Em lances e imagens o que foi a vitória fora de casa na Libertadores do SPFC!

O SPFC foi até o Paraguai e enfrentou o Libertad pela Libertadores 2025
O São Paulo venceu o Libertad por 2 a 0 nesta quarta-feira, no estádio La Huerta, em Assunção, no Paraguai, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Lucas Ferreira e André Silva balançaram as redes para o Tricolor. Os paraguaios ainda tiveram um pênalti a seu favor, mas Melgarejo desperdiçou, carimbando o travessão.
Com o resultado, o São Paulo assumiu a liderança do Grupo D da Libertadores, indo a sete pontos. A partida desta quarta-feira era um confronto direto pela primeira colocação da chave, que até então pertencia ao Libertad, agora segundo colocado, com seis tentos.
O São Paulo volta a entrar em campo no próximo sábado, quando visita o Ceará, às 18h30 (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro. Já o Libertad enfrenta o Sportivo Ameliano, fora de casa, no domingo, às 20h15 (de Brasília), pelo Campeonato Paraguaio.
O jogo
O São Paulo teve o controle do primeiro tempo. Apesar de estar jogando fora de casa, a equipe comandada por Luis Zubeldía teve mais posse de bola, controlando o ritmo da partida, mas precisou lidar com a dificuldade em infiltrar na defesa do Libertad.
Ainda assim, o Tricolor conseguiu criar a melhor oportunidade da etapa inicial. Após bate-rebate dentro da área, a bola sobrou para Wendell, que rolou na medida para André Silva, praticamente debaixo da trave, completar para o fundo das redes, mas, inacreditavelmente, ele chutou por cima do travessão, perdendo um gol feito.
A única boa oportunidade do Libertad aconteceu um pouco antes, com Oscar Cardozo, que ficou com a bola após erro de Ruan Tressoldi na defesa e tentou encobrir o goleiro Rafael, mandando muito próximo à trave.
São Paulo volta com mudanças
Para o segundo tempo, o Tricolor foi a campo com uma mudança. O técnico Luis Zubeldía decidiu sacar Cédric Soares e promover a entrada de Lucas Ferreira. Assim, o São Paulo abriu mão do esquema com três zagueiros, passando a contar com Ferraresi como lateral direita e um trio de ataque composto por Ferreirinha, Lucas Ferreira e André Silva.
Lucas Ferreira abre o placar
E foi justamente Lucas Ferreira quem abriu o placar para o São Paulo. Em contra-ataque aos 17 minutos, André Silva deu ótimo passe em profundidade para o garoto, que arrancou em velocidade, invadiu a área e bateu na saída do goleiro para marcar seu primeiro gol como profissional e colocar o Tricolor em vantagem.
Libertad desperdiça pênalti
Dois minutos depois de abrir o placar, o São Paulo sofreu um duro baque. A bola bateu no braço de Wendell dentro da área e, após revisão do VAR, o árbitro marcou pênalti a favor do Libertad. O que ninguém esperava era que Melgarejo fosse para a cobrança sem tomar distância e carimbasse o travessão.
Mais tarde, aos 30, Melgarejo teve a chance de se redimir, mas não era o dia dele. Alan Franco deixou a bola escapar por debaixo das pernas ao tentar o domínio dentro da área, e a bola sobrou nos pés do camisa 10 do Libertad, que bateu de primeira, mas viu o goleiro Rafael a fazer grande defesa para salvar o São Paulo.
André Silva define a partida
Já na reta final da partida, Luciano acionou Lucas Ferreira, que ajeitou para Ferraresi cruzar na medida para André Silva cabecear no contrapé do goleiro, marcando o segundo gol do São Paulo e dando números finais ao confronto em Assunção, no Paraguai.
Antes de o juiz apitar o fim do jogo ainda teve tempo de Luciano ir às redes, mas o árbitro marcou impedimento do camisa 10 são-paulino, que teve de se conformar com o triunfo por 2 a 0.
