O sistema defensivo do São Paulo vem gerando fortes dores de cabeça para o técnico Rogério Ceni. Nos últimos cinco jogos, o Tricolor conta com uma média de gols sofridos pior que a do Juventude no Campeonato Brasileiro, competição na qual figura como lanterna na tabela.
Nas últimas cinco partidas, o São Paulo foi vazado dez vezes, amargando uma média de dois gols sofridos por jogo. Já o Juventude viu os seus rivais balançarem as redes 42 vezes em 25 partidas, ficando com uma média de 1,68 gol sofrido por jogo.
Os números defensivos do São Paulo impressionam pelo fato de o técnico Rogério Ceni ter apostado em um esquema com três zagueiros nesta temporada. Além disso, o treinador conta com meio-campistas que se destacam mais pelo seu papel tático, sobretudo defensivamente, do que pela sua capacidade ofensiva, casos de Igor Gomes e Pablo Maia.
Há alguns fatores que podem explicar o péssimo momento defensivo do São Paulo. Miranda, um dos líderes do elenco, sofreu um trauma no tornozelo direito no clássico contra o Santos, ficando de fora dos jogos contra Flamengo, Fortaleza e Atlético-GO.
Nahuel Ferraresi, último reforço a chegar ao São Paulo nesta janela de transferências, vem convencendo a comissão técnica pela sua qualidade na saída de bola, além da marcação firme, mas é inegável que a falta de entrosamento com os outros zagueiros dificulta a busca por um sistema defensivo mais sólido.
Neste domingo, contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, o São Paulo terá a oportunidade de iniciar uma volta por cima, embora tenha realizado apenas um treino antes da partida. Resta saber se o Tricolor vai corresponder às expectativas ou frustrar seu torcedor mais uma vez, chegando para o jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana, contra o Atlético-GO, na próxima quinta-feira, com uma desconfiança ainda maior sobre o elenco.
Gazeta Esportiva

Jogar sem goleiro, da nisso….
Mas o esquema tático tá certinho. O torcedor não pode reclamar ou o nosso Jênio toma o celular do torcedor e joga longe.
Defesa é o princípio básico que um treinador tem que trabalhar, quando assume uma equipe.
Estranha o fato do Ceni na época vitoriosa de goleiro sempre ter tido uma defesa sólida, bons e excelentes zagueiros. Daí vira técnico é quer que zagueiro sejam verdadeiros armadores do time, que saiam tocando.
Depois o time toma gol todo jogo e a culpa são dos erros individuais.
Lugano e Fabão nunca que jogariam com o técnico Ceni!
Não se pode exigir algo, de quem nada tem a oferecer.
O saopaulo tem condição de reverter e si classificar é muito mais time gue o Atlético, pra isso acontecer o Morumbi tem que ta lotado e a torcida fazer do estádio um caldeirão.
A torcida só ajuda, incentiva. Ela não faz os treinamentos, não escala, não substitui, não joga.
Não adianta ela fazer a parte dela se o treinador e/ou jogadores não fizerem a deles.
Ataque ganha jogo, defesa ganha campeonato, um time gue toma gols em todo jogo não vai ganhar nada.
Esse papo de “dominar o jogo”, de “se tirar o minuto que tomamos o gol, os outros todos empatamos”…. É cada uma que a gente tem que escutar…. O São Paulo tá tão longe de fazer uma mínima sequencia que nos anime, que temos que torcer pra coisas secundárias… Posse de bola, arrecadar mais, prêmios por passar de fase, social separar, mudar/não mudar estatuto, até jogo de basquete, do feminino já estamos vendo pra ver se achamos algum motivo pra comemorar…. Pagar os caras!!! Olhem a que ponto chega, temos que torcer pro São Paulo pagar os salários!!! Coitado dos São Paulinos que em menos de 20-25 anos… Como aguentam sem ter visto o Raizão (jogador, claro) brilhar? Sem ter visto Tele? Saudade de quando a gente não tinha que torcer pro treinador repetir o treino até os caras entenderem… Até por treinos repetidos temos que torcer hoje em dia… Que fase!!!!
Tem aquele cheirinho de vestiário apodrecido. Salários atrasados e direção gastando. Treinador escala e monta mal a equipe e joga a culpa toda nos jogadores. Como esperar algo diferente.
