Quando ele chegou, críticas, críticas, pancadas e mais reclamações sobre o goleiro: “Mais um bagre, nunca foi titular em lugar algum, não é goleiro pro São Pauo, veio se encostar na Barra Funda, mais um para ficar no SPA” entre outras bizarrices que vemos vomitadas constantemente de gente que parece que nem torce pro clube, parece mais estar morta por dentro e destila ódio, discórdia e depressão o tempo inteiro.
Rafael chegou quieto, só trabalhou, começou sem falhar, manteve o bom clima sem declarações midiátias, sem farras de matérias e publicações sensacionalistas no instagram como víamos por exemplo com Volpi.
Passou o Paulista seguro, com defesas estáveis e não comprometeu em nenhum jogo.
Na decisão contra o Água Santa, ele pegou uma penalidade ainda mas a eliminação já gerou críticas de que Felipe Alves, um exímio pegador, deveria ter assumido o posto.
Mesmo com Ceni continuando sob pressão, ele seguiu bem, contra o Tigre ele foi fundamental. Não exigido contra o Ituano no Morumbi, depois teve atuação segura e sem culpa no jogo contra o Botafogo que determinou a queda de Ceni, mesmo que caindo só depois contra o Puerto Cabello, jogo fácil que mesmo assim ele teve que fazer defesa difícil.
Já com Dorival, ele foi fundamental contra o América MG, melhor em campo. Contra o Ituano, pouco exigido e seguro. Contra o Coxa, fundamental de novo.
Contra o Tolima, seguro mesmo sem muita exigência. Aí superiores ao Inter, vem o time gaúcho pela frente e de imediato, pressão. Rafael mais uma vez, salvando.
Não, não estou aqui cravando que ele é finalmente o camisa 1 que precisamos ou que procurávamos há anos. Mas, não vejo ou leio nenhum jornalista que idolatrava Volpi, defendia Denis e Sidão, que passa matéria sim ou matéria não criticando os goleiros, falando NADA.
É surpreendente.
“Tem 3 e não tem nenhum”. Era tudo que li, além das críticas e vômitos normais.
E hoje? Cadê o bom senso e isonomia? Senso de justiça?
Rafael pode falhar amanhã e eu apanhar. Claro, assim é o futebol.
Mas existe algo que precisa ser dito: Rafael vem sendo firme, seguro e importante, falem jornalistas ou não, exaltem os jornalistas publicitários, poste no insta com suas assessorias ou não.
Rafael hoje merece apoio para continuidade e além de tudo afirmou: “SPFC é meu projeto de vida”.
saopaulo.blog

Bom goleiro.
Não é espalhafatoso;
Não é marrento;
Seguro;
Excelente estatura;
Não é e não quer ser estrelinha;
Parece ser boa gente e bom de grupo.
Bem no fim o SPFC não precisa de um substituto para seguir a “linhagem” de Ceni e Zetti (em tempo de titular e performance)…bem no fim o SPFC precisa é de um goleiro estável que possa fazer uma transição tranquila para um futuro substituto de Ceni e Zetti (de novo, em performance e tempo de titular).
Assino embaixo o seu texto Zanca. Parabéns pelo texto. Sobre o balanço você vai fazer alguma análise?
É isso pra mim é um bom goleiro, graças a deus tá conseguindo ir bem e pegando confiança a cada jogo. Espero que ele fique por muito tempo quem sabe. ontem fez mais umas duas boas defesas,pra garantir o resultado de 2×0.
Quando surgiu foi reserva do Fabio… sacanagem… foi pra galinhada de Minas e foi reserva do Victor que pegava muito! Agora acho demais ter sido reserva do Everson
Achei uma grande contratação! Mas goleiro bom nao faz milagre se a zaga nao ajuda tbem q agora sim esta muito boa….
Ele tomou alguns gols defensáveis, mas realmente não me lembro de nenhum frango. E goleiro bom é assim, o que mantém a constância e de vez em quando opera milagres.
Rafael já demonstrou que consegue fazer defesas difíceis também. E com ritmo de jogo ele tem melhorado cada vez mais.
De vez em quando ele erra nas saídas de bola, mas é bem menos que Volpi que vivia chutando pra lateral.
O Rafael está numa excelente fase,e o post é justo,como foi dito, amanhã ele pode falhar,e daí até os melhores goleiros da história já falharam.Mais pelo momento ele está merecendo elogios e muito apoio,os outros goleiros que passaram aqui tiveram.Um time começa pelo goleiro,e no São Paulo não é diferente,se a mídia não vê este valor,os torcedores têm que ver e mostrar que,pode não ser o goleiro cem porcento,mais teve vitórias que se não fosse suas defesas,talvez hoje não estaríamos comemorando esse momento.O Rafael é uma peça muito importante no time. Parabéns por lembrar dele,foi merecido.
Essa semana é para consolidar. Ele tem atuado bem e passado mais confiança do que os outros, mas ainda tenho minhas dúvidas.
Tô sentindo firmeza no Rafael, tb. Que continue trabalhando bem pois ter segurança no goleiro é fundamental pata qualquer sistema defensivo.
Bom texto!!Pra bom entendedor basta!!!.Uma pequena crítica ao Rafael;melhorar a sua saída de bola…
Rafael tem sido uma grata surpresa. Bom goleiro, acho que precisa melhorar apenas na saída de bola.
