Para 2024, a missão é clara: qualificar elenco e ao mesmo tempo, reduzir o plantel. E como isso pode ser feito? E se faltar atletas? Dorival prefere compor com a base.
Ou seja, teremos algumas saídas significativas.
Felipe Alves
Raí Ramos
Marcos Paulo
Erison
David
Jogador que tem futuro incerto mas chance pequena de ficar: Pato, Mendez e Walce.
Quem deve ter mais chance em 2024? Negrucci, Caio Matheus, Talles Costa, Moreira, Iba Ly, Rodriguinho, Pedrinho.
Quem deve reforçar e Dorival conta mesmo tendo jogado pouco? Igor Vinícius, Ferraresi e Galoppo.
Além destes, quem pode ser vendido e tem sondagens? Alan Franco, Welington, Maia, Nestor, Beraldo, Nathan e Juan.
Lucas, prioridade manter.
Rafinha, renovar 1 ano.
Caio, comprar porcentual.
Michel, fica.
E quem vem? Como o assunto chegadas é mais extenso, vou abordar as posições principais desejadas, mas obviamente, dependerá de quem sairá vendido: Atacante de área, mais um ponta, meia box to box com bom chute de fora da área e volante cabeça de área.
O lance para 2024 não é QUANTIFICAR, É QUALIFICAR.
E o foco é: Time mais forte em mais de uma década para disputar e Libertadores com tudo.
O sonho é grande! Em próximos posts, abordarei atletas do Flamengo especulados.
SAOPAULO.BLOG

Não podemos apenas “participar” da Libertadores, precisamos resgatar nossa verdadeira posição de destaque no continente.
Que venha “La 4.a” del América.
“Vamos por mais”.
A conferir.
De post anterior, replico:
https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2023/09/26/presidente-do-sao-paulo-diz-que-ministra-pediu-desculpas-apos-posts-xenofobicos-de-assessora.ghtml
Zanquetta, e o King Faisal? Alguma chance dele subir para 2024 também, além do Iba Ly?
Por mim, Erison, Dvd, Pato, Mendez e Walce ficariam.
Erison e Dvd são mais difíceis por causa de Botafogo e Inter, mas eu gostei do Erison em condições de jogo, e o Dvd me surpreendeu, mostrou que pode ser muito útil em campo e na briga. Só lamento que ambos sejam muito inflacionados.
Pato não tem condições. Mas com uma pré-temporada, quem sabe. Enquanto não estiver criando problema e recebendo pouco, por mim fica.
Mendez jogou muito bem com o Rogério. Não vejo porque dispensar. A não ser que o Dorival realmente não veja como usar. Aí é outra história.
Walce Por mim ficaria pra jogar pelo menos o Paulista.
OBS. Do Flamengo, só o Bruno Henrique presta. Todo o resto dos especulados até aqui é tranqueira.
DVD é caro demais e mesmo que Inter facilitasse, ainda sairia caro. Pagaram bem mais do que valia.
Erison é uma pena, pois vive no DM. Galoppo jogou melhor que ele no ataque.
Pato não entra porque Dorival não vê condições. Estreou bem, mas você vê que está abaixo. Vai acabar se aposentando e virando embaixador, igual ao Lugano.
Mendez eu não sei o que acontece. Não fez jogos ruins pelo São Paulo, mas se Dorival não vai usá-lo, dá pra conseguir fazer um bom negócio. Usaria como moeda de troca.
Walce foi pra outro clube tentar pegar ritmo e voltou lesionado. Infelizmente a carreira dele pode acabar sendo em times pequenos mesmo. Emprestaria..
Desses garotos aí acho q só Caio e Negrucci talvez tenham condições de contribuir alguma coisa. Se sair esse tanto de jogador precisa repor, senão o SP vai ficar na Liberadores e perder pontos no Brasileiro
Finalmente, até que enfim entramos no nosso rumo novamente.
