CLIQUE AQUI e Acompanhe o canal do BLOG DO SÃO PAULO no WhatsApp , onde você encontra todas as matérias esportivas do dia.
Após a vitória contra o Cruzeiro por 1×0 no Morumbi, Dorival Jr comentou sobre James Rodríguez e sua posição se ainda gera dúvidas:
“A posição que ele mais gosta é essa, segundo atacante, próximo à área e perigoso neste setor. Ele já nos deu demonstrações importantes. Hoje não vinha mal, era para ganhar um fato novo. Os minutos iniciais foram complicados na nossa volta. Tínhamos que tomar decisão, atitude para mudar o contexto. Até o Cruzeiro encaixar novamente, alteramos padrão com mudança de nomes e comportamentos. Igualássemos a partida naquele instante. A característica dele está definida, segundo atacante como joga na seleção colombiana”.
SAOPAULO.BLOG

Professor ainda não achou um esquema tático para o time capaz de comportar a saída do Calleri e a titularidade do James.
Nem vai achar em 7 jogos.
O que temos hoje é isso aí. Está dando certo para o objetivo atual: 45 pontos.
Em 2024, com tempo para treinar e reforços/dispensas, é outra história.
Já já a posição dele vai ser reserva do Rato e Alisson.
Ontem era o único com lucidez no primeiro tempo. O James tem que jogar atrás dos atacantes; mas se não tiver jogadores que tenham velocidade e laterais que dê profundidade, aí não tem serventia um esquema com um meia atacante.
O unico que fez algo interessante no primeiro tempo e foi substituido. Não entendi. Poderia ter tirado outros, mas tirou o melhor do time (no primeiro tempo).
ele ainda tá em adaptação física, não sei vc, mas eu ainda vejo ele um pouco acima do peso.
Você não assistiu os jogos da seleção colombiana. No primeiro sai aos 30 minutos do segundo tempo, no segundo jogo, jogou os 90 minutos. Está gordo?
Torcida gosta muito de times de videogame, querem escalar Lucas na ponta direita, Calleri no meio, Erik na esquerda, James de 10 clássico e o Luciano ainda como um atacante jogando atrás do Calleri, da pra fazer isso? Talvez contra o São Bento de Sorocaba no Morumbi num jogo de fase de grupos do Paulistão? Mas na prática não funciona assim, sem Alissons, sem Araujos o time não funciona, o futebol do Pablo Maia não aparece, fica sobrecarregado, tem que ter um coletivo bom, jovens que corram , o talento tem que ter pra horas difíceis chamar a responsabilidade e decidir jogos. Exemplo claro foi a virada das peppas sobre o Botafogo, coletivamente certinho no segundo tempo, mas quem decidiu foi o talento do moleque de 17 anos que correu pra caramba e ainda chamou a responsa.
Mandou bem.
Penso mais ou menos por aí, pois mais do que qualquer coisa o COLETIVO precisa estar bem, ainda mais num time com a maioria de operários como o nosso.
O Talentoso precisa haver para, como vc disse, fazer a diferença em certos momentos. Mas o principal é ter um CONJUNTO bem organizado e com obediência tática e esforço de cada um.
Precisamos de peças ao longo do ano.
Vc não monta elenco pensando só nós 11.
Quando o James ou mesmo o Luciano não puderem jogar, é preciso ter qualidade na hora de substituir.
James e Luciano podem jogar juntos e podem substituir um ao outro.
Vale a pena manter jogadores assim se for possível.
Concordo que precisa de peças de apoio, mas essa peças de apoio precisam de referências técnicas.
o cara é genio mesmo, se achar uma posição pra ele ali encostado no ataque onde não precise voltar pra marcar vai ser o nosso 10 de excelência.
