Siga o canal SÃO PAULO FC – NOTÍCIAS no WhatsApp: https://l1nk.dev/whatsappgrupospfc

São Paulo atinge menor dívida bancária desde 2022, indica Portal

O São Paulo conseguiu uma relevante redução na sua dívida bancária após a criação do FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios), estruturado em outubro de 2024 pelas gestoras Outfield Ventures e Galapagos Capital. Segundo o relatório gerencial de setembro de 2025, o passivo bancário caiu de R$ 259,26 milhões (dezembro de 2024) para R$ 215,86 milhões (maio de 2025), uma queda de aproximadamente 17%.
Esse resultado expressivo supera o passivo registrado nos anos anteriores, como R$ 204,5 milhões em 2022 e R$ 217,5 milhões em 2023, consolidando uma trajetória positiva de reestruturação financeira para o clube. O FIDC foi responsável por captar recursos a taxas menores do que o custo médio anterior, o que permitiu o pagamento de dívidas mais onerosas e antecipação de receitas ligadas a contratos de patrocínio, mensalidade social e direitos de transmissão. Até setembro, R$ 135 milhões haviam sido integralizados e utilizados para compromissos operacionais, com cerca de R$ 39 milhões já devolvidos aos investidores da cota sênior.
Além da atuação do fundo, o São Paulo contratou uma nova dívida com o Banco Daycoval no valor de R$ 50,6 milhões, a uma taxa de CDI + 6,74% ao ano, abaixo do custo médio do endividamento em 2024 (CDI + 7,13%) e aprovada pelo Comitê de Crédito do FIDC. O relatório também ressalta que, apesar do clube ter enfrentado dificuldades para cumprir os covenants de despesas com futebol profissional, ajustes operacionais e receitas extras, como venda de atletas e novos contratos de patrocínio, foram fundamentais para a melhora do cenário.
Com essas medidas, o clube projeta encerrar 2025 com resultado superavitário e maior previsibilidade de fluxo de caixa, destacando o papel do FIDC como instrumento decisivo na reorganização das finanças e na redução dos encargos bancários que vinham impactando o São Paulo nos últimos anos.
Descubra mais sobre Blog do São Paulo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Se entendi bem, voltamos ao patamar de 2022 após 3 anos…
Eu diria que voltamos ao patamar de 2023.
Rema, rema, rema e não sai do lugar.
Pois é… aumentaram a dívida para reduzi-la ao nível de onde estava.
No jargão da Casareslândia, isso se chama reconstrução financeira.
Tá.
Pois é …, fizeram um novo empréstimo bancário junto ao banco Daycoval, de 50,6 milhões em agosto/25, para apresentar uma “diminuição” de quase 40 (até maio/25) ?
Você tem uma limitação mental gigante e uma ma fe ainda maior.
O empréstimo veio depois só pra calar a boca. O resto, nem vou perder meu tempo.
ZAnquetta, poderia por favor liberar meus comentários?
Zanqueta,eles estão certos, voltamos próximos ao patamar de 2022, o que é positivo versus 2024, mas ainda longe de uma melhora material.
A administração financeira do SPFC é muito ruim, e não vejo no quadro diretivo,
profissionais do setor financeiro com sucesso comprovado, o que reflete no resultado, time ruim, resultado ruim.
A Outfield e a Galápagos estão lá.
Vale lembrar que o que foi reduzido aos patamares de 2022 foi a dívida bancaria – não a dívida total.
Embora com juros menores, são juros representativos para um caminhão de dinheiro (900mi).
A dívida total está, hoje, valendo o dobro de 2022.
Significa dizer que para estar tudo bem teríamos que ter um juros médio 50% menor para estar tudo realmente igual.
A SELIC em 2022 estava ~9,5%.
Hoje está 15%.
Igual, pero no mucho.
CDI + 6,74%, isso é um juros muito alto (mais de 20%). Por isso, que o clube se encontra nessa situação. Como deixaram chegar nesse nível de endividamento. É muita má gestão por anos.
