Após perder de virada para o Athletico Paranaense, o Grêmio volta a campo neste sábado (21), às 18h30 (de Brasília), para medir forças contra o São Paulo, no Morumbi, pela 28ª rodada do Brasileirão. Ocupando a quarta posição no certame nacional, o time de Renato Gaúcho precisa da vitória para se manter no topo da tabela e não perder o lugar na zona classificatória da próxima Libertadores.
Para alcançar tal objetivo, o Tricolor dos Pampas tem alguns desafios. O primeiro deles é superar a marca de não bater o São Paulo no Cícero Pompeu de Toledo há dez anos. Outro fator preocupante é que o Imortal não sabe o que é vencer fora na temporada desde a 13ª rodada. São 112 dias de jejum, com nove jogos realizados, com cinco empates e quatro derrotas.
Por fim, o cenário de desfalques preocupa Portaluppi. São dez baixas, ao todo, entre jogadores lesionados, nomes convocados para a seleção e uma suspensão.
Cuiabano, Felipe Scheibig, Mila, Iturbe e Nathan estão no departamento médico por lesão; Carballo está com dores no púbi e Geromel tem desgaste físico. A lista de ausências ainda tem Ronald e Gustavo Martins, que estão à serviço da seleção no Pan-Americano, e Reinaldo, suspenso.
FICHA DE JOGO: SÃO PAULO X GRÊMIO
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data e horário: 21 de outubro de 2023 (sábado), às 18h30 (horário de Brasília)
Arbitragem: Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Transmissão: Premiere (pay-per-view)
Motivo: Brasileirão – 28ª rodada
Provável escalação São Paulo: Rafael; Rafinha, Diego Costa, Lucas Beraldo e Welington; Pablo Maia, Alisson, James Rodríguez e Michel Araújo; Lucas e Luciano. (Técnico: Dorival Júnior)
Desfalques: Caio Paulista, Galoppo, Igor Vinícius, Marcos Paulo, Arboleda e Calleri
Provável escalação Grêmio: Gabriel Grando; João Pedro, Pedro Geromel, Walter Kannemann e Fábio; Felipe Carballo, Mathias Villasanti e Pepê; Franco Cristaldo, Lucas Besozzi e Luís Suárez. (Técnico: Renato Gaúcho)
Desfalques: Reinaldo (suspensão automática após cartão vermelho); Nathan, Iturbe, Felipe Scheibig e Mila (departamento médico); Cuiabano e Rodrigo Ely (transição física).
Torcedores.com

Tem que ganhar de qlq jeito hoje…………VAMOSSSSS SÃOOOOO PAULOOOOOOOOOOOO
pena o kingnaldo não poder jogar, seria uma avenida…
Pênalti claro contra o Palmeiras e Juiz e ignoraram!
Ate na base esses lixos dos porcos sao ajudados……o sistema é foda parceiro
O SPFC inexiste nos bastidores, infelizmente.
Já era …, VAR não chama e o juiz ignora.
Tomamos o 2.o e agora dá um pênalti contra.
0x3 para o anão verde.
Independente do erro, ganhou quem faz um trabalho muito melhor na base e faz tempo.
Repito, acompanho a base do São Paulo e bem de perto.
O sub 15 e o sub 20 são fracos.
O sub 17 é o que está melhor.
Mesmo assim, o sub 17 do Palmeiras sobra e não à toa tem 5 jogadores na Seleção Sub 17
William Gomes foi nosso melhor jogador.
Por mim, nem vai para o sub 20.
Sobe para o profissional e vai entrando aos poucos.
Pelo jeito a base tá seguindo o exemplo do profissional.
Antes ganhava tudo dos rivais, agora virou freguês. Chegar na final pra perder assim e melhor nem ir.
Só relembrando, o Sub 15 foi atropelado pelo Sub 15 do Palmeiras e eliminado do Paulista.
O Sub 17 perde a final para o Palmeiras.
Terça-feira tem jogo da volta pelas semifinais do Paulista Sub 17, contra o Palmeiras.
Podemos ser eliminados também o que não é nenhuma surpresa.
O Palmeiras é um bom time, melhor que o São Paulo. Normal, pois na base quem tem dinheiro contrata os melhores jogadores. Para piorar os jogadores jogavam um jogo normal, mas os jogadores do Palmeiras iriam na bola como um faminto na chegada de um prato. Alguns do SPFC sentiram o jogo de hoje, mas tem alguns garotos, pode crescer na profissão.
Dinheiro e o que mais define no profissional. Base e nem tanto, o que define sucesso e quem tem a melhor estrutura e faz o melhor trabalho. Acha o cara com potencial quando não vale nada, leva pro CT e transforma ele em um bom jogador.
O São Paulo já teve o melhor trabalho de base no Brasil. Casares quando entrou mudou tudo em Cotia, deu carta branca pro tal Biasoto, e agora nos ficamos para trás.
Nossa base é ruim, né?
Onde eu falei que é ruim? Eu disse que ja foi a melhor do Brasil, hoje não é mais. E o mesmo que podemos dizer do time profissional. E ok, talvez um pouco acima da média nacional nos melhores momentos. Mas não é mais aquele time avassalador que já foi um dia.