Entrevista Exclusiva Blog do São Paulo: Newton Ferreira – São Paulo FC Forte

newtonferreira

Confira a entrevista completa com o candidato da oposição na disputa presidencial do São Paulo em 2015 e que entrou com outros 17 integrantes um requerimento de investigação no Ministério Público para que se investigue lavagem de dinheiro em ações efetuadas no clube e por má gestão. Acompanhe:

Blog do São Paulo: Depois da vitória de Leco nas eleições para presidência do São Paulo, como ficou sua posição política interna no clube?

Newton Ferreira: Minha posição interna não se alterou, continuamos Oposição.

Blog do São Paulo: Após o falecimento do ex presidente Juvenal Juvêncio, quais mudanças ocorreram nos bastidores políticos?

NF: Entendo que as últimas grandes lideranças no SPFC foram o Galvão e o Juvenal. Com a morte agora do Juvenal, o clube encontrará outras naturalmente.

Blog do São Paulo: Como enxerga hoje a gestão de Leco após aproximadamente 90 dias no cargo? Que mudanças apontaria da gestão Aidar para esta?

NF: As restrições financeiras impõem ao Leco basicamente tocar o dia a dia. Considero a atual gestão uma continuidade da era Juvenal Juvencio, como foi a do Aidar.

Blog do São Paulo: Antes de falarmos sobre a investigação que o Sr. conduz junto com outros  13 conselheiros do clube e mais 4 sócios, o que pode nos dizer sobre o atual presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Pupo e sobre sua escolha para Presidente do Conselho de Ética, Ópice Blum?

NF: Entendo que foi uma boa escolha a do conselheiro Opice Blum, pois tem vivência no SPFC e no judiciário.

Blog do São Paulo: No que tange à questão das investigações sobre Manssur e Gustavo Vieira, qual sua opinião a respeito?

NF: Todos os assuntos devem ser investigados, inclusive este do Manssur e Gustavo Vieira.

Blog do São Paulo: Voltando agora ao ponto de seu requerimento de investigação de má gestão do mandato do ex presidente Carlos Miguel Aidar, pode nos contar a respeito para que o torcedor entenda melhor a situação?

NF: Simplesmente fizemos a ligação entre as denúncias da imprensa, somadas às do Vice-presidente de futebol, e solicitamos apuração dos fatos. Visando demonstrar à sociedade tricolor que continuamos sendo uma instituição de vanguarda.  Ao buscar, de modo transparente, o devido e definitivo aclaramento dos fatos.

Blog do São Paulo: Há alguma chance do São Paulo reaver algum dinheiro que possa ter sido lesado?

NF: A legitimidade ativa, segundo nosso Estatuto Social, é do presidente da diretoria. Em havendo lesa ao patrimônio, é o único que poderá fazê-lo. Obviamente se for identificado desvios de conduta pelo Ministério Publico, tornar-se-a uma obrigação do presidente da diretoria.

Blog do São Paulo: Ataíde Gil Guerreiro segue envolvido em questões de comissões altíssimas não pagas a empresários e sofreu duras acusações de Aidar e Edgard Galvão sobre sua capacidade de gerir o futebol do São Paulo. A torcida deseja ele fora e não aceita como se comprometeu com resultados e metas e simplesmente fingiu que não existiam permanecendo no cargo e seguindo um trabalho. Como o Sr. enxerga o VP e seu desempenho à frente do futebol?

NF: Obtivemos em 2015 a classificação para a Libertadores. Obviamente foi um resultado razoável, porém abaixo da meta a que ele se propôs. Entendo que o presidente deveria tê-lo poupado, evitando um desgaste maior, visto que o mesmo estava envolvido nos escândalos que culminaram com a renúncia do Carlos Miguel Aidar. São decisões exclusivas do presidente. 

Blog do São Paulo: Os três sócios do AMVO, escritório de advocacia, estão novamente juntos no São Paulo segundo matéria da Folha de SP produzida pela jornalista Camila Mattoso em que Leco admite o retorno de Ambiel. Qual sua opinião sobre o assunto?

NF: Sou contra a terceirização do departamento jurídico.

Blog do São Paulo: O que podemos esperar daqui para frente da oposição Tricolor e de pontos ainda em aberto sem respostas como:

– Renda do Jogo de Rogério Ceni e distribuição para clube e jogador;

NF: Pelas informações que temos, 50% da renda líquida foi para o atleta e os outros 50% para o clube. Entendo que foi um bom acordo, justo pelo trabalho do Rogerio nestes 25 anos.

– Patrocínio Master;

NF: Deve ser prioridade, assim como diversificar as receitas.

– Contrato de Gustavo Oliveira e comissões sobre jogadores;
NF: Concordo com a meritocracia desde que a implantação abranja todos os funcionários.

– Auditorias;

NF: São muito importantes, foi um gesto de são-paulinidade a doação feita pelo empresário Abilio Diniz. Entendo que o São Paulo deveria fazer auditoria dos Balanços dos últimos 5 anos.

– Empréstimos e adiantamento de cotas de TV.

A situação do clube exige utilizarmos estes recursos. Temos de controlar os gastos e aplicar o excedente para abater nossas dívidas.

Blog do São Paulo: Para finalizar, em aproximadamente 14 meses, teremos novas eleições. Veremos o Sr. no pleito novamente?

NF: Não

Blog do São Paulo: Obrigado novamente e parabéns por seguir na luta pelo melhor para o São Paulo FC.

Boa sorte em suas investigações e que a justiça seja feita!

 

Anúncios