
Com 24 vitórias, onze empates e nove derrotas, a comissão de Zubeldía apresenta um aproveitamento de 62,87% dos pontos disputados. Ele foi eliminado da Copa do BR e da Libertadores, é verdade.
Mas, em números comparativos:
- Thiago Carpini (2024) – 18 jogos, com sete vitórias, seis empates e cinco derrotas – (50%);
- Dorival Júnior (2023) – 54 jogos, com 25 vitórias, 13 empates e 14 derrotas – (54,3%)
- Rogério Ceni (2021-2023): 106 jogos, com 49 vitórias, 28 empates e 29 derrotas – (55%);
- Hernán Crespo (2021): 53 jogos, com 24 jogos, 19 empates e 10 derrotas – (57,2%);
- Fernando Diniz (2019-2021): 75 jogos, com 34 vitórias, 21 empates e 20 derrotas – (54,7%);
- Vagner Mancini (2019): 9 jogos , com 3 vitórias, 4 empates e 2 derrotas – (48,1%);
- Cuca (2019): 26 jogos, com 9 vitórias, 10 empates e sete derrotas – (47,4%).
Qual sua análise sobre o trabalho dele até aqui?
Descubra mais sobre Blog do São Paulo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Quando perde, o problema que perdeu, quando ganha, o problema que ganha feio, quando ganha bem, o problema que não usa a base. Melhor treinador dos últimos tempos.
O melhor treinador dos últimos tempos, com 63% de aproveitamento. Zero títulos, zero finais, futebol pífio.
Pois é. Quem não gosta sempre tem uma desculpa. Mas difícil contestar os números. Duvido que hoje o clube achasse fácil um outro treinador melhor que ele.
Minha análise é que ele é necessário. Sigamos competindo. VSP
Tenho sérias restrições ao trabalho do Zuba pelos seguintes motivos: Não usa todo o elenco que tem, só os mesmos 13 ou 14 jogadores tem chances em sequência. Tem jogadores que caem no limbo e alguns não são nem relacionados, Ferraresi, William Gomes, Gallopo, Santi e outros – Tem um esquema único(e falho) para acomodar todos medalhões – Não monta o time de acordo com o elenco que tem, exemplo temos excelentes zagueiros, por que em alguns jogos não usamos o 352 ou 343 ou até o 442 – Não mexe nos medalhões – Mexe tarde(40 do 2o. tempo) e mal no time durante o jogo, Não usa a base, Arma boa parte das jogadas ensaiadas e do esquema para o Luciano(jogador mediano) que tem uma função privilegiada, onde quase não tem função defensiva se desgastando pouco, coisa que o Lucas(jogador muito melhor tecnicamente) não tem.
Mesmo sendo horrível desse jeito tem 63% de aproveitamento mesmo não tendo jogadores chave e reposição durante o ano todo. Deve ser sorte ou acaso.
Só vamos saber se ele continuar e mantiver o esquema. Se continuar com este aproveitamento jogando o futebol fraco que o SPFC joga hj ele vai provar que vc está certo. Só que o que escrevi não tem nada que não seja verdade.
Melhor mandá-lo embora e ter algum técnico que tenha um aproveitamento menor mas com um futebol mais vistoso e que use a base.
Tem que ser um técnico barato que use jogadores da base, descubra jogadores bons e baratos, faça o time jogar bem, seja competitivo e ganhe pelo menos a Libertadores, a Copa do Brasil e lidere o Brasileirão. Paulistinha pode deixar para os rivais se matarem.
Não tô pedindo muito não. Fácil achar um técnico que faça melhor que o hermano.
Balançar a árvore no Brasil, cai uma penca de bons e excelentes técnicos.
Muricy dando o aval, é certeza de sucesso tbm!
Com um elenco inferior ao atual chegamos a final de uma sulamericana e ganhamos uma Copa do Brasil com técnicos que passam longe de ser bons técnicos. Com um elenco ainda mais inferior, ganhamos um Paulista, com um técnico que na minha opinião foi o melhor que tivemos na última década. O fato é que a partir do próximo ano o dinheiro será ainda mais curto, esse elenco, se mantido, estará ainda mais envelhecido, e o atual treinador não dá a mínima esperança de que vá utilizar a base. O que nos restou foi comemorar um aproveitamento inútil. Vamos ver se pelo menos isso teremos no próximo ano.
