Eder chegou ao São Paulo, em março deste ano, com bastante pompa. A passagem de destaque pela Itália e os bons números acumulados na China fizeram com que o atacante de 34 anos ganhasse moral no clube. O jogador, no entanto, ainda não foi titular da equipe comandada por Hernán Crespo. Há cautela sobre a parte física do atleta nos bastidores do CT da Barra Funda. Contratado em meio à paralisação do futebol no território paulista por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus no estado, o jogador fez treinamentos específicos com Alejandro Kohan, responsável pela preparação física na comissão técnica de Crespo, e tentou aprimorar o condicionamento.
A preocupação é pelo fato de o atleta ter ficado cinco meses sem atuar — a sua última partida pelo Jiangsu Suning, da China, ocorreu em 12 de novembro de 2020. De lá para cá, ele ficou ao menos três meses sem utilizar a estrutura de um clube de futebol para treinar. A sua chegada ao CT da Barra Funda aconteceu na segunda metade de março. Focado em aprimorar o físico, Eder tem recebido chances da equipe, mas sempre atuando por menos de 45 minutos. Ele entrou no segundo tempo dos últimos cinco jogos e esteve em campo por 139 minutos — diante de São Caetano, Red Bull Bragantino, Guarani, Palmeiras e Sporting Cristal. No período em campo, balançou as redes adversárias em duas oportunidades.
O futebol apresentado o credencia para disputar posição entre os prediletos da comissão técnica, sobretudo na vaga de Pablo, que não goza de tanto prestígio com a torcida. A comissão técnica, no entanto, é bastante cautelosa sobre a utilização do atleta de 34 anos. Não está descartada a escalação de Eder ao lado de Luciano entre os titulares. Porém, antes, precisam ter certeza de que ele está apto para jogar por mais minutos. Até aqui, Pablo e Luciano têm a preferência de Crespo. O equatoriano Joao Rojas, todavia, também já esteve entre os titulares.
Eder assinou com o São Paulo por duas temporadas, até o fim de 2022. O atacante é visto como uma alternativa importante para o setor ofensivo nesta temporada.
UOL

Será nosso melhor atacante, estando em forma.
Amanhã é dia de molecada! Precisam de ritmo, pois serão usados em algum jogo de libertadores.
Esse cara tem um futebol diferenciado. Me surpreendeu muito. Tem mesmo que cuidar do físico e achar um jeito de ser útil até estar em plena forma, que é o que o Crespo vem fazendo. Nota 10 pra equipe técnica nesse quesito até agora.
Esse Éder sabe fazer gol hein!
Mais um acerto do departamento de futebol!
Crespo e comissão técnica, Benitez, Miranda são os outros acertos da diretoria!
Eder vem sendo usado com parcimônia, mas há motivo para isso.
O que não podemos é perder jogador estourando o cara, seja quem for, e nesta questão o staff do Crespo parece estar trabalhando bem.
Tenho um restinho de esperança, por exemplo, que o Kohan recupere de vez o Hernanes, porque se não conseguir é pra desistir de vez mesmo…
Já o Éder, assim que estiver em condições de estar 90 minutos em campo, a tendência é se tornar titular… Mas por hora, entrando e ajudando como está, e deixando seus golzinhos, tá muito bom, já… Mais do que o Pablo ele consegue fazer…
Sim, o importante agora é preservar o físico de todos os jogadores ou veremos todo mundo estourando em sequência.
O elenco precisa ser e está sendo utilizado com inteligência.
Se conseguir recuperar o Hernanes e o mesmo jogar metade do que já jogou com nossa camisa, meu amigo, seria a cereja do bolo para esse time alçar voos maiores este ano!
Tomara que consiga, Benitez, Hernanes, Rodrigo Nestor, Luan, Liziero, Igor Gomes, Gabriel Sara, Talles já dá pra fazer uma meiuca de respeito hein.
Nem me fale…
Estando todos bem fisicamente, esse time tá cheio de opções pra jogar no meio…
O cara parece ser aqueles jogador “encardido”. Fala, gesticula, tromba, não parece ser aqueles acomodado não que tanto vimos nos últimos anos. Se movimenta de forma inteligente também, sabe ler o jogo.
Mais ou menos hora será titular, sabe fazer gol, tem experiência, sabe se posicionar é um goleador nato, vai nos ajudar muito com sua frieza na frente do gol!!!
Li que no jogo de ontem entre o América de Cali (Colômbia) ) x Cerro Portenho (Paraguai) 2 o destaque foi o goleiro do time paraguaio, o Jean. É um grande goleiro que uma cabeça muita pequena. Que se valorize e o São Paulo consiga recuperar o investimento feito.
“vê físico como prioridade”
E ele está coberto de razão. Uma temporada foi emendada na outra. Não houve descanso.
Precisa dosar agora para chegar inteiro nos momentos críticos, para não acontecer o que aconteceu no brasileiro.
Como é bom ter um técnico que age racionalmente.
O técnico e sua comissão. Estão se revelando excelentes profissionais.