Ranking da Conmebol para a Copa do Mundo de Clubes de 2029, destacando Palmeiras em primeiro lugar com 24 pontos e São Paulo em segundo com 20 pontos.

São Paulo ocupa atualmente a 2a colocação no ranking da Conmebol para a Copa do Mundo de Clubes de 2029

Imagem promotora com texto destacando a oferta de 30 rodadas grátis e logotipos de diferentes clubes de futebol, em um fundo colorido.

O São Paulo ocupa atualmente a segunda colocação no ranking da Conmebol para a Copa do Mundo de Clubes de 2029, com 20 pontos, atrás apenas do Palmeiras, que soma 24 pontos. Esse desempenho coloca o Tricolor em posição de destaque entre os sul-americanos, à frente de clubes tradicionais como Racing, Estudiantes, River Plate e Botafogo.

Apesar da boa colocação, o regulamento vigente torna a classificação via ranking um desafio considerável para o São Paulo. O principal obstáculo é a regra da Fifa que limita a participação a, no máximo, dois clubes do mesmo país, exceto quando há títulos continentais recentes que ampliam esse número.

Esse critério já impediu a classificação de gigantes europeus como Barcelona e Liverpool, que, mesmo bem posicionados em seus rankings, ficaram de fora do Mundial de 2025 devido ao limite de vagas por país.

Nos bastidores, cresce a pressão de clubes europeus e sul-americanos para que a Fifa reveja essa limitação. A ausência de grandes equipes, como Barcelona e Liverpool, gerou insatisfação e discussões sobre possíveis mudanças no regulamento para 2029. 

Entre as propostas em análise, está a ampliação do número de participantes para 48 clubes e a revisão do limite de vagas por país, o que poderia beneficiar times como o São Paulo, tornando a classificação via ranking mais viável.

Por enquanto, o cenário segue indefinido. A Fifa só deve debater oficialmente alterações estruturais após o término da edição de 2025, mas a possibilidade de mudanças para 2029 existe, especialmente diante da pressão de clubes excluídos por critérios de nacionalidade. 

Caso a regra permaneça, o São Paulo dependerá não só de sua posição no ranking, mas também dos resultados de outros clubes brasileiros na Libertadores para garantir presença no próximo Mundial de Clubes.

Imagem promocional destacando a mensagem 'Você ganhou 5 giros' com elementos gráficos coloridos, incluindo ícones de cartas e um fundo verde que remete a um ambiente virtual de jogo.

Descubra mais sobre Blog do São Paulo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.