A única coisa que eu achava boa no trabalho do Ceni era o modo como mantinha a equipe mobilizada, se perder isso pode ir embora no mesmo dia porque não deixa nada.
Eu tô realmente assustado.
Desde o primeiro trabalho do Ceni se vê que a visão de futebol dele é pobre. É um jogo operário e de vigor físico. É um Muricybol bem piorado, toques laterais, cruzamentos na área e bumba meu boi em contra-ataque. Mas sem ter um Jorge Wagner que cruza, um Aloísio pra fazer pivô, um Dagoberto pra puxar um contra-ataque e uma zaga sólida feita a do Tri Brasileiro.
O que salva no trabalho do cara era que eles suavam sangue nos mata mata e a torcida empurrando.
O cara está perdendo o vestiário com essas críticas abertas e a torcida já está ficando de saco cheio dessa arrogância.
Essa pompa elitista do eu manjo das paradas e torcedor não sabe nada já encheu. E o cara nem confia no próprio taco, pois não põe os jogadores que a torcida pede porque vai que os caras jogam muito.
Tá perdendo o vestiário e o apoio da torcida. Coisa tá feia.
Pois prá mim ele já perdeu parte do elenco, com certeza!!
O elenco não é ruim… Com melhor organização, usando melhor alguns dos jogadores e deixando de lado certas teimosias a situação poderia ser bem melhor… Vejo jogador escalado equivocadamente deixando de produzir como o IG, vejo um Calleri isolado se matando e tomando porrada sozinho na frente, vejo 2 goleiros limitados como referência, vejo um lateral enaltecido demais mas que falha constantemente na parte defensiva e você dando chilique, vejo jogador não sendo quase nunca utilizado…. e vejo um técnico que faz o time correr, correr e correr mas produzir muito pouco resultado….
Eu concordo, e acho que virou uma questão cultural na direção do SPFC querer ser mais malandro que o malandro. Pro SPFC ninguém presta, todos treinadores que tem curriculo são velhos ou ultrapassados, ai estamos desde o Muricy 2009 arriscando com a sorte, que eu me lembre o único realmente bom que veio foi o Bauza, e o Muricy 2014 no desespero pra não ser rebaixado, de resto é só querer reinventar a roda. Se tivesse trazido Felipão, ou o Renato Gaucho, estaríamos bem melhores sem dúvida algum, mas sempre querem um treinador autoral pra uma direção autoral.
Parei de ler quando ouvi o nome Renato Gaucho.
Então parou no final, kkklk
E vive dando chilique***
Vou ter que repostar o que escrevi ontem….
JAC_Tricolor
3 03-03:00 setembro 03-03:00 2022 às 23:19
Lendo os comentários dos colegas, me fez escrever o fato ocorrido hoje ao final da tarde, conversando com um dos meus irmãos….
Como tudo está mais ou menos fresco na minha memória, vamos lá:
Este meu irmão é da área de TI, e têm uns 3 meses conheceu e fez amizade com um casal de cariocas morando há pouco mais de 20 anos em SP. Adoram viver e trabalhar aqui, mas são 2 fanáticos flamenguistas…
Pois bem: papo vai, papo vem sobre futebol, o cara perguntou pro meu irmão qual era o time dele: “Ultimamente um sofredor…. São-Paulino desde o berço” respondeu meu brother…
Bom, o cara simplesmente fez questão de enaltecer o SP e dizer o quanto ele admirava o clube, que a gente tinha uma história espetacular e que ele tinha muito respeito por tudo isso, mas….que a gente estava numa encrenca danada e que precisava tomar uma atitude drástica, e que ele não entendia ou não acreditava porque a Direção do clube não fazia logo o que tinha que ser feito….
O cara tinha sido de torcida organizada no RJ e até hoje participava de grupos de torcedores e falava com muito flamenguista, e disse claramente pro meu irmão:
“Vc sabe porque o Rogério saiu do Flamengo? Porque ele é péssimo, mas se acha! Ele não acrescentou nada de bom ou de novo ao clube ou ao elenco, ainda que tenha sido campeão lá…”
“Ué, mas outros técnicos antes e até depois dele vieram e nada ganharam….” retrucou meu irmão.
