Foi a mais fantástica transformação de um time em meio ao campeonato durante o Brasileirão deste ano.
Rondando a zona do rebaixamento nos últimos anos, com times sem alma e sem futebol, bastaram 23 jogos para o pacato e competente técnico Dorival Jr. ressuscitar a aura da camisa tricolor e transformar o São Paulo num grande clube outra vez.
O mais incrível desta proeza foi ter feito tudo isso com exatamente o mesmo elenco que herdou de Rogério Ceni, quando os mesmos jogadores se arrastavam em campo, sem saber o que fazer com a bola, jogando para não perder, e aceitando as derrotas passivamente, como coisas da vida.
Para que isso fosse possível, Dorival contou desde o primeiro momento com o decisivo apoio da grande torcida tricolor, que não abandonou os estádios, nem mesmo nos piores momentos. Este ano, só perde para a do Flamengo. Batendo recordes sobre recordes no Morumbi, quase sempre lotado, neste domingo a torcida bateu mais um, com mais de 60 mil são-paulinos (era jogo de torcida única), vibrando com a exibição de gala do seu time, que nos fez lembrar os melhores tempos de quando se tornou o único clube brasileiro tricampeão mundial. Muita gente já tinha até se esquecido disso. .
Qual foi o milagre? Não houve milagre nenhum, como o próprio Dorival explicou na entrevista coletiva depois de o São Paulo eliminar o Palmeiras pela Copa do Brasil no meio da semana. Queriam atribuir as seguidas vitórias do São Paulo à sorte, mas o técnico deixou a habitual modéstia de lado, para atribuir esta performance ao trabalho diário dos jogadores e da sua comissão no Centro de Treinamento da Barra Funda, das sete da manhã às sete da noite.
Hoje, o São Paulo tem um padrão de jogo muito bem definido, jogadas ensaiadas como as de uma orquestra bem afinada, o que só é possível com o perfeito entrosamento entre o técnico e o elenco, a torcida e a direção de futebol, criando outra vez um clima de confiança como há muito não se via no Morumbi. O ambiente no vestiário voltou a ser o de um time vencedor.
Antes, quando conseguia marcar um gol, o São Paulo automaticamente recuava o time para garantir o 1 a 0, e acabava empatando ou perdendo, sem reagir. Hoje, com um elenco sem grandes estrelas, sem ter contratado ninguém, Dorival alterna jogadores titulares e reservas de um jogo para outro, dando a mesma oportunidade a todos, de tal forma que já não se sabe quem é titular ou reserva. Assim, todos os jogadores se machucam menos e estão sempre motivados para entrar em campo.
Faltava só a cereja no bolo deste São Paulo renascido, fazendo a festa nos 4 a 1 do baile que deu no Santos: a volta ao time do ídolo Pato, como a torcida vinha pedindo. E ele não só entrou em campo no segundo tempo, depois de jogar uns poucos minutos contra o Bragantino na semana passada, como ainda fez um belíssimo gol, em tabelinha com David, como se os dois jogassem juntos há muito tempo.
No momento em que escrevo, o São Paulo chegou ao quarto lugar no G-4 e não dá para saber até onde esse time ainda pode crescer. Mas, certamente, agora dá gosto novamente de vestir a camisa e torcer pelo São Paulo, sem medo de passar vergonha, nem de lutar apenas para não cair.
Valeu, Dorival, a torcida tricolor agradece.
Vida que segue.
.

Justiça seja feita, nunca faltou alma a esse time. Os caras sempre correram e muito!
Corriam errado vc quis dizer. Basta ver que o Rafinha consegue terminar uma partida, antes era substituição na certa.
Com certeza, Japoneis. Não faltava esforço, mas era um bando desorganizado em campo.
O Dorival Jr arrumou o time e com pouco mais de 2 meses de trabalho já vemos uma grande evolução.
É outro time!
Se vai ser campeão ou não, ninguém sabe mas que dá pra ter uma ponta de esperança hoje, não me resta a menor sombra de dúvida.
