Ideias de marketing

1- Morumbi experience – Criar um espaço referência para turistas que visitarem a cidade de São Paulo. Uma loja na pegada da NBA Store com MUITOS produtos exclusivos e com conceitos que vemos na NBA House (eleita duas vezes seguidas o maior evento esportivo aqui), com um bar do São Paulo para ver jogos (mas com muita referência ao time nas cores, cardapio, etc – estilo que se tem no Bubba Gump nos EUA por exemplo, em que tudo remete ao filme Forrest Gump). Os bares do Morumbi são legais, mas não fazem essa referência. Poderia ainda virar um reduto tricolor para ver jogos, com potenciais filiais em outras regiões, cidades, estados. Quem sabe um espaço em que o torcedor pode tentar reproduzir a defesa do Rogério no chute do Gerrard, ou o chute do Rogério no gol 100? Uma cerveja do São Paulo, em parceria com qualquer uma dessas cervejarias tops. A ser vendida no bar. Aí põe o Aloisio, o Careca e o Amoroso para ajudarem no desenvolvimento do produto e na divulgação…

2- Mascotes – criar um exlusivo para o futebol feminino(algo como uma anjinha) e para o e-sports(Santo Paulo mais jovem, com boné para trás por exemplo), e talvez um para o basquete também. Aproximaria crianças, chamaria a atenção dos adultos e criaria um potencial produto para venda. Bonecos vendidos junto ao Santo Paulo do futebol já viram uma coleção.

3- Minicraques do São Paulo – Ao invés de criar o boneco de um ou outro jogador, como sempre foi feito esporadicamente, que tal lançar coleções? Do time atual, ou a Coleção 2005 (com Lugano, Rogério Ceni, Cicinho, EDCARLOS…) ou a Coleção Menudos (com Muller, Careca, Dario…), e etc…. acho que venderia como água entre a torcida, a um baixo custo de produção.

4- Museu do São Paulo – Atrelada ou não à visita ao Morumbi (que é bem legal). Cada boneco de cera do Madame Tussauds custa cerca de 6 mil reais para ser confeccionado. Imagina um local onde você pode tirar foto ao lado do Canhoteiro, Roberto Dias, Gerson, Zetti, Raí… atrairia público, e ainda ajudaria exs-jogadores que possivelmente não tem condição financeira tão boa atualmente.

5- Camisa histórica – Seguindo exemplo do que aconteceu no Atlético-MG, onde aquela camisa bolada e votada por torcedores rendeu milhões ao clube. Que tal uma camisa que conte a história do São Paulo? O layout pode ser o da camisa 1 mesmo, mas ela poderia ter como ‘marca d´água’, um diamante em referência ao Leonidas, uma moeda para simbolizar a que caiu em pé, uma áerea do Morumbi, uma bandeira do Uruguai, etc… enfim, uma camisa sobre os mais de 90 anos do SPFC…

6- Tour escolas grátis – Não sei se isso já é feito, mas o São Paulo deveria oferecer o Morumbi Tour, a visita ao CT e a Cotia de graça à alunos de escolas, tanto particulares quanto públicas… essa é a melhor fase para se angariar novos e futuros torcedores

7-Token – Se o Flamengo vai conseguir faturar uns 150 milhões com seu fan token, o São Paulo consegue no mínimo 100. Temos um potencial absurdo de engajamento. Essa eu sei que não preciso me alongar porque já está em andamento…

por: Wagner Moribe