“Não se engane!! O time do Flamengo produz quase que sozinho, precisa basicamente de um técnico que organize um pouco, mas dê liberdade pro time jogar! E isso o Jorge Jesus, que não é nada genial, mas foi esperto, fez! E é exatamente o que o Dorival, que também não é nada especial, está fazendo! Domenec, Renato, Rogério, Paulo Sousa… nenhum deles soube realmente administrar o elenco! Os outros foram piores que o Rogério, na verdade, mas só porque não ganharam títulos, mas todos eles foram ruins!! Isso é quase unanimidade nos grupos de torcedores que frequento… Com o Rogério o time estava vencendo mas a galera estava insatisfeita com ele, todos entendiam que o clube podia fazer muito melhor… e não fazia!!!! Com aquele elenco, é um desperdício, pois o Rogério é vaidoso e se acha O Cara! Ele é bom pro Fortaleza, onde ele é a estrela! O único clube de fato no Brasil que entende e sabe jogar contra a gente é o Fluminense, pois nem Palmeiras ou Atlético MG sabem, e os demais menos ainda!
Não se engane: se não mandar o cara embora, vcs vão afundar! O cara quer colocar a assinatura DELE nos times, ele tem que ser elogiado, enaltecido, só que na verdade ele não faz nada demais… É um egocêntrico, que acha que vai fazer alguma revolução no futebol… e está estragando o time de vocês! Que o clube e a torcida abram logo o olho….”
Bom, foi isso…
O cara dizia que não entendia a demora ou omissão da Direção e insistia em querer manter o técnico de qualquer maneira. E que a gente iria acabar dançando nas 2 copas e corria um risco altíssimo de cair esse ano se não houvesse troca no comando.
Para mim, o Rogério perdeu pelo menos parte do elenco. E isso veremos se ficará mais nítido nas próximas partidas, a começar de amanhã…
É triste, mas é o que eu penso….
Excelente relato. Eu tenho um amigo flamenguista fanático que me falou algo parecido.
Será que os mulambos sentem saudades do Ceni do mesmo modo que sentem do Jorge Jesus?
Acho que não né.
Hoje vejo muitos são paulinos desdenharem do trabalho do Dorival Jr lá pois tem um bom elenco à disposição mas quando era o Ceni lá, foi o trabalho dele que fez o time ser campeão novamente.
Embaçado né japs… Terracenismo é uma doença grave.
Põe grave nisso! Kkkkkkkk
Alguns sintomas desta doença: incoerência, idolatria cega, desculpas esfarrapadas, vive em um mundo ilusório onde lá o Mito é rei, e por aí vai.
Cenicentrismo dominando tudo no clube…
Sempre lembro da babação do Belmonte:
“O Rogério sabe tudo do SP, é o homem certo no lugar certo, tem passe livre pra fazer o que quiser e o que achar que precisa ser feito…”
“Saint Paul de mon petit coeur, je vous aime, je vous adore, parce c’est ma vie”. Por Didu Morumbi.
Stevan Borru Sangirardi, grande São Paulino. Não perdia um show de rádio nessa época
Antony já estreando com gol no United.
Será que o treineiro viu o jogo do Ceará hoje contra o poderoso flamengo?
Jogando com um a menos
O problema do SPFC é o sistema defensivo, quen piora a cada rodada. Sem Arbolenda, que considero o maior e único jogador imprescindível desse elenco o sistema defensivio começou a desmoronar. Sem Miranda, o desmonte se tornou ainda mais claro. Diego Costa e Leo pelé são apenas coadjuvantes, eles podem ser zagueiros na Ponte Preta, no Guarani, no SPFC não. . E , além do desastre que são estes zagueiros não temos um só volante que marque bem. . pablo maia falha em jogo após jogo, o Gabriel neves marca um pouco melhor, mas é muito inferior ao velho luan. Colorado é lento, até Ceni já desistiu dele. Mas Ceni tem sua responsabilidade nessa derrota vexatória porque tirou nosso melhor zagueiro,. o Ferraresi e colocou o pouco eficaz marcos Guilherme no lugar do Luciano, essa realemente eu não entendi e ele merece críticas por isso sim. Mas como fotalecer o sistema defensivio se não temos outros zagueiros e volantes? Acho que tem que colocar o Gabreiel Neves junto com o Pablo Maias , que é o que temos, o Gallopo e o patrick no meio. Em todo caso cabe a Ceni tentar a solução, não podemos perder mais e em 2023 não podemos mais começar um ano sem goleiros e zagueiros
Meodeosdoceo….
