Em entrevista ao Globo Esporte, Dorival Jr mostrou em palavras o que todos já viam e comentavam: o grupo comprou as ideias dele e está feliz, confiante e sedento. Veja:
“Teve jogador que me falou que em determinado momento queria deixar o clube por não estar confortável e confiante aqui dentro, e de repente se reencontram e querem… Não foi só com um que aconteceu isso. É um testemunho interessante, importante e que fortalece ainda mais esse ambiente que está sendo o carro chefe desse trabalho. É normal você se preocupar com o lado tático, do técnico, físico, temos que abastecer nosso elenco em todos os aspectos, mas o principal é o lado humano, e esse lado humano tem que ser valorizado sempre.
‘Por isso que aquele que não venha atuando com tanta frequência, ele tem que ter a mesma atenção ou até maior do que aquele que vem jogando e sendo decisivo. Em algum momento ele vai ser tão importante ou mais do que aquele que esteja atuando. Por isso a atenção não pode faltar em momento nenhum. Quem comanda precisa estar atento para perceber tudo do elenco. É uma obrigação de quem comanda ter seus jogadores alinhados e no mesmo objetivo”
SAOPAULO.BLOG

Treinador de verdade e grande gestor de grupo.
Parabéns ao Dorival, tem mostrado em campo que tem trabalhado bem fora dele.
Enquanto o Rogério não calçar a sandália da humildade e perceber que é um terrível gestor de grupo, só vai ter sucesso em clube do tamanho do Fortaleza
Dorival sempre foi bom de grupo, sabe gerenciar um vestiario.
Um dos seus primeiros atos foi dar um churrasco no CT e os jogadores chamaram os familiares pra esse evento e se viu um clima sensacional de uniao e resenha.
Jogador de futebol nao é uma maquina, tem que saber conversar e lidar, ser humano é complicado.
Com esse relato, da pra saber como estava o clima la entao né ? Rogério onde passa deixa o clima pesado , todo time é o mesmo relato.
Jogadores com bons salários, e cheio de onda, tem que trabalhar sem reclamar, seja o técnico que for!
Se o seu patrão te humilhasse diante da sua família inteira em âmbito nacional, colocasse vc num quartinho embaixo da escada pra trabalhar sozinho separado da sala climatizada com cafeteira por simplesmente não ir com a sua cara e ainda ganhar razão por não ser obrigado já que vc recebe pra fazer o que ele mandar, ou se ele te obrigasse a fazer alguma função que vc não se dá bem e ainda reclamasse por vc não ter o mesmo desempenho naquilo que vc é especialista e gosta de fazer, e no final quando vc chegasse no seu limite psicológico e chegasse nele pra conversar, ele dissesse exatamente isso que vc escreveu na sua cara como se vc fosse um robô… vc aceitaria trabalhar sem reclamar pra ninguém, nem mesmo pro seu cônjuge ou seus amigos mais próximos?
Tamanho de renda não define resiliência de ninguém, o cérebro de todo mundo é do mesmo tamanho e feito pra ter as mesmas emoções dependendo dos gatilhos que sofre. Muitos jogadores inclusive vieram de comunidades carentes, passaram por tempos difíceis que podem muitas vezes se manifestar nesse tipo de situação.
perfeito! entre o que idealizamos para um jogador e a realidade, existe um diferenca profunda!
Se vai ser campeão ou classificar o time para a Libertadores eu não sei mas que o time melhorou em vários aspectos, é fato!
Muita gente desmereceu até a primeira passagem do Dorival Jr em 2017 falando que só não caímos por causa do Hernanes mas ali ele já tinha dado sua contribuição ao time, ajeitando a bagunça que o inexperiente Ceni tinha deixado naquela ocasião.
E mais uma vez o Dorival Jr vem para arrumar a casinha.
Lembrando que em 2018 o Dorival classificou os mulambos para a Libertadores de 2019 mas foi preterido pelo Abel Braga que não se firmou por lá e trouxeram o Jorge Jesus. Bom o resto todos nós sabemos.
Pode colocar Marcos Paulo,Gabi Neves,Luan..Desses só o Gabi Neves é unanimidade.. com certeza o Dorival melhorou muito a questão de grupo e taticamente, embora ele tenha pegado algum legado do RC. Meu medo é o clima de oba oba… tem q continuar focado…
O que deve ter de Cenistas morrendo de raiva, não tem tamanho.
Esses também deveriam calçar sandálias de humildade e reconhecer o ” óbvio”.
Ceni é um péssimo gestor e mais, se acha um técnico ” super estudado”.
Não é, pode vir a ser ? O tempo dirá.