Primeiro vem os jogadores depois o esquema, se você tem tem James e Luciano precisa encaixar os dois, Luciano é atacante que flutua e James é meia, você fortalece o meio campo e coloca ambos para jogos, com o Diniz tinha Daniel,, Sara e Igor no meio com Luciano e Brener na frente, Flamengo jogava com o próprio Dorival com Arrascaeta , Everton, Pedro e Gabriel, e ele nem tenta encaixar os dois juntos, pelo amor, ele quer provar o que ? Para libertadores ele vai tentar encaixar os melhores no inicio do Paulista ou vai continuar nessa ? A contratação do Mendez foi aprovado por todos, elogiado por mídia e outros técnicos e não serve para o Dorival,ontem tinha 3 zagueiros no banco e o cara nem relacionado foi, aí falam que vao trazer o Luiz Gustavo que não é um primor em passe ou finalização e tem 36 anos, vai ganhar quanto ?
Tinham o Jadson e contrataram o Ganso. Contratarm o Juanfran e o Daniel ao mesmo tempo. Trouxeram o Lúcio quando tinham uma boa zaga. A lista de machucados que vieram e nunca jogaram. Passam os anos e a diretoria continua sendo um bando de torcedores.
Rssss
Bom, pelo diagnóstico de alguns nesse Post e no anterior, o James está sendo fritado pelo DJ….
Então tá….
Estar adaptando o cara, e também ir dando ritmo prá ele não conta, certo? Tem que jogar 90 minutos, mesmo que estoure, né?
Vamos ver em 24, pois o ano de 23 acabou, a meta foi cumprida (vaga na Libertadores e com um título improvável e inédito), faltando apenas alguns pontos para matematicamente zerar qualquer chance de cair (no que, em verdade, nunca acreditei que ocorreria), pois assim alguns mais desesperados se acalmam…. Rssss….
Ah, sim!
Tem que haver uma renovação no elenco, despachar alguns, trazer outros e segurar mais alguns (Beraldo e PM, obrigatoriamente, prá mim). E, prá mim, repito, JR será O Cara em 24 (ou um dos).
O tempo dirá….
Isso é verdade e mérito do DJ. O Lucas foi a cereja do bolo. Mas isso não muda que a diretoria continua sendo um bando de torcedores que monta um elenco de forma artesanal movida pela paixão. Deveriam trabalhar mais com os scouts e realmente fortalecer o time para 2024. Para ganhar de times equatorianos precisa jogar muito mais que hoje.
James Rodrigues sofre com os pernas de Pau que jogam na frente no momento.
Em 2024 com Calleri, Erick e Lucas se ficar o ataque vai ser de outro nível.
No momento considero o James mas importante que o Lucas moura, mas torço para os dois ficarem e se encaixar no Time.
Boa análise.
Em 24, veremos….
Dorival Júnior tem me provado por A + B que, técnico brasileiro não treinar nunca um time na Europa, impressionante como é sempre o mais do mesmo, mesmo esquema de jogo o tal 4-2-3-1 e não sai disso, sera possível que ele nunca vai fazer uma variação tática jogando com 3 zagueiros? Vai ser sempre isso. Mal de técnico brasileiro depois que acha um sistema de jogo morre abraçado com ele NUMA TEIMOSIA QUE DA DOR DE CABEÇA. Tem hrs que começo a entender o por que o Dorival Júnior foi demitido do Flamengo, depois que o time atinge um nível de jogo vai ser aquele até os resultados não virem mais. Ontem o Wellington Rato fez minha pressão subir de tanta raiva que peguei dele com a mesma jogada de sempre, tá na hora de pegar um banco junto com Nestor que não tá jogando nada.
Eu sei que não faltou vontade, mas faltou intensidade. Teve momentos em que a bola só chegava nos pés dos jogadores do cruzeiro. E a marcação alta deles complicou a saída de bola várias vezes e o Rafael quase colocou pra dentro. Me preocupa o interesse no luis gustavo pela necessidade do time ter mais pegada no meio campo. Pro James jogar, alguém tem que roubar a bola e tocar pra ele.