O grande problema agora é porque o Arboleda virou o Beckenbauer e não está jogando… Rsss
Talvez o Arbolenda não seja o Beckenbauer, mas Diego Costa é o lucão II
Até outro dia vc era um dos que elogiava ele, porque o seu deos estava fazendo um ótimo trabalho de recuperação com ele, assim como com outros, lembra?
E o que dizer do IG?
E o que dizer do…. Aaaaaaaaah…
Qual a justificativa? O Diego Costa ser da base? O Igor Gomes também é e você (pelo menos antes desse jogo desastroso contra o goianiense) sempre passava pano pro cara, mesmo ele não fazendo nada direito em campo: não conclui, não passa, não marca, mas segundo o Ceni (e você tmb) ele “cumpre bem a função tática”.
Vai na entrevista do Ceni após a (última em quase 2 meses) vitória sobre o RB Bragantino, e veja a parte que ele fala que o Diego Costa atinge 34 ou 35Km/h na corrida. Ou seja, o Ceni aprova o Diego Costa.
Já percebeu a narrativa que a culpa é sempre de alguém, menos do Ceni?
E o Ceará não empatou com o Fla?
E o Ceará não chegou aos 28 pontos, somente 1 atrás de nós?
Se vira, Rogério!!
PS: pelo visto as Peppas levam mesmo esse BR…
Acho que Peppas levam o Brasileiro e os mulambos a Libertadores e a Copa do Brasil.
A Sulamericana teríamos chance se não fosse tão mal no primeiro jogo. Eu duvido que o Eduardo Batista vai querer dar sopa pro azar no jogo de volta.
Vai vir com um ferrolho e jogar nos contra ataques.
O Tricolor vai ter que fazer uma partida perfeita na quinta-feira se quiser sair classificado pra final.
Hoje ainda poderemos colocar mais pressão se não sairmos com um resultado positivo.
Com certeza esse final de ano pode se tornar dramático, pior que 2013 e 2017.
Parabéns a diretoria, belas escolhas, Rogério não deveria estar a frente do time assim como muitos jogadores do atual elenco.
Para mim algo continua muito estranho porque ainda estamos com o mesmo técnico a essa altura do campeonato já sei a torcida mais uma vez vai salvar esse time da zona de rebaixado como sempre e ainda tem gente metendo o pau no torcedor em Cuiabá precisa aumentar a pressão nessa semana porque o ano já está comprometido
Mas o grande problema são as falhas dos jogadores de defesa pq o esquema è super seguro e eficiente, afinal, se ninguém falhar não tomamos gol. É assim que ele vai enganando os bobos da corte.
Eu gostaria de mostrar para vcs moro em um residencial de apartamento do governo aqui em Río Preto SP e saindo agora me deparei com uma gigantesca bandeira do São Paulo colocada na frente de uma janela de um saopaulino que tem no bloco do lado escrito São Paulo Rio Preto o que quero dizer e que como um torcedor que dificilmente frequenta o estádio mas assiste todos os jogos que nem eu de longe e ama tanto esse clube e como que essa corja que vive lá dentro tá pouco se lixando para o clube não consigo entender não dá para aceitar não dá um amor que atravessa cidades estado e país e essa cambada nem aí pra nada meu Deus salve nós torcedores mais uma vez
O melhor do SP é a sua imensa torcida…
Bom dia ,Júlio César !
Futebol e política estão em outro mundo !
Vivem em uma bolha , fora da realidade do povo , políticos , jogadores e diretores dos clubes , so se importam com o próprio umbigo , e os torcedores e o povo sofre!
Tô pensando em entrar com uma ação para proibir o time usar o nome de são Paulo até a saída de Rogério e desta corja perdedora que está destruindo o nome conquistado no passado. Que idem mito futebol clube ou esporte clube casares, mas preservem o que foi conquistado por pessoas de valor. É claro que é sacanagem, mas que é verdade, é!
Aliás, o Tironi continua passando pano e está criticando o torcedor que peitou o egocêntrico, mas caiam para a série b que vocês verão o que é o amor por um time! Bando de sanguessugas incapazes!
A defesa anda um desastre. Na minha opinião é um pouquinho melhor quando o Miranda está em campo pq ele ajuda a organizar e raramente perde duelo individual – apesar de estar longe do seu auge. O goleiro, seja qual for, não passa confiança nenhuma. Bateu, e gol.
Ele queria o celular para ver as últimas deste blog.