Em entrevista para a TNT, Rafinha comentou sobre como vem agido além dos campos, nos bastidores do Tricolor:
“Liguei pro Lucas, pro Pato e pro James, jogador de qualidade que vai somar tem que trazer. É tentar ajudar de alguma forma. James é craque, vai ajudar muito a gente. Feliz nós que temos um jogador desses. E se precisar, chamo (o Lucas) pra tomar café pra ficar mais tempo.”
Rafinha deve renovar no mínimo mais 6 meses no São Paulo e quer um time forte, como ele mesmo disse, temos 2 títulos só no 1o semestre.
SAOPAULO.BLOG

Descansem e na volta, treinem penais…
https://www.lance.com.br/fora-de-campo/comentarista-dispara-contra-james-rodriguez-do-sao-paulo-preguicoso-e-displicente.html
Neste momento, comentário correto.
James está sendo um Pato Colombiano.
Tem talento mas é indolente.
Aqui, cabe à comissão técnica dar um puxão de orelhas senão, “ out “.
Pq dar atenção a esse lixo?
Embora tenham ganho a Copa do Brasil, o SPFC está longe de ser um time competitivo.
Não falo isso com alegria, mas com pesar. Um time que se diz lutador e competitivo não desperdiça pênaltis ou oportunidades.
Um time de jogadores competitivos jogam de forma objetiva, séria, firme (sem ser desleal), impositiva, forte e dominante. Se impor noventa minutos dentro do campo do adversário é fundamental para um time que quer lutar por títulos.
Neste sentido é impressionante ver a entrega do Lucas, do Calleri e do Rafinha, em comparação ao restante da equipe. Eles não estão preocupados em serem titulares ou terminarem uma partida com disposição e fôlego para uma balada na noite.
Dar para ver nitidamente a entrega deles, a intensidade e a vontade quase obsessiva pelo jogo coletivo e pela vitória. Não cavam faltas, não caem por qualquer toque ou entrada, não tentam jogadas de efeito ou “artísticas”.
Jogam de cabeça erguida e sempre em direção ao gol.
Tem jogadores no plantel do SPFC que precisam ser lapidados e outros que infelizmente precisam seguir adiante.
O Alisson e o Plabo Maia estão passando por essa lapidação, mas há outros como Beraldo, Caio Paulista, James Rodriguez, Diego Costa, Gabriel Neves e até mesmo o Arboleda que se acomodaram.
Com relação ao Diego Costa, eu o vejo como um ótimo zagueiro (desarme), mas que não tem nenhuma noção ou auto confiança na saída de bola.
Não consegue quebrar linhas.
Ele precisa evoluir muito.
Hoje confio mais no Rafael (goleiro) com os pés na saída de bola do que com o Diego.
Mas essa é apenas minha humilde opinião.
Nada mais.
Longe de ser um time competitivo?
Todo mundo elogia o SPFC que enfrenta no meio do futebol e respeita e não somos competitivos?
Quem é, então?
Um time como o São Paulo não tem um bom batedor de pênalti. Jogadores profissionais que treinam diariamente, não sabem ou não conseguem fazer gol de pênalti. Da para confiar?? Sem comentários….