… ele teve erros e no meu balanço pessoal, teve mais acertos do que erros.
Se pegam os numeros da epoca dele, ele tinha arrecadação maior do que as dividas. Gastava e era campeão. No final do ciclo dele enfiou os pés pelas mãos e foi embora. Mesmo assim percebe-se que a divida era menor do que a arrecadação. Todos que vieram depois dele só aumentaram a divida do Clube e conseguiram perder arrecadação. Aguardemos o Casares termina o ano pra inclui-lo ou não nessa lista de piores.
Juvenal é tido no imaginário de alguns torcedores do São Paulo como alguém imprestável, porque foram manipulados pela imprensa esportiva (Globo). Quando ele começou a fala contra as atitudes do Mula sobre a politicagem da organização da Copa, da criação do Impressorão e sabotagem do Morumbi, a imprensa começou a fazer criticas abertas, levantando questões que até então não se viam. Tentavam fazer parecer que ele era um Eurico Miranda, mais verdade é que eles não suportavam ouvir as verdades contra os times dos quais eles até hoje defendem, CUrintias e Flamengo. Vale ressaltar que o Juvenal já estava na mira dos jornalistas quando ainda dentro do Serra Dourada falou sobre o assalto daquele campeonato brasileiro de 2009 que inviabilizaram o São Paulo pro Flamengo ser campeão. Nunca vou esquecer ele ainda dentro do campo, suadão falando sobre a necessidade da CBF em permitir que outros Clubes fossem campeões. E não se esqueçam. Nunca eu vi punição do STJD aplicada a outros jogadores e Clubes como foi feita com o São Paulo. Jean volante do São Paulo, expulso de um jogo por dois cartões amarelos pegou dois jogos de suspensão por entendimento que eles tiraram do COOL. Dagoberto foi outro que recebeu mais de um jogo por expulsão direta, sendo que geralmente expulso cumpre um jogo apenas. Arbitragem tendenciosa entre outras. Enquanto isso Flamengo veio se arrastando com ajuda do Pet e Adriano e os assopradores de apito, até levantarem o caneco.
Lembrem-se.
Está totalmente errado nos numeros.
Juvenal deixou o São Paulo com uma divida de 256 milhões de reais e uma receita no mesmo ano de 364 milhões.
A divida do São Paulo o ano passado já estava na casa dos 700 milhões e o faturamento na ocasião era de 660 milhões.
Juvenal fez bobagens? Fez sem duvidas. Mais esse agravo não é culpa dele. Todos que assumiram o Clube após ele teve a oportunidade de ir no contrario que era praticado e ao invés disso eles foram piores ainda. Beneficio da duvida pro Casares que ainda não fechou o mandato atual.
https://epocanegocios.globo.com/Essa-E-Nossa/noticia/2014/05/sao-paulo-tem-maior-receita-entre-os-clubes-brasileiros-em-2013.html
https://ge.globo.com/negocios-do-esporte/noticia/2023/07/19/as-financas-do-sao-paulo-em-2022-com-alta-nas-receitas-e-divida-ainda-em-estado-critico-mas-estavel-sera-o-inicio-da-recuperacao-tricolor.ghtml
JJ começou essa merda lá na epoca do MPG.
Prosseguiu até 2014.
Depois, Aidar, Leco…agora vamos ver.
Você esta certo e eu concordo plenamente. Mais não justifica esse aumento exagerado.
Fiz questão de postar justamente a divida e arrecadação porque os que vieram depois conseguiram aumenta a divida e diminuir a arrecadação.
É uma questão de lógica dizer que os que vieram depois do Juvenal são piores.
Vamos aguarda o Casares que ainda tem o beneficio da duvida, pois esta terminando o mandato.
Quem ergue dois trofeus e disputa 4 finais tem todos os méritos e isso é inegável. Também é inegável que o clube de futebol evoluiu em diversas áreas que antes eram empurradas com a barriga. Já a questão financeira é outra história, incluindo a maneira como lidaram com a situação. Foram escolhas.
A pena nessa história toda é que nosso maior ativo nesse momento só nos proporcionará 60% do que for vendido e isso sem duvidas não tornará 2024 tranquilo. Porém, eu ficarei feliz caso o próximo planejamento estipule menos empréstimos bancários, o que significará menos sufoco em comparação com 2023.
Fala como se não estivesse estado ao lado de todos esses que arruinaram o clube nos últimos 15 anos. Ou não teve coragem de se opor, ou foi por interesse político. Criticar agora é fácil
Exatamente, a culpa é só do Leco?
Falam como se fossem outro grupo político
Casares fazia parte do Conselho de Administração. Sabia exatamente cada passo que o clube dava, inclusive o péssimo contrato com a Adidas, entre outros.
Que a gestão do Leco foi um desastre, não é nenhuma novidade, mas pergunto, se as contas foram aprovadas pelos Conselheiros pq permitiram essa bagunça financeira sem tomar providências?
