Siga o canal SÃO PAULO FC – NOTÍCIAS no WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc
Palmeiras utiliza artimanha pré jogo no sintético denunciada por torcedor

Ontem, no Blog do São Paulo, o torcedor Tiago Fernandes Segaty fez uma colocação importantíssima. E fomos atrás, antes leia:
“Ninguém notou, mas o Palmeiras molhou o campo do direito da zaga do São Paulo, tanto no primeiro, quanto no segundo tempo. E fez a mesma coisa com a região central, na frente da área deles.
São detalhes estratégicos que fazem diferença na hora do jogo. E não teve ninguém da comissão que percebeu isso.
Foi onde tomamos os 2 gols (pelo lado direito, onde o Palmeiras forçava a bola entre o Arboleda e o Lucas Ramón).
Foi onde não conseguimos criar nada (meio de campo ofensivo do São Paulo na frente da área deles, bola rápida, maior dificuldade para dominar e ter controle).
Futebol envolve muitos detalhes que ficam longe dos olhos da maioria.”
Notem, que no 1o jogo, o SPFC começou do mesmo lado e tomou os dois gols do mesmo jeito, em infiltrações do lado direito com erro de passe de Bobadilla e depois nas costas de Maik e Arboleda. No lance do gol do Palmeiras, Enzo Diaz escorregou e não chega na bola. Se o time ataca do lado mais prejudicado ou mais propício, você tem um ganho estratégico.
É similar ao que ocorreu no jogo que chuva castigou São Paulo x São Bernardo e não se atacava onde estava encharcado. Isso te permite um ganho e uma estratégia planejada. Além disso, o tipo de chuteira, trava e costume, interferem, além da velocidade da bola.
A prática de molhar o sintético é comum. Só que se utilizada de forma deliberada a obter vantagens estratégicas que modifiquem ou prejudiquem uma equipe, é algo a ser analisado e investigado. Contra o Fluminense foi igual no início do jogo. É como uma vantagem velada, além da utilização de um campo diferente dos demais.
Some a isso, erros incessantes de arbitragem. Onde estão as pessoas prestando atenção a isto? Até quando?
— 2021:
❌ Pênalti no Marquinhos ignorado
❌ Gol CONTRA, impedido (????)
— 2022:
❌ Expulsão do Rafinha
❌ Pisão do Danilo no Calleri ignorada
— 2023:
❌ “Falta” no gol do Calleri
— 2024:
❌ “Pênalti” do Rafael por socar a bola
❌ Solada do Rios no Pablo Maia ignorada
❌ Pênalti no Luciano ignorado
— 2025:
❌ “Pênalti” no mergulho do Vitor Roque
❌ Pênalti no Tapia ignorado
❌ Expulsão por pisão do Gomez ignorada
❌ Expulsão por pisão do Andreas ignorada
— 2026:
❌ Pênalti de Gomez ignorado
Descubra mais sobre Blog do São Paulo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Precisa ser mais esperto e menos bonzinho. Eu trocaria o gramado para o sintético, se faz diferença para eles, para nós também faria. O que passa disso é muita frescurite.
Tá ficando chato esta choradeira.
Anos jogando lá, pelo menos x2 por ano e ainda não aprenderam?
Sintético é uma merda, mas faz um campo assim no CT e começar treinar nele em véspera de jogos onde haverá sintético.
Não jogamos nada, o elenco dos caras é muito melhor, erraram num pênalti mas compensou com outro que não foi nada.
Focar no Brasileiro, fazer 45 ptos quanto antes e reestruturar o clube.
Gente, o primeiro gol foi uma falha bisonha da nossa defesa, Rafael saiu jogando com Arboleda, pressão alta do Balmeiras, do jeito que até os meninos do dente de leita já conhecem e pasme, erro de passe e gol dos porcos.
O segundo gol foi iniciado por uma falta duvidosa do lado direito, erro de marcação na lateral, cruzamento na área, erro de marcação e tomamos mais um.
