Durante participação recente no Charla Podcast, que viralizou nesta terça-feira após uma postagem do ex-meia Robert, que estava naquele jogo e brincou com a situação.

Diego, que encerrou sua carreira no fim de 2022, no Flamengo, e havia sido revelado pelo Santos em 2002, relembrou um diálogo com o atacante Robinho e a atuação do meia Robert como “segurança” em meio à irritação dos jogadores do São Paulo.

– Eu falei para o Robinho: “irmão, vou fazer o gol e vou subir no símbolo. Se prepara”. Aí eu coloco a bola para bater e ele fala: “para com essa palhaçada, olha a torcida do Santos lá, vamos na torcida do Santos. Deixa esse negócio de subir em símbolo”. Aí, pronto, Rogério Ceni no gol e eu ali na meia lua esperando para bater. Aí eu vou e bato, Rogério vem e pega. Ele adiantava 15 metros nessa época. Aí o Robinho voltou em mim e falou: “está vendo? Vai dar errado de novo se você falar que vai subir no símbolo” – disse Diego.

Na ocasião, o árbitro mandou Diego cobrar o pênalti novamente por que Rogério Ceni havia se adiantado antes da cobrança. Na segunda tentativa, o meia do Santos acertou.

– Eu fui no símbolo, deu aquela confusão toda. O (Fábio) Simplicio ficou muito bravo. Os outros tiraram sarro também. O Rogério, Kaká, Luís Fabiano falaram que eu era moleque, não sabia o que fazia (risos), que a vontade era estar lá. O Simplicio levou mais para o coração e o Robert foi para dentro dele, foi meu segurança aquele dia, o meia.

– Mas tive que sair com camburão da polícia depois. Tive que sair com a polícia, se não iam quebrar o ônibus inteiro aquele dia. A polícia teve de falar que eu não estava no ônibus, aí foi todo mundo embora, eu fiquei no vestiário, deixei dar uma amansada na galera e saí com o carro da polícia – relembra Diego.

Apesar da derrota para o rival no Morumbi, o Santos foi o campeão do Campeonato Brasileiro de 2002. As equipes se reencontraram nas quartas de final, e o Peixe venceu as duas partidas: na Vila Belmiro e na casa do adversário, por 3 a 1 e 2 a 1, respectivamente.

https://ge.globo.com/sp/santos-e-regiao/futebol/times/santos/noticia/2023/05/16/diego-ex-santos-diz-que-deixou-morumbi-de-camburao-apos-pisar-em-distintivo-do-sao-paulo-em-2002.ghtml