Dorival Jr saiu bem satisfeito com a vitória contra o Sport no 1o jogo da Copa do Brasil, fora de casa, vencido por 2×0.
O SPFC chegou a 9 jogos de invencibilidade sendo 6 deles fora de casa com 3 vitórias no Morumbi, 2 vitórias fora contra Ituano e Sport e 4 empates (Fortaleza, Corinthians, Coritiba e Tolima).
Dorival explicou sua estratégia:
“Preparei o Marcos [Paulo] e o Luciano para o segundo tempo. O Gabriel [Neves] vem de um processo de recuperação, ficou muito tempo afastado, estamos evitando colocá-lo dois jogos seguidos até que ele recupere seu melhor condicionamento. Temos que ter muitos cuidados.
O Sport na característica que possui, pesando muito a última linha com cinco jogadores, dificultando ao máximo nossa marcação. Quando você perde um jogador, isso privilegia o adversário. O São Paulo soube aproveitar, porque ficamos com um homem a mais e não perdemos nossa organização, e aí conseguimos criar as oportunidades para os gols”.
saopaulo.blog

Eu só vi o segundo tempo. Zero sofrimento, zero angustia, com vitória no final. Agora é só fazer 3 pontos no fim semana que eu ficarei mais feliz. Obrigado, Dorival.
No primeiro tempo o São Paulo dominou e chegou à frente bem algumas vezes. Mas o Sport começou a fazer contra-ataque perigosos e acabou gostando do jogo. A defesa estava mais exposta ontem e aí Rafael precisou trabalhar. Rafael aliás trabalhou bem em todos os jogos em que a defesa ficou assim, principalmente lá nos primeiros jogos de Dorival, quando o time ainda estava sendo ajeitado.
Dorival já está conhecendo melhor o elenco e parece saber com quem contar para resolver algumas situações, mas devido a sequência de jogos, tem de administrar o plantel com o que tem disponível. Torcedor tem de compreender que não dá pra ter escalação ideal todo jogo. Ele não priorizando competição, por enquanto, consegue evitar desgaste de jogador tendo um pouco mais de Liberdade no planejamento tático.
Eu não achei Michel Araújo tão mal como a galera falou. Já Rato e Alisson é sem desculpa. Alisson estava de volante? Se tem uma crítica que faço a Dorival é ter inventado essa, talvez achando que Alisson pudesse trazer a mesma dinâmica que G.Neves traz ao time. Pra mim, era jogo para Mendez, mas o Dorival, por algum motivo, parece não gostar desse jogador.
A defesa ficou bem desprotegida tendo só Pablo Maia tentando marcar. No lado do Patryck a gente via ele tendo que enfrentar 2 sem ajuda em alguns momentos. E no lado do Rafinha o jogador sabe que consegue ganhar dele na velocidade.
O jogo foi mais facil do que eu esperava, mesmo com alguns milagres do Rafael, eu esperava mais pressão da Coisa, pois era assim que ele vinha jogando em seu estadio, sempre apoiado pela fanatica torcida.. Mas o tricolor teve mais sorte que juizo e conseguiu apos a expulsão do Fabinho, fazer o resultado, que eu acho que conseguiria fazer mesmo sem a expulsão, faltava apenas ousar um pouco mais.
O SP sofrendo com David, Alisson e Rato…
https://ge.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2023/05/18/flamengo-avanca-na-contratacao-de-luiz-araujo.ghtml
Impossível pro São Paulo hj. Ele tem um dos maiores salários da MLS, ganha ~ 2 milhões de reais por mês e duvido que venha por menos. Fora que o passe dele tb não sairia barato, é coisa de € 7-10 mi.
Mesmo pro Flamengo e um investimento grande. Que eles podem fazer visando o futuro, o time deles já tá ficando envelhecido.
Se o São Paulo quisesse ter o Luís Araújo, melhor era não ter vendido ele lá atrás.
Se dependesse de alguns continuaríamos com o Rojegue e o curintias ia de Dorival. Provavelmente, o lugar estaria trocado.
Ainda bem que trouxeram. Agora, é refazer o time de futebol.Um ano e meio destruindo o elenco com ideias que não funcionam.
O planejamento no futebol esse ano, com bastante tempo pra pensar, foi bem porco, e demoraram muito pra tomar a decisão que tomaram. E ainda perdemos um tempo precioso de uns 20 dias. De qualquer maneira, antes tarde do que nunca, e o Dorival está entregando o que cabe a ele: organização tática.
A questão da falta de qualidade técnica não cabe ao treinador atual.
Demais, cara. Não sei o que de fato aconteceu, mas essa demora nos prejudicou e o Casares deveria lembrar sempre dessa demora e do responsável, seja ele quem for.
Sim, sobre a qualificação do elenco, não poderia haver técnico melhor. Com o Dorival indicando, no mínimo, teremos um elenco mais forte.
Fora que essa parece ser a grande fase da carreira do Dorival.
Pra não deixar passar batido, o penal que deram pro parmera ontem foi um absurdo. Matou as chances do Fortaleza. Desse vez o técnico não fala nada né!
A evolução no coletivo é evidente, e ainda pode melhorar. No individual ainda temos muitas carência e isso pode fazer diferença em jogos mais complicados. A vantagem é que sem “diferenciados” o Dorival consegue rodar o elenco sem perder qualidade, pois o grupo é bem homogêneo. Vontade e jogo coletivo é o que pode nos levar a sonhar com algo.