As redes sociais viraram um ambiente muitas vezes nocivo. Desta vez, fui surpreendido negativamente com um ultrajante post da assessora especial do Ministério da Igualdade Racial, Marcelle Decothe. Algo que vai contra todas as nossas crenças. Em pouco mais de dois anos e meio de gestão, tivemos sempre uma preocupação com a igualdade. Nosso lema é, e sempre será, de que o São Paulo Futebol Clube é de todos, sem haver discriminação de raça, gênero, social ou de qualquer forma. Nesse período, colocamos uma mascote que remete à atleta Melânia Luz (atleta preta que de modo pioneiro disputou os Jogos Olímpicos de 1948); um mascote para o nosso ídolo Leônidas da Silva (conhecido como Diamante Negro), o Diamantinho; criamos o PIT (Programa de Integridade Tricolor); assinamos no dia 11 de agosto de 2022 uma parceria com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol; coibimos atos racistas como o sofrido por um jovem de 12 anos na partida contra o San Lorenzo (no dia 10 de agosto deste ano) e demos todo o suporte para o garoto e sua família; criamos o setor popular no Morumbi (com preços reduzidos). Ações que foram apoiadas pela torcida e por pessoas que não estão no dia a dia do Clube, como Vagner Freitas (Presidente do Sesi). Não por acaso, passamos a ser vistos como o time “mais popular”. Hoje pela manhã, a Ministra da Igualdade Racial no Brasil, Anielle Franco, em contato telefônico, pediu desculpas pelo ocorrido e explicou que medidas serão tomadas. Como presidente do São Paulo Futebol Clube, torcedor, e, principalmente como cidadão engajado nas causas sociais, seguirei na luta para que situações como essa não se repitam. Aguardamos, com urgências, as providências cabíveis. O São Paulo é de todos!

“Vamos por mais”.
O campeão (de verdade) voltou.
Que venha “La 4.a”.
E vamos aguardar as providências sobre a “tal assessora” da Ministra.
Vai tomar uma bronquinha apenas.
Não acredito, a enorme repercussão deverá resultar em exoneração sumária.
O erro injustificável.
Evento oficial, “igualdade racial” em ato anti-racismo, simplesmente inaceitável.
Paulistas, brancos descendentes de europeus …, saiu do contexto futebol/SPFC/Morumbi …, atingiu praticamente todo o povo de SP.
Sobrou até pra diretoria do Flamengo, que ela chamou de fascista!!! Kkkk
Mulher estava descontrolada
Que ela prove do próprio veneno.
Ligar para pedir desculpas não resolve nada.
Ela fez publicamente. Tinha que pedir desculpas publicamente.
Não foi a que postou, foi a chefe dela quem ligou e disse que vai tomar providências. No mínimo demissão é o que se espera, a ver…
Não serve de nada do mesmo jeito. Vi agora que a exoneração veio, mas o constrangimento aos alvos da ofensa continua aí, sem retribuição.
Acho que o pior não é nem a ofensa.O pior é saber que uma retardada dessas será acolhida em outra teta daqui uns meses.
Não tem essa de desculpa não meu caro. A assessora cometeu crime de racismo e xenofobia, e tem que ser punida EXEMPLARMENTE com prisao inafiançável, principalmente por ser desse tal ministerio lacrador que ela representa.
Concordo! Racismo, xenofobia e assassinato da língua portuguesa.
Pedido de desculpas não basta, cometeram crimes, tanto a “Ministra” quanto a assessora deveriam ser exoneradas imediatamente, uma por viajar no avião da FAB e a outra por ser racista.
Não creio que Ministros envolvidos com o evento, tenham cometido “crime” …, em representação oficial e uso de aviões FAB (até mesmo porque existe a possibilidade de ressarcimento e não sabemos se ocorreu).
Quanto a “tal assessora” …, cabe ação judicial e tendo por base a jurisprudência, exoneração sumária.