Eu só acho que está muito oba oba, vamos devagar, o São Paulo precisa me passar confiança, ainda não confio, já sofri muito por isso!
SP continua sendo azarão na copa do Brasil, não tem oba oba nenhum.
A felicidade reside apenas na constatação de que o SP agora tem padrão de jogo, e apresenta um bom futebol em campo.
Só de não passar 90 minutos assistindo chuveirinho na área, já é um baita avanço.
SP nunca deixou de ser grande mas deixou de pensar e se portar como grande por motivos que todos sabem.
SPFC vem desde a saída do Muricy tentando reinventar a roda no quesito treinador. Por algum motivo difícil de entender os treinadores campões nunca prestam pra atuar aqui, o que queremos são sempre estrangeiros e/ou novatos. Fizeram o lógico, contrataram o atual campeão da libertadores, e pronto, fez o esperado que é um excelente trabalho. Isso que quase perderam a oportunidade de mercado que se apresentou, foram até o último dia, não perderam o Dorival por um detalhe. Mas enfim, acertaram e merecem os parabéns.
Sobre a questão dos estrangeiros, é uma solução lógica pro baixíssimo nível dos treinadores brasileiros. Imagine que o Dorival saísse por qualquer motivo, qual outro treinador brasileiro vc gostaria de ver no SP?
É terra de cego. Não é a toa que exportamos tantos jogadores e vc não vê técnico brasileiro nenhum se criando na Europa.
Dorival era o único que eu enxergava como viável, e ainda assim vem me surpreendendo pq vai além do arroz com feijão!
No Brasil disponível era só o Dorival mesmo de alto nível. Mas um tempo antes teve o Renato Gaúcho que ficou um tempinho disponível e nós marcando passo. As oportunidades no mercado ocorrem, tem quem aproveita tem quem marca passo.
Renato é boleirão, sabe levar um grupo, mas as vezes dá umas viajadas táticas e adora uns refugos perebentos.
O nível é tão baixo que ele ainda assim é das melhores opções.
Renato é só gestor de vestiário. Funciona quando pega um time já armado, pronto taticamente e sem problemas extra campo. Como foi a passagem dele no Grêmio. Mesmo assim, depois daquela Libertadores que eles ganharam, onde tb só pegou baba até a final, praticamente não ganhou nada mais além de campeonato gaucho. E ficava reclamando que não tinha jogador, que precisava mais investimento. Aí foi pro Flamengo e foi um fiasco, a passagem dele no mulambo foi pior que a do Jegue, não ganhou porra nenhuma tendo os mesmos jogadores e até uns reforços.
Kotscho defeca pela boca.
Só por sua ideologia vc fala isso dele??? Não tem a menor empatia com o sofrimento que ele já passou ao driblar um câncer devastador? E que faz um artigo onde celebra o São Paulo de forma lírica? Sua miopia é de lascar, hein.
Esse tipo de cara é o pior que se tem na sociedade. A ideologia que esse cara professa é miserável. É anticristã, a favor de sobrecarga de impostos na sociedade, aumento do Estado, da burocracia estatal que apenas destroem vidas e negócios. Ideologia amaldiçoada desde a sua gestação. Ele expressa a ideologia dele claramente. Eu não dou satisfação do que penso e aqui são apenas palpites, como de todos aqui que não passam de palpiteiros. Meu nick expressa minha aversão e nojo por um bandido julgado e condenado em todas instâncias dessa combalida justiça brasileira. Se você for da mesma estirpe do Mula, terá o meu desprezo igualmente. Do contrario, acredito que seja um cidadão de bem, desejo que siga com sucesso a sua vida.
Detalhe, empatia é um sentimento merda que nunca será minimamente comparado a amor ao próximo.
a ideologia amigo x inimigo ja matou muita gente no mundo, mas tem quem prefira matar ou morrer a viver em paz!
Dúvida: se chegar algum reforço agora, ele pode ser inscrito na copa do BR e sul-americana?
Sim, até o fim das datas de transferencia. Não sei a data exata mas e algo entre fim de julho e inicio de agosto. E o jogador não pode ter jogado por outro time na mesma competição.