Uma das perguntas efetuadas para a pauta da Live de 3a feira do Blog foi sobre priorização dos torneios em 2023 para o grupo pequeno e desfalcado com muitas lesões.
Infelizmente, para a Live não ficar enorme, pegamos alguns assuntos e em 1h abordamos uma imensidão de bastidores explicados e informativos que sabe-se, ninguém mais aborda com o mesmo nível de detalhes.
Então vamos lá: Existe alguma diretriz no São Paulo entre Sula, Copa do BR e BR-23?
Não existe uma diretriz vinda da direção, o foco é apoiar a decisão de Dorival Jr. E Dorival Jr veio com tesão, o homem quer abocanhar tudo que puder e seguir ao limite em todos os torneios sem medo de qualquer adversário.
Na mente do técnico, é caminhar até a próxima janela ao máximo deixando o time vivo em todas as frentes e no mercado, compor com peças que façam a diferença para o sprint final nos campeonatos que ainda estejamos. Se estivermos em todos, vamos com tudo alternando e focando nos mata matas das Copas tanto pela premiação como pela possibilidade de título principalmente na Sula.
O Brasileiro por outro lado, é sempre complexo e difícil e não dá pra abandonar e precisamos sempre estar na linha de frente, na página no mínimo do G8.
É fácil? Não. O plantel completaço seria moleza, mas as lesões no começo do ano pesaram, ainda bem, agora, já temos 1 mês sem baixas, apenas jogadores sendoo poupados.
Claramente, é viver um dia por vez e na hora H, se tivermos que definir, as Copas serão priorizadas em jogos mata mata.
saopaulo.blog

Pelo texto, a forma de pensar as prioridades é praticamente a mesma que foi usada ano passado. Seguir vivo no máximo de frentes possível e, caso esteja avançando nas Copas, priorizá-las por maior chance de título e por conta das premiações, sem se afogar no BR.
Foi o que aconteceu com o Rogério: semi em uma copa, final na outra e terminou o BR a uma posição de vaga na Liberta.
Se o desempenho for semelhante mas com vaga na liberta (seja via título da Sula, seja pelo BR), já está ótimo!
Mas tem um detalhe: ano que vem só consegue vaga na Copa do Brasil se ficar na frente do Cocórinthians, do Santos e do Braga no BR (nem conto com o Verdes pq eles devem ficar na frente do São Paulo).
Se ficar atrás de qqer um dos 3, não tem vaga na Copa do Brasil ano que vem, o que seria um problemaço tanto financeiro quanto esportivo.
“Para o caso de Corinthians, São Paulo e Santos, a classificação segue sendo possível nos seguintes casos:
São Paulo – Precisa vencer a Copa Sul-Americana, ou a Copa do Brasil 2023, ou a Copa Paulista (torneio que geralmente apenas equipes sem divisão nacional se inscrevem para disputar) ou garantir classificação para a Libertadores pelo Brasileirão.
Caso não consiga atingir nenhuma dessas metas, ainda garante classificação caso Palmeiras ou Bragantino garantam vaga na Libertadores pelo Brasileirão. Qualquer uma das duas equipes assegurando sua vaga na Libertadores ganham também o direito nacional a disputarem a copa nacional no ano seguinte, abrindo assim a vaga estadual para o sexto melhor time do Paulistão: o Tricolor Paulista.”
Leia mais em: https://www.gazetasp.com.br/esportes/grandes-fora-da-copa-do-brasil-2024-entenda-regulamento-de/1122065/
Caso o São Paulo vença o Goiás estaremos bem encaminhados para terminarmos bem o primeiro turno.
Semana que vem o corpo técnico precisa tomar uma difícil decisão:
arriscar um time misto e fazer um jogo morno contra o Sport ou colocar os titulares e “não pagar para ver”.
Digo isso porque jogaremos contra o Sport na quinta-feira e depois teremos o Grêmio lá em Porto Alegre. O Grêmio vem oscilando bastante e sempre priorizou as Copas. Terão um jogo difícil em Minas e não será surpresa saírem de lá eliminados, o que pode afetar – e muito – o moral para a sequência.
