Os mais diversos tipos de manifestação de repúdio, revolta e cobranças foram vistos em cima do racismo de Vini Jr. Se o Presidente, cobrou lisura e ação em cima da injustiça de uma forma mais política, o Prefeito do RJ, Eduardo Paes mandou logo um “Filho da Puta, vai culpar a vítima?”; veja:
“Um gesto de solidariedade ao jogador brasileiro jovem, negro, que joga no Real Madrid, que no jogo no estádio do Valencia sendo chamado de macaco. Ou seja, não é possível que quase no meio do século 21 a gente tenha o preconceito racial ganhando força em vários estádios de futebol na Europa.”
Ana Moser, Ministra dos Esportes:
“Toda solidariedade ao Vini Jr. e a todas as pessoas negras que sofrem o racismo cotidianamente das maneiras mais torpes e violentas, dentro e fora do Brasil. Basta! Vamos trabalhar com o governo espanhol para crimes de racismo sejam severamente punidos”.
Ministro da Justiça:
“Minha solidariedade ao jogador brasileiro Vinicius Júnior, mais uma vez vítima de racismo na Espanha. Isso é deplorável, inaceitável e deve ter consequências”.

Ancelotti:
“Não quero falar de futebol, quero falar do que aconteceu aqui. Um estádio inteiro gritando MACACO e La Liga não faz nada”.
saopaulo.blog

Aonde não tem punição, a torcida faz a festa !
A Perseguição ao Jogador é vergonhosa, autoridades brasileiras têm que meter o Pau na Federação espanhola que não faz nada .
No mínimo a Torcida que pratica racismo , o time local deveria perder vários mandou de jogos , duvido que essa Perseguição não acabava.
Não sou negro e fico revoltado com essas faltas de punição, europeu é uma raça nojenta , se acha acima de outras nacionalidades.
Parabéns pela atitude, principalmente chamando TODOS OS EUROPEUS de raça (que não faz sentido algum) nojenta… é assim que se faz.
Como todas as torcidas dos times espanhois são hipócritas e racistas, no próprio time tem jogador da Raça Negra e atacam o Vinicius Jr ou são retardados ou fazem um racismo contra seus próprios jogadores e ninguém fica sabendo.
Assunto chato isso! Esse mundo está estranho! E as pessoas pior ainda… Quanto mais importância derem pra isso, mais treta terá!!!
Quero ver punir a torcida do Traveks! Esse negócios dos Gritos homofóbicos também está ruim viu…
O Vinícius foi pontual. Acho que muitos brasileiros e outros sul-americana enxergam os espanhóis como racistas, preconceituosos e arrogantes(sem motivo).
É uma pena, pq não são todos assim, assim como não somos todos nós que batemos com o nosso estereótipo.
As autoridades espanholas deveriam sinalizar com mais vontade o combate ao racismo. Não adianta só fazer propaganda em jogo ou no vídeo game.
Às vezes, é necessário agir com mais convicção ou essas campanhas viram palavras vazias e nada muda.
O ofensor e, principalmente, o clube deveriam ser punidos.
Se começarem a tirar pontos de situações semelhantes(estádio inteiro gritando e testemunhado pelo árbitro), aí vai parar e o ofensor vai até correr risco de vida(todo mundo vai querer espancar o cara e deveria acontecer isso mesmo. Só assim para entender).
Eu, como negro, estou chocado até agora com as imagens do que aconteceu com o Vinícius Júnior, um completo absurdo, ainda mais vindo da Espanha e dos espanhóis, que ainda são tratados como não-europeus pelos vizinhos mais ricos (Alemanha, França, Inglaterra, Holanda, etc), os portugueses também são tratados assim por lá…
Mas, infelizmente até aqui na América do Sul, os brasileiros são chamados de macacos até por peruanos e bolivianos, de tão banalizada que está a coisa, e a La Liga, assim como a Fifa e a Conmebol lavam as mãos para o racismo e o Real Madrid, assim como os clubes grandes daqui não usam a força que tem e arregam na hora de tomar uma atitude séria a respeito!!!