Não vi nenhuma condição favorável pelo estado do campo, foi ruindade dos nossos guerreiros.
Parece que você não entendeu a denuncia.
Então me explica, por favor
Partes específicas do campo tem excesso de água de maneira proposital a fim de forçar o time adversário a cometer determinados erros que não se cometem em campos normais.
Veja a forma que o Palmeiras marca a saída de bola no primeiro tempo quando é mandante, mas se o lado de campo ficar invertido, eles mudam o jeito de jogar.
A bola vai quicar diferente, o jogador vai deslizar diferente, etc. Por isso que há erros que só acontecem contra o Palmeiras.
E esses erros não são cometidos apenas pelo SPFC, praticamente todos os times que jogam com Palmeiras sendo mandante tem essas questões.
O Zanca citou o jogo do Fluminense, que errou como time amador nos primeiro 15 minutos de jogo, mas no segundo tempo parecia outro time jogando…
Há malandragem do Palmeiras, assim como há erro da comissão que nunca percebeu isso, assim como dos atletas, que não sabem mais jogar em campo ruim ou em campo que não tenha isonomia.
Quem tá acostumado a jogar bola sabe que partes muito molhadas e partes secas muda muita coisa. O quique da bola, a velocidade, se seu carrinho será preciso ou imprudente, etc.
Só isso não justifica a derrota, nesse ponto eu concordo contigo. Mas é uma prática suja. E o SPFC precisa aprender a ser mais esperto jogando fora….Não vemos ninguém no clube analisando os detalhes.
Parabéns, conseguiu agregar em um comentário.
Faço isso quase sempre, mas na maioria você fica se sentindo mal.
Caro JR, perfeita sua explicação e muito didática, porém não questionei essa prática,a qual entendi perfeitamente, e sim, que os erros nos dois gols tomados foram exclusivamente das nossa falhas.
O primeiro gol por incompetência e total BURRICE em querer sair jogando com pressão alta do adversário e no segundo gol, falha de marcação grotesca 2x.
E posso estar redondamente enganado ou talvez todos sejam burros e ignorantes em não perceberem, mas até hoje não vi nenhuma reclamação de outros times sobre essa prática do Palmeiras.
Mas, sempre tem o lado bom, agora temos uma bela desculpa pelo fraco desempenho de Luciano, Lucas, Luan e companhia.
Abraço!
Engraçado:
-Com a lista de influência da arbitragem desde 2021 até 2026,e o pessoal só se concentrar nas falhas dos jogadores do São Paulo. 2021 até 2026 será que alguém percebeu isso que foi citado na matéria?
As falhas tem que serem criticadas,mais essas bizarrices desde 2021 até 2026 não podem ficar de lado…
Quantos gols já não tomamos com essa saída de bola de algum goleiro com o Arboleda, né?
Em clássico com o Palmeiras eles não aprendem.
Desde a época do Ceni, que jogava muito com os pés, já estava acontecendo isso.
O São Paulo tem que entender que não tem um trio com Miranda, Alex Silva e Breno.
Entender as próprias deficiências já seria de muita valia.
O próprio Palmeiras, com jogadores muito mais qualificados, cansa de dar bicão.
É feio? É.
Mas não tomam gol nessa palhaçada.
E geralmente erram no começo do jogo.
Eu sou um que não aguento mais ver o Arboleda com nossa camisa.
Qual artimanha? os lados dos campos foram regados de forma distinta?
Sim.
Existem regiões do campo que há um excesso de água de maneira proposital e isso coincide com a estratégia de jogo do Palmeiras.
