Não foi só a última goleada, estamos nos referindo aos últimos jogos, inclusive a final da Copa do Brasil: temos jogadores suplentes no plantel que entram recorrentemente, que não podem desempenhar o que esperamos deles, sempre caem brutalmente o nível de desempenho.
Não se trata de perseguir ou pegar os caras num momento ruim, se trata de pensar no SPFC de 2024 para ficarmos mais competitivos. Num plantel que vai disputar a competição mais importante para nós nos últimos 3 anos, precisamos olhar não para afinidades, idolatrias fúteis e carinho por X ou Y. É pensar unicamente no SPFC e no rendimento que precisamos ter.
Ficou claro, límpido, extremamente transparente que o São Paulo precisa de peças para o time principal e reposição decente no banco. Sem isto, esqueçam sonhar.
Se algo nos mostou nos últimos dias e jogos, não foi só um relaxamento, foi que até mesmo quem queria e precisava mostrar, não mostrou nada.
O facão e a mudança, talvez tenha que ser mais profundo e sem análises rasas de quem tem jogador de estimação. Está na hora de fazer um São Paulo decente para disputarmos mesmo e sem vexames em 2024.
Eu tenho ao menos uns 12 a 15 deste plantel de 42 que não pode estar em 2024. E vocês? Quem seriam?
SAOPAULO.BLOG

Primeiro, precisa conseguir os 7 pontos.
Penso que ficar falando em lista de dispensa só piora as coisas.
Agora, é verdade que precisa mexer nesse elenco. Precisa preservar uma base, afinal, ganharam a Copa do Brasil, mas tem fulano aí que veio e só serve para gerar gasto com salário.
Concordo totalmente mas como fica se o Dorival quer elenco enxuto e a diretoria maior ? já começa dai ! mas uns 10 eu dispensava
Falei isso num post onde o Zanquetta mostra o Dorival dizendo que não queria perder nenhum jogador, mais que gostaria de reforços. Mesmo Dorival que disse que gosta de trabalha com elencos enxutos. Então precisamos saber primeiro se vai ser elenco enxuto ou inchado.
Dorival cada hora fala uma coisa porque ele fala de acordo com o que as pessoas querem ouvir ou a ocasião pede. Para o grupo é agradável dizer que quer todos. Para a diretoria é agradável dizer que concorda. Para midia/torcida é agradável dizer que quer reforços. Esses fatores dependem da ocasião: time tá bem: todos ficam. Perdeu: precisa de reforços. Jogador nao vem jogando: time mais enxuto.
Reduzir e contratar.
Não acho o elenco ruim dentro da realidade medíocre do futebol brasileiro.Da pra competir com esse mesmo elenco,ele já provou isso mas ……Quarta feira eu ponho a culpa total no Dorival pelo desastre.Foi surpreendido com a escalação e esquema dos porquinhos Time muito aberto ,sem volantes,marcação alta e tomando muitas bolas nas costas toda hora contra um time que abusou da velocidade. .A escalação dos porquinhos estava sem Roni,Dudu e Artur ,talvez por isso Dorival não conseguiu entender o jogo.Eu sinto falta de volantes de verdade nesse time.Nem Pablo acho um.voante ,”volante”.Essa mania de “propor” jogo faz com que tenha volantes construtores e daí ocasiona de ter meias marcadores.Alisson tem bom passe mas e horroroso na marcaçao ,cobrir laterais.E agora com James foi um a menos na marcaçao no meio.E se Jean se aposentou no contrato que va atrás de volantes que é realmente a posição que está fazendo falta a esse elenco.,A verdade e que Abel deu um no tático no Dorival quarta feira….O time não conseguiu acompanhar em velocidade e intensidade os porquinhos ,simples assim….
Perfeita a análise!
Foi mesmo um no tático com o palmeiras ocupando a faixa do meio de campo com 5 contra os 4 nossos.
Não houve ajuste do treinador, sendo que o palmeiras já vinha jogando com 3 zagueiros.
Nunca e bom perder de goleada mas pelo menos o timing não foi mal.
Ajuste de postura, ajuste tático serão bem-vindos!
O Abel já vem usando esse novo esquema há três jogos, não foi surpresa. E por isso o Dorival é o principal culpado pelo resultado.
Se tem jogadores que não tem condições de vestir a camiseta do São Paulo, logo os mesmos não tem condição de joga Libertadores.
Estamos no Brasil, onde os craques estão na Europa, os ótimos em mercados paralelos e por aqui ficam os bons e medianos. Exceção feita, é claro, aos novinhos (que oscilam por falta de experiência e corpo) e velhinhos (que oscilam pela idade avançada).
Tendo dito isso, tem sim nome para cortar desse elenco. Mas mais do que isso, precisa ter o entendimento que também vai fazer parte ter jogador que só vai poder jogar jogo pequeno, só jogar jogo em casa, só jogar saindo do banco, etc.