Ahh, mas o trabalho no Fortaleza… sim, foi bom mas a carreira tem de ter continuidade senão, fica uma coisa ” one hit band”.
Ahh, foi campeão Brasileiro … sim, tomando um coro do São Paulo e o Internacional sendo roubado no Beira-Rio.
O RC é um treinador com boas ideias . O problema dele é gestão de grupo e gostar de inventar.. colocar lateral de zagueiro, lateral esquerdo de lateral direito , teimosia..
De boas ideias o inferno está cheio.
Treinador tem que fazer o time jogar bem, de forma coesa e ser organizado. Trabalhar e fazer render bem as peças que tem. Isso ele teve dois anos pra fazer, com amplos poderes, e não conseguiu.
Quais as boas idéias, pode listar ?
57 chuveirinhos por jogo não tem nada a ver com gestão de grupo.
” É uma obrigação de quem comanda ter seus jogadores alinhados e no mesmo objetivo”
O que deveria ser o óbvio ululante acaba sendo o diferencial nos treinadores de hoje em dia. Parece que no BR se não tiver algo imposto ninguém se mexe pra nada.
Se no futebol existisse aquelas mudanças drásticas que tem na F1 toda temporada quem sabe (ainda duvido) se mexessem pra estudar alternativas e gerissem melhor os grupos ao invés de fazer todos pagarem o preço por suas convicções.
Para ser um técnico top hj em dia, não basta só ser bom de tática e leitura de jogo, tem que ser um bom gestor de pessoas também, pois além do jogador em si, tem que lidar com todo o entorno dele (família, empresários, Marias Chuteiras, etc) que acaba afetando o atleta dentro de campo, e isso o Dorival Júnior faz como poucos no futebol brasileiro!!!
Eu acho uma pena que dois grandes idolos do time tenham se tornado duas figuras que ninguem quer. O Rai como diretor e o Ceni como treinador. Como jogadores, serão sempre lembrados pelos seus feitos. Como diretor e treinador, eu não quero ve-los nem perto do Morumbi.
“Por isso que aquele que não venha atuando com tanta frequência, ele tem que ter a mesma atenção ou até maior do que aquele que vem jogando e sendo decisivo. Em algum momento ele vai ser tão importante ou mais do que aquele que esteja atuando. Por isso a atenção não pode faltar em momento nenhum. Quem comanda precisa estar atento para perceber tudo do elenco. É uma obrigação de quem comanda ter seus jogadores alinhados e no mesmo objetivo”
Dica para alguns técnicos…
Parabéns DJ!!
Na mesma entrevista diz sobre voltar ao Flamengo:
“– Como eu tenho certeza de que um dia isso vai acontecer, não sei se vai demorar um, dois ou cinco anos, mas eu ainda vou voltar para finalizar tudo aquilo que ainda ficou aberto – afirmou.”
Não vejo motivos para enaltecê-lo tanto pela entrevista. No caso, deixou claro que é só o Flamengo chamar que ele vai. E ainda ele se autorefuta ao afirmar algum projeto de médio/longo prazo no SPFC. Gênio? HAHAHA.
Os treinos do rogerio são elogiados, ja vi ,ate, jogadores do Cruzeiro elogiando.um legado importante deixado pelo rogerio e muito melhorado por Dorival foi a defesa.. a saída de jogo na defesa que o Rogerio gostava foi continuada por Dorival.. a grande melhoria do Dorival pra mim foi no meio de campo sem dúvidas nenhuma …hj a equipe cria as suas chances de maneira ordenada…não achei o trabalho do Rogerio tão ruim assim.ano passado teve resultados.. esse ano desgastou muito
Tem muita gente complexada comentando, só ver que até hoje falam do Ceni em todos os comentários. Sem contar que é o mesmo pessoal do “faltam 47 pontos”, que são os mesmo que: Caio, Araújo, David, Rafael e etc são bagres. Por aí você vê que o nível é emocional, não mediado pela realidade de forma racional.
A posse de bola vem desde o Diniz. Foi mantida pelo Crespo, Ceni e agora Dorival.
-A construção pelo meio começou com o Diniz também. O Crespo manteve e o Ceni usou boa parte e mudou esse ano para um time com mais amplitude e verticalidade.
-A defesa evoluiu com cada treinador e com o Dorival está o melhor time montado defensivamente. A grande mudança além do bom trabalho que o Dorival faz com a recomposição foi o fato de usar dois volantes, que anteriormente era abolida por todos os outros treinadores.
Aos emocionados, não tiro o mérito do Dorival, após os 10 dias o time voltou muito bem ajustado e não falo com isso com base nos “placares”. Mas há uma linha do tempo de outros profissionais que também trabalharam duro e que refletem no time de hoje.