Desculpe, caro Jr. Não é o que aparenta na transmissão da TV.
https://www.youtube.com/live/V580YrkHCB8?si=Rkwzv16IkkSTvgmj&t=3586
E outra… tem que escolher quem prejudica, né? Pelo post (e pelo comentário do Tiago), o excesso de água ora favorece o ataque (Foi onde tomamos os 2 gols (pelo lado direito, onde o Palmeiras forçava a bola entre o Arboleda e o Lucas Ramón).
ora favorece a defesa: (Foi onde não conseguimos criar nada (meio de campo ofensivo do São Paulo na frente da área deles, bola rápida, maior dificuldade para dominar e ter controle)
Se deliberadamente os lados dos campos foram molhados de forma distinta, aí temos algo a se observar. Mas se o argumento for, simplesmente, o de que eles entraram em campo com uma chuteira apta para o gramado molhado, aí a situação é comum: desde sempre, campos são molhados para tenta pegar o adversário desprevenido.
(E, puxa, como o São Paulo gosta de bancar o desprevenido, não?)
Primeiro: Debata com quem fez a denuncia e não comigo.
Segundo: O link que vc mandou aqui tem imagem mostra só um lado do campo sendo regado.
Terceiro: Entrar desatento aos detalhes é uma falha, no meu ponto de vista.
oi, caro Jr. Não precisa contar até 3 nem redirecionar o ‘debate’. Aliás, nem faço questão de ‘ganhar o debate’, apenas estou tentando argumentar para entender a situação mesmo. Quando perguntei se os lados foram regados de maneira distinta, eu quis dizer: o palmeiras regou exclusivamente o lado que atacaria a seguir? E, se a resposta for positiva, acho que realmente temos um problema.
Se, no entanto, o problema é que eles regaram o lado direito (para ataque e defesa), a situação é outra, não concorda? Até a questão do par ou impar parece irrelevante. Afinal, se o Calleri tivesse escolhido o outro lado, o canto defensivo esquerdo do SP é que estaria molhado. E novamente, é prejudicial para quem? atacante ou defensor? Ou o “desatento”? Aliás, o que seria essa desatenção? Entrar em campo com a chuteira errada? Não seria o caso de trocar, então?
No segundo tempo os caras do SPFC estavam escorrendo mais no campo de ataque. Não notou a diferença? No primeiro tempo, da forma que o torcedor falou, discordo. Porém, no segundo tempo era observável a artimanha.
Pega todos os jogos no chiqueiro … 2022, 2023, 2024 e 2025.
O lado esquerdo do campo, que aparece na transmissão, nenhum dos dois times ataca conduzindo a bola pelo meio. Mas quando é o lado de ataque do Palmeiras tem um abafa e uma marcação com linha bem alta na saída de bola.
Do lado direito, ambos os times conduzem a bola.
Se é devido a estar molhado de mais ou não, eu não sei. Mas o que eu estou falando é observável.
O que me causa estranheza é em vários anos algo acontecer e ninguém do elenco ou da comissão técnica ter falado nada em público. Ao mesmo tempo, erros de saída de bola do mesmo lado continuem acontecendo.
Ser enganado 1x é uma coisa, 5x já é outra e vale reflexão e critica.
Sim, o lado esquerdo do nosso ataque no segundo tempo tava escorrendo mais. Eu notava na hora de fazer inversão, pois parecia um ritual: o jogador precisava desacelerar completamente, virar todo o corpo e lançar. É como jogar salão com a quadra molhada, você precisa diminuir a velocidade nas poças se não cai.
O SPFC não conseguiu jogar pelo meio porque não tinha condições. Precisa ter cadência e posse e o gramado não permite. Agora, você não lembra desse lance? Teve três ou quatro escorregões. É óbvio que os caras deram uma zoada na zona que o SPFC é melhor.
Não sei quanto a vocês, mas eu assisti o jogo na HBO.
Na hora do intervalo quando o repórter de campo estava fazendo seu comentário, ficou nítido pra mim que o campo estava sendo molhado especificamente à frente da área do Palmeiras (região de construção do meio campo do São Paulo) e no lado esquerdo do ataque do Palmeiras (onde saiu o segundo gol – notem a dificuldade do Danielzinho em girar o corpo e chegar em tempo para fechar o cruzamento do Piquerez).