Troca de favores?
Os resultados esportivos bons servem para ” esquecer ” a má gestão financeira ! Eu ainda não engoli Raí Ramos, Jandrei mais 3 anos etc cadê a economia financeira ? se não tem dinheiro porque contrata assim e fica ” amarado ” em contratos LONGOS com esses jogadores meia boca ? e como disse o Zanca agora não é dispensar só tem de haver negociação ! um clube sem dinheiro deveria economizar o máximo possível até para ” sobrar” dinheiro para pagar Lucas James e outros desse nível ou não ? ” JUNTOS ” pelo SP Presidente politico futuro ex vice prefeito de SP rssssss
Só esqueci de um ” DETALHE ” ! Salvo engano de minha parte é a Primeira vez que ouço o Casares falar ” mal ” das gestões anteriores ! Sempre pisou em ovos dizendo que agora é olhar para a frente ! Achei curioso !
A culpa é desse grupo político (260 conselheiros) que lá está – Casares tb faz parte dele.
O SP pelo o que é ventilado na grande mídia precisa aí de uns 200 mi em vendas para respirar bem 2023/2024 nos fechamentos.
Muito azar o Nestor ter machucado… com ele e o Beraldo certamente chegaria a pelo menos 75% desse valor.
Tomara q se livrem dos encostos (Orejuela,Liziero,Nikao,DVD,Erisson,Pato,Rai Ramos) e fazer caixa com Wellington, Nathan, Neves, Luan e Mendez e torcer que uns 2 da base se destaquem.
Aguardemos…
Gestões desastrosas: terceiro mandato do JJ, o Casares era o “pitbull”. Aidar presidente, o Casares era o vice. Gestão Leco, o Casares fazia parte do conselho de administração do clube.
Por isso que muita gente tem um pulga atrás da orelha com o Casares.
E com razão, ele foi parte. Mas eu era Diretor de empresa e nem por isso eu tomava decisões de rumos da companhia. Era o Presidente.
Nas gestões passadas no mínimo ele foi complacente com seus pares.
Se fosse contra os rumos que o clube tomou década atrás tinha saído fora.
Pois é Zanquetta mas isso NÃO PODE impedir de criticar a gestão anterior ! até mesmo para mostrar que REALMENTE deseja fazer diferente né
Culpados há vários.
JJ tem sua parcela e foi quem iniciou essa encrenca na parte financeira e na continuidade com o 3o mandato.
Mas NADA apagará o fato do Leco, em 5 anos, ter aumentado a dívida em 465 milhões, sendo esse número citado aqui mesmo no Blog.
Um inútil, incapaz, irresponsável, megalomaníaco… nunca fez NADA que prestasse
Era só o pavão do clube como o próprio JJ o descrevia. Isso sim ele tinha capacidade prá ser….
Na verdade, um engodo.
Que SUMA do clube e vá viver a vida dele. O ideal era a expulsão do quadro de sócios, mas….
Muita gente critica o Casares por ter sido parte de gestões desastrosas mas é como o Zanca falou. Vice presidência e diretoria tem corporações que é mero cargo figurativo. Mesmo que ele contrariasse tudo e todos no máximo seria voto vencido e chutado do clube por estar incomodando demais e aí adeus sonho de mudar o clube. E jogar merda no ventilador da imprensa é coisa de mocorongo.
Se pra um dia chegar na presidência era necessário ser pitbull das presidências passadas…foi um preço que ele pagou. Uma pena que o SPFC sofreu muito mais do que alguém jamais imaginaria nas mãos do Aidar e do Leco.
Muita coisa foi descoberta nesses últimos anos também. A gente tem dívida rescisória de gente que a gente nem imaginava, literalmente pagamos pra vários irem embora. O buraco era muito mais fundo que o mensurado só pela incompetência geral. Uma empresa que trabalhei recentemente mandou um diretor embora e só agora que tá aparecendo as ‘negociatas’ feitas em off lá pro financeiro.
Enfim. Não sou nenhum parente do Casares e até tou consideravelmente puto com algumas patacoadas do Conselho e de membros da gestão dele, mas eu sou realista também. Pra vc vencer um jogo vc tem entender as regras e jogar com elas a seu favor até surgir a oportunidade que vc esperava. Acho que a gestão atual tem mais acertos que erros e ter apenas isso está aquém do prometido em campanha mas já é um começo.
E quem entende um mínimo de política assim como eu que sou leigo sabe que governabilidade sempre tem um preço, mesmo em regimes totalitários. E nunca é barato e nem pelo bem maior.
Leco e Raí deveriam serem proibidos de pisar no Morumbi, Cotia…
Inclusive, deveriam jogar no lixo o retrato do ex mandatário que consta lá pregado na parede!
Não deveria restar nada lá que lembre esse senhor.
Bem com serem processados, por péssima gestão; embora não resolva nada isso. Mas seria simbólico.
Se houvesse artifício.