FICHA TÉCNICA
LIBERTAD (PAR) 0 X 2 SÃO PAULO
Local: estádio La Huerta, em Assunção (PAR)
Data: 23 de abril de 2025, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Cristian Garay (CHI)
Assistentes: José Retamal (CHI) e Ala Sandoval (CHI)
VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)
Gol: Lucas Ferreira, aos 17 do 2ºT, e André Silva, aos 38 do 2ºT (São Paulo)
Cartões amarelos: Melgarejo, Caballero (Libertad); Marcos Antônio, André Silva (São Paulo)
LIBERTAD: Rodrigo Morinigo; Martin Cáceres, Diego Viera, Néstor Giménez e Matias Espinoza; Álvaro Campuzano, Caballero, Iván Franco (Fretes) e Melgarejo; Marcelo Fernández (Alcaraz) e Oscar Cardozo (Aguilar).
Técnico: Sergio Aquino.
SÃO PAULO: Rafael; Ferraresi, Ruan e Alan Franco; Cédric Soares (Lucas Ferreira), Alisson, Marcos Antônio (Bobadilla), Alves (Luciano) e Wendell (Enzo Díaz); Ferreirinha (Sabino) e André Silva.
Técnico: Luis Zubeldía. Por: Gazeta Esportiva
Descubra mais sobre Blog do São Paulo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Ótima vitória tricolor.
#Valeu SPFC.
Excelente resultado!
Se a porcada perder amanhã, seremos o brasileiro e time com melhor campanha.
Da para vencer todas no returno com a volta dos titulares!
Wendell não é esse jogador horroroso que jogou hoje!
Ainda vai ser importante pro SP.
É, ele tá numa nhaca desde que chegou. Espero que quando tiver sequência se acerte. Que os portugueses não tenham trocado espelho por ouro.
Só se ele desaprendeu totalmente. É muito melhor do que vem jogando.
Sim. Nunca vi o Wendell jogar, não acompanho futebol europeu. Por vídeo pareceu um ótimo lateral. Mas falta sequência para juga-lo ainda.
Eu sim e olha, e digo, o Enzo é muito melhor, infelizmente foi um negócio daqueles para ser investigado.
Entendi. É só aguardando alguma sequência para ter uma percepção melhor sobre o Wendell.
André, devolva o Nick do Max!
Eu nem defendi o Luciano pro senhor me acusar levianamente desse jeito!
Melhore, Waldomiro!
Mas até hoje não mostrou nada demais, Enzo está engolindo ele. Welligton, nunca havia feito uma partida como Wendell fez hoje
Com certeza. Enzo foi uma grata surpresa, é o dono da lateral hoje. Mas acredito que o Wendell vai se recuperar.
Na época do Leverkusen ele era bem fraco, tanto que não ficou lá. Mas aqui no SP ele está um horror. Ontem foi o pior do jogo disparado. Nem o Zubeldia conseguiu ficar com ele em campo. Tanto que tirou logo antes que entregasse o empate.
Quem diria que os garotos não eram problema e sim a solução né Zubeldia
Quem diria!
Agora eles chegaram de vez, assistência e gol em dois jogos consecutivos!
Excelente vitoria. Luciano está mais fora de forma que o Luan.
Vamoooo!!!
Zubeldia ouviu o blog, sem reclamações em substituições hj, ne?!!
Vamo comemorar!
Primeiro do grupo, ganhou bem, controlou o jogo todo e, tirando uns erros bobos (André no gol, Wendel no pênalti), tudo certo!!
VAAMOOOO!!
Tomara que Luciengano continue sendo reserva
O homem mata praticamente todo contra ataque que ele está na meia
Não defendendo, mas participou no gol hj.
Então tem desconto.
Hj foi Lucianjo haahhaaha
Na minha opinião nem reserva, ganha muito pra ser reserva, tem que ser negociado.
Time de parabéns Vitória pra dar moral, cotia salvando a pele do zubeldia
Estou Alegre mas estou Triste …..
buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Pera que vou procurar alguma coisa para reclamar…
Já sei… chovendo pra cacete lá no estádio…
Culpa do Zubeldia !!
