Após a humilhante derrota contra o Palmeiras por 5×0, Dorival Jr comentou sobre suas escolhas e explicou o que esperava e não ocorreu:
“Qual foi a equipe que jogou contra o Grêmio? Só o Pablo Maia a mais. A única escolha que eu fiz foi o Gabriel. Eu seria extremamente injusto se não o colocasse para jogar. Aqui mesmo há 40 dias ele fez uma partida fantástica, sustentando nosso meio-campo e dando iniciação de jogadas. Qual seria a outra opção? Méndez tem mais ou menos as mesmas características do Gabriel.
Dentro daquilo que é necessário quando se perde um jogador como o Pablo, você tem algumas opções e tem que escolher. Se um erro ou a escolha de um nome desequilibra toda uma equipe, aí algo está errado. Aí eu te pergunto: qual atleta se destacou no São Paulo hoje? Nenhum. É difícil porque você espera desempenho próximo daquilo que já foi feito”.
SAOPAULO.BLOG

O problema é a formação, a escalação, o sistema, a postura, o psicológico…
Se essa derrota de ontem não mudar a forma de pensar do Dorival em jogos fora de casa, ano que vem passaremos muita raiva. Não é possível que ele não via os jogos do Ceni, vai cair no mesmo erro?
Gabriel Neves está MUITO ABAIXO de todo o elenco, muito aquém daquele jogador que fazia a torcida brigar por ele com o Rogério Ceni. O maior erro foi sim coloca-lo para jogar ontem, tanto é que Dorival o retirou ainda não primeiro tempo. GN ou melhora ou tem que sair do SP. Chinelinho não…
O blogueirinho voltou para casa? Será que pintou o cabelo de verde?
Se vc tem Luan no banco, coloca o cara, Luan não pode está mal assim, para ser reseva do “Gabi”!!!
O problema do SPFC não é falta de empenho; é que o elenco não possui qualidade suficiente para vencer um adversário mais motivado.
Evitar vexames como o de ontem exige que treinador e diretoria persigam a primazia técnica que compense as oscilações naturais da equipe.
Precisamos de lateirais defensivos, de primeiro volante marcador, de um capitão com equilíbrio emocional.
Se Dorival ao menos tentasse ditar a variação tática necessária para essas situações a carência dessas peças seria evidente a todos. Mas para avaliar é preciso testar os limites das peças em cada tipo de esquema.
Ilustrando a situação hoje:
SPFC desmotivado, Palmeiras motivado – perdemos em média por 1 gol de diferença em casa, 3 gols de diferença fora.
Ambos motivados ou ambos desmotivados – empatamos em média em casa e perdemos em média por 2 gols de diferença fora de casa.
SPFC motivado, Palmeiras desmotivado – ganhamos em média por 1 gol de diferença em casa e perdemos em média por 1 gol de diferença fora de casa.
Essa é a equação que precisa mudar em favor do SPFC.
Faz toda a diferenca DJ: gabi nao é volante volante, e Caio nao é lateral! e Abel nao é Renato!
Coloca o Mendes no lugar do James pra deixar o Nestor armando …esse mesmo Mendes que não joga a sei lá quanto tempo …DJ perdido ontem …começo a pensar que “achamos “ essa copa do Brasil …
Quando se pensa em um meio combativo, não podemos deixar de analisar que com o James é como se tivéssemos um jogador a menos. O cara simplesmente não recompõe e não combate. Sobrecarrega ainda mais uma formação já capenga com os desfalques
Aconteceu a mesma coisa com o Ganso durante anos, nas goleadas contra o Corinthians.
Fora de casa o jogo é outro, e isso precisa ser considerado com seriedade de modo a evitar que certos jogadores sejam queimados por esse tipo de vexame.
Um lateral é ponta de origem, outro tá velho, um volante não marca ninguém e desfila pelo campo, outro era atacante até ontem.
Ninguém marca firme nesse time. James faz o dele, é meia armador e na fase defensiva ocupa espaço e tenta dificultar pro volante adversário, e só.
A escolha mais sensata seria sim o Mendez , pois é um jogador mais forte fisicamente , de mais pegada , e que por um erro do Dorival foi afastado do time , caso tivesse tido mais oportunidades e tivesse jogado mais vezes nesses últimos tempos , com certeza estaria em um melhor nível , pois antes da chegada do novo treinador fez sim bons jogos , era um dos únicos que eram elogiados pela torcida no período de dificuldade no inicio do ano. Afastar o Mendez da forma que foi e dar mais oportunidades e chances para o Luan , que a muito tempo não tem uma seqüência boa na equipe foi até aqui um dos maiores erros e injustiça do Dorival.
O Dorival fez muita coisa boa , ganhou um título improvável , mas também tem cometidos erros , o que a meu ver é o normal de qualquer treinador pois não existe nenhum profissional infalível. E um dos maiores pecados até aqui é essa sina de não vencer fora de casa , já passou da hora dele resolver essa questão , que não pode mais ser dividida com o antigo treinador devido ao tempo de trabalho do Dorival a frente do time , essa conta vai totalmente na caderneta do Dorival e ele está sendo sim incapaz de ajustar isso.