Simplesmente ridículo!
é, nesse periodo pelo menos vencemos uma copa do Brasil, então foi um dívida que valeu a pena. Mas precisamos melhorar isso ai.
Mesmo nível de 2023.
Redução de dívida ínfima perto das receitas que o clube perdeu vendendo 5 atletas da base MUITO abaixo do valor de mercado. Conta que nao fecha e escancara a incompetência dessa gestão (para dizer o minimo). #Fora Casares
Essa é uma boa notícia, mas não custa lembrar, surrupiando a base, entregando jóias a custo de banana. #ForaCasares.
Gestão que quase dobra a dívida do clube, que teve o pior déficit na história, agora traz a dívida bancária pra 2022 liquidando jogador da base a preço de banana. Perfil da dívida continua a mesma.
Resumo da ópera: liquidamos a base a preço de banana para ter uma dívida bancária 10 milhões maior que em 2022… vamos aplaudir essa brilhante diretoria!!!
Pelo que entendi essa dívida é no mês de maio, como pegou mais 50 mi dum banco aí depois disso, o mais justo seria dizer que está em 265 mi de dívida bancária, provavelmente um pouco menos pois pegam dinheiro num banco pra pagar outro dando aquela pedalada, então talvez pouco menos de 265 mi.
Mas fico me perguntando pra quem o clube deve, se a dívida tá em cerca de 1 bilhão e só uns 25% disso é pra banco, os outros 750 mi são mais preocupantes.
será que foi quitada com o dinheiro emprestado pelo banco esses dias ?
Que tal ler a informação da matéria?
sim foi
Boa notícia que vem da gestão Casares causa a mesma sensação dos descontos da black friday: “a metade do dobro”.
Como reclamar até o que está bom? Como dizia Einstein: “pessimistas acham problemas até em soluções”
A galera queria que o déficit fosse zerado nesse tempo??? Que povo sem noção. Tem que haver um tempo para perceber essa mudança.
São 4 anos e meio de FIDC mas era pra acabar em meses para alguns.
Não.
Mas dá para cobrar austeridade sim.
As despesas até agosto de 2025 foram R$ 80 M maiores que o projetado e aqui no blog foi mostrado.
Não fossem as vendas superiores no período, de R$ 110 M para R$ 200 M, que cobriu o ROMBO, teria sido um desastre.
Não se reduz sem austeridade, sem remédio amargo.
Isso é verdade. Mas falamos da redução da dívida.
Imagina vc levar um buquê para sua mulher e ela mandar vc ir pro caralho porque ano passado você falou algo que ela não gostou. É assim que vc age sempre.
Menos com o porcão.
Vamos ver o balanço no final do ano…
Eu falo isso todo dia aqui. Mas, todo dia tem um mar de lamentações até quando não é notícia ruim.
Zanca
Tenha em mente que essa gestão não conta mais com qualquer credibilidade da maior parte da torcida a julgar as críticas pesadas que tem recebido nas redes e Casares acusou o golpe.
Para quem tem feito uma má gestão após 5 anos no poder, não basta um resultado pontual.
A torcida desconfia e quer mais.
Você postou a metáfora do buquê.
Ótimo, vou usá-la.
A esposa tomou tapa durante bastante tempo.
Não será um buquê que vai ganhar a crença dela.
Precisa de atitude e por bastante tempo.
Concordo. Com essa gente incapaz que tomou o poder no SP a credibilidade perante a torcida é zero até q se prove o contrário.
Metáfora de bater em mulher não. Desculpa.
Você entendeu perfeitamente o sentido.
Serei honesto: gostar, não gostar, confiar, não confiar. Não muda nada.
Só vira um muro de lamentações chato demais e ilações e projeções terroristas do que nem se sabe ainda por conta de não acreditar.
Ninguém aqui faz terrrorismo.
As pessoas opinam, umas mais centradas, outras menos.
Ninguém vai aqui ampliar ou reduzir o que acontece apenas com opiniões.