#forazubeldia
kkkkkkkkkkkkk
Hj vamos comemorar muito, excelente resultado, e time evoluindo. Dia ruim pra cornetagem costumaz…comentários serão menores como sempre quando ganha.
Burreldia consertou o erro da escalação e ganhamos. Ferraresi de lateral com Cedric de ponta é pardalzice nível Master… tomara q nunca mais aconteça.
E esse pênalti q marcaram contra nós foi uma aberração. Inacreditável o q tá virando o futebol sul-americano…
Lucas Ferreira = crack
Não defendendo tbm, mas… a estratégia de controlar o primeiro tempo tá proibida agora?
Poxa, fizemos um primeiro tempo bem digno.
E não disse que foi ótimo, foi digno.
Vamo comemorar, cara!
Pra quê chamar o moleque de cracudo? Ele é craque! Hahaha
Boa noite .
Bom jogo, teve alguns erros técnicos ,mas no geral foi bem , até o Luciano quando deu passes rápidos, foi muito útil , participou dos dois gols.
Enfim, parece que Zubeldia terá paz .
Deixem o homem trabalhar , é fato que tem teimosias , algumas paixões ,mas depois de 1 ano, finalmente, está enxergando que algumas coisas , é nítido, vai ter que jogar com 3 zagueiros ,vai ter que usar Cotia, vai ter que pôr Luciano no banco e o Calleri quando voltar ,terá que ser banco tbm e assim vai.
Deixem o homem trabalhar!!
Vamos São Paulo porra
Alegria triste?
VSP!
Que baita resultado, como esse time é gigante em libertadores!
Ansioso pra ver esse time com Pablo Maia, Lucas e Oscar recuperados…
Wendell é muito bom, mas tava parado e ainda tá sem ritmo. É uma baita jogador…
Boa noite, que os sonhos serão fantásticos hoje!
AndrAir Silva voando no gol de cabeça parecia o Michael Jordan. E pelo visto esse Lucas Ferreira é craque no nome e no sobrenome. Que continue assim, Zubeldía acertou o time no segundo tempo e hoje só faltou o gol do Ferreirinha para atualizar a contagem regressiva.
Vamos São Paulo!
Vitória Espetacular como disse mais cedo que uma vitória seria espetacular, time jogou bem,primeiro tempo achei que controlou mais a partida para não cansar na segunda etapa,hoje leu bem o jogo,que continue assim, uma coisa acho que Luciano tem que deixa de 9 para não matar meio de campo, e deixa a mulekada, porque hoje ele estragou uns 3 contra ataques, mas quando estava na frente, deu um trabalho.
Temos um ótimo time e se começar a engrenar e a mulekada se soltar e pega confiança, da pra chegar longe.
Minha profecia bateu na trave por causa da incompetência do presidento do Tarsião. Mas tava escrito que a porteira ia abrir: time fraco jogando em casa e desperdiçando oportunidades que demos de bobeira no 1o tempo, no 2o tempo ia vir pra tentar achar um gol e achou, um nosso.
E pra quem fala bosta do Rafael pode ir dormir com o VT do frango megazord do super John do Botafogo que “jamais levaria frango como o Rafael”.
E pra quem tem mais anos de sãopaulino do que eu tenho de vida e fica aí de chilique, contenham-se e meçam a pressão. Até parece que não conhecem a história sãopaulina.
Sem querer diminuir a vitória, porque nosso elenco também não é nada demais…
Mas sejamos honestos Renato, hoje em dia todo jogo de primeira fase de Libertadores é jogo pros brasileiros meterem 2 ou 3.
Quando eu lembro das Libertadores de 90 eu penso como é injusto comparar as 3 do São Paulo com as 2 recentes do PalBBeiras ou a do Grêmio de 2017 por exemplo.
Antigamente era tempo ruim o tempo todo, hoje o brasileiro no geral é claramente mais difícil que a fase de grupos.