O James jogou 60 minutos ontem. Deu bons passes, finalizou. O time estava dominado e o técnico decidiu fazer 3 substituições no início do segundo tempo. Seu substituto entrou e decidiu.
Não há nada de errado. Não está no contrato do James que ele precisa jogar 90 minutos em todas.
Sem drama. Hj nossos 2 atacantes mais decisivos estão fora: Lucas e Calleri.
E natural o time sofre neste momento em que todos times da parte de baixo da tabela melhoram rendimento.
3 pontos fundamentais para manter a paz.
Vou dizer o que acho: é craque, mas está com arranque de balsa carregada. Precisa se dedicar mais, principalmente na parte muscular, caso queira ser titular absoluto.
E não adianta vir com conversa e que craque tem que jogar e alguém correr por ele, pq isso ficou lá na metade dos anos 2000.
Hoje, se não tiver o mínimo de intensidade, é engolido.
Tem todas as condições de ser o maior jogador do continente em 2024, mas pra isso vai ter que se preparar com o mesmo profissionalismo que teve na copa de 2014.
É isso. Não vai jogar com o nome e pelo que fez quase 10 anos atrás
O James é do nivel do Jadson, Ganso, Cueva. Mas precisa que volantes roubem a bola e entreguem para que ele encontre os atacantes rápidos em condição de finalizar. Ou seja, precisa de um time que jogue dessa maneira.
O Sao Paulo de ontem jogou o mesmo futebol do ano 2023…com honrosas excecoes, foi o mesmo. Um time que fica tocando a bola, lentamente, que nao agride o adversario,, que nao chuta a gol. nossa media de gols e de 1 gol por jogo.. somos , acho que o decimo segundo colocado . resultado da pouca efetividade do time.
michel araujo, rato, dvd, juan, nestor, etc, tem media de 1 ou dois gols por ano,,,
A saida do Calleri aprofundou a dependencia do mesmo .Nao temos como fazer a bola longa por que nao tem ninguem pra segurar a bola no ataque, ai tem que sair tocando de tras.. se o adversario pressiona a defesa, ficamos dando a bola pro adversario ate acontecer um erro.
O treinador tem um unico centro avante no elenco. Erison.. nao entendo por que nao lanca o cara no inicio do jogo…pra dar um refresco pra defesa…
Sobre James Rodrigues, nem vou me alongar,,, pois acho que o treinador vai queima-lo direitinho.. pois o sistema dele , o unico que ele tem, nao permite um meia armador.. Entao e bobagem ficar discutindo , o cara ja foi colocado como falso 9, como segundo atacante, daqui a pouco vao jogar o James rodrigues pra ponta.
Montar elenco não envolve ter apenas os 11.
Vimos isso o ano inteiro.
Quando jogar Calleri, James e Lucas e aí faz o quê? Precisa ter 4 ou 5 referências técnicas.Se der para ter mais, melhor.
Ontem mesmo. Se não tivesse o Luciano faria o quê?
Se ficar pensando só nos 11, vai ser pior. O elenco precisa de 11 jogadores fortes, mas precisa também ter alternativas durante o ano e para as 5 substituições, dentro das possibilidades financeiras do clube.
O cara decide sempre desde que chegou. Precisa renovar, sim. Se não renovar, logo, logo, vai precisar ficar encontrando outro, errando, gastando, sendo que vc já tem alguém assim no elenco.
Se ele quiser renovar, deveria ficar, sim.
A moda do Brasil hoje é jogar com pontas. Então é sempre o mesmo esquema. Se você não tem os pontas, improvisa os meias para jogar ali, que não tem a velocidade para isso. O SP não tem pontas e o Dorival insiste nisso. Aí ele tbm não consegue encaixar um meia armador nesse time. Nesse esquema engessado, não há lugar para o James mesmo.
Estamos esquecendo do Gallopo