Nesta sexta-feira, o Brasil foi eliminado da Copa do Mundo ao perder para a Croácia, nos pênaltis, pelas quartas de final. Assim, a Seleção Brasileira mantém o tabu de ter tido pelo menos um jogador do São Paulo no elenco em todos os cinco títulos do torneio.

Vale lembrar que, na atual edição da Copa do Mundo, nenhum atleta do Tricolor foi convocado por Tite. Apenas Weverton, do Palmeiras, e Éverton Ribeiro e Pedro, do Flamengo, foram chamados do futebol brasileiro.

Na primeira conquista do Brasil na Copa do Mundo, em 1958, três jogadores do São Paulo estavam no time: Mauro, De Sordi e Dino Sani. Quatro anos depois, no segundo título, Bellini e Jurandir eram os representantes do Tricolor na Seleção.

Em 1970, Gérson foi o único jogador do São Paulo na conquista do tricampeonato. O então meio-campista, inclusive, marcou gol na final contra a Itália, vencida pelo Brasil por 4 a 1.

Já em 1994, quatro atletas do Tricolor foram convocados pelo técnico Carlos Alberto Parreira para a campanha que culminou no tetra: Zetti, Cafu, Leonardo e Muller. Por fim, em 2002, no penta, três jogador do São Paulo estiveram no elenco comandado por Felipão: Rogério Ceni, Kaká e Belletti.

Gazeta Esportiva