Tanto no primeiro quanto no segundo tempo, o Palmeiras usou o buraco entre Arboleda e Lucas Ramón para forçar a bola no Vítor Roque. Justamente no local onde estava mais molhado e onde favorece a velocidade do atacante do Palmeiras.
Vi que um colega acima pega uma imagem da transmissão e pode ser que no começo do jogo a irrigação seja mais homogênea.
Enfim … de onde eu tirei essa conclusão?
Eu tenho alguns amigos que estão no projeto do Barra FC de Balneário Camboriú e eles têm utilizado essa prática durante o catarinense, para favorecer a característica do time.
O sistema de irrigação deles tem toda uma inteligência de automação que pode molhar mais uma região do que outra do campo. Se aqui em SC em um time de série C isso existe, imagina no Palmeiras, com os milhões e milhões disponíveis.
Lembrando que o gramado deles é de grama natural e quem tá lá dentro, no planejamento do clube, diz que essas práticas são comuns e favorecem bastante o time quando usado para potencializar as características do time, ou então, inibir as do adversário.
Se faz efeito na grama natural, imagina na sintética.
É a mesma coisa que deixar a grama mais alta pra jogar contra um time veloz, a bola corre com mais lentidão e dificulta a característica do adversário.
Não tem nenhum segredo nisso, muito menos ilegalidade. Futebol é malandragem. Todo mundo sabe.
O que eu acho é que a comissão não se atentou para o detalhe durante o jogo.
Pra mim foi estratégia deles. Fecharam com o Alan de um lado e com o Maurício do outro, não deixando os laterais jogar. Fizeram o São Paulo afunilar no meio, onde tinha MA, Lucas e Luciano, nenhum jogador que joga aberto. Com o campo molhado naquela área, fica mais difícil o domínio, a precisão dos passes…
Por isso, não me entra na cabeça o Crespo não ter entrado com dois pontas depois que dminuímos o placar.
Por fim …
O Barra ganhou por 3 a 1 da Chapecoense na primeira partida da final do Catarinense, na Arena Barra em BC.
Exatamente, craque. Também assisti pela HBo e vi esse momento de drenagem após o fim do primeiro tempo.
É óbvio que os caras tem que aproveitar e tirar vantagem mesmo. Como você mencionou: fazem em grama ou no híbrido do Curinthians. Aliás, e os gandulas que todos os times mandantes se aproveitavam também, né?
Minha percepção é que o Crespo e os jogadores não entenderam como jogar lá. Tentava sair jogando, cadenciar na zona central, mas tava parecendo um pelada mesmo.
Oi Tiago. Seu comentário é fundamentado e seu exemplo do time de SC também ajuda bastante: não há dúvida que a irrigação pode ser (e é) usada para tentar favorecer alguma característica do time mandante.
No entanto, não fico convencido deste uso, digamos, não linear da irrigação.
Pelo seu exemplo, a irrigação foi usada para favorecer o ataque do palmeiras e para dificultar a construção do sp. Logo, acho que seu raciocínio é que não só o gramado foi irrigado em setores específicos – mas, sim, foi irrigado em maior ou menor quantidade. Na lateral, foi molhado para favorecer a velocidade do ataque. No centro defensivo do parmera, foi encharcado para invabilizar o jogo. É isso? Se sim, me parece que ficaria uma situação muito evidente para os jogadores: uma poça do nada na defesa do palmeiras, será que o Luciano e o Lucas, experientes, não identificariam essa treta?
De toda forma, seu comentário é importante. O Arnaldo volta emeia diz sobre a “atenção aos detalhes”. E é nítido que o SPFC parece não ligar para o entorno, pressão em federação, armadilhas extracampo, etc. Abraço
é gás de pimenta, bastidores escusos, esse time é tão sujo quanto o da marginal
O apelido PORCO vem desse tipo de atitude, caso não saíba.
Eles são assim faz muitas décadas.
