Em matéria extremamente importante e pertinente para exemplificar que não é só coincidência e clima de vestiário, o São Paulo de Dorival Jr, mudou e muito do anterior em um espaço pequeno de tempo.
Mudou no DM, no Scout, na Preparação, Recuperação e Fisiologia. E isso, reflete fortemente o que exemplificou o Globo Esporte. Veja:
“O desempenho físico do São Paulo tem chamado a atenção nos últimos jogos da equipe. O ge teve acesso a alguns números do monitoramento do clube via GPS (Global Positioning System, ou sistema de posicionamento global) que comprovam o crescimento da equipe sob o comando do técnico Dorival Júnior.
O aparelho de GPS é usado pelos jogadores durante as partidas e ajuda a mapear diversos dados. O departamento de fisiologia do clube divide os resultados físicos em 12 itens, como número de sprints na partida, metros percorridos em alta velocidade (quando os atletas alcançam velocidade superior a 20km/h), acelerações em alta intensidade, entre outros.
Nos últimos dez jogos, a equipe do São Paulo apresentou resultados acima da média nos 12 itens avaliados, sendo que em 42 métricas das 120 aferidas houve um aumento em relação à média histórica.
O jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, quando o Tricolor venceu por 1 a 0, foi o que mostrou números mais expressivos. A equipe obteve o recorde dos últimos dois anos em quatro itens.
Na média geral do grupo, que conta os 15 jogadores de linha que estiveram em campo, foram 841 metros percorridos em alta velocidade. A última vez que o São Paulo havia atingido tal número foi em 2021, sob o comando de Hernán Crespo.
Foram ainda 240 metros em sprints na média do grupo, quando os atletas alcançam velocidade superior a 25 km/h. Foi registrado também um recorde no número total de sprints: 16 em média. Por fim, foram 39 acelerações em alta intensidade.
– Pelo merecimento dos jogadores, da torcida do São Paulo, pela maneira que estão se comportando, entendendo toda e qualquer situação, lutando e se entregando até o último momento, todos os dados anotados pela fisiologia do clube estão crescendo e atingindo um nível altíssimo e batendo recordes dos últimos três anos de clube, eu gostaria muito que essa equipe fosse premiada com uma conquista – afirmou Dorival em entrevista exclusiva ao ge.
O item que apresentou mais números acima da média nos últimos dez jogos foi o de distância em alta velocidade – quilômetros percorridos quando os jogadores estão acima dos 20 km/h. Além do jogo de ida contra o Palmeiras, as vitórias contra o Athletico-PR, Tigre, vitória na volta contra o Palmeiras, a derrota para o Cruzeiro e o empate contra o Bragantino estiveram acima da média.
A pausa da data Fifa foi importante para esse crescimento da equipe na parte fisiológica. Foram dez dias sem jogos em que Dorival Júnior e sua comissão técnica conseguiram dosar o período de descanso e de treinamentos.
Nesta terça-feira, diante do Corinthians, às 21h30, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil, na Neo Química Arena, o São Paulo quer manter as estatísticas para buscar um bom resultado na casa do rival, onde jamais venceu.”

Essa melhoria na parte da preparação física é fundamental para as aspirações do clube. Muito bom ver esse progresso, além da nova parceria. E é impressionante ver o que o Crespo e a comissão técnica dele conseguiu extrair dos jogadores ainda na estrutura mais antiga.
Eu não acredito que o elenco esteja tão inchado. Sigo na linha do Muricy de que é necessário ter plantel, ainda mais quando está disputando três competições importantes simultaneamente.
Se o São Paulo conseguir alguma contratação pontual na linha do que o Zanquetta vem informando ultimamente, acredito que o clube tenha um conjunto muito bom dentro das suas conhecidas limitações financeiras e tudo o mais.
Elimina os travecos e ganha a inédita Copa do Brasil Dorival,daí pode entrar de férias o resto do ano ….Comemoraria como se fosse a primeira libertadores….
Concordo em gênero, número e grau
Ganhar a copa do Brasil seria o melhor cenário! 70mi na conta, vaga na libertadores, jogaríamos Supercopa contra o Botinha (provavelmente). Daria para tranquilizar o Brasileiro é focar na sul-americana, mais uma chance de títulos! Mas a tarefa não é fácil!
Torcemos!
Só mostram que o Hermano fazia um trabalho sério , porque não teve pré temporada e atingiu seu ápice na antiga estrutura que a própria diretoria admitiu que estava defasada.
Nesse ponto até o Rogério foi importante porque ele colocou o dedo na ferida de alguns setores do clube que acabaram tendo que receber melhorias.
E o Dorival é competente e está sabendo usar essas melhorias e nos trazendo um bom futebol.
Parabéns ao cazares, essa parceria vai ser muito boa pro clube.
Tomara
A diretoria do São Paulo tem gue ficar esperta com a arbitragem de amanhã, o saopaulo vem sendo prejudicado em vários jogos.
Crespão é o cara mesmo.
Realmente a intensidade do time está muito melhor após os 10 dias da data Fifa. Agora, o pessoal que alegava que o número de lesionados tinha caído por conta de que o time do Dorival “corria” menos, mas melhor, foi por terra, né?
Na verdade, precisaria ver o GPS e o mapa de calor, porque esse dado aqui pode apontar o inverso:
“O item que apresentou mais números acima da média nos últimos dez jogos foi o de distância em alta velocidade”
Se os caras disparam em alta velocidade justamente no contra-ataque, ao invés de ficarem apenas se movimentando como baratas tontas no campo, por exemplo.
Essa é uma discussão bastante subjetiva, mas de olho eu tendo mais a chutar que o time corre muito menos errado e bem mais objetivo.