Alexandre Pato está de volta ao Tricolor! Nesta sexta-feira (26), o atacante de 33 anos de idade assinou contrato até 31 de dezembro de 2023, com cláusulas de produtividade, e iniciará a sua terceira passagem pelo clube.
O jogador se recupera de cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho direito e iniciará os treinos com o grupo quando estiver apto. Desde fevereiro, ele optou pelas instalações e profissionais do REFFIS Plus para realizar sua reabilitação. Pato sofreu a lesão em setembro de 2022 durante uma partida do Orlando City (EUA), na MLS, e realiza atividades de transição com a preparação física no CT da Barra Funda.
“É indiscutível a qualidade técnica do Alexandre Pato. Estamos felizes por contar novamente com esse importante jogador em nosso elenco. É uma satisfação muito grande ter o Pato de novo com a camisa do São Paulo. Neste processo de recuperação aqui, no São Paulo, pudemos conviver bastante com ele, e não tenho dúvidas de que em breve estará à disposição da comissão técnica. É um jogador de qualidade e que será muito útil ao elenco”, afirmou o Presidente Julio Casares.
“É uma alegria muito grande. Convivemos com o Pato durante todo este período de recuperação, a gente sabe da qualidade técnica dele. E pudemos presenciar o quanto o Pato tem sido importante no relacionamento com o elenco e será dentro de campo. Não temos dúvida disso. Por isso, todo o nosso esforço para tê-lo conosco. Temos certeza de que ele dará resultado e alegria ao torcedor do São Paulo”, disse o diretor Carlos Belmonte.
“A motivação é sempre a mesma. Tenho um agradecimento ao São Paulo, o São Paulo tem algo diferente na minha carreira de futebol. Gosto muito do clube, gosto muito do São Paulo e das pessoas que trabalham aqui. Esta volta tem sido bem diferente e estou muito feliz. Devo algo ao São Paulo. O clube abriu as portas na minha primeira passagem, em 2014, e de novo neste momento. Espero corresponder todo o carinho do São Paulo”, revelou o atacante, que completou.
“A torcida sempre me acolheu. E sinto isso. Meu carinho pela torcida do São Paulo é diferente. É difícil até de explicar. Tudo que faço pelo São Paulo é por amor mesmo. O torcedor são-paulino me motiva. É como uma família, com uma relação verdadeira”, acrescentou.
A trajetória de Alexandre Pato no Tricolor começou em 2014, quando chegou ao clube por empréstimo do Corinthians. Nesta primeira passagem, o atacante disputou 101 jogos, balançou as redes 38 vezes e deu 16 assistências.
O jogador marcou o gol de número 3000 do Tricolor no Morumbi, em 2015, na vitória sobre o Vasco da Gama por 3 a 0, e foi o artilheiro do time naquela temporada, com 26 gols. Esta era a maior marca de um atleta do clube desde 2012, quando Luis Fabiano anotou 31 gols, até ser superada por Calleri em 2022 – com 27 gols.
Mais tarde, em 2019, Pato retornou ao São Paulo após passagens por Chelsea (2016), Villarreal (2016-17) e Tianjin Tianhai (2017-2019) e defendeu o Tricolor até agosto de 2020: foram 35 jogos e nove gols marcados.
No total, foram 136 partidas e 47 gols pelo clube. Nos últimos dois anos, o atacante atuou no Orlando City, dos Estados Unidos.
