Três opções geram dúvida em técnico do São Paulo para o clássico contra o Santos

GRUPO DE WHATSAPP: https://shortlink.uk/1rQK8  

https://www.youtube.com/@spfcsaopauloblog

Treinador do São Paulo Futebol Clube (SPFC) gesticulando durante o treino à esquerda; jogador do SPFC em ação durante uma partida à direita.

O São Paulo terá uma mudança importante no ataque para o clássico contra o Santos, nesta sexta-feira (2), às 20h, no Morumbis. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Calleri será desfalque, e Dorival Júnior terá que escolher seu substituto para o duelo atrasado da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A ausência pesa para o Tricolor. Além de ser um dos principais líderes do elenco, Calleri divide a artilharia do São Paulo na temporada com Luciano, ambos com 14 gols, e responde por uma parcela significativa dos gols marcados pela equipe em 2026.

O camisa 9 recebeu o terceiro amarelo na vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, em 19 de setembro, e cumprirá suspensão automática diante do Santos.

Gustavo Santana larga na frente para substituir Calleri

Entre as alternativas disponíveis, Gustavo Santana aparece como a principal opção para assumir a titularidade.

O atacante de 21 anos já foi utilizado por Dorival Júnior em outras oportunidades nas quais Calleri não esteve disponível e ganhou espaço justamente em situações semelhantes.

Recentemente, quando o argentino ficou fora por conta de uma entorse no tornozelo direito, Gustavo Santana recebeu uma oportunidade e começou como titular em partidas importantes.

O jovem foi escalado desde o início nas vitórias sobre Red Bull Bragantino e Atlético-MG. Ele também começou jogando contra o Boca Juniors, no Morumbis, pela Copa Sul-Americana.

Contra o Bragantino, inclusive, Gustavo Santana marcou um dos gols do São Paulo.

O histórico recente faz com que o atacante formado em Cotia apareça neste momento como o nome mais próximo de ocupar a vaga deixada por Calleri.

André Silva é outra alternativa para Dorival

Outra possibilidade é André Silva, que também pode atuar como centroavante.

O atacante, porém, vem recebendo poucos minutos. Nos últimos quatro jogos, somou apenas 84 minutos em campo, o que reduz a possibilidade de iniciar o clássico contra o Santos.

Além da falta de sequência, André Silva atravessa um longo período sem marcar.

O jogador ainda não balançou as redes pelo São Paulo nesta temporada e soma apenas uma assistência em 27 partidas. Seu último gol pelo clube aconteceu em 19 de agosto de 2025, contra o Atlético Nacional, pela Libertadores.

Apesar disso, a experiência no elenco e a capacidade de atuar centralizado mantêm André Silva entre as alternativas de Dorival.

Ryan Francisco também está na disputa

Outra possibilidade é Ryan Francisco, atacante de 19 anos formado nas categorias de base do São Paulo.

O jovem também vem tendo poucos minutos com Dorival Júnior. Sua participação mais recente aconteceu diante do Boca Juniors, quando chegou a marcar, mas o gol foi anulado por impedimento na origem da jogada.

Depois disso, Ryan não entrou na partida contra o Internacional.

A situação do atacante também foi abordada recentemente por Dorival, que revelou ter conversado com o jogador para que ele modificasse alguns comportamentos.

“Tive uma conversa séria com ele. É um jogador que gosto muito, desde a segunda passagem que tive por aqui. […] Precisava alterar algumas coisas, ele vem trabalhando para que isso aconteça”, explicou o treinador.

Dorival também destacou a necessidade de Ryan compreender a forte concorrência existente no elenco e reconsiderar determinados comportamentos.

Dorival pode mudar o sistema contra o Santos?

Além das três opções de centroavante, Dorival Júnior ainda pode escolher uma alternativa diferente: mudar o sistema ofensivo do São Paulo.

Uma possibilidade seria utilizar Luciano como referência no ataque, acompanhado por dois jogadores de lado com características mais agressivas.

A alteração, entretanto, aparece como uma alternativa menos provável neste momento.

A tendência é que Dorival mantenha a estrutura habitual e escolha um dos três centroavantes disponíveis para ocupar a vaga de Calleri.

Quem pode substituir Calleri no São Paulo?

Neste momento, as principais alternativas são:

Gustavo Santana: aparece na frente pela sequência recente e por já ter sido escolhido por Dorival quando Calleri esteve ausente.

André Silva: tem experiência no elenco e pode exercer a função de centroavante, mas vem recebendo poucos minutos e está sem marcar há mais de um ano.

Ryan Francisco: jovem da base, com potencial ofensivo, mas ainda buscando espaço e sequência no elenco profissional.

Luciano: poderia ser utilizado como centroavante em uma mudança de sistema, com dois jogadores mais abertos no ataque.

São Paulo x Santos: tudo sobre o clássico

O São Paulo enfrenta o Santos nesta sexta-feira (2), às 20h (de Brasília), no Morumbis. O confronto é válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro e foi adiado anteriormente.

O Tricolor chega ao clássico tendo vencido o Internacional por 1 a 0 em sua partida mais recente pelo Brasileirão.

Próximos jogos do São Paulo

São Paulo x Santos
21ª rodada do Brasileirão — jogo atrasado
2 de outubro, sexta-feira, às 20h
Morumbis — São Paulo (SP)

Cruzeiro x São Paulo
29ª rodada do Brasileirão
7 de outubro, quarta-feira, às 21h30
Mineirão — Belo Horizonte (MG)

YouTube player


Descubra mais sobre Blog do São Paulo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.