A temporada do futebol brasileiro está paralisada enquanto autoridades tentam conter a proliferação do coronavírus e terá de passar por ajustes se for retomada ainda em 2020. Em mais uma edição do “Fala, Maurão”, publicados no Facebook, no Instagram e no Twitter do UOL Esporte, o jornalista Mauro Cezar Pereira falou sobre pedidos para a volta do mata-mata no Campeonato Brasileiro e das chances de readequar o calendário do esporte no país.

“Já tem cartola sugerindo sorrateiramente que o Campeonato Brasileiro tenha mudança de regulamento, a volta do mata-mata. Seria uma tremenda bizarrice e uma maneira de alguns cartolas de tentar mudar o campeonato porque suas equipes não têm a menor condição de disputar o título por pontos corridos, mas no mata-mata teriam alguma chance. É uma tentativa bizarra e cretina por um problema de humanidade”, disparou.

Para Mauro, o momento é de buscar alternativas para organizar a temporada brasileira, como tentar espelhar o calendário com o que é feito na Europa: pré-temporada entre julho e agosto e campeonatos terminando entre maio e junho do ano seguinte. O colunista entende que não é uma mudança simples e volta a criticar o apelo ao mata-mata.

“Qual a solução? Tentar adaptar o calendário brasileiro ao da Europa. Há muito tempo deveria ter sido feita essa mudança, mas é bem difícil. Reduzir o campeonato ao mata-mata seria só um turno, com oito se classificando, o número de partidas na TV seria muito menor. Será que eles vão aceitar? Acho absurda a ideia”, ponderou.

UOL