ALEXANDRE PATO
Nome completo: Alexandre Rodrigues da Silva
Data de nascimento: 02/09/1989 (33 anos)
Local de nascimento: Pato Branco (PR)
Altura: 1m80
Peso: 78 kg
Clubes: Internacional (2006-2007), Milan (2007-2013), Corinthians (2013-2014), São Paulo (2014-2015), Chelsea (2016), Villarreal (2016-17), Tianjin Tianhai (2017-2019), São Paulo (2019-2020), Orlando City (2021-2022) e São Paulo (desde 2023)
Títulos por clube: Mundial de Clubes da FIFA (2006), Recopa Sul-Americana (2007 e 2013), Troféu Luigi Berlusconi (2008 e 2009), Campeonato Italiano (2010/11), Supercopa da Itália (2011), Campeonato Paulista (2013) e US Open Cup (2022)
Título pela Seleção Principal: Copa das Confederações (2009)
Títulos pelas Seleções de base: Copa Sendai Sub-18 (2006), Campeonato Sul-Americano Sub-20 (2007), Medalha de Bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008) e Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos de Londres (2012)
Premiações: Melhor jogador da Copa Macaé de Futebol Sub-17 (2005), Melhor jogador da Copa Sendai Sub-18 (2006), Melhor jogador do Campeonato Brasileiro Sub-20 (2006), Oscar del Calcio – Seleção dos melhores do Campeonato Italiano (2009) e Golden Boy – Melhor jogador atuando na Europa até 21 anos (2009)
Artilharias: Campeonato Brasileiro Sub-20, com sete gols (2006), Copa Sendai pela Seleção Brasileira, com quatro gols (2006) e Recopa Sul-Americana, com dois gols (2007),
Destaque: Jogador mais jovem a marcar em uma competição oficial da FIFA – Mundial de Clubes (2006)
Site Oficial

Esse ama o Clube só de ter aberto mão do último contrato mais de 30 M, O outro de pato branco pode até gostar mas ama mto mais seu bolso, tenho certeza q vem ganhando pouco e teve proposta melhor, mas alguns tem preço outros valores, torço pra q vá bem claro mas se não for, o clube deve isso a ele, não dinheiro mas consideração, parabéns a todos
Este eu acredito em sua declaração de amor
Bem vindo de volta, Pato. Tudo que fazemos com amor, dá certo. Então tenho certeza que sua dedicação,amor e respeito por nosso sagrado, será retribuido com muito futebol!
Tem todos os motivos para se declarar e ficar nesse lenga-lenga. É a única torcida e o único clube que cai nessa. Bobo ele não é. Quero ver colocar o pé no Corinthians, Chelsea, Orlando, clube árabe, Villareal e ver a reação da torcida.
É melhor acreditar num Daniel Alves ou num Ceni né?
Não acredito em nenhum deles, poucas vezes (talvez nunca…) você me viu defendo A ou B, fulano ou beltrano aqui. Defendo o SPFC, e isso inclui criticar o que eu achar que está errado.
Ele deve ser muito esperto,abre mão de seus direitos que passam de $30.000.000,00,e depois volta fazendo esse lenga-lenga lenga-lenga. É muito falso mesmo né?
Clovis, respeito muito as suas opiniões, acho sempre muito sensatas, concordo com elas na maioria das vezes. Já te falei isso, mas realmente não consigo entender quando louvam tanto o Pato após a sua segunda saída, alegando que ele abriu mão de receber uma bolada. Oras, se ele pediu a rescisão, nada mais natural do que ele não receber o que receberia se tivesse cumprido o contrato. Onde está o altruismo nisso? E ninguém fala, mas após a saída ele recebeu sim algum valor, consta nos balanços de 2020, 2021 e 2022 como acordos trabalhistas. Ele recebeu o que era devido. Saiu daqui, foi jogar em outro clube e recebeu por isso em outro clube. Os motivos que o levaram a sair? Aí é outra história e outra discussão, que como até o Zanqueta colocou, entra até na esfera política. Pato não fez nenhum favor ao clube. Sou sempre SPFC. Abraços
Respeito sua opinião e seu ponto de vista,você é um que sempre quando se dirigiu a mim,veio com educação.Diferente de alguns que as vezes parece sem noção e nenhum pingo de educação. Não se preocupe,como eu mesmo já falei aqui,todos tem o direito de não concordar comigo,e nem ter a mesma visão que eu,e também comentar sobre meus comentários.Que não é sempre que vamos falar a mesma linguagem,mais como aqui é um local democrático de opiniões,eu respeito demais todas as opiniões e visões,inclusive a sua. Não concordar é normal e faz parte.Uma boa tarde e um excelente final de semana. PS. O importante no meio de tantas opiniões e visões,sem dúvida nenhuma é o São Paulo f.c.
Creio que o Pato não vai nunca jogar um jogo interiro, provavelmente vai entrar no segundo tempo ou na metade dele. Habilidade indubitavelmente ele tem, mas nunca foi um jogador muito “ligado”. Talvez com a experiência e já na fase final da carreira, possa jogar com inteligência e colaborar com o time. Se for bem, poderá até fazer história e não terminar como mais um jogador “que poderia ter sido, mas não foi”. Não tenho grandes expectativas, mas se ele tiver um mínimo de foco irá com certeza se destacar em meio a tantos jogadores fracos que hoje disputam o brasileirão. Aguardemos…