Como que o time que ganhou a Copa do Brasil era inferior?
Tinha “só” o Beraldo, Alisson e Maia.
Ah, o Nestor em excelente fase.
Dorival – que eu gosto muito e nunca escondi – jamais ganharia a Copa do Brasil sem esses jogadores. Jamais!
E o Caio Paulista jogando na lateral esquerda.
Quase meio time.
Mas como falou, quem não gosta encontra qualquer coisa para justificar .
Esse é justamente o ponto. Os técnicos anteriores tiveram que se virar e achar soluções na base ou reinventar jogadores como aconteceu com o Alisson. Com Zubeldia, nem uma coisas nem outra. Não ganhou nada e não sabemos se teremos outros Beraldos e Maias, porque simplesmente ele não dá oportunidade. Pelo contrário, queimou o William contra o Botafogo. Sequer dá oportunidades a jogadores que supostamente tiveram seu aval para chegarem, como o Argentino Santiago Longo. Por que Galoppo não teve mais oportunidades? Dá pra afirmar que ele é pior que o Rato? Você acha que o São Paulo do Crespo era melhor que esse time atual?
Crespo ganhou um Paulista em condições absolutamente peculiares.
Sem torcida nos estádios por exemplo.
Dá para saber se com torcida ganharia ?
Não saberemos.
Por outro lado, o time lutava contra o rebaixamento no Brasileirão.
Esqueceu ?
Repito, estão dando uma importância maior do que é ao técnico.
Sábado , Milito era venerado.
E hoje ?
Concordo, mas repare que todos subiram mto de nível com a ajuda do trabalho de Dorival. Qto ao Caio Paulista, tenho certeza que Dorival preferiria jogar com o Wellington por ali, caso tivesse o Ferreira na ponta esquerda.
Não sabemos, são hipóteses.
Você também achava que Roger Machado faria o trabalho que vem fazendo no Internacional ?
Ou o trabalho é ruim também porque não ganhou nada , nem vai ganhar ?
O Roger é bom treinador, mas é discreto. Isto costuma jogar contra. Inter tem Thiago Maia, Alan Patrick, Borre, além do LE que está voando… são jogadores acima dos nossos nas mesmas posições. Diferenciado só temos o Lucas. O time do Inter é melhor e joga bem mais do que o nosso. Tem segredo não.
Pois então você diz que tem jogadores melhores, correto ?
Como digo, a importância do técnico é super estimada por muitos.
Veja se tem algum time ganhando títulos com elenco mediano ?
Botafogo na final da Libertadores com o Atlético Mineiro.
Flamengo com um elenco enorme, campeão da Copa do Brasil.
Botafogo e Palmeiras lutando pelo título do Brasileiro.
Mesmo Abel Ferreira era nada antes de vir ao Palmeiras.
Nem era o procurado.
Foi contratado sem saberem direito quem era.
O Inter tem jogadores melhores mas a solidez do jogo deles é mto maior do que a nossa. Em suma, são elencos notas 7, 5 e 6,5. Mas eles jogam um futebol nota 8 e nós 5,5… Com Maia e Alisson nosso elenco é até um pouco superior.
Veja o Curriculum de Roger Machado…
1 campeonato gaucho e 1 baiano.
No mais, demissões atrás de demissões por desempenhos ruins.
Isso, Japoneis, é melhor mandar embora esse técnico. Bom mesmo é o técnico que não está no clube e que chega em todas as finais. Quem será? Eu concordo com sua ironia. A discussão é outra. O time ganha título, enche estádio e o déficit do clube só aumenta. Aonde estarà indo todo esse dinheiro?
Se achar um que faça a gente cair pra série B com 0% de aproveitamento no BR mas ganhando Paulista, Libertadores e Mundial tá tudo certo.
Num nasci pra ver rivais comemorando títulos enquanto a gente nada nada e morre na praia.
Snif.
Melhor se manter bem no Brasileirão durante o ano inteiro do que ficar fazendo conta para não cair.
As copas são tiro curto e pode dar bom como muito ruim.
Só um adendo: facil achar um melhor que queira ganhar menos!
@Monivilela
Independente do que acontecer no Campeonato Brasileiro, ideia do Athletico é diminuir drasticamente o número de estrangeiros no elenco principal em 2025. Hoje, o atual elenco conta com 8 atletas estrangeiros.
