Amigos tricolores.

Teremos que esperar mais algumas semanas, infelizmente, para ver o nosso tricolor em campo novamente. O São Paulo mudou muito daquele apático time dos anos anteriores. Não estamos em alto nível ainda, e talvez, a parada para a Copa nos prejudique, porém, até o momento está dando mais orgulho de ver o São Paulo jogar. Aguirre não é nenhum Telê Santana ou Muricy Ramalho, mas está se mostrando o melhor técnico dos últimos anos – depois de Muricy, claro – que passou pelo São Paulo.

Como todo bom tricolor, eu sou esperançoso e sempre acredito no título! Não conseguimos o Paulista e saímos de maneira precoce na Copa do Brasil, ainda não vencemos na Arena do Palmeiras, mas pelo menos vencemos na Arena do Atlético-PR e ficamos muitos jogos sem perder. Isso nos dá uma esperança de que os dias de glória voltarão. Assim espero!

Rodizio Europeu

Na Europa funciona muito bem, afinal lá, Cristiano Ronaldo, Messi, Bale, Suarez ficam no banco sem o menor problema. Certa vez, questionado em uma entrevista, Luis Fabiano disse que na Europa o rodízio de jogadores funciona porque o técnico é claro desde o primeiro dia do campeonato e durante a semana ele informa como será o time, porque vai armar daquela forma e porque o jogador A ou B ficará no banco. No Brasil, o técnico avisa 2 horas antes do jogo começar quem fica de fora, isso deixa o jogador p da vida que, em muitos casos, derruba técnico. Inocente daquele que acha que jogador no Brasil não derruba técnico…

Rodízio funciona?

Ai fica a pergunta que me inspirou a escrever esse artigo. Primeiro dei um contexto de como é o jogador brasileiro. E isso não é segredo para ninguém, muito menos é algo generalizado, há, poucas, mas há exceções. O rodízio no Brasil não funciona e até mesmo os estrangeiros que aqui chegam, pegam rapidamente a “manha” com os brasileiros para saber como é que funciona o “esquema”. Aguirre está, na minha visão, errando nesse lado, do rodízio. É um prato cheio, para se vier – e espero que não venha – uma sequencia negativa, jogador ir na imprensa e dizer que falta conjunto, que não tem entrosamento, que o time está sem um padrão. Jogador nunca tem culpa de nada, é sempre a teoria Homer Simpson “Se a culpa é minha. Eu coloco em quem eu quiser”.

No gol, o rodízio é válido

Como Sidão não é nenhum Zetti, o rodizio de goleiros é algo que o São Paulo poderia iniciar. Deixar Perri jogar em alguns jogos menores, colocar ele no 2o tempo da partida caso o São Paulo esteja dominando, não o colocar agora e periga queimar o goleiro. Jean, não só pelo valor, mas pelo o que sabemos nos treinos tem se dado bem, precisa de uma sequencia. Talvez deixar ele jogar a Sulamericana e o Sidão o Brasileiro, até que um dos dois se mostre melhor e em 2019 assuma de vez a titularidade. Apenas uma ideia. Mas é preciso preservar também o excelente caráter do Sidão, mesmo, como já escrevi aqui, ele não ser, para mim, goleiro para o São Paulo Futebol Clube.

Na defesa?

Depois de termos Paulo Miranda, Edson Silva, Aderlan, Douglas, entre outros, finalmente temos uma defesa segura. Arboleda e Bruno Alves foram gratas surpresas. Arboleda quase desconhecido no Brasil, Bruno Alves fazia bons jogos no Figuerense, tanto que na sua saída a torcida pediu para ele ficar, algo diferente quando Aderlan saiu da Espanha com festa. Aguirre, parece que abdicou do esquema 3-5-2, na minha visão, o que mais me agrada, portanto, ver Bruno, Aborleda e Anderson em campo, juntos, será bem difícil. Acredito ser incontestável Aborleda, ficando uma vaga entre Anderson e Bruno, entretanto, apenas na cabeça de Aguirre Arboleda é a dúvida.

Esse é um erro grave do Aguirre.

Para mim, Anderson, que fazia bons jogos pelo Vasco, é a 3a opção, uma vez que Bruno Alves tem jogado muito bem. E espero que os rumores sejam verdadeiros: Depois da Copa, vai Rodrigo Caio e vem Miranda! Não é mais o mesmo, mas ainda tem muita classe. Arboleda e Miranda na defesa, será difícil para o ataque adversário.

Nas laterais?

Aqui temos um enorme problema. Régis vinha bem, mas sem muita explicação, mas com muita especulação, ele não faz mais parte do elenco. Aguirre prefere Militão a Bruno, o que é ótimo, pois o zagueiro-volante, mesmo improvisado joga muito mais do que o fraquíssimo Bruno na lateral, porém, o PSG está quase contratando Militão e estamos sem lateral, já que Araruna é esforçado, mas não sabe jogar por ali. Na esquerda, Reinaldo, quebra o galho, mas não é jogador para o São Paulo. Jr Tavares é mais técnico, mas menos comprometido. Edmar, bom, esse eu deixo para vocês falarem. Aqui vale um rodízio como no gol!

Meio de campo

Aqui temos um problema parecido com o da defesa: Jucilei, Petros, Hudson e até mesmo Araruna para 2 vagas. Jucilei, como Arboleda, na minha visão é o dono da posição, ficando a briga para os outros. Petros vinha bem no ano passado, mas caiu demais de produção, deu espaço para Hudson que deu uma boa estabilidade ao meio. Eu sempre achei Hudson um cara com raça, não é o Falcão, Cerezo ou Alemão, mas é um jogador muito útil para o time. Vale um rodízio entre Hudson e Petros, mas assim como Bruno Alves está na frente de Anderson Martins – ao meu ver – Hudson está a frente de Petros. Araruna pode ir entrando aos poucos, em jogos menores ser titular para dar chance ao menino, que como primeiro volante cumpre muito bem o papel

E o ataque?

Aqui não tem nem como ter rodízio. Temos Nenê (MONSTRO), Diego Souza, muito útil e Everton, que caiu muito bem nesse ataque. Esses são intocáveis e fazendo o São Paulo jogar. Em determinados jogos, tirar o Diego Souza para colocar Brener ou até mesmo recuar Nenê e Diego Souza como meias para o Brener jogar mais a frente com o Everton é uma opção para dar chance ao menino, mas nesse setor, não podemos pensar em rodizio com Trellez sendo uma opção.

Rodízio é bom?

Deixo aqui para vocês opinarem, para mim, só serve para em jogos menores ou quando o São Paulo estiver com o jogo dominado colocar a molecada da base para ir ganhando ritmo e experiência, mas fazer rodizio deixando Arboleda no banco, isso não dá!

*Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão Estratégica de E-commerce da Faculdade Impacta de Tecnologia. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br – facebook.com/plannerfelipe e @plannerfelipe