O título da coluna publicada no Uol, na quarta-feira (8) era este. O texto dizia que, apesar da rivalidade na época da Segunda Guerra Mundial, o Palmeiras jogar no Morumbi e o São Paulo no Allianz não agride a alma de nenhum dos dois clubes.
Os Estados Unidos bombardearam o Japão na Segunda Guerra e hoje têm relações diplomáticas e comerciais.
Defendi que o São Paulo deve jogar no Allianz Parque, contrastando nota de torcida uniformizada.
Fui surpreendido pela repercussão na comunidade são-paulina pelo fato de a primeira frase do texto ser “O São Paulo tentou tomar o Parque Antarctica do Palmeiras durante a Segunda Guerra Mundial.”
Ora, era óbvio o contexto.
Ainda que tenha havido o episódio das barricadas, de palmeirenses defendendo seu estádio contra uma suposta invasão são-paulina, a relação deve ser cordial hoje, como entre Japão e Estados Unidos, Alemanha e França, invadida pelos alemães no mesmo período.
O São Paulo tentou tomar o Parque Antarctica do Palmeiras?
Não há evidências.
Há depoimentos de palmeirenses, como Oberdan Cattani, que juram ter dormido noites à frente do estádio, para impedir a invasão. Isto não dá culpa ao São Paulo. É possível que palestrinos antigos tenham se sentido ameaçados e feito barricadas sem que houvesse nenhum risco real.
Está na história do clássico Choque-Rei. Oberdan Cattani morreu dizendo: “O Corinthians é adversário, o São Paulo é inimigo.”
Oberdan podia até estar equivocado. A versão ficou na história a ponto de ser citada na nota de repúdio à decisão de Leila Pereira.
Minha intenção foi só dizer que sim, o São Paulo pode jogar no Allianz Parque. Jogou 52 vezes como mandante no Parque Antarctica.
O São Paulo amplia a grandeza do Palmeiras, assim como o Palmeiras aumenta a grandeza do São Paulo.
PVC – Exclusivo para o Blog do São Paulo

Honra e orgulho absurdo um texto do monstro PVC, exclusivo pro Blog!
Parabéns ao blog. Cada dia crescendo mais e mais.
Em tempo, não vi nota nenhuma da torcida palmeirense impedindo o palmeiras de jogar no Morumbi.
Estranho né!?
Mancha fez
Que moral hein Zanquetta, um texto exclusivo do PVC neste nosso humilde espaço não é pra qualquer um!!!!
E ele mostra (assim como o também palmeirense Mauro Beting, o são-paulino Alberto Helena Júnior e o corintianos Celso Unzelte e Paulo Calçade) que é possível ser um grande jornalista esportivo e assumidamente ter um time do coração, sem cair no ridículo do “torcedor de caneta na mão”!!!!
PVC é acima da média.
Parabëns pelos seus 14.610 dias de vida.
Muito obrigado Júlio, são 14.610 muito bem vívidos e de amor ao nosso Tricolor!!!!
Um OT: Enquanto isso, mais um ex-jogador enrolado com a criminalidade: https://www.band.uol.com.br/bandnews-fm/rio-de-janeiro/noticias/emerson-sheik-e-denunciado-pelo-mp-em-investigacao-sobre-lavagem-de-dinheiro-16588376
A organizada, em nota, ainda usa a palavra “inimigo” e não “rival”. Mas está usando essa história como desculpa para continuar a promover violência como sempre fizeram.
A mulher injeta dinheiro como eles nunca tinha visto antes. Monta elenco comprando tudo que é jogador que se destaca no país. Encontra um bom técnico e faz esforço para mantê-lo sempre aumentando salários. Eles voltam a ganhar títulos como na época da Parmalat. E os caras ainda acham que tem direito de ficar na bronca com ela? hahaha Vem pra cá Leila, vem “estragar” o São Paulo, pois o Abílio nunca teve essa coragem.
Por isso um palmeirense como PVC e jornalista respeitado, fazem tanta diferença.