Perdoe-me mas acho que você também é bastante extremista com essas adjetivações de ” caos” , “terror”, etc.
Vejo pessoas aqui que tem boas opiniões sem cair nisso que você alega.
Eu estou cansado de terminologias determinísticas. Nada do terror dito aqui afeta, muda, interfere em nada. Só que chega a ser deprimente só ter coisas ruins dia e noite para falar e o pior, em série, sequência, repetidamente como se tivesse um word de apoio em que se fala sempre o mesmo. Só isso. Não é possível viver assim, não é mesmo.
Considerando o contexto todo, “bom”, nesse caso, é questão de opinião. Alem disso, nem foi uma reclamação. Menos.
Nunca há nada dito por você aqui que não seja reclamação, ironia, pilhéria, algo do gênero.
Se falta pagar 100 milhões de volta no FIDC e a dívida bancária caiu apenas 45 milhões, então a dívida total apenas aumentou, mas mudou de nome. Ao invés de ser bancária, agora é com o fidc. Vou acreditar nesse papo quando a dívida total cair.
Então vc espera até meados de 2029 e não cobra resultados em meses se dura 4 anos e meio, certo?
Claro que não. Os 135 milhões do FIDC já foram recebidos. Já entraram na conta. Se 39 milhões foram pagos de volta, então 96 milhões deveria ter sido de redução da dívida bancária. E isso só pra dizer que a dívida mudou de perfil. Não seria nem pra reduzir a dívida total. Nem isso foi.
Não precisa esperar 4 anos pra fazer conta básica.
Veja bem, eu não sou hater. Eu dei o benefício da dúvida para o FIDC. Estava confiante. Mas os números não tem mostrado nenhum benefício. O Flavio já disse que o custo do FIDC é quase o mesmo do empréstimo no banco, você sabe disso.
Disse tudo, mas para o blog se você critica você é hater. Sem falar que essa gestão não tem credibilidade nenhuma. Foram os responsáveis de levar a dívida pra perto do bilhão, foram os responsáveis por piorarem a dívida bancária, foram os responsáveis pelo pior déficit da história do clube, mas agora temos que esperar até 2029 para poder criticar algo.
Você não pode esperar resultados agora de algo que não é pra ter.
Isso na sua concepcao. Na realidade, o dinheiro foi para finalidades mais urgentes e necessárias conforme os planos foram sendo executados e o clube se moldando.
O FIDC é uma ferramenta e não solução como parece que querem que seja.
E outra, se você não precisa esperar 4 anos pra rasgar elogios, pq eu preciso esperar pra criticar o óbvio?
Rasgar elogios não poderá nunca afinal a dívida também foi feita por eles.
Em resumo:
O São Paulo melhorou a qualidade da dívida bancária – menos juros, prazos melhores, menor valor em bancos.
Isso não significa que o clube está financeiramente “indo bem” no geral, porque o passivo total continua muito alto (próximo de R$ 1 bi) e crescendo nos últimos anos. Ou seja: a dívida com bancos diminuiu(2025), mas a dívida total explodiu(2022-2025).
Quem fala que “estamos indo bem” usa o dado positivo da dívida bancária, mas omite que a conta total ainda é pesada. É como trocar um cartão de crédito de 12% ao mês por um financiamento de 2% ao mês: você paga menos juros, mas ainda deve quase o mesmo valor.
“É como trocar um cartão de crédito de 12% ao mês por um financiamento de 2% ao mês: você paga menos juros, mas ainda deve quase o mesmo valor.”
Na vdd nem isso, pq o juros do FIDC é CDI+5 fora as comissões e outros encargos, o que aproxima muito do empréstimo bancário. Se diminuiu 3% ao ano de juros, eu já fico surpreso.
Situação é dificil e dura mesmo. Mas além da redução, tem o perfil da divida. É como vc começa a virar.
torcedores burro e o que mais tem. meu Deus
Peça ao Zanca para expor na live sua explicação.
Certeza que ficaremos muito contentes.
