Em entrevista na Rádio de Pai para Filho de Nilson Cesar, Dorival Jr falou sobre James Rodríguez ao ser perguntado a respeito do craque que vem crescendo de produção no Tricolor:

“Olha, é um cara muito educado, uma simplicidade impressionante, chegou aqui um pouco diferente da situação do Lucas. O Lucas vinha numa sequência mais forte de atividades de treinamentos, ele não sentiu essa alteração, inclusive já conhecendo o clube e o James, não podemos nos esquecer, ele está praticamente ainda se adaptando ao nosso país, ele chegou numa situação um pouco mais complicada, tivemos que dar uma atenção maior a ele e eu digo isto na parte física, na parte técnica, ninguém questiona.

Tudo é uma questão de evolução nos jogos e nestes últimos 2 jogos com a Seleção Colombiana, ele já pode demonstrar uma mobilidade muito maior e uma partida com a gente onde ele já tinha se aproximado de uma partida inteira por completo (Vasco) e agora ele voltou e voltou em condições de manter aquilo tudo.

Acredito que é uma questão de tempo, vamos naturalmente cobrando aos poucos de cada atleta, inclusive dele mas temos que ter a consciência de que por ser ainda um período de adaptação do profissional, temos que ter ainda alguns cuidados.

Eu sempre fui muito franco com ele, sempre fui muito aberto que ele chegou em um momento em que a equipe toda estava encaixada, jogando decisivos jogos tanto de Sul Americana quanto de Copa do Brasil e ele entendeu dessa maneira e aliás, o elenco do São Paulo inteiro, abriu mão das vaidades, das individualidades para que nós tivessemos um coletivo muito forte.

Inclusive, alguns titulares da final, neste último jogo, entraram no decorrer da partida e não começaram jogando. E é isto que nós queremos ver, um elenco que se respeite acima de tudo porque nem sempre eu vou manter aquilo que pareça a lógica porque o treinador tem que ter essa sensibilidade do que é melhor para aquele momento e acredito que tenhamos tomado as decisões acertadas mesmo que não agrade a todos a todos os jogadores, mas eles se respeitando entre eles, para mim é fundamental para a continuidade deste nosso trabalho e vem acontecendo de uma forma muito tranquila neste nosso trabalho dentro do SPFC.”

SAOPAULO.BLOG