O Rafael mesmo é um bom termômetro disso, em que pese eu achar ele um goleiro fraquíssimo em termos gerais, ele é um dos melhores do Brasil atualmente, indiscutivelmente.
Ai, apesar de “ser obrigação” e de ter passado perto de dar zica de novo, o importante é que o time hoje não desperdiçou 2 pontos.
Resumindo, parece contraditório, mas juro que é real: não tem como não ficar puto quando perde ponto, mas também não tem como não comemorar muito cada vitória hahahaha
A questão estimado Tarsião, é que o pessoal precoce já passa o resto da semana traçando o destino do SPFC na Série B do BR só de ver esse primeiro tempo desse jogo que de fato foi uma bosta.
O SPFC não tem jogado bem, o nível da Libertadores não é mais o de antes mas dada nossa bagunça institucional de cabo a rabo a gente tá basicamente jogando um jogo no Easy mas com o desafio de usar só uma mão. Logo…
E os “super elencos” dos outros times brasileiros segundo alguns aqui não tão liderando os grupos deles também. Um time do porte do Flamengo ter obrigação de passar o trator em todo mundo exceto no Palmeiras talvez, e ambos com futebol vistoso. Gastaram quatrilhões e pagam milhões de salários, tinham obrigação de no mínimo jogarem 50% do SPFC do Telê.
Minha bronca é com a precocidade apocalíptica e a teimosia de alguns com alguns.
Ah véi, vou te falar que apesar de ser corneta pra cacete de um monte de coisas, isso ai eu nem levo em consideração.
São Paulo em Libertadores e jogo contra o PalBBeiras no Morumbi, eu jamais apostaria contra, a mística é forte demais! hahahaha
E o mesmo que vale pro São Paulo vale pros rivais, você olha PalBBeiras, Flamengo, Atlético e tem lá alguns bons valores, mas não tem ali um jogador que um clube da Europa quer e não tira.
No fim do dia, são times caros mas de terceira prateleira do futebol mundial, e eu acho que os resultados são abaixo do que poderiam porque os técnicos que a gente tem no Brasil são péssimos.
Os últimos 5 ou talvez 10 técnicos da seleção brasileira são prova, o cara treina “o top” e mesmo assim nem time pequeno da Europa quer…
Eu fico puto com a galera justificar o São Paulo não conseguir ser campeão com esse elenco por isso, apesar de ser o festival do bagre, os adversários também não são nada demais.
Se o treinador não for um completo incompetente, ele chega nas quartas de finais, e como o Dorival fez, outros podem fazer também.
E já que ele vai ficar ai, espero que o Covardia consiga.
Foi vc que falou do 3×0, né?
Lembrei de vc na hora que o Luciano fez o gol. E, tbm, me emputeci na hora que foi anulado, por mim e por vc hahahaahah
Foi sim, na hora eu gritei um CHUUUUUUPA seguido de um FIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIILHA DA P… quando anulou hauehauehuaiheuiaheiuaheuia
Vitória importantíssima, porque apesar de toda fragilidade que o time vem demonstrando, o grupo claramente só tem 3 times brigando por 2 vagas, e não pontuar hoje seria um grande problema.
Sobre o gol de contra ataque, é impressionante o que dá pra fazer quando se escala um menino de base que tem força e velocidade ao invés de um veterano com 2 cirurgias no joelho, não é mesmo?
Como presidente do sindicato dos fanboys de cotia, venho por meio desta dizer que mais uma vez a realidade prova que a gente tinha razão, e não colocar a base no paulistinha não foi nem erro mais, vou chamar de tradição já, porque é todo ano a mesma burrice.
E vou discordar da maioria acho, mas penso que o André e o Wendell merecem mais oportunidades, muito jogador pior desse elenco já deu mancada em momento muito mais importante, e teve “segunda chance”.
Apesar de tudo – que nem vale a pena ficar relembrando que nem uma vitrola quebrada-, é impressionante como o São Paulo combina com noite de quarta de Libertadores.
O Wendell só precisa de sequência e confiança, só isso e ele será um dos melhores laterais do futebol brasileiro.