O que não dá é para pegar jogador sabidamente mediano e colocar em jogo grande como ‘prêmio’ por dedicação, achar que 3 segundos volantes compensam a falta de 1 primeiro volante, que dois laterais que marcam mal podem jogar sem proteção, etc.
É muita loucura achar que com nossa condição financeira vamos conseguir montar um elenco curtinho, apenas com craque. Não temos $$ para isso ainda. Em breve, quem sabe, mas o momento ainda é de lucidez na montagem do elenco – e obviamente no uso do mesmo.
Fomos campeões da libertadores com Alex Bruno na zaga e do mundial com Alex Bruno. Isso sem contar os reservas absolutamente medianos para fraco que entravam ao longo da temporada, como Alê, Renan, Marco Antônio, etc.
Do mundial com Edcarlos, digitei errado hehe.
Para passar na primeira e chegar no mata x mata na libertadores/24, a diretoria precisa mudar o elenco atual. Muitos jogadores mostraram, que não podem continuar no São Paulo Futebol Clube. Quantos? Não sei. Para piorar a situação, a safra do sub-20 atual é muita fraca. Eles conseguiram #desclassificar# na primeira fase do brasileiro/23. A diretoria precisa contratar jogadores, que colocam a bola no baixo de braço e resolve um jogo.
Discordo sobre o sub-20.
Tinha um problema forte de treinador ali (Belletti).
Talvez não tenha nenhum craque ali, mas tem um monte de gente que da para começar a ser testado ano que vem (e desses todos conseguir aproveitar uns 2 efetivamente).
Na defesa tem Ythallo e Lucas Inácio pedindo passagem.
Negrucci há tempos merece uma chance aqui e outra acolá.
Talles Wander, pela nossa falta de centroavante poderia ser testado.
Além disso Iba Ly e King também vem pedindo passagem de acordo com o que o blog aponta.
Você e um amado da Cotia. Libertadores foi feita para jogadores formados e não para garotos imaturos. Deixa os garotos para o paulistão. Vi pouco jogos do Talles Wander, mas para mim, ele do nível do Juan.
Tem que analisar qual o time que foi campeão, quem eram os jogadores, onde era mais carente e onde deu certo. Ver depois das vendas adiadas de julho quem fica e quem sai. Analisar quais ideias o Dorival tem para o time, estilo de jogo e esquemas possíveis, quais jogadores podem se encaixar melhor e ver também se este esquema almejado muda muito o que deu certo e qual a viabilidade de isso dar certo e depois de mais 47 contratações vão bancar o Dorival como fizeram com Crespo e Ceni. Depois de muito estudo, análise, ponderações e adequações podem falar em saídas. Se estão falando em saídas obviamente que Dorival e comissão, scout, Muricy, Milton Cruz, Belmonte e Casares já alinhavaram e já estão com tudo na mesa desde antes inclusive da vitória na CB. Só assusta que o esquema de domingo foi aquela bizarrice, se a proposta para o ano que vem em função de uma derrota tosca daquelas é culpar Rafinha e etc não chega nem nas quartas de final do Paulista, Recopa então nem se fala, sapatada digna de vergonha.
De quarta, esquema do jogo de quarta-feira. Kkkk
Diego Costa, Gabriel Neves, Luan, Pato, Alan Franco, Raí Ramos, Marcos Paulo, David e Erisson podem ir que não deixarão saudades. Alguns são de medianos para ruins, outros sem competitividade, nem gana de vencer. Desrespeito com o torcedor esses caras serem inscritos na Libertadores. Talvez sirvam pra Lusa tentar voltar à série D.
Lembrando que o Diego Costa fez uma partida excelente na final da Copa do Brasil.
Alan Franco segurou a bronca durante várias partidas também.
O que você sugere de zagueiro reserva? Beraldo e Arboleda não vão jogar todas. Beraldo nem sabe se fica, aliás. Se tiver proposta boa, pode sair.
Ferrarezi é uma incógnita na temporada, tem que ver quanto tempo vai levar pra se recuperar.
Gabriel Neves oscila absurdamente. Já fez partidas excelentes, e outras medonhas como na quarta. Não é confiável…
E o Luan idem. Se fosse comprometido, poderia voltar a ser o primeiro volante que precisamos. Infelizmente, não demonstra isso.
Vou ser conservador.
Vender/dispensar:
– Jandrei
– Mendez
– Juan
– Pato
– Raí Ramos
– David
Emprestar sem opção de compra:
– Nathan
– Belem
– Rodriguinho
E uma coisa impensável ter elenco com 42 jogadores. O treinador usa 23, e os demais ficam batendo ponto de segunda a sexta , e muito dinheiro jogado fora
12 saídas no mínimo são indispensáveis até pra oxigenar o grupo
Tai ramos, Patrick Lanza, tales costa, Mendes, pato, dvd, erison, Rodriguinho, Juan, Nathan ou Moreira, Felipe Alves,salve,Pedro Vilhena, caio paulista, Leo silva
Jandrei, Felipe Alves, Raí Ramos, Belem (se n quer renovar, tchau) e Pato, Marcos Paulo e Erisson têm que sair por falta de qualidade.
