Uma contratação quase passou despercebida no São Paulo Futebol Clube, não fossem os olhares atentos dos torcedores, mas ninguém sabia quem era. O atleta misterioso apareceu atrás do atacante Trellez, em um dos vídeos da SPFCTV e deixou muitos torcedores curiosos: quem seria o jogador desconhecido?

Trata-se do zagueiro Caio Ruan, que natural do Espírito Santo, é conhecido também como Caio Capixaba, que irá reforçar o time de Aspirantes do São Paulo e chega ao São Paulo por empréstimo, do Coimbra-MG, até o fim de novembro, quando se encerra o Brasileirão de Aspirantes.

Com 23 anos de idade, Caio estava emprestado ao Botafogo-SP, com contrato até abril de 2019, mas pouco utilizado no Paulistão 2018, acabou tendo o contrato de empréstimo encerrado.

O Coimbra, detentor dos direitos de Caio Ruan, é um clube de Minas Gerais, controlado pelo Banco BMG, o mesmo que negociou Diogo Barbosa com o Palmeiras e esteve envolvido em outras negociações do futebol nacional.

O gerente de futebol do Botafogo-SP, Léo Franco, falou um pouco sobre a situação: “O Caio é um jogador que pertence ao Coimbra, a gente usou pouco ele nesse último estadual e surgiu essa oportunidade, então eles pediram a devolução do atleta. Não sei como foi a negociação com o São Paulo, atleta emprestado a gente não tem tanto controle, mas houve essa oportunidade e por isso encerramos o empréstimo”.

No Botafogo-SP, Caio foi destaque em uma campanha histórica na Copa São Paulo de 2015, quando o time de Ribeirão Preto conseguiu o vice-campeonato, passando por gigantes do futebol na fase decisiva da competição: eliminou o Botafogo-RJ, Fluminense, Grêmio e Palmeiras, que na época tinha Gabriel Jesus comandando o ataque, até chegar na final e ser derrotado pelo Corinthians.

Naquele ano, Caio experimentou ser momentaneamente ídolo do Pantera, fez uma grande Copa São Paulo e foi um dos principais jogadores na conquista do título da Série D e consequente acesso à Série C, inclusive marcando gols muito importantes. Após o acesso, Caio foi sondado por grandes clubes, como o Santos, mas tanto Botafogo quanto Coimbra fizeram jogo duro nas negociações, dizendo que o zagueiro só sairia mediante o pagamento da multa.

Só que 2016, por outro lado, foidiferente. O Botafogo-SP brigou para não cair no Paulista e na Série C, Caio até começou como titular, teve algumas boas atuações, mas perdeu sua vaga no time, que conseguiu chegar na fase final da competição. Vivendo novamente altos e baixos em 2017, Caio teve o contrato de empréstimo renovado por mais dois anos logo no início da temporada e começou bem a Série C, onde o Botafogo-SP chegou a ter a defesa menos vazada da competição nas primeiras oito rodadas, mas o rendimento caiu e o time ficou fora da fase final.

Vivendo grande oportunidade, Caio deixou seu recado para a torcida tricolor: “É uma felicidade enorme vestir essa camisa, vou agarrar essa oportunidade com unhas e dentes e honrar o manto tricolor. Espero ser muito feliz aqui e o torcedor pode ficar tranquilo, pois não vai faltar raça e nem dedicação”.

Caio, chegou a protagonizar alguns episódios extracampo. Especialmente nas fases ruins do Botafogo, fotos do atleta em festas surgiram aos montes na internet, mas o jovem garante que isso ficou no passado.

“Graças a Deus aquele caio ficou no passado, tive que aprender com os erros, mas hoje sou uma outra pessoa, focado totalmente no meu futuro e da minha família”.

Caio Ruan não irá para o time profissional, embora esteja treinando na Barra Funda constantemente. Hoje, a zaga do São Paulo está cada vez mais sólida com Bruno Alves, Arboleda e Anderson Martins, mas na base uma vaga abriu para o jovem capixaba.

O tricolor não anunciou oficialmente, mas o zagueiro Hugo Gomes, do time de Aspirantes, foi negociado com o Belenenses, de Portugal e se despede do São Paulo. Dessa forma, Caio, que já está no São Paulo há cerca de dois meses, deve assumir a vaga de Hugo na equipe sub-23 e quem sabe voltar a ter o destaque que teve no Botafogo, em 2015.

No momento, o São Paulo ainda busca regularizar a situação de Caio Ruan e a previsão é que até o final da próxima semana tudo já esteja certo para que ele possa defender o tricolor.

http://gabrielfuh.com.br/2018/06/29/destaque-de-campanha-historica-na-copinha-zagueiro-e-emprestado-ao-sao-paulo/#.WzZ6bMIVjIV

Por: Gabriel Fuhrmann