A final da Copa do Brasil será disputada neste domingo, entre São Paulo e Flamengo. Apesar de não viverem o melhor momento com sua torcida, os cariocas têm a seu favor o retrospecto recente contra o Tricolor. Os paulistas não vencem o confronto há quase 1000 dias.
A última vitória do São Paulo contra o Flamengo aconteceu no dia 25 de fevereiro de 2020, há 934 dias. No Morumbi, os são-paulinos venceram por 2 a 1 na última rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, apesar da derrota, os flamenguistas comemoraram o título daquele ano, em que seu maior adversário foi justamente o Tricolor.
Desde então, os paulistas não conseguiram bons resultados. Nos últimos sete confrontos, o São Paulo perdeu seis e empatou um. Em quatro destes encontros, tomou pelo menos três gols.
Além de vencer, o Flamengo goleou o São Paulo duas vezes neste período. No primeiro turno do Brasileirão de 2021, superou os tricolores por 5 a 1 no Maracanã. No jogo seguinte, disputado no mesmo ano, conquistou uma vitória por 4 a 0, no Morumbi.
O domínio do Flamengo também se expressa na Copa do Brasil. Na edição passada do torneio, o Rubro-Negro conquistou sua vaga na grande decisão após eliminar o São Paulo nas semifinais. Venceu por 3 a 1 no primeiro duelo, no Morumbi, e garantiu a classificação com um triunfo por 1 a 0 no Maracanã.
As equipes só se enfrentaram uma vez em 2023, em agosto, e o resultado foi neutro: um empate por 1 a 1 na capital carioca. A história neste final de semana pode ser diferente principalmente pelo momento de grande pressão vivida pelo Flamengo. Após a queda na Libertadores, a torcida rubro-negra passou a considerar o título da Copa do Brasil como uma “obrigação”.
São Paulo e Flamengo se enfrentam pela ida da final da Copa do Brasil neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã. No dia 24, o domingo seguinte, decidirão o título no Morumbi. O Rubro-Negro pode conquistar o pentacampeonato do torneio, enquanto o Tricolor Paulista busca o título inédito.
Gazeta Esportiva

Nessa época, nem no auge e nós na merda, eles nos venciam. Impressionante…
Se formos de rafinha marcando bh, vamos perder de novo.
Tem q reforcar o lado direito da zaga c nathan.
Tenho convicção de que Luciano, Calleri, Lucas, Rafinha e Caio, todos substituídos no jogo anterior, serão titulares no domingo.
Eu não iria com esses 3 atacantes mais o Rato contra o Flamengo. Dorival está ressuscitando o 424 do Pardal. Abre o olho, Dorival!!!!
Das 6, 5 foram do time do pardal, viramos freguês do Botafogo tb essa época do rojegue, ainda bem que é página virada.
Eu iria de: Raphael, Nathan, Arboleda, Beraldo, Caio, Pablo Maia, Neves, Alisson, Rato, Lucas e Calleri. Mas acho que ele vai de: Raphael, Rafinha, Arboleda, Beraldo, Caio, Maia, Alisson, Rato, Lucas, Luciano e Calleri.
E a Conmebol que tirou a final da Sulamericana do estádio Centenário e mandou pra um de 25 mil pessoas em Punta Del Este. Viu que só tinha time sem expressão internacional jogando as semifinais e mudou as regras do jogo. Essa confederação é uma vergonha mesmo.
Tudo parte de uma strategie. Sempre que chegamos desacreditados em alguma decisão nós surpreendemos.
Pós semifinal éramos os grande favoritos, agora só ganharemos se o Flamengo perder pra ele mesmo segundo o mundo inteiro. É assim que eu gosto. A vontade de vencer maior é nossa mas a obrigação voltou a ser deles.
Vai dar bom. Vai dar certo.
Achei que no ultimo jogo contra eles, jogamos bem no Maraca e merecíamos até ganhar.
Mas realmente, quando jogamos com eles com o Ceni de técnico, geralmente eramos humilhados. Lembro de uma derrota de 4-0 em casa, que foi um baile tão grande que o Ceni não sabia nem o que falar na coletiva.
É rezar pra fase do mulambo continuar ruim, a gente arrancar outro empatezinho que seja no Maracanã, e na volta uma vitória épica no Morumbi lotadaço.