Limpeza no futebol, Estudo de SAF, Dívida e críticas à atual gestão marcam pauta de oposição no São Paulo
GRUPO DE WHATSAPP: https://shortlink.
https://www.youtube.com/@spfcsaopauloblog

Marcelo Portugal Gouvêa oficializa candidatura à presidência do São Paulo: “Maior missão da vida”
Em um evento nesta terça-feira à noite, a chapa “São Paulo de Volta” reuniu apoiadores, conselheiros, ex-jogadores e torcedores para o lançamento oficial do grupo de oposição que vai disputar a eleição do São Paulo.
O candidato à presidência será Marcelo Portugal Gouvêa, que discursou e falou sobre propostas.
“É a maior missão da minha vida”
“É a maior missão da minha vida. Estamos em um dos dois piores momentos, só 1935 pode ser comparado a hoje. Não faz jus ao São Paulo que aprendemos a amar. Crise institucional, financeira e desportiva. Impeachment, renúncia, acusação e expulsão do clube. Tudo em um ano. O inexplicável aconteceu no clube”, declarou Marcelo Portugal Gouvêa.
Dívida de R$ 1 bilhão e necessidade de reforma
“Uma dívida que já ultrapassa R$ 1 bilhão, uma dívida que dobrou de 2021 e é pior, de curto prazo. Por isso, encaramos esse desafio sabendo que a situação é muito ruim, mas é reversível. Talvez seja a última chance do São Paulo. Encaramos com responsabilidade e dever, mas para isso precisamos reformar o São Paulo. Romper a administração, gestão profissional, sem reforma não há futuro”, completou.
Chapa “São Paulo de Volta”
A chapa terá também as candidaturas de Eduardo Alfano Vieira, como vice-presidente, e Fábio Mariz de Oliveira, como presidente do Conselho Deliberativo.
“Salve o Tricolor Paulista”, “Novo São Paulo” e “Força São Paulo” são os principais grupos políticos que formam o bloco de apoio às candidaturas.
Quem é Marcelo Portugal Gouvêa
Gouvêa foi eleito ao Conselho em 2008 e se tornou vitalício em 2014. Ele tem 44 anos, é advogado e filho de Marcelo Figueiredo Portugal Gouvêa, que foi presidente do São Paulo de 2002 a 2006.
Principais propostas
Entre suas principais propostas, Marcelo Portugal Gouvêa prometeu:
- Reestruturação financeira;
- Reforma administrativa;
- Cultura inegociável de responsabilidade;
- Auditoria nos 100 primeiros dias de gestão;
- Contratação de CEO e executivos de mercado;
- Cumprimento do orçamento anual;
- Reformulação do departamento de marketing, com criação de um setor responsável por captação de patrocínios e novas receitas;
- Transformação do futebol, com menos vendas de jogadores revelados em Cotia.
Contexto eleitoral
Antes da disputa presidencial, os sócios do São Paulo decidem, em Assembleia Geral, quais serão os próximos conselheiros eleitos do clube.
O Conselho Deliberativo tem no máximo 260 conselheiros: 100 eleitos e 160 vitalícios (neste momento, são 152 vitalícios). São eles que votam no próximo presidente.
Situação e Oposição no Conselho
Cinco grupos formam atualmente a situação do São Paulo: Vanguarda, Legião, Participação, Sempre Tricolor e Somos SPFC. Juntos, eles reúnem 133 conselheiros, sendo 60 vitalícios e 73 eleitos.
A oposição, agora chamada de “São Paulo de Volta”, é formada por três grupos: Força SP, Novo São Paulo e Salve o Tricolor Paulista (STP). O bloco reúne 101 conselheiros, sendo 75 vitalícios e 26 eleitos.
Há ainda 14 conselheiros independentes, todos vitalícios. Eles não atuam como um bloco e costumam dividir seus votos entre situação e oposição.
O Conselho Deliberativo tem atualmente 252 integrantes, sendo 152 vitalícios e 100 eleitos. Desse total, 133 fazem parte dos grupos da situação, 101 integram a oposição e 14 são independentes. Outros quatro conselheiros, três vitalícios e um eleito, não votam.