Paulo,
Metade da população brasileira não tem saneamento básico. Por isso, a maior causa de mortalidade infantil é desinteria.
Eu, se estivesse na posição de usufruir dessas regalias, teria vergonha de fazê-lo, em se tratando de um país pobre como o nosso.
É uma vergonha o oba oba com recursos públicos, e isso vale seja o governo de esquerda ou direita.
Não vai cair o braço da ministre se ela viajar de avião de carreira.
Mas aí temos um problema maior que este, pois o Silvio de Almeida estava em um voo de carreira e trocou pelo avião da FAB.
Não sei se por questão de escala, horário ou disponibilidade de aeronaves.
Existem detalhes que desconhecemos.
E como disse, em alguns casos o custo dos vôos é recolhido aos cofres públicos.
Paulo,
Se saísse do bolso da ministra o custo do jato da FAB, ela jamais o usaria. Até pq a justificativa foi assinar um “protocolo de intenções para a realização de uma agenda de promoção da igualdade racial…”
Só no tempo das cavernas que vc precisava se deslocar pra outro estado.pra assinar um documento. Ainda mais um “protocolo de intenções para a realização de uma agenda… me ajuda aí!
Esse país só vai pra frente quando a indignação com abusos desse tipo, parar de ser seletivo.
Abs
Eu não sei de que lado é quem, mas sei se que vender essas bostas de aviões da FAB, exonerar todo mundo que viajou pra uso particular, e doar tudo em cesta básica pra galera de Paraisópolis, o mundo seria bem melhor.
Exatamente, Tarsio
O Brasil não tem dinheiro pro básico, mas a galera acha normal pagar por regalias pra uma casta de parasitas.
É a chamada síndrome de Estocolmo.
Você falou exatamente o que todos deveriam ter, indignação com as regalias da classe política, seja esquerda ou direita. Exatamente isso. Incluamos ai os bilhões gastos pra manutenção de uma classe do judiciário que entrega uma “justiça” extremamente lenta e deficiente. Salários vitalícios de generais e a alta patente do exercito também é outro escárnio.
Chegamos num ponto onde quem defende político, joga na cara os erros do político do seu adversário apenas pra continua torcendo pelo seu.
Esse é o motivo de adeptos da esquerda quererem associar o nazismo aos de direita. Porque se a direita é responsável pelo holocausto, logo Holodomor é aceitável.
Porque políticos que foram presos querem seus adversários na cadeia também? Pra fazer a falsa equivalência moral e dessa forma medir todo mundo com a mesma régua.
Não tenho político de estimação e não é porque tenho total desprezo pelo Mula que amo o Bolsonaro, até porque na mente binária desses amaldiçoados, quem não apoia o Lula é bolsonarista.
Eu defendo ideias e votarei em pessoas que expressarem essas ideias como propostas de governo.
É somente mais uma mamata com o dinheiro público, o “pai” dos pobres agora quer um avião de 400 milhões, não bastasse o cartão corporativo (já gastou mais que o Bozo), cama de 40mil e sofá de 65mil!!!! É uma prática comum desses políticos!!! Enquanto esse povo for vassalo de políticos esse país não muda.
Não ocorreu e nem vai ocorrer, a referida “Ministra” acumula dois cargos e recebe cerca de 70 mil/mês, acho que da tranquilamente para comprar uma passagem aérea, mas ela aprendeu certinho com o chefe da quadrilha, afinal, ele ja torrou mais de 30 milhões viajando por ai e colocando o Brasil na posição de pária internacional.
1- Por quê ministra entre aspas? Você não conhece essa palavra? Ou não reconhece o cargo dela?
2- Em qual artigo você enquadra o “crime” da ministra?
3- Por quê nenhuma palavra sua sobre o Fufuca, que estava no mesmo voo? Ou homem branco bochechudo pode?
4- Pelo menos em relação à assessora, você está certo… a assessora precisa ser afastada da função e sofrer o devido processo administrativo e legal.