Tem alguns bons jogadores na Brisa, bom ficar de olho.
Sobre o Zuzu, a única forma que os fanáticos encontraram de defender seu trabalho é através da ironia e usando de espantalhos, desconstruindo argumentos estúpidos inventados por eles mesmos, porque a realidade é que não tem nada de realmente bom que se possa destacar, não há tábua de salvação. Eles poderiam falar do sistema defensivo, do ataque, da transição, da utilização do elenco, da meritocracia, das bolas paradas, da revelação de garotos, dos títulos, mas não tem nada, é um trabalho vazio, sem legado, sem conquistas – se parar p/ comparar com o Crespo e Dorival é até covardia. Então sobra apenas o aproveitamento – um pouco superior aos seus antecessores, com um grupo superior ao que seus antecessores tiveram – e ironias, mas eu juro que entendo. Pelos menos eles são mais criativos do que os times do Zuzu, isso eu concedo.
É verdade também que o trabalho não é horrível, tá longe de ser dos piores que tivemos, não é nenhum crime permanecer com o técnico, mas é um trabalho que não acrescenta, sem futuro, sem perspectiva. Iremos provavelmente até onde nosso elenco – ou a sorte – permitir.
Fica o convite para os defensores, quem quiser debater usando argumentos, com respeito, é sempre um prazer.
Excelente avaliação. É o pior que já tivemos? Não. Mas é um trabalho sem futuro. Vai morrer abraçado ao 424.
Não é possível falar da defesa sólida, da bola parada mortal, das jogadas ensaiadas, do contra-ataque imparável, do toque de bola refinado, da construção, da revelação de garotos, do olho clínico p/ encontrar novas funções para os jogadores etc. É tudo no máximo mediano, banal, insosso, insípido, tirante é claro as loucuras na beirada do campo. Sem futuro.
Concordo. E difícil alguém defender o Zubeldia citando uma qualidade dele. Os argumentos referem se sempre ao mau trabalho da diretoria, as lacunas do elenco, ao nivel do trabalho do Rogerio Ceni, mas nunca citando uma qualidade do treinador argentino que, em síntese, faz um feijão com arroz sem alho e cebola para quem gosta de um futebol mais bem jogado. Não vai tirar mais do que o elenco indica, infelizmente. E olha que tem algumas peças interessantes. Pelo menos deu mais velocidade ao time depois da vergonha passada em Cuiabá.
Vc diz que inventam argumentos estúpidos e convida pra debater com respeito?
Eu hein.
Sim, vou debater mas somos estupidos, ele é super inteligente e não mudará em hipótese alguma seus conceitos.
Claro que será um debate.
Venço ou convenço.
Maduro fazendo escola…
Leia novamente com mais atenção:
“desconstruindo argumentos estúpidos inventados por eles mesmos”. São os espantalhos que os defensores inventam.
Ex: “Zubeldia é o pior técnico do mundo”. Desculpa, ninguém falou isso.
“Se trocar o Zubeldia vai ganhar todos os títulos”. Ninguém falou.
“Se trocar o técnico resolve todos os problemas do clube”. Ninguém disse isso, etc.
Ahnnnn
Saquei saquei.
e voce acha que belmonte, Muricy e Milton vao contratar alguem melhor e mais barato?
Se o técnico for mantido e mesmo com uma pré temporada, tendo a oportunidade de montar seu elenco e o time não evoluir, daí sim eu vou atacar pedras e criticá-lo.
Agora analisando tudo que passamos durante o ano, o prêmio de consolo é a vaga direta no Libertadores.
Vc pode garantir que o Dorival Jr, o Crespo ou o Milito fariam assim tão melhor que o Zubeldia com um elenco sem laterais e sem volantes?
Não tenho tenho certeza e nem bola de cristal.
Como Crespete sou obrigado a defender meu Deus idolatrado porque ele foi campeão paulista com o Kingnaldo.
Com certeza faria melhor até com um poste no lugar! hauehauehauheauheuaheua
Perfeito! Restou comemorar estatística vazia.