Os caras conseguiram superar os gambás em malandragem, um feito e tanto.
Zanca, ouviu algo de que o Moreira voltará ao clube? O contrato de empréstimo com o Porto será rescindido. Confere?
O contrato dele é até o meio do ano, ou seja, tem pouco mais de 3 meses a cumprir.
No sintético é: três zagueiros + três açogueiros, sendo o resto mero detalhe. Jogar no plástico é só chutão e jogo pelos lados. Além de buscar jogadores de pé duro pra dividirem e ganharem todas, pois como o domínio é prejudicado, aumenta o fator divida nessas peladas. Jogares como o Ferramessi, Franco, Maia, Luan, Maik, Enzo, Tapia e Calleri são jogadores com bom perfil para esse tipo de jogo.
Sobre a artimanha eu notei. Inclusive na zona 14 no segundo tempo. Quem viu a arrancada do time nos últimos jogos, sabe que ali é o ponto forte do time. Teve um lance que teve uns 4 escorregões seguidos perto da área na zona central.
Bom, particularmente, o SPFC pode tirar vantagem disso, pois esse lixo de campo prejudica o próprio futebol do time do Palmeiras. Acho que nivela pra baixo todo mundo. Só montarem o time certo. Aliás, façam um sintético para treinar na semana antes de jogos em plástico. Bizarro ver o SPFC querendo sair jogando naquele plástico. Parecem que não entendem o básico de como funcionam esses plásticos. É só bicão, porrada e bomba.
Excelente comentário.
O problema é que o próprio SPFC, seus dirigentes, comissão técnica, e muitos de seus torcedores não estão acostumados a avaliar esses aspectos. De modo geral aqui eu observo que adotam concepções e práticas defasadas de futebol, em detrimento de questões mais estratégicas. Preferem culpar o técnico e os atletas por questões táticas ou mesmo individuais.
Enquanto continuarmos na Idade da Pedra contra um rival que usa o Estado da Arte tecnológico para obter vantagens sobre o nosso clube, lícitas ou não, dificilmente iremos prevalecer.
Zanquetta e outros admins aqui possuem a missão de destacar sempre que possível esse tipo de discussão.
É, artilheiro, no Brasil impera o senso comum sempre: algo só é dito pelos populares após sair no Fantástico, Jornais ou nas midias alternativas em coro.
Lembro-me de ter dito sobre contratar açougueiros para essa temporada, após aquela virada do Palmeiras no Morumbis. A verdade é que essa percepção mais “fina” e fora do senso comum pode soar até jocosa, mas é a realidade.
Time dos caras é 10x mais caro que o nosso e estão descendo a porrada. Do nosso lado só os bonzinhos, só levando sarrafo. Pelo amor de Deus, se há um time que deveria temer uma deslealdade desmedida era o Palmeiras. Quem deveria se segurar era o Gomez, para a gente não acabar com a temporada do Tigrinho. Quem deveria ter medo de entrada na solada seria o Andreas que custou uns 20mi. Bom, mas tem que sair no Fantástico para respingar lá dentro.
Durante o jogo agora eu até lembrei do Ameli. Bicho tinha feito uns 5 jogos e expulso em três. Tem que ter uns loucos desse no elenco para esse tipo de confronto.
Bom, sobre o sintético, esquece, artilheiro. Imagina o mimimi que iria virar lá dentro? Eu sou contra esse lixo de plástico, pois tira a cadência do jogo e vira uma pelada das piores. Parece futebol de várzea, mas se é o que tem… Tem que aprender a jogar, é o mínimo.
Isso e uma besteira.. o calleri ganhou na moeda e escolheu a bola,, se ele escolhe o campo, o Palmeiras iria jogar noolhado, então como o Palmeiras saberia de antemão que lado.iria jogar ????
Pois é… pensei a mesma coisa quando li a matéria…
Sim!