Perder um clássico não é o fim do mundo , pode acontecer , mas sofrer uma goleada impiedosa dessas , de um time que estava a poucos dias atrás em crise , assim como outras equipes que estavam mal e se recuperaram frente ao São Paulo , é imperdoável. Ele foi muito mal depois de um 3×0 no primeiro tempo não conseguir fechar o time para evitar o pior , foi uma derrota humilhante e espero que o Dorival possa corrigir a rota , possa corrigir alguns erros que vem cometendo , caso contrário nossas esperanças para a próxima temporada irão pelo ralo. O Lucas provavelmente não irá querer permanecer se sentir que o time não irá brigar entre os melhores , e já deixou isso bem claro. Então cabe ao Dorival , e já passou da hora , dar um jeito nesse time para que consiga vencer jogos fora de casa e que daqui até o fim do ano possamos ter um time mais equilibrado e constante.
Quando a gente pensa que acabou, o São Paulo faz a gente passar nova vergonha… Em uma analogia, eu diria que o São Paulo está fazendo constantemente bullying com o seu torcedor. Quando “leva um pito” dá uma maneirada, mas não demora faz novo bullying. É cansativo…
Estamos muito perto do rebaixamento, sem Calleri e agora sem Lucas (que depois do jogo com o Corinthians também pouco fez de relevante).
Esse ano não verei mais jogos do São Paulo para não passar raiva… Vamos ter que comemorar de novo o “título” Time Grande não Cai, ou dessa vez não poderemos comemorar esse título?
Lamentável…
Em 2024, precisamos de um elenco que permita uma formação para jogar em casa e outra para jogar fora, mais algumas peças para manter as duas formações com um mínimo de qualidade.
Agora, faltando 9 jogos para terminar a temporada não dá para fazer nada muito além do que já vinham treinando.
O que dá para mudar é a mentalidade. Foi a mentalidade e o coletivo que nos deram a taça.
Isso foi se perdendo jogo a jogo desde a final. Se todo mundo se doar em campo, ter mentalidade focada na vitória e uma vontade a mais para fazer a pontuação que precisamos, voltaremos próximo do normal.
Não vamos voltar ao nível das quartas, semi e final da Copa do Brasil, porque esse elenco é limitado em todos os aspectos e foi mal formado.
Agora, é possível organizar essa cambada para conseguir 7/8 pontos, antes do final do campeonato. Depois disso, devem manter, sim, manter uma base, mas devem também dispensar muitas peças. Tem nego aí que não jogaria nem no América-MG ou no Coritiba, os últimos do campeonato.
O Bagre de Copa do Mundo que tanto falam que deveria entrar, entrou e teve gol de chute na frente da área, não teve cobertura, o cara não tem a menor condição e isso vem desde o Rojegue, que inventou essa merda sem nem saber se ele era primeiro ou segundo voltante.
O Guardiola que é o Guardiola joga com 3 zagueiros na defesa e mais um zagueiro e um volante de marcação no meio, qualquer outro time que se preze joga com um jogador de marcação no meio, mas essa bizarrice de colocar um jogador mais “técnico” pra propor o jogo parece que só acontece no São Paulo, foi assim com Crespo, Diniz, Ceni e vem sendo com DJ, depois os técnicos ficam choramingando que os clubes não dão sequencia ou sei la o que, mas os caras também não se ajudam. Se me lembro bem, na outra passagem DJ morreu abraçado com a convicção que o Nenê era ponta esquerda, insistiu no jogador jogando naquela posição mesmo não rendendo nada, e pelo visto já começa dar indícios da teimosia no atual trabalho. Jogadores que não rendem nada com cadeira cativa no time. Outro ponto é que as decisões no São Paulo parece que são tomadas em cima do lado emocional ao invés do racional, qualquer torcedor que acompanha o time sabe que não dá pra esperar muita coisa ou quase nada de Rafinha, Alisson, Caio, Rato, Juan, DVD. A empolgação do titulo fez a diretoria renovar com os dois primeiros, e pelo visto vão fazer loucuras financeiras pra contratar Caio e não me surpreenderia se gastasse mais dinheiro pra contratar DVD em definitivo. Tivemos a premiação da CdB, bilheteria, o caixa vai dar um salto com a participação na libertadores e com o aumento de patrocínios, era a oportunidade perfeita pra se livrar de vez desses perebas e fazer contratações pontuais de jogadores que chegariam pra brigar pela titularidade, mas a diretoria vem fazendo exatamente o oposto. Tipo de situação inexplicável só acontece por aqui.
Infelizmente, o conjunto da obra ao longo de 2023, colocando na balança todos os bons e os péssimos jogos, me faz pensar que o título da Copa do Brasil foi um feliz acaso ao longo de mais um ano para esquecer.
O título da Copa do Brasil serviu para alguns inconsequentes voltarem a pensar como “soberanos” e a viver no “incrível mundo de Gumball”.
Quando começa a perder todos são iguais. Falam do Ceni, mas pra onde o Dorival jogou a derrota? Pro elenco, foi na conta dos jogadores.
Mas a decisão de não usar o Mendez, que é um bom jogador e é de marcação foi dele. Quer um volante “construtor”, tá aí o resultado.
E no final de semana tem o Atlhetico Paranaense na Arena da Baixada, campo onde normalmente o São Paulo se dá mal. Em perdendo e a depender dos resultados dos jogos do Vasco e do Santos, poderemos começar a próxima semana a meros 02 pontos acima da zona de rebaixamento e tendo a dura sequência de Cruzeiro e Bragantino em casa e Santos fora, Cuiabá em casa e Bahia e Atlético-MG fora, fechando com São Paulo e Flamengo no Morumbi.
Com base no que o time vem produzindo, eu diria que para não cair o São Paulo não pode deixar de ganhar do Cruzeiro, Bragantino e Cuiabá, pois acredito em um empate contra o Santos e derrotas para Bahia, Atlético-MG e Flamengo.
Deviam testar o Diego Costa de primeiro volante.