Grupos da Situação
Entre os grupos da situação:
- Legião: 38 conselheiros (16 vitalícios e 22 eleitos);
- Somos SPFC: 30 (10 e 20);
- Participação: 29 (12 e 17);
- Sempre Tricolor: 20 (sete e 13);
- Vanguarda: 16 (15 e um).
Grupos da Oposição
Na oposição:
- Salve o Tricolor Paulista: 47 conselheiros (37 vitalícios e dez eleitos);
- Novo São Paulo: 28 (17 e 11);
- Força SP: 23 (18 e cinco);
- Força-Super: três, todos vitalícios.
O que esperar para a eleição
O desenho do Conselho Deliberativo vai mudar depois da Assembleia Geral, marcada para semanas antes da eleição presidencial.
Quem tiver mais conselheiros do seu lado tende a vencer a disputa pela presidência do São Paulo.
Autor: Alexandre Zanquetta, cobrindo São Paulo FC, eleições 2026 e política interna do clube neste portal desde 2008.
Atualização: informações confirmadas em 06/10/2026, após o lançamento oficial da chapa “São Paulo de Volta”.
Descubra mais sobre Blog do São Paulo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Palavras muito bonitas e cobertas de lógica pela atual situação.
Mas, Aidar, Leco e Casares também prometeram coisas maravilhosas e deu no que deu.
Então ele está mentindo ou sendo demagogo?
Quero acreditar que não.
O problema principal é o sistema de votação, 260 conselheiros decidem os rumos e todos nós sabemos que interesses políticos e individuais, falam mais alto que os verdadeiros interesses são paulinos.
Tem o beneficio da duvida pelo historico familiar, mas …estamos de olho Mister M.
É isso, ou nada, então …
Eu tenho esperança nele ! E comparação com Cagares é IMPOSSIVEL porque desde o 1 segundo senti que o fdp era um POLITICO ! COMO FALA BONITO pqp uma mulher NÃO RESISTE
O negócio é deixar 1 ou 2 medalhões diferenciados, de restante, base e jogador nivel Danielzinho e Lucas Ramon.
É tanto estudo que o clube deveria virar uma universidade
Mais um estudo de SAF pra acabar engavetado???
Mais ideias jogadas, mas sem fundo concreto, para tirar o clube da sua atual espiral da morte ??
Sei lá fico bem com o pé atrás com essa candidatura, o que o MPG filho realizou, além de ser filho de um presidente que o pessoal gosta que tivemos no passado? É bem o nível dos candidatos recentes à presidência do clube. Parece mais do mesmo.
Bom , eu conheci Marcelinho nos anos 90 quando MPG ainda não era presidente e faiamos parte de um grupo para “tirar” a presidência na época ( Paulo Amaral ? , já não me lembro mais ).
Ele ainda era muito jovem, pouco mais de 20 anos talvez.
Não consigo opinar baseado no que conheci dele.
Como disseram, direito da dúvida.
Diferente de Julio Casares que eu dizia desde que o conheci, o quâo calhorda ele era.
Repito, eu CONHECI Julio Casares e não dizia isso baseado em achismos.
Convivi um tempo com esse “ser”.
Vamos torcer, caso ganhe.
Bom dia Mauro,
Se for nos anos ´90, o Fernando Casal de Rey foi presidente do São Paulo Futebol Clube entre 1994 e 1998. Ele foi eleito em 26 de abril de 1994, sucedendo a José Eduardo Mesquita Pimenta, e depois reeleito em 1996.
O Paulo Amaral foi eleito em 2000.
Daniel
Bom dia
Isso, final dos anos 90, inicio dos anos 2000
Nos reuníamos num shopping lá em Moema para essa empreitada.
Na época um dos líderes era o vereador João Brasil Vita que tinha uma oratória fantástica
Muitos aqui eram crianças/adolescentes , outros nem tinham nascido.
Abs
Eu vi o discurso do Marcelinho e o achei bem intencionado, mas cercado pelo Sistema, eu fico descrente na real efetividade do cumprimento dessas promessas, ainda mais que a implementação da SAF foi deixada para depois né…