Dinheiro nunca foi o problema, um clube como o SPFC pode até passar por dificuldades momentâneas, mas nossa camisa é gigante e nossa torcida fanática, sempre tem como resolver. Nosso problema era burrice, incompetência e má fé. Não é um bixo de 7 cabeças formar um time bom, mas com V Bueno, Pablo, Tche, e muitos outros. todos contratados a preço de ouro, aí é difícil não falir.
Temos bons nomes pra ir subindo e ganhar aos poucos rodagem tanto do sub-20, mas também temos alguns nomes interessantes no sub-17, e que acredito que seja importante ir aos poucos integrando no elenco, acredito que a solução é qualificar o elenco, ter algumas peças que são uteis e que tem experiência como temos no elenco já, dar mais rodagem para os garotos da base que já estão no profissional, além claro de ir subindo jogadores da base pra ir se ambientando e ganhando alguns minutos principalmente no começo da temporada no Paulista, até para o time titular, jogadores mais qualificados e experientes, chegar na reta final do Paulista, e inicio da Libertadores bem fisicamente. Dos jogadores que foram listado como possível receber propostas eu tentaria de qualquer forma segurar um pouco mais o Beraldo, adquirir o restante do percentual do jogador com o XV de Piracicaba, já os outros chegando propostas financeiramente vantajosas acho que daria pra vender, fazer uma boa grana e abrir espaço para outros jogadores terem mais oportunidades e com isso dá pra reduzir um pouco mais a dívida do clube, e talvez fazer um contratação realmente boa que venha qualificar de fato o time. E claro seria importante o Lucas ficar, e nessa reta final de Brasileiro e com a pré-temporada pra colocar o James em boas condições, e trabalhar legal o Lucas pra chegarem voando. O Luciano acredito que chegando uma proposta legal, eu também não seguraria porque apesar de ser importante já fez a parte dele, e o Lucas e James ficando, acho que daria pra vender o Luciano, e dar espaço para outros atletas.
Obrigado, Zanquetta!
Ao meu ver, precisamos muito de centroavante reserva. Não acho o Juan assim ruim, como as pessoas dizem. Até gosto dele fora da área. Mas não está maduro, ou talvez não seja mesmo o cara que põe a bola pra dentro do gol. Centroavante reserva seria minha maior prioridade.
Esse atacante que citei é isso.
Legal! E aquela negociação com o Willian José, ainda tem algo?
Na minha opinião, precisamos de um segundo volante para disputar com o Alisson, alguém com experiência, porque vamos jogar Libertadores.
De preferência, alguém alto, que não seja cerca frango e que seja jovem e aguente correr bastante.
Um reserva decente para o Calleri é necessário.
A lateral esquerda também deveria ser olhada com atenção, após a venda do Welington, já considerando a compra do Caio Paulista.
Quanto ao Flamengo, dos atletas que estão em final de contrato a meu ver apenas o Bruno Henrique pode agregar de fato. Everton Ribeiro e Rodrigo Caio são ex-jogadores em atividade (alguém reparou no joelho do Rodrigo Caio quando apaareceu na tv no último jogo? Visivelmente deformado).
Dos internacionais, eu não traria o especulado (ao menos na mídia) “Oscariotes”.
Podemos fazer algumas apostas em jogadores da série B, ainda jovens. Sugestões:
Heitor, LD que está no Mirassol (se Rafinha renovar, Igor Vinícus voltar bem e Nathan e Moreira permanecerem, não vejo como oportuno investir em LD)
Rodrigo, Volante que está no Londrina
Sabino, zagueiro que está no Sport
Sei que precisamos de atacantes, mas honestamente não percebo grandes destaques na série B… Creio que o principal deles o São Paulo já contratou (Erik). E acredito que para investir em estrangeiros, primeiro precisamos nos desfazer de alguns que temos no elenco.
Esse Heitor é um excelente nome mesmo. Outro lateral direito interessante é o Natanael do coxa. Ano que vem disputará a serie B e um dos sócios da SAF é o Justos que é sãopaulino.