Podemos contar ?
Não deixa de ser uma boa notícia, talvez não a notícia maravilhosa que a gente sonha, que é o fim da dívida, mas já é algo a se felicitar…
Não vou opinar, prefiro aguardar o fechamento do ano contábil.
Muitas coisas podem acontecer ainda, para o bem ou para o mal.
Uma coisa está muito clara para mim, essa diretoria me transmite credibilidade ZERO.
É exatamente isso que estou dizendo, esperar o ano contábil porque as receitas aumentam nos ultimos meses e isso é fundamental para visibilidade.
Confiar ou não na diretoria cabe a quem quiser, não muda nada.
O principal problema desta diretoria é falta de transparência e credibilidade.
Deveria apresentar resultados trimestrais de contas básicas do orçamento, como despesas, receitas e o perfil da dívida. Não fazem, sempre a conta gotas, alguém fala aqui, outro fala ali.
O FIDC é uma estratégia boa pq alonga a dívida, mas foi vendida pela diretoria de outra forma, daí a desconfiança.
O SPFC precisa diminuir sua despesa de futebol, não dá pra ter jogadores com o perfil de Calleri, Lucas, Oscar, Luis Gustavo, que jogam pouco (sim foram fatalidades) mas ganham muito, precisamos de mais Mailtons, Marco Antonio, Sabinos, Enzos, André Silvas.
Os salários do nosso elenco são altos pra nossa realidade, as despesas do clube, gastamos próximos do Palmeiras, isto é inadmissível, e não vemos melhora neste item.
Sobre as receitas, melhoramos mais ainda estamos aquem do potencial da nossa torcida, se o clube for bem aplicado, convencer a torcida, conseguimos um superavit de 300 milhoes em 3 anos (diminui a despesa em 50 milhoes e aumenta a receita em outros 50 milhões) e melhoramos nossa estrutura de balanço.
São 5 anos brigando para depois poder aproveitar todo o gigantismo do clube.
Sem negócios estranhos em Cotia, sem queimar jogador da base como se fosse nada, precisa cortar na carne.
Nessa diretoria não fecho transparência nas informações, gostaria que fosse apresentado um balanço completo(mostrando o que cada setor do clube gastou) ai teríamos a verdadeira noção do buraco que estamos.
Só baixar.
Algumas duvidas. fico grato se alguem puder me ajudar entender:
1- o FIDC emprestou 135mi ao spfc que devolveu 39 = 96mi de divida com o FIDC. Onde está contabilizado este valor? nao deveria estar em dividas bancárias – Passivo com FIDC (Obrigações por cessão de recebíveis)
2- Se for assim, vamos a um calculo de padaria: 215mi em maio + 50mi do deicoval + 96mi FIDC = 361mi de divida bancaria ate agora.
Se tem algo incorreto nesta conta, gostaria de saber oq exatamente. Zanca, se puder tirar essa duvida, fazendo um post ou video, claro, se conseguir essa explicação la dentro, seria importante para nós torcedores
1 – Está errada sua conta. O FIDC não é dívida e isso é pagamento amortizando em 4 anos e meio.
2 – Os valores são pagos mensalmente aos investidores todos os meses, então a conta não é estática.
3 – Os valores são pagos conforme os valores são recebidos por contratos.
1- volto a repetir, e praticamente afirmar (pelo q eu entendo), o FIDC é sim uma divida, um emprestimo, só muda a tx de juros, logo a conta contabil para contabilizar seria dividas bancarias Passivo com FIDC (Obrigações por cessão de recebíveis). Se nao estao contando dessa forma, onde estao lançando essa divida?
2- sendo assim, minha conta de 396mi de divida bancaria estaria correta(ou nao muito longe disso), o fato de pagar os investidores mensalmente, nao muda a classificação como divida bancaria, apenas reduz a divida de pouco em pouco.
3-, sim sabemos q o FIDC é liberado na conta corrente do SPFC de acordo com aprovação dos contratos deixados “em penhora”, e por isso o casares saiu fechando contratos a todo até 2030, pra levantar mais grana no FIDC.