O péssimo presidente da Liga espanhola vai rodar, mas o problema vai continuar e se fosse o Vini daria um jeito de sair do Real hj mesmo, pois permanecer na Espanha já está virando risco de vida pra ele!!!
Se formos ver a Historia, Espanha, Portugal e Itália, principalmente a Itália (Império Roman) devido as Guerras para aumento de território e colonizações tem muita miscigenação de diferentes etnias, então é inadmissível que nestes Países tenha Racismo.
Sim, é verdade que o Império Romano, foi muito miscigenado, com gente de todas as etnias, mas no caso, os próprios espanhóis de hj se esquecem disso. E no caso dos ibéricos, além dos romanos, tiveram os árabes que ocuparam lá por 700 anos, e influencia as raízes de lá até os dias atuais.
Em resumo, lá, como o Brasil também, não deveria ter racismo, em coerência com a própria história, mas tem…
E vai para onde? Se não for Racismo, é Xenofobia
Brasileiro é chamado de macaco, mas não é pela cor, é pelo comportamento. Se já foi em algum zoológico vai saber porque. E sim, muitas vezes é justificado o apelido, meus vizinhos por exemplo, são um exemplo de macaquice.
Nunca vi branco ser chamado de macaco, e claramente a intenção da torcida é ofensa racista.
Dani Alves teve sua cota de ofensas do tipo, lembra da banana atirada no campo pra ele?
E na internet é mais comum, qualquer gringo de qualquer país trata brasileiros por monkey mas num nível xenófobo mesmo.
Curiosidade, por quê o ” escolhido” é Vini Jr se na Liga, tem vários jogadores negros, incluindo no próprio Real Madrid ?
Ou acontece com outros também ?
Deve ser por causa da dancinha na comemoração do Gol, Europeus não gostam muito deste tipo de coisa, e quando estão perdendo então, piorou. São muitos sérios e hipócritas ao mesmo tempo, pois quando vem para o Carnaval do RJ todos querem aprender a tal “dancinha”.
Pode ser.
Ah, em tempo… quase vc acertou o público sábado…
Faltou pouco……sábado quem vem talvez, pena que é as 21h, esta na hora de botar carga total, o problema é que o Goias não tem torcida e ali vai ficar o vazio, A torcida do “Vaisco” lotou o local destinado.
Porque ele é preto que veio da favela do RJ e não esconde. Isso agride os europeus, especialmente portugueses e espanhóis que são extremamente racistas.
Fica no Brasil cassete, eles sabem que é assim!
É inaceitável e ninguém faz nada, quantas vezes esse garoto foi vítima desse crime? Só nessa temporada já perdi as contas…fica o questionamento: vale a pena estar sujeito a esse tipo de preconceito apenas para jogar no melhor futebol do mundo e receber os maiores salários? Como eu gostaria de ver os jogadores brasileiros recusando os times Europeus e retornando ao futebol brasileiro como forma de protesto, se bem que dentro do nosso próprio país, uma parte do nosso próprio povo também é racista….
Brasil, infelizmente, é até mais racista em vários aspectos. Temos a maior população negra do mundo, em termos absolutos. Tem mais descendentes africanos aqui do que africanos na Nigéria por exemplo. E se for pegar o sistema judicial como exemplo, é praticamente impossível achar juízes e desembargadores negros. Na política não é diferente, mesmo partidos que se dizem defensores da igualdade racial praticamente não tem negros nos seus quadros mais importantes. A casa legislativa parece até a de um país europeu, só tem branco.
Aqui tem um racismo estrutural muito mais cruel do que chamar alguém de macaco, o que já é ruim.