Já foi em jogo, meu fofo? Eu vou faz décadas e posso contar com uma única mão as vezes que vi o jogador escolher o campo e pedir pra inverter o lado de ataque.
Só me lembro de uma vez um time argentino menor pedir pra inverter.
Pega qualquer jogo do SPFC no Morumbi e observe que em praticamente todos os SPFC ataca no primeiro tempo pro mesmo lado. Raramente é pro outro lado.
JR nada a ver isso q vc falou, o irrigação é ligada antes de aquecerem tb, depoiis aquecem, depois voltam dos vestiarios e apartir dai nao tem irrigação. logo nao tem como um time fazer isso deliberadamente sabendo oq o outro vai escolher no cara ou coroa. E no intervalo de jogo, nao vi irrigarem mais uma parte do q a outra, achei estranho esse assunto. Claro, pode ser q eu esteja errado, mas acho estranho pq tem muitos pontos q o mandante nao controla
Alexsander Vieira
@_alexsander 26 min
🚨EXCL: Moreira está de volta ao São Paulo! O lateral-direito teve seu contrato de empréstimo rescindido com o Porto e estará disponível para técnico Hernan Crespo no decorrer da temporada.
Além da lateral, a comissão técnica também enxerga o atleta na função de volante.
O Porto anunciará em breve a rescisão contratual.
Uma pena que ele é de vidro, seria um excelente reforço para ambos os setores, o problema é se manter saudável.
Se for verdade, derruba o chorume de que tinha sido doado.
Segundo consta, em ampla cobertura da imprensa, o Moreira foi cedido grátis, com preço de compra estipulado, em função da liberação antecipada de Wendell.
Foi cedido grátis.
O Porto levou William Gomes no precinho camarada e Moreira grátis, na negociação do SPFC com Wendell.
Doado …, não conseguiu manter sequência e volta ao SPFC, para recuperação, pós-lesão e cumprir contrato.
Tem ótimo empresário.
Vai negar q ele foi doado? viu o preço do passe? muito barato assim comoTODOS GAROTOs na gestão casares
Moreira e Rodriguinho, estamos aguardando que parem de se machucar a pelo menos uns tres anos.. o Rodriguinho ja foi se machucar no RB bragantino..
Moreira,,,ainda continua aqui,, e ficamos mais um ano aguardando que ele tenha saude pra jogar …vamos so torcer .. quem sabe ,se ele tomar um toddy, caracu com ovo,,, .. gemada de ovo de pata,, Biotonico Fontoura,,,sei la..
São 10 jogos sem vitória, 4 derrotas seguidas e o que chama a atenção é que desses confrontos apenas 3 foram no morumbi (2 empates e a derrota por 3×2). Independente do melhor nível técnico do Palmeiras não é estatística normal pra clássico. Então esse tipo de artimanha é um detalhe que pode influenciar mas nosso problema no confronto em como encarar esse confronto é bem mais complexo e envolve sucessivos roubos com gols anulados, penaltis não macados e expulsões. E ao meu ver o SPFC virou um coitado nas mãos da FPF e CBF.
Pois é!
O time dos caras é melhor, a juizada ajuda eles, tem essa do gramado… Também já teve problema deles terem um dia a mais pra descanso…
Mas concordo contigo, essa do campo é um problema que explica pouca coisa dentro do cenário global.
E falavam que o são paulo era o único clube que sabía jogar contra esse time sujo. Talvez até 2023 pôde encarar, mas depois da saída do Caio Paulista a bruxa da carminha jogou uma praga sem fim pro nosso lado. A praga do Caio Paulista.
O time mais imundo do Brasil, sem dúvida alguma.
É um time imundo mesmo.
Será verdade? Por que pelo que eu lembro foi calleri quem ganhou na moeda e escolheu onde ia começar a jogar.
Calleri escolheu a bola, depois da juíza perguntar que campo ele queria
Então tá explicado pq o time entrou cagado e não deu um mísero chute a gol… o gramado molhado… imagine se chovesse