Porém, eles jogam na quarta e, sendo assim, terão um dia a mais de descanso que o SPFC.
Eu pouparia Calleri e mais alguns jogadores que tem se mostrado importantes nessa fase com Dorival (Arboleda, Pablo Maia, Beraldo…).
Eu arriscaria um pouquinho em poupar contra o Sport.
É, também, bem provável que tenhamos excelente público no Morumbi.
Fato é que se o SPFC fizer bons resultados contra Goiás e Grêmio, daí a coisa ficará excelente no Brasileirão.
De qualquer forma, é bom começarmos a criar gosto em ganhar jogo fora de casa.
Sulamericana o SPFC irá avançar. Lá na frente um Botafogo, Fortaleza, e/ou algum time da libertadores serão adversários que farão frente.
Daí é pegar um sorteio com muita sorte na Copa do Brasil e chegar pelo menos nas semi.
Torcendo para que o time chegue bem quando abrir a janela.
Torcendo que a diretoria entregue ao Dorival o que a diretoria antiga não entregou lá em 2018.
Contra o Sport daria para fazer um time alternativo sem sofrer sustos tranquilamente, o time que jogou com o Porto Cabelo com David e Mendez.
O que se decide internamente as vezes sai pra fora um pouco diferentes. Mas se internamente é isso mesmo, que o Dorival decide as prioridades, então é o fim dos tempos mesmo, pega e manda embora todo o departamento de futebol e diz pro Dorival contratar quem ele quiser.
Nada contra o Dorival, pelo contrário me tornei fã dele, mas o clube tem que ter gestão superior, e decisões como esta não podem ficar a cargo de treinador nenhum.
Conquistar a Sul Americana seria sensacional, mas a Copa do Brasil seria indescritível!
Devia ter uma cláusula no contrato do Egocênico que o obrigasse a levar embora com ele todos pé-de-rato que ele trouxe.
https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2023/05/25/por-indisciplina-sao-paulo-afasta-felipe-alves-de-treinos-com-elenco-principal.ghtml
E ainda dizem que o SPFC não pagou o empréstimo.
Pior é que com mais esse caso de indisciplina provavelmente ninguém vai querer.
Na minha opinião, deveriam priorizar o brasileiro. Quanto antes chegar nos 45 ptos, melhor.
Perfeito.
Na minha modestíssima opinião estão cometendo o mesmo erro pelo 3o ano seguido.
2021 com o Crespo priorizou Liberta e Copa do Brasil, com Brasileirão em segundo plano – no fim brigamos para não cair.
2022 com o Ceni priorizou Sula e Copa do Brasil, com Brasileirão em segundo plano – no fim até chegamos perto da Libertadores (com muita sorte e falhas consecutivas de quem estava acima).
Vão para o terceiro ano seguido com a mesma mentalidade. Eu torço e espero que dê certo.
Mas como já dizia o poeta, quando tudo é prioridade, nada é prioridade.
Entendo o conceito de “temos que brigar” por tudo (clubes gigantes como o nosso tem essa dificuldade não pensar assim). Mas entre querer e conseguir existe um grande abismo.
Arboleda não joga amanhã? Se teve só câimbras, 1 semana e meia seria suficiente para voltar?
Ele não joga amanhã, mas sábado ainda não sabemos.
Estando bem no Brasileiro, pode até priorizar as copas. Deveria ser foco do clube terminar o ano no G6; copa, se estiver bem e der sorte nos sorteios e cruzamentos e der pra beliscar alguma, ai belisca, mas pra mim perde muito mais grana estando fora da Libertadores mais um ano que colocando gás numa campanha de título improvável na CdB.
Não temos elenco pra disputar tudo com esse calendário, na real acho que ninguém tem esse ano, aí e questão do time fazer um planejamento e priorizar ou deixar o destino priorizar pra gente…