Tive o prazer de assistir a essa final no Morumbi com o meu filho. Que festa maravilhosa. Apesar de todas dificuldades (comprar ingressos na internet, trocar pelo físico, chegar e sair do estádio, comprar água no Estádio – só aceitava dinheiro, não tinha troco, ficou sem rolo pra imprimir ficha, etc), tudo valeu muito a pena e será inesquecível o momento. Sou muito crítico dessa Diretoria e das anteriores desde o Juvenal Juvêncio 3. Mas há de se reconhecer que foi quem nos tirou da fila e nos deu esse inédito título. Então, parabéns! Assim como toda a equipe. Meu pitaco: Concordo com as saídas. Dos garotos mencionados, tentaria segurar, pelo menos, por mais um ano, o Beraldo e o Nestor (este saiu da final com muita moral, confiança e experiência. Foi nosso maior jogador e herói dessa final. Só tem 22 anos). Das aquisições, para esse primeiro semestre só tentaria um centroavante para ser reserva do Calleri. No mais, se temos um bom e inchado elenco e muitos garotos promissores da base surgindo e que vão ganhar mais espaço, levando em consideração também a gigantesca dívida que ainda temos, não faria outras contratações. Só se surgisse uma grande oportunidade de mercado nível Lucas Moura. Na janela do segundo semestre sim. Com o afunilamento das grandes competições e uma análise do desenvolvimento da equipe e dos garotos pensaria em novas contratações. Como o Dorival disse. Prioridade em manter o elenco e seus principais jogadores. Depois contratações pontuais.
Tem muito moleque que só vai se provar se for colocado pra jogar algumas partidas e tem dois lugares onde isso pode acontecer: rodadas finais do BR, caso o SPFC atinja o numero mágico e Paulista-24. O Juan eu realmente acho que merece uma transferencia pra tentar ganhar mais moral pq ele teve bastante chance e correspondeu bem pouco. Fora que joga em uma posição que tem muita concorrência até em Cotia. Caso difícil.
De resto eu acho que é muito da vontade do Dorival de saber se A ou B joga ou não com ele. Tipo o Mendez, que parece útil pra muita gente (inclusive pra mim) mas hoje ocupa uma vaga de estrangeiro e é uma das ultimas opções. Erison, Raí Ramos, MP e Pato eu não faria esforço por motivos diferentes. Alan Franco pra mim fica ou então precisamos de outro zagueiro. Matheus Belem claramente não está pronto nem pra ser reserva. Walce poderia jogar o Paulista por algum clube do interior.
Quando time chegar na meta da pontuação de 45 a 50 pontos, eu já iria rodando esse elenco, dando férias antecipadas alguns jogadores, é desumano esse nosso calendário, usaria o Young, Moreira, Ferraresi, Gallopo, Caio (ponta), Negruci e o fenômeno da Base Ryan Francisco (Já ir testando o menino), Walce …
Depois da euforia de levanta a taça é hora deles desnudarem a realidade desse ano. Faz algum tempo que o time não vence fora no Brasileirão, jogou com freio de mão puxado até o triunfo, com exceção do jogo contra os criminosos no Morumbi. Eliminado na “Sulamiranda” depois de toma um baile na casa do adversário. Espero que eles não queiram tapa o sol com a peneira, pois do contrario a realidade vai nocauteá-los de forma dura em 2024.
Se estão revendo essas e outras, no caminho certo estão.
Precisam manda alguns embora, subir outros, contratar poucos extra classe, mais que cheguem e entreguem como foi o caso do Lucas.
Infelizmente o Jaime não parece que vai longe e não é só um comentário de palpiteiro do qual sou, mais uma dica do técnico na coletiva onde ele fala claramente do Pato e do Jaime, que precisam ganha entrosamento entrando nas partidas “naturalmente” ou seja, não só pelo nome, mais pelo desempenho e aplicação em treinos. Pelo menos foi isso que eu entendi nas entrelinhas da declaração do técnico.
Sobre estrangeiros, se o Jeghson for negociado e o São Paulo for buscar outro volante, creio que o Federico Redondo (filho do famoso Redondo) poderia ser observado.