Como foi a leitura de jogo do Zubeldia hoje, Tarsio?
Tá vendo como o que eu falei tinha lógica Murilo? hahahaha
Hoje ele fez justamente o inverso do que a gente estava falando, começou dobrando com o Ferraresi e o Cedric pela direita, e apesar do domínio o time era pouco incisivo.
Colocou o Lucas e ganhou o jogo exatamente por ali, foi ou não foi a leitura correta do jogo? Eu achei perfeita essa substituição.
Hoje ele mudou o jogo à favor, geralmente ele faz a substituição inversa e muda o jogo contra.
Foi corretíssima! Mas também foi correto começar com um time mais fechado, não foi? Jogo fora, contra o líder do grupo, exigia certa prudência. Mas eu não acho que o ponto seja acerta/erra leitura. O ponto é que ele já acertou o modelo com Lucas Ferreira (mais fácil porque o moleque é bom) e ainda não acertou essa variação da dobra. Está tentando. A meu ver por falta de “recursos humanos”. Na direita, Ferraresi é limitado na construção e, na esquerda, Wendell não está bem. O Zubeldia é bom e uma hora vai encontrar a solução defensiva.
Boa vitória. Fase de grupos encaminhada.
Agora, será que levará quanto tempo para o mestre ver que Ferramessi de lateral e Cedric de meia direita não funciona.
Esse esquema assimétrico dele com Ferreirinha de ponta e do outro lado sem ponta com o Cedric como meia direita acho muito estranho. Se ele entrar com o Ferramessi, Franco e Sabino na linha de defesa + Enzo ou Wendell e Cedric de alas + os Ferreiras acho que encaixa melhor.
Ou caso ele queria uma linha de defesa com quatro é botar o Alves + os Ferreiras.
Excelente vitória!
Mais R$ 1,7 milhão pra conta pela vitória…
A base continua forte!
(aliás, no São Paulo, Patryck > Wendell)
Ótimo resultado! Já recuperamos os 2 pts perdidos no Morumbi, e agora é só administrar. Bom resultado também pra dar tranquilidade no dia-a-dia.
Alisson merece descansar contra o Ceará.
Vamo São Paulo!
Não morro de amores por Zubeldia, tenho muitas ressalvas a falta de oportunidade para o Ryan, Negrucci e Maik (ele precisa melhorar muito esse aspecto ainda), porém entendo que para o momento é o melhor que podemos ter, muito por conta das amarras impostas pelo FIDC. Aqueles que estavam torcendo pela vinda de papai Dorival, me cobrem, ele vai atolar o time sem cor no buraco…
Nunca fui a favor da volta do Dorival. Fez história aqui, mas não precisa voltar mais. Aquele jogo contra a Argentina ele me fez passar muita raiva.
Percebi ali que parece não ser mais o mesmo.
Que essas duas vitórias tragam a certeza de um novo tricolor…mais leve do meio pra frente e sem as teimosias….que vitória!!! Que jogo phoda…teve sorte, grandes defesas e ótimos contra ataques….VMSP P …!!!!
Quem teve sorte foi o Libertad q ganhou um pênalti de presente do juizeco caseiro…
Fato!…mas a sorte deles não tira a nossa, tivemos a sorte de ter um Luciano paraguaio cobrando o penalti deles rs abç
Esse penalty de hoje eu até achei discutível, mas o do jogo passado foi escárnio e mesmo assim deram.
Na hora do lance eu já tinha 100% de certeza que o árbitro marcaria. a gente não tem bastidor nem na CBF, imagina na Conmebol que todo BR é prejudicado.
Eu juro que nem fiquei puto, porque já estava preparado psicologicamente pro time empatar, na hora só fui ver como iria ficar a tabela de classificação…
Em 2025, ou você é são paulino ou assiste o jogo em paz, os 2 não tem como.
Kkkkkk concordo…e acrescento…em 2024, 2023, 2022…
Rapaz, a última vez que eu me lembro de ir pro estádio confiante que o time iria vencer foi em 2007.
