Uma vídeo-conferência entre o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Edílson Ribeiro Vianna, o presidente da Frente Parlamentar Mista do Esporte, Júlio César Ribeiro (PRN-DF) e o representante dos clubes das quatro divisões nacionais, o presidente do Bahia, Guilherme Belintani, iniciou um acordo de socorro para o futebol. Certo ou errado, o projeto não prevê a contrapartida de transformação em clube-empresa, mas adiantamentos em relação às verbas de loterias — Loteca e Timemania — a que os times têm direito.

Tem ou terão, porque as verbas hoje são pequenas e só uma reforma das loterias é que pode torná-las representativas como foi a Loteria Esportiva nos anos 1970. Segundo o deputado federal Júlio César Ribeiro (PRN-DF). “Está em análise ainda. A Caixa não nos disse que vai fazer. Mas fazendo as reuniões como a de sexta-feira passada e a desta segunda-feira, entendo que existe uma pré-disposição para ajudar”, diz o deputado. “Estamos trabalhando em cima dos recebíveis que os clubes possuem, para criar adiantamentos que serão devolvidos no futuro”, diz o deputado.

A questão do clube empresa está parado no Senado. Há dois projetos. Um já aprovado na Câmara Federal, do deputado Pedro Paulo (DEM-RJ) e outro dos advogados Rodrigo Monteiro de Castro e José Francisco Manssur, apresentado no Congresso pelo senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Segundo o deputado Júlio César Ribeiro, ele ouviu do deputado Pedro Paulo que será prioridade a partir da semana que vem avançar com os projetos no Senado. Mas apenas depois da aprovação do orçamento de guerra, que tramita nesta semana.

Parece mesmo necessário ter medidas de socorro para o esporte, como acontecerá para outras indústrias. Mas é sempre obrigatório pensar nas contrapartidas para que os clubes não recebam dinheiro público e repitam calotes como normalmente aconteceu na história.

A próxima reunião entre Caixa Econômica Federal, Frente Parlamentar do Esporte e clubes das Séries A, B, C e D deve acontecer na próxima segunda-feira.

https://globoesporte.globo.com/blogs/blog-do-pvc/post/2020/04/20/caixa-inicia-acordo-com-clubes-para-adiantar-dinheiro-de-loterias.ghtml