Muito bom. Concordo com tudo. PVC é um dos comentaristas que eu mais respeito, sempre da opiniões bem embasadas.
É isso!
Isso não é para qualquer um. Só para quem tem credibilidade
Tmj Paulo
E como o PVC mesmo escreveu, se por uma picuinha dessas, a Mancha Verde chama o São Paulo de inimigos, o que não sente um japonês que viu os americanos jogarem duas bombas atômicas no seu país ou um francês vendo o Hitler invadir o país e os humilhando ao passar pelo Arco do triunfo, se vingando da humilhação que os franceses os fizeram passar no final da 1ª Guerra? E hj todos esses países se relacionam e são aliados e fazem trocas comerciais e científicas entre eles…
Por esse tipo de postura que os times não se unem, não conseguem nem formar uma Liga e a CBF e as Federações deitam e rolam no futebol brasileiro!!!
Sensacional a clareza do PVC! Texto fantástico nota 1000z
O cara é foda.
Parabéns ao blog sensacional
Estou feliz mesmo
Que banho na alma tricolor!
Que tapa na cara da sociedade intolerante!
História não é achismo…Futebol não é guerra.
Parabéns Zanquete…a média do blog é ser acima da média.
PVC TMJ!!!
VSP!
Tudo nosso
Excelente texto de um excelente comentarista para um excelente blog!
Gosto especialmente do último parágrafo, de que essas atitudes e reciprocidade só engrandecem os dois times. Esse tipo de passo é fundamental inclusive para valorizar o produto de mercado, que é o campeonato de futebol.
Parabéns ao PVC pelo texto sempre lúcido e ao Zanquetta por acumular credibilidade cada vez maior!
Feliz por ver um jornalista esportivo de primeira classe prestigiar o espaço do Zanca, mais que merecido.
São Paulo e Palmeiras precisam estreitar laços se quisermos mudar o status quo do futebol brasileiro, gostem as torcidas ou não.
Moral do blog hein!
São poucos jornalistas esportivos declaradamente torcedores de times rivais que merecem algum respeito, o PVC é um deles.
Imagina se todos os imigrantes italianos, alemães e japoneses vivessem alimentando ódio e rancor por serem os perdedores da guerra?
Nem eu estaria aqui numa hora dessas.
O PVC é um grande profissional e muitas vezes é desrespeitados por uns macaquinhos de circo da globo.
Só digo que esse mando foi genial, têm uns palmeirenses desesperados que vamos jogar naquela m____, ahahahaha
Tá rendendo muitas risadas. Só dá mais vontade de ser campeão paulista lá dentro. Vai ter suicídio se formos campeões lá dentro, ahahahah.
Palmeirense é dramático demais.
Parabéns ao blog! Muito feliz de ver alguém do calibre do PVC escrevendo aqui! Pra mim, um dos melhores do nosso jornalismo esportivo.
Pra mim o principal jornalista esportivo do país, fazendo um texto exclusivo pro principal blog de um clube de futebol do país, e ótimo texto aliás.
Orgulho em ter um texto exclusivo do PVC aqui no Blog!
Parabéns Zanca, isso é fruto do ótimo trabalho que vc faz com o Blog. PVC pra mim é um dos melhores comentários da atualidade hoje.
Já gostava do PVC antes, mas ele me ganhou naquela discussão sobre o não rebaixamento do SP no paulista com o Flavinho. Um dos melhores jornalistas do Brasil.
O PVC mudou a concepção do Jornalismo Futebolístico, implantando as Estastiticas nela, que acho que não daria certo, se ferrou, conhece e muito sobre histórico do Futebol e Clubes, sempre imparcial. Parabéns ao Blog em ter o texto dele por aqui. Agora o que um Ser Humano imbecil, este Oberdan Cattani, um ignorante que até na hora da morte continuou com esta mentira, que persiste até hoje.
Parabéns Zanca!!! Um dos melhores jornalistas p melhor blog do São Paulo!! #Ceninaselecao#
Tudo nosso