Alguns anos atrás li uma entrevista de um executivo da Volkswagen que veio da Alemanha pra assumir como CEO da volks Brasil. Resumindo, ele ficou chocado com a realidade brasileira, dentro dos executivos com quem ele trabalhava em qualquer empresa brasileira não existia um único negro sequer. Segundo ele até na Alemanha tinham muito mais negros em cargos importantes que aqui, isso que lá a população negra é minúscula. Ele criou um projeto pra alçar negros executivos nas empresas e foi boicotado e nunca deu em nada.
Mais recentemente a Magazine Luiza criou um programa amplo e inserção de negros talentosos pra assumir cargos de importância na empresa, foi fortemente criticado pelo mercado financeiro, recebeu diversos avisos e ultimatos, manteve sua posição e foi duramente atacado com desvalorização imensa das ações da empresa além de outros ataques a sua imagem. Tudo isso muito pior que ofender alguém, no Brasil opera um sistema eficiente de boicote e assassinato de negros.
Ao menos aqui no Brasil há punição para esses casos. Todos os casos que vc citou estão sendo investigados ou já foram julgados e os responsáveis punidos.
No futebol, tem o exemplo do Grêmio, que por cantos racistas em um momento do jogo, foi eliminado da copa do Brasil no passado.
Lá na Espanha já aconteceu uma, duas, três, quatro vezes ou mais, pior que o que houve no caso do Grêmio, e no máximo teve punição branda como proibir uns dois ou três de frequentar estádio por 5 anos ou advertência.
Infelizmente, isso só vai diminuir quando houver consequência pesada pro time e pros envolvidos. Tipo perda de mando, interdição de estádio, perda de pontos na competição, e julgamento criminal das pessoas envolvidas. Pq racismo não é brincadeira, e crime e tem que ser tratado como tal se vc quiser reprimir.
Concordo contigo, meu ponto não é relativizar o que tá ocorrendo, que é muito grave e tomou proporções inimagináveis. Só comparo com o nosso país, que criou e reproduziu humanos como animais por quase 300 anos, e tem mantido na pobreza e exterminado negros aos montes, até hoje. Temos muito o que fazer antes de apontar dedo. Até o presidente tá se metendo na questão, não acho errado mas é uma posição de risco do ponto de vista diplomático. A liderança espanhola bem pode responder que nunca escravizou ninguém nem nunca manteve uma política amplamente escravocrata nas suas colônias. Já o Brasil junto com os EUA são os maiores vilões nesta questão, junto com a Inglaterra que operava tráfico de escravos.
Olha, no passado muita coisa absurda acontecia como escravidão que era legal e permitida. Não da pra se prender ao passado, ele já aconteceu e está escrito, não vamos conseguir mudar.
A gente pode, sim, tomar medidas para mudar o futuro, tornar ele melhor, e por isso um caso com essa abrangência midiática e importante. Se um cara como o Vinicius Junior, cheio da grana, conhecido no mundo todo e com os recursos que ele tem se sente sem apoio das instituições contra um ato de racismo, o que se dirá do cidadão comum, imagina o que passa e a sensação de impotência.
Pra mim o que tem que mudar no Brasil é educação básica. Esses programas cotistas na minha opinião são um paliativo pra uma doença muito mais profunda, não se combate falta de oportunidade dando privilégios.
Independente de etnia as pessoas precisam ter o máximo possível de igualdade na hora de concorrer à uma universidade ou um emprego, ou empreender. E também eu entendo que pessoas já nascem em uma familia desestabilizada e vivem em situação de vulnerabilidade desde cedo, então precisam dessa atenção especial já no começo das suas vidas.
Só que não é do interesse geral dos poderosos que sejamos uma nação instruída. Até porque causa racial é munição pra fazer propaganda. Triste.
Eu queria ver se o racismo da Espanha se voltasse contra os cucarachas que saem da Costa Rica e paises vizinhos, se este idiota presidente desta la liga ia tomar alguma atitude.