De lá pra cá, com raras exceções dos títulos, foi só choro e ranger de dentes.
2007 pqp! não tomava gol quase nunca …Muricy no ápice…Ceni no ápice…e curica rebaixado…melhor que isso só se vier o Tetra kkk abç
Não querendo pregar a demissão de ninguém mas não são só fatores externos que tiram nosso sossego mesmo viu.
O gol perdido do Andre Silva e a disposição tática do nosso lado direito do campo foram um chute em cada ovo aqui, tnc.
Espero que quando o Lucas voltar o Cédric nunca mais volte a jogar de ponta ou meia direita…Abç
Vitória certa. O Lucas Ferreira é muito melhor do William Gomes.
Vitória gigantesca apesar da atuação ruim. Zubeldia fazendo o time perder pouco é bom.
Calou minha boca e espero que continue assim. Critico demais, pois, queremos o melhor.
Foco no Ceará que dá para empatar ou ganhar no Castelão.
Teve gente decretando a vitória do SPFC hoje.
Não conhecem a história do clube em Libertadores.
Time não pratica um bom futebol – o Palmeiras, de meio bilhão só nesse ano, pratica? -, mas vai segurando as pontas sem Lucas, Oscar e Pablo Maia. A coisa pode melhorar lá na frente.
Sinceramente, pouquíssimas vezes vi um treinador de futebol passar por fase similar a essa que o São Paulo passou / está passando e conseguir dar a volta por cima. Muricy conseguiu algumas vezes no próprio SPFC, mas tinha título e história por trás para escorar ele.
O Tite foi o último que eu lembro de passar por uma grande pressão (lá no início nas frangas), todo apostar na demissão e, depois, conseguir virar o jogo.
Torço que, cada vez mais, as coisas melhorarem e os resultados apareçam…independente de quem é o treinador e se ele é meu preferido ou não.
Não tenha nada que seja mais importante do que uma vitória do São Paulo.
Claro, para os torcedores de verdade (e não para os professores de Deus).
O Arnaldo Ribeiro vai continuar falando q n temos elenco pq saíram os cracks Nestor, Michel Araújo, Rato, Erick, Jamal Lewis, Santi Longo e Jhegson Mendes?
12 jogos de invencibilidade na Libertadores.
11 com Zubeldia e 1 com Carpini.
Mas é tudo lixo para alguns.
8 jogos contra Argentinos na Libertadores até agora.
1 vitória, 2 empates e 5 derrotas.
Quem ganhou ? São Paulo.
Mas é tudo lixo segundo alguns.
Poisé. Ganhar só meio tempo, ter posse de bola, correr mais km, dar carrinho no mascote não ganha jogo e quanto mais derrotas não estamos mais próximos da vitória como tentou alegar um sábio treinador.
Não tomar gol e fazer gol ganha jogo. E não interessa se é de bunda, barriga, oreia ou o caraio que for. A gente critica porque prefere que seja numa bicuda espetacular de cinema principalmente se tiver jogador capacitado pra isso, mas se o que tem pra hoje é fazer gol de popotecaindo de cara no gramado engolindo minhoca, que seja.
Tem gente que parece até aqueles besta do galinheiro q fica falando “ain fui kapiaum invictu vale maix que treis de voxeix” mimimi… ahan. Fiquem nessa champs, cada um é livre pra fazer o que quiser da vida, até ser um jumento celestino fudido além de qualquer conserto possível. Tudo é lixo pra quem tem a perspectiva de dentro do lixão, de fato.
vamos reconhecer, o Zubeldia foi muito bem nas substituiçoes, ele viu q dava pra vencer e substituiu no intervalo.. rafael foi muito bem e o luciano foi bem em alguns momentos de meia e atrapalhou em outros
Vamo SPFC!
Éééé Zubeldia!
Ganhamos e isso que importa!!
SPFC de volta aos trilhos na libertadores e recuperando a confiança! Vitória para ser celebrada e comemorada! Vamos SPFC!