As críticas acontecem não somente com ele, mas com muitas das contratações, por se tratarem de jogadores que não são da “primeira prateleira”, em virtude da realidade financeira do clube.
No esquema do antigo treinador em que éramos atacados sempre que os defensores correndo para trás para se reposicionar até o Neuer sofreria .
Com esse esquema agora com o meio campo mais encorpado e uma defesa sólida com Arboleda e Beraldo só precisará mostrar serviço em bolas realmente difíceis
O mesmo se aplica sobre as contusões que alguns aqui diziam que, devido á forma de Ceni fazer o time jogar e/ou preparação dos treinos, havia mais contusão.
Quando se tem funções definidas, ocupação de espaço, sem invenciones de funções, etc , poupa-se de contusões.
CQD
Sob a trave é indiscutivel, mas se aprender a fazer passes longos, vira selecionavel!
Com o Ceni tomava uns gols que dava pra defender, na minha opinião. O último gol que ele tomou, contra o Coritiba, tb era defensável na minha opinião, apesar dele ter se redimido no mesmo jogo e depois salvado duas chances de gol claras do Alef Manga.
A diferença é que ele está mais bem protegido agora do que estava antes, a defesa mais bem postada e o meio mais compactado marcando. A maioria das chances dos adversários são mais de longe e sempre a defesa tá em cima dificultando pro adversário.
Goleiro fraco. Ontem fez “milagres” porque chutaram em cima dele como uma bola no final do jogo que ele joga pra escanteio.
Rafael é o goleiro que só sabe joga em cima da linha e pra fazer isso precisa ser um Dida, do contrario não dá certo. Bolas que passam por cima da pequena área ele não intervém e gera sempre perigo. Exemplo simples é o goleiro do Balmeiras ou do Guloso… várias jogadas que rondam a área dos seus times eles matam. Saem em bolas no alto e tranquilizam. Rafael fica olhando a bola passa pra um lado, depois volta pro outro, depois vai pra frente e ele poderia ter ido, mais fica em cima da linha.
Na hora da verdade ele vai entrega a paçoca. Não me iludo. Já tive 15 anos pra me iludir, chega, já deu. No inicio desses últimos 15 anos eu me iludia, hoje não mais.
Respeito quem trouxe a opinião que foi postada, mais acredito que o torcedor é muito iludido e fácil de ser enganado.
Tá tudo bem por aí cara?
Só fala negativamente, tudo tá ruim, nunca vai dar certo…
Anima aí amigão, coração vai agradecer
Eu não perco o sono por causa de futebol não. Comentário é sobre uma realidade vivida nos últimos 15 anos. Quando você vê um Clube onde os responsáveis estão dando plaquinhas de condecoração, fazendo observações esdrúxulas em conselho, não consigo acredita que vá pra frente. Dorival Jr. será mais um que será moído nesse processo. Já foram vários. Crespo foi moído pelos jogadores e direção nem ai. Ceni chegou e teve alguns problemas, poderia ter ido embora antes, mais como esses caras não tem noção do que fazem no Clube, não corrigiram a rota. Agora entrou o Dorival e quando os resultados não chegarem a cabeça dele será colocada no cepo pra ser cortada.
Goleiro precisa passar confiança e ter uma defesa que também lhe passe confiança, tendo essas duas coisas muitos erros bobos são evitados.
Hoje sinto que temos as duas coisas no SP.
Rafael vem jogando muito, e arboleda e Beraldo se jogassem em palmeiras, flamengo ou Corinthians, já seriam considerados deuses e beraldo cogitado em seleção.
Não é um Zetti ou um Valdir Perez, mas é seguro e vem se mostrando constante no desempenho dentro de campo. Também é perceptível que tem adquirido mais velocidade e agilidade e tem operado algumas defesas difíceis. Precisa investir mais na saída do gol e no passe, mas está evoluindo jogo a jogo, isso é perceptível. Também parece ser uma pessoa boa de grupo e que não se preocupa em ser estrela. Vez ou outra irá falhar, é claro, mas existe alguém perfeito? Desta vez, parece que não precisaremos buscar mais um goleiro.
Ele é aquele tipo de goleiro mediano pra bom, mas q está vivendo o melhor momento da carreira, que continue assim. Vem evoluindo com trabalho e dedicação.
Que continue com a boa fase. Um time precisa de goleiro e ficamos quase uma década sem.
Para um time medíocre como o nosso é essencial um goleiro que esteja em boa fase assim como o Calleri.
De 1×0 em 1×0 a galinha enche o papo.
É óbvio que ele foi bem nos últimos jogos seria até sacanagem negar isso.
Até aqui não vi nada demais no goleiro, além de um jogador razoável, que não toma frangos, mas também tomou uma série de gols defensáveis durante o ano.
E o Volpi inclusive, quando chegou jogou muito mais do que ele, e todo mundo sabe no que deu.
Sigo com a mesma opinião que o São Paulo não deveria ter gasto dinheiro em absolutamente nenhuma dessas contratações desse ano.
Fora que com o dinheiro de 3 goleiros dava pra trazer um melhor, ou na pior das hipóteses, ter contratado esse e economizado os outros 2 que são horríveis.
O Perri confirma tudo isso no Botafogo