Luciano obrigado pelos gols decisivos e a luta em campo, mas é a hora de vc fazer o pé de meia la na Arábia.
Mendez , Gabriel Neves e Alan Franco faria caixa com eles, pois vaga de estrangeiro tem q ser pra jogador titular ou que joga regularmente – esses aí vivem de altos e baixos e tem salário alto.
Nathan e Juan venderia com % futura. Rodriguinho, Patricky, por empréstimo pra ganhar rodagem.
Dos que devem ser vendidos: Welligton e Nestor é a hora.
Se der pra segurar o Maia e Beraldo por 6 meses pelo menos seria ótimo.
E Nikao, Liziero e Orejuela que fiquem bem longe daqui.
Eu tentaria segurar o DVD (sem fazer muito esforço tb)- ele é grosso, mas é um cara q ja mostrou ter espírito de jogo e é brigador.
É uma limpa boa – 15 caras.
Nossa prioridade 1 é renovar com o Lucas.
Tudo bem que temos que diminuir e qualificar o elenco desequilibrado herdado do Rogério Ceni, mas temos que ir com calma na “caça às bruxas” até sabendo que a verba para reforços está bem escassa e necessitamos vender alguém para fecharmos no azul ou num vermelho menos forte…
Precisa traçar um bom planejamento para o ano que vem, pois será o ano que voltaremos a Libertadores. Eu traçaria um objetivo de: semis = Libertadores e CdB e G6 brasileirão.
Para isso, eu vejo mais prático desenhar um time para as Copas e outro para a Liga. Copas o mesmo esquema que o Dorival vem usando 4-2-3-1. Nas ligas, um 4-3-3.
Agora se continuar com essa história de ficar mesclando toda semana teremos outro brasileirão desastroso e poderemos ficar fora da Libertadores do outro ano. Usar dois times como o Dorival fez no Flamengo, tem a vantagem de se deixar dois esquemas mais fortes e entrosados.
Bom, aí é só ter dois times e complementar com a base.
4-2-3-1: Rafael, Rafinha, Arbo, Beraldo e Caio. Maia, Alison, Nestor, James, Lucas. Calleri.
4-3-3: Jandrei, Nathan, Diego, Franco e Wellington. Luan, Neves, Rato. Araújo, Erick e Luciano.
Dois esqueletos é só traçar contratações pontuais e melhorar o elenco. Eu contrataria 1 para: goleiro, lateral direito, segundo volante, ponta, centroavante.
Tem muitos, inclusive alguns com contratos já renovados.
Dispensaria ou venderia:
1) Diego Costa (já deveria estar num estágio melhor, parece que vira e mexe faz uns jogos horríveis, e creio que pro ano que vem a zaga esteja bem servida com Arboleda, Beraldo, Ferraresi e Alan Franco, subiria mais um guri pra compor e talvez emplacar)
2) Pato (não vai mais render, já era)
3) David (grosso)
4) Luciano (não que seja ruim, mas creio ter cumprido seu papel, hora de ganhar dinheiro)
5) Juan (sem condições alguma de ser nosso CA)
6) Rato (se tiver qualquer oportunidade de recuperar o que investiu.. eu venderia.. acho fraco demais, jogando no limite dele, apenas contribui, não dá pra viver o resto da vida do gol contra os gambás)
7) Nestor (a hora de vender é agora, tanto pro time quanto pra ele, mas tem que vender bem, se for por miséria.. melhor ficar)
8) Welington (mesma coisa)
9) Pablo Maia (tem que vender por um valor MUITO BOM, na minha opinião, no mínimo 20m de euros, no mínimo, se não for por isso, é difícil repor a saída dele, ficaria com ele)
10) Nathan (fraco, se tiver oportunidade, venderia)
11) Luan (se tiver qualquer oportunidade, também venderia)
12) Pedro Vilhena (Idem)
Alguns outros jogadores poderiam sair também, mas tem alguns que acho que vale ter uma BOA CONVERSA e alinhar expectativas pro ano que vem:
1) Gabriel Neves (oscila demais, tem jogos que parece desligado, outros arrebenta – precisa decidir se quer jogar ou não)
2) Erison (se conseguir novo empréstimo, manteria pois quase não teve chances)
3) Mendez (começou promissor demais, tomando conta do meio de campo, nos primeiros jogos com o Ceni, não é possível que seja tão ruim assim.. acho que desanimou um pouco, precisa alinhar expectativas também, mas eu daria chances)
4) Rodriguinho (daria chances pra sentir se vai conseguir contribuir durante o ano, se não emprestaria pra ter rodagem)
5) Patrick (não consigo entender como que é convocado pra todas as seleções de base, e quando entra no SP.. horrível)
Subiria:
1) Ythallo e Luis Inacio
2) Negrucci
3) Luis Henrique
4) Talles Wander
Se tiver outros destaques também
Ainda tem o Caio Matheus que não sei em que situação está. Moleque bom.