Essa réplica baseada no “ainnnnn mas e o outro fulano de direita/centrão vc não fala nada?” não ajuda em nada a dar coerência pra discussão na minha humilde opinião.
TODOS eles tem que ser responsabilizados e ressarcir os cofres públicos IMEDIATAMENTE do próprio bolso, incluindo os imbecis do governo passado, e retrasado, e re-re-re-re-tatara-sado desde o primeiro vôo feito pra esse fim, com o comando da Força Aérea que é conivente com essa patifaria incluso bem como seus familiares que usufruiram do privilégio.
A Ministra não viajou pro exterior pra representar o país em algum assunto diplomático de nível crítico que necessita da presença pessoal dos nossos Chefes de Estado, com protocolo de segurança máximo com escolta militar e tudo mais. Ela foi assinar uma porcaria dum papel vagabundo em território nacional, que por um acaso do destino veio a calhar de ser no estádio da final que o time dela ia jogar, o qual poderia muito bem ter sido publicado pelo gabinete dela por meios oficiais economizando verba pública e evitando todo esse auê.
E esse privilégio de usar aviões da FAB pra carregar chefes de Estado e parlamentares tem que ser EXTINTO. Não quero saber de ninguém gastando o meu e o seu dinheiro pra fazer algo que poderia muito bem ser feito de outra forma. Se for absolutamente necessário e tiver que viajar, vai viajar em avião comercial ou se não quiser freta um e paga com o próprio salário. Que por acaso já é pago com nosso dinheiro também.
Mais deprimente do que as falas da assessora, é essa galerinha do “veja bem”, tentando passar pano nessa manifestação criminosa advinda de uma gente doente.
Qualquer são-paulino que não ficou enojado com esse episódio, já está morto por dentro.
O que eu vi de gente praticamente competindo com a indústria têxtil chinesa de tanto que passa pano para a tal assessora e a Ministra, não está escrito, e pior, até são-paulinos apoiando a fala daquela estrupícia!!!
Ela não ficou restrita apenas ao SPFC.
Citou “brancos descendentes de europeus” e paulistas …, como se todos no Morumbi fossem apenas paulistas brancos (europeus).
E o que é surreal …, “igualdade racial” em um evento anti-racismo, em SP.
Doentes, Max.
É o que eles são: doentes.
Votaram e continuam apoiando um governo incompetente e imoral
Sei lá.. esses tipos de comentários parecem ser do mesmo naipe que alguém responder:
“e os manés patriotários e golpistas continuam chorando e apoiando o roubo e tráfico de joias”…
Não constrói nada, nem acrescenta qualquer valor ao caso em questão. Fica só na briga entre torcedores de política.
Qualquer pessoa deveria ficar indignada. Somos todos brasileiros.
Ela trabalha também para os paulistAS. Ou ela só trabalha para quem ela quer?
E ela trabalha?
Boa Casares!
Pediu desculpas…. nossa, vamos esquecer então né, vida que segue… aviãozinho da FAB, racismo e xenofobia para a galerinha do amor é bem de boa, eles são maravilhosos!!!!
Um bando de doentes, lunáticos e com uma veia muito tirana.
Perfeito, presidente!
Cirúrgico!
Olha quanta coisa o São Paulo FC vem fazendo e essa assessora analfabeta simplesmente ignora!
O Casares fez o que tinha que fazer, enquanto Presidente do São Paulo, agora, se a Ministra irmã da Marielle mantiver a tal assessora empregada no Ministério, vai mostrar que é, no mínimo, conivente com o que foi externado por aquela dita cuja!!!
Exatamente isso, joazinho. Não espero nada menos do que o afastamento dessa assessora e processo na cabeça dela.
Essa sra (não vou falar oq penso dela aqui) precisa ser demitida pela ministra
Mas é tanta gente podre nesse governo que acho q ela está no lugar certo
O nome da aspone é Marcelle Decothé
Como pode se notar, um nome genuinamente Tupi Guarani.
Não vai acontecer nada porque essa turme de esquerde é isso mesmo.
