
Na tarde desta terça-feira, o Palmeiras se posicionou sobre as críticas de diversos jogadores do futebol brasileiro aos gramados sintéticos. O Allianz Parque tem este tipo de grama desde 2020.
“O campo sintético do Allianz Parque é certificado pela Fifa, que realiza inspeções anuais desde a sua implementação, em 2020, a fim de aferir que o piso siga os mesmos parâmetros de um campo de grama natural em perfeito estado”, diz a nota.
“Não há qualquer comprovação científica de que o risco de lesão em campos artificiais seja maior do que em campos naturais. Pelo contrário: recente estudo publicado pela revista ‘The Lancet Discovery Science’ aponta que a incidência de contusões em jogos de futebol disputados em gramados artificiais é inferior à de lesões em campos naturais”, segue o comunicado.
Além do Allianz Parque, outros dois estádios também possuem o gramado sintético: Nilton Santos (Botafogo) e Ligga Arena (Athletico-PR). Agora, o estádio do Pacaembu, na capital paulista, também reabriu após um período de reforma com um campo artificial.
O gramado do Allianz Parque passou por reforma no primeiro semestre do último ano. A obra consistiu na retirada do composto termoplástico e adição de uma cortiça, que deixa o gramado mais próximo à grama natural e com a temperatura mais baixa, já que trata-se de um isolante térmico.
Por fim, o Palmeiras colocou-se à disposição para discutir os gramados dos campos do futebol brasileiro, respeitando a manifestação dos jogadores. Por outro lado, considerou as críticas “rasas e sem base científica”.
“O clube respeita a opinião dos atletas que manifestaram preferência por campos de grama natural e considera urgente o debate sobre a qualidade dos gramados do futebol brasileiro; este problema, contudo, não será solucionado com críticas rasas e sem base científica”.
Descubra mais sobre Blog do São Paulo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
“haja o que hajar” o anão verde sem mundial continua minúsculo.
Isso nunca vai mudar! Time ridículo, sem postura, vendido e sem caráter institucional.
Em breve os veremos num buraco, sem Abel e sem Leila na presidência.
Isso não tem que ser disputa de A e B. Tem que ser determinação da CBF. Clubes que compõe a LIBRA não vão se indispor por causa disso e causar um raxa por causa de gramado sintético. É só ver que esse movimento partiu de jogadores sendo que clubes reclamam há anos disso mas ninguem se mexe.
Quem opta por ter um estádio de futebol que também é utilizado para shows ou implementa algo revolucionário para poupar o gramado ou arca com as consequências, como o que acontece no morumbi. Amanhã veremos um gramado todo queimado e marcado pq o clube não teve tempo para recupera-lo pós Shakira.
Concordo.
Já que o post é de clube rival, aproveito o espaço:
Zanca …, o Viva Sorte prometeu doar 500M para pagar o boleto do estádio da escória, e também doar 300M para cada gol deles na Venezuela, pela pré-libertadores.
Alguma iniciativa dessas pelo SPFC ?
Aliás, vi o CEO falando do “maior contrato da história da empresa” e o “viva sorte timão”.
Não seria o esportes da sorte?
Viva Sorte ocupa o espaço das omoplatas nas camisas de SPFC e Corinthians, além de títulos de capitalização com os clubes, mas o destaque é da escória.
Em outras equipes ocupa o master.
Infelizmente enquanto a FIFA não proibir não vai resolver isso. Agora, o que esses tais estudos não falam é a gravidade dessas lesões e o impacto nesses atletas quando encerram suas carreiras. O impacto na sua articulação de você saltar 3, 4 metros pra cabecear uma bola e cair no cimento ao invés da grama. Isso que eu queria ver. O futebol é o único esporte onde se permite a prática em condições que os próprios atletas não gostam e se leva com normalidade, incrível isso.
Realmente parmerinha…. As articulações dos jogadores não tem nenhuma base científica pra opinar sobre o “piso”.
É muita pequenez….
Até pra mencionar pesquisa são amadores, e claro q a incidência de contusões será menor, pq são menos partidas disputadas também no sintético, e o mesmo argumento em dizer que o avião e mais seguro que ônibus pq tem menos acidente, só esquecem de dizer q a fatalidade e muito maior no avião do que em ônibus.
Gostei do seu comentário. Importante dizer que os atletas nem citaram de lesões. A queixa deles é que o gramado sintético é de longe para praticar outro esporte que não o futebol.
Existe uma conta entre vítimas fatais e pessoas transportadas em um período de tempo…a comparação entre diferentes meios de transporte não é feita a partir da comparação de números absolutos.
E vc acha que quantos acidentes de ônibus fatais são necessários para se chegar a um acidente de avião sem sobreviventes ? Pq além da segurança o que interessa ao passageiro é chegar vivo no seu destino.
Não é assim, deve ser por partida ou tempo, algo que normalize.
Se for assim, será necessário quantas partidas em campo normal para se chegar a uma contusão seria em uma partida em campo sintético?
Infelizmente este tema surge quando o gramado do Morumbi esta lascado por causa do show da Shakira. Se vamos priorizar o futebol, este tipo de evento que não visa rentabilidade alguma para o futebol deveria ser encerrado.
Jogos fora de casa e distante do torcedor, em seguida volta para o estádio e o gramada está ruim. Precisamos fazer uma autocrítica sobre a nossa maneira de priorizar o futebol e os torcedores.
A carta dos atletas deixa bem claro que eles querem “gramados de qualidade.” Não campos sintéticos, campos de terra, campo de lama, campos de poças d’água, campos ferrados por causa de shows e eventos e outros campos que tem potencial de prejudicam o espetáculo do futebol.
Palmeiras é sim um dos que devem ser criticados, mas o SPFC precisa ficar alerta com o seu desespero por dinheiro se revelar um tiro no pé.
Zanca
Segundo informação hoje no Sportv, o gramado foi detonado no show da Shakira.
Busquei por fotos e encontrei o seguinte :
https://www.arqtricolor.com/ultimas/como-ficou-o-gramado-do-morumbis-apos-show-da-shakira/
Pela foto, ficou ruim mesmo.
Sabe informar melhor ?
[…] “Pelo contrário: recente estudo” […]
[…] Por outro lado, considerou as críticas “rasas e sem base científica”. […]
Discussão rasa e sem base científica e cita apenas um estudo recente. kkkkkkk…
Palmeiras está para defender o sintético, como o Arnaldia está para defender o Zubelnaldo.
https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2025/02/18/clubes-se-articulam-para-votar-proibicao-da-grama-sintetica-no-brasileirao.htm
Se isso rolar, aí sim essa história pode dar alguma coisa.
Mas até agora os clubes nunca se tinham tentado se agilizar para tratar desse tema.
André Plihal @plihalespn
·
4h
. No dia que Lucas – c/toda a legitimidade – encabeça um movimento contra o sintético, vemos o estado do campo do Morumbis pós Shakira. Lembrando q este show “tirou” dois mandos do estádio. Fazendo as contas percebe-se fácil q ñ vale nem economicamente. Morumbis é p/futebol !