O ponto principal é o item 1. FIDC deveria ser lançado igual qualquer emprestimo, pois ele é isso. Se nao estao considerando ele uma divida bancaria, em qual conta contabil, ou onde estao lançando isso no balanço? Seria legal zanquetta, se vc conseguisse essa info. Nós torcedores ficaremos agadecidos a ti, desde ja obg
Só tendo acesso ao Balanço que hoje, recordo, é superavitário.
acabei de ouvir a live com o Pedro oliveira da Outifield no canal arnaldo e tironi. DEpois confere la. Minuto 29:00 ele nao respondeu a questao de o FIDC ser uma divida bancaria (emprestimo bancario). Minuto 49:40 Flavio marques repetiu a pergunta e ai sim, o Pedro confirmou, é um emprestimo igual bancário. Depois no 56:40 confirmou novamente. No minuto 1:06:00 um economista esclareceu o que falei com o @craquito aqui outro dia, FIDC neste 1º ano, nao valeu tanto a pena, pouco economia de juros a um preço de vender muitos da base por preços menores por causa da trava de ter q dar superavit. Entao, pra mim, falta o esclarecimento, onde estao lançando no balanço a divida de emprestimo FIDC? E vou manter minha conta, se somar o valor que devemos aos investidores do FIDC, nossa divida bancaria/emprestimos aumentou.
O que tem a ver o FIDC com o Fip? VC misturou tudo. E o FIDC é de longo prazo, estruturado para captar mais no futuro se preciso.
O custo é maior no começo e depois amortiza e cai no tempo. Além disso, já barateou novos empréstimos.
nao misturei Zanquetta, estou falando só de FIDC. Peço pra ti, se puder ver onde estao lançando essa divida / emprestimo do FIDC, seria de suma importancia para analisarmos se realmente vai ajudar o clube mesmo. Pq ate aqui, parece claro, aumentaram a divida bancária, mas esconderam q o FIDC é tb uma divida “bancaria”. Sim, eu sei disso do longo prazo, mas desde q a selic caia, senao nao tem tanta diferença assim de outros emprestimos
Cara, para de repetir isso de onde estão lançando. É passivo oneroso em Balanço.
Ninguém escondeu nada. Seu joguete de palavras e forma de falar não indicam ingenuidade porque vc ataca nas entrelinhas.
Sim, tem diferença no maior ano da Selic, como não fará nos outros anos?
Pq vc fica nervoso com as pessoas? vc ve maldade em todos q comentam aqui, mas nao ve em uma diretoria q mente o tempo todo. Nao estou atacando vc, apenas pedi, se puder, un dia perguntar pra eles, qual conta, qual lugar estao lançando o emprestimo FIDC, pq ele é um emprestimo, e o Pedro da outifield confirmou isso. E quem falou q a direção deveria falar isso e nao ocultar foi o flavio marques no minuto 49:40 da live q mencionei acima. Estao divulgando q reduziram a divida bancaria em 30mi. Mas se somar o que devem para o FIDC q nas minhas contas seria quase 100mi, na verdade aumentaram isso. E sobre a selic, nao falei dos proximos anos, eu sei q vai reduzir, mesmo nao sendo o ideal, ainda é menor do q emprestar de outros bancos. Fica tranquilo, estamos apenas tirando duvidas, ja q eu e vc gostamos de saber das finanças do clube. Tmj
Porque eu percebo o suficiente posturas que parecem ser de um jeito e outras de outros. Até usuário aqui vc mudou, acha que sou estúpido?
Não provoque minha paciência. Eu não vou criar um novo Paulo Scala.
bloq tao bom quanto o seu
.
ja q vc viu ai meus emails, e ta certo, verifica quanto tempo eu comento e ate escrevi coluna pro blog no passado. Precisamos de dialogar melhor, sem ofensas, como tu mesmo defende nos videos. Bom dia e tomara q passemos hj