Técnico campeão da copa do Brasil nunca tinha treinado nenhum time profissional até 2 meses atrás. E nunca tinha treinado nenhum time na vida até 1 ano atrás. Mas olha o time dos caras…
A realidade é que ser campeão é zebra com a distância que temos dos melhores times. Eu não consigo entender por que isso é tão difícil de aceitar. E por que não valorizamos um cara que tem conseguido resultados consistentes e que faz o time competir com outros muito superiores.
Resultados consistentes? O rei do aproveitamento inútil perdeu as duas partidas para o lanterna Cuiabá, inclusive no Morumbi, e empatou com Criciúma. É o pior técnico que já passou pelo São Paulo? Não. Mas a verdade é que não acrescentou nada. Sequer consegue dar um padrão de jogo.
Qual seria o técnico que você contrataria se amanhã Zubeldia não estivesse ?
Particularmente, acho o Crespo mais técnico que o Zuzu. Mas é uma opinião particular, respeito quem discorda. O que acho relevante nessa discussão, é que me parece haver uma “agenda positiva” exagerada em favor do técnico atual, não que eu ache que deva ser “fritado”, inclusive eu disse em algum comentário acima que ele não é o pior que já tivemos. Ocorre, que esse percentual de aproveitamento considera todas as competições nas quais ele atuou, e em copas, isso não significa nada, tanto que estamos fora. Se observarmos apenas o brasileiro, que é um formato que premia a regularidade, o aproveitamento dele gira em torno de 58% Nada muito superior ao que ocorreu com outros técnicos recentes, como o Dorival e o próprio Ceni. E é nesse ponto que vejo uma “boa vontade excessiva” para com ele, pois não conquistou nada, como ocorreu com Dorival, não conseguiu chegar em uma final, como Ceni, não “descobriu novos talentos na base”, não conseguiu melhorar ninguém, como ocorreu com o Alisson. É uma estatística que não diz absolutamente nada.
Qual Crespo ?
Aquele que foi campeão paulista ou aquele que estava lutando contra o rebaixamento no Brasileiro de 2021 ?
Aquele que estava sendo boicotado pelos jogadores porque ele os colocava para correr e treinar até chorar ou vomitar? Obviamente os nossos guerreiros estão “fechados” com o Zubeldia, afinal de contas, a cada 2 dias de treino e 1 de jogo, eles recebem 3 de folga.
Mas o elenco era quase o mesmo quando foi campeão paulista.
Depois entrou Ceni e a performance não melhorou se o elenco queria Crespo fora.
Não entendi.
Time campeão paulista com o Crespo: VOLPI, ARBO MIRANDA LEO PELE, IGOR VINICUS REINALDO LUAN GABRIEL E LIZIERO, IGOR GOMES E PABLO. Únicos reservas não juvenis deste time era o Vitor Bueno e o Luciano(adorado por alguns). No brasileiro muitos se machucaram e praticamente não tinha reserva. Rigoni único que melhor que foi contratado. Crespo como funcionário CUMPRIU com méritos o que a Diretoria queria, ganhou a copa do mundo do SPFC. Deste time só Arboleda e SARA(que na época era massacrado por 90% da torcida) jogariam no time de hj, tanto que o RC deu xiliquinho e disse que só continuaria se fosse contratado jogadores. Dito isto Crespo conseguiu o milagre de ser campeão e não ia ser rebaixado no brasileirão, pois o RC deixou o time no mesmo lugar que estava.
isso so prova que o Tite, que alguns queriam aqui, é muito ruim!
Começou promissor, me deixou animado mas agora nesse fim de temporada fiquei bem reticente mesmo sendo defensor da sua manutenção pela próxima temporada inteira. E olha que o Crespogod tá aí de férias.
Vejo argumentos sólidos de ambos os lados. Ainda não contou com a mesma paciência que outros técnicos tiveram e nem elenco, como também tá se mostrando teimoso com algumas convicções que estão desalinhadas com as necessidades do SPFC porque nosso elenco também não é aquela bosta mesmo perdendo o meio campo e temos jovens promissores que tão aí sedentos e já mostraram que rendem mais se deixar.
Só que eu sou da turma do “pior que tá com certeza dá pra ficar” e não temos dinheiro sequer pra bancar essa rescisão se duvidar. Então prefiro dar um voto de confiança com meio pé atrás. Pode ser que esse aproveitamento se repita na próxima temporada mas gere frutos além de simples números.