O habilidoso meia argentino Facundo Farias é outro que poderia ser observado, assim como o atacante Matías Arezo.
Gostei das noticias e o principal é o Michel ficar, gostei do uruguaio, tem uma caracteristica que temos pouco no elenco, o drible e geralmente quando entra sempre rende boas chegadas, gostei muito dele, merece ficar.
Tomara que tentem o Savarino novamente.
Acho que para nos reforçarmos em 2024 precisamos de jogadores nas duas laterais (principalmente se o Wellington for vendido) e de um centroavante reserva para o Toca no Calleri que é Gol!!!!
Até gosto do DVD, ele não é brilhante tecnicamente, mas é chato ara os zagueiros e faz uma boa fumaça lá na área adversária!!!
E caso seja necessária a venda de algum jogador, que sejam (infelizmente) Pablo Maia, Luciano, Alan franco, Nathan e Méndez. Também não ficaria com o Pato, mas agora que ele engravidou a filha do Silvio Santos, pode ser que ele aceita uma renovação por produtividade ou coisa do tipo!!!
E do Flamengo, só o Bruno Oto Patamá Henrique me anima. Thiago Maia e Éverton Ribeiro nem pensar, seriam reservas caríssimos!!!
Filosofia excelente de trabalho. Usar a base. Trazer somente titulares absolutos.
Gostaria que o São Paulo subisse logo na tabela, aí poderíamos ver jovens jogando mais nessa reta final.
Há algum tempo eu defendo redução do elenco, maior utilização da base, concentração de recursos em menos jogadores de mais qualidade – ainda há um abismo técnico em relação ao Flamengo – e priorização de no máximo duas competições, sendo uma delas o Brasileiro obrigatoriamente.
Do Flamengo eu gosto do Ayrton Lucas, mas acho inviável.
Bruno Henrique já não é garoto e é muito assediado, acredito que não venha.
Éverton Ribeiro não traria.
Tentaria o Santos, terceiro goleiro dos caras e o Pablo, zagueiro reserva
Ainda tem o Erick, do Ceará, já contratado.
Como o destino às vezes é irônico. Nos últimos anos, o planejamento do elenco passou pelos dois maiores ídolos da nossa história. Altos investimentos foram feitos, causando o endividamento absurdo do clube, e muito pouco retorno esportivo foi obtido. Muito dinheiro aportado em jogadores de qualidade duvidosa. Graças a Cotia conseguimos nos manter na elite.
Agora espero que essa maré tenha passado e que nosso treinador consiga montar um elenco excelente que nos traga resultados!!!
Boto fé no Walce, esse tem bola.
Outro que vai qualificar ainda mais o time é o Gallopo. Se na bagunça do técnico anterior já vinha bem, imaginem com um time bem acertado.
Para ser um protoganista na libertadores 24, o São Paulo Futebol Clube precisa de jogadores qualificados e diferentes. Os garotos da Cotia ficam por compor o elenco.
Venho gostando da manutenção dos elencos desde o desastre do Pássaro.
Bom, vencendo alguns jogos agora dará para dar oportunidade para muito jogador fechar o ano bem e quem sabe mudar a status na manutenção.
Quero muito ver o Ferraresi tendo sequência e o Galoppo jogando no time do Dorival. Da nova safra o Talles e o Rodriguinho são os nomes que mais gosto.
Alan Franco, Wellington e Mendez são moedas de troca interessantes. Mas se chegar boa proposta em dinheiro, como dizem que chegou por Wellington, melhor ainda.
Não acho que o clube precise vender Maia, Nestor e Beraldo. Vender um deles bem pra poder segurar os outros dois seria o ideal, Mas a prioridade deveria ser segurar Beraldo, por ser novo demais e salário baixo. Sei lá, vende Alan Franco e espera Ferraresi pegar ritmo de jogo, assim Beraldo fica até a janela do meio do ano e só sai por um valor realmente alto.
Deveria manter o walcy ele ainda pode dar certo, arboleda e bom jogador mas vai chegar um dia q N vai servir mais então manteria Alan franco também