Prega democracia enquanto está fora do governe.
Depois, quando está, rasga-se o discurso.
Retardade !
Idiote !
Não querem que o racismo acabe pois se acabar, perdem seus empregos.
Daí, alimentam a discórdia.
17000 Lules pra lacrar em evento futebolistico.
*Mensais
O que essa moça fez e falou está além de ofender somente o SPFC. Ofendeu um estado inteiro, e ninguém protestou. O próprio governo do estado deveria protestar, mas sendo o governador carioca, talvez tenha a mesma visão que ela dos paulistas. Quero só ver qual providência irão tomar. Por precaução vou aguardar deitado.
Nada a ver.
Concordo com você, Paulo. A ofensa não foi só contra o São Paulo, foi contra todos os paulistas. Não interessa se o post foi em rede social particular da assessora. O que ela escreveu não cabe para qualquer cidadão, que dizer de alguém que deveria trabalhar para acabar com o preconceito? Espero que a ministra tome a decisão correta e afaste essa assessora que, em última instância, está sabotando o trabalho da própria ministra.
O problema dessa guerra ideológica é isso, ao invés de contratarem pessoas para posições importantes por critérios técnicos, é só militante biruta.
Foi assim no governo passado e tem sido igual ou pior nesse.
A pessoa que vai ocupar um cargo público, tem que ter um mínimo de decoro para se referir a quem paga o salário dela, o contribuinte.
Se na casa dela ela quer se referir a ela mesma como “pessoe negre” e não gostar de “brancos” beleza, agora sair falando mal do povo inteiro de um estado em público é motivo de exoneração e processo, isso se alguém do ministério tiver um mínimo de vergonha na cara.
Pedido de desculpas numa situação dessas é o mesmo que o governo da Espanha pedir desculpas pro Vini Jr e não fazer nada.
E justamente por isso eu sou contra o São Paulo ficar se posicionando como ong em rede social, salvo raríssimas exceções, militante é esse chorume ideológico 24h por dia.
O pior é que pela repercussão, a assessora provavelmente será exonerada, mas certamente vai sair de uma teta pra outra com outro nome, como é usual dessa galera que parasita esse país.
Exatamente, antes de demitir, tinha que obrigar a fazer um post pedindo desculpas para ela escutar umas verdades.
Aí, depois, demitiria.
Parabens, Casares, pela atitude, mas se a ministra nao tomar providencias, tem que denunciar ao MP ( que alias nem precisaria de denuncia para entrar no caso e talvez ate ja esteja tomando providencias)!
O melhor que essa assessora deveria fazer é usar a “desculpa do bozo”, dizer que estava sob efeito de álcool e remédios, fugir para Miami e tentar sumir de cena. Vacilona!
Alcool não é bem desculpa do Bozo não, hein? Na garrafinha de água…ahahhaa
Vi uma foto dela no UOL. É uma garota ignorante que está empolgada com o cargo que recebeu.
Ignorante, deslumbrada e despreparada. E agora, ao que tudo indica, criminosa pela Lei Nº 9.459/97.
Pronto, assessora exonerada.
E até que foi rápido, parabéns ao Casares por ter se posicionado firmemente e parabéns à ministra Anielle pela atitude correta.
Agora, é só acompanhar para ter certeza que a assessora não “caiu para cima”.
E ainda terá que responder à justiça.
Atingiu não somente ao SPFC e a torcida tricolor, mas paulistas e “brancos descendentes de europeus”.
https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/09/26/ministerio-da-igualdade-racial-anuncia-exoneracao-de-assessora-que-postou-ofensas-a-torcedores-do-sao-paulo.ghtml
Perfeito.
A exoneração não é o suficiente. Como falaram, daqui uns meses essa vadia arranja uma outra rola para chupar(no caso dela, deve ser um carpete para lamber).
Tinha que obrigar a pedir desculpas públicas e fazer um post para o torcedor se manifestar. Aí, sim, depois, exoneraria.