Se tornou rotina no cotidiano do elenco do São Paulo assistir vídeos para estudar como os adversários atuam e, principalmente, para que o técnico Dorival Júnior passe as suas ideias.

Adotado logo após o novo comandante assumir, no fim de abril, o uso do vídeo para orientar o plantel tricolor foi uma maneira do treinador compensar o pouco tempo no cargo e, principalmente, o pouco tempo também para treinamentos.

Não é para menos. Com a maratona de partidas e viagens desde que assumiu (fez por exemplo apenas um jogo como mandante entre os quatro que se sentou no banco), Dorival tem no vídeo um aliado pela praticidade. A ferramenta pode ser usada em qualquer ocasião ou local.

E de cara a prática parece que veio para ficar no Tricolor. Nos textos informativos sobre os treinos divulgados pelo clube, quase sempre consta o início das atividades nos campos do CT da Barra Funda após os jogadores assistirem ‘as aulas televisuais’ do professor. Foi assim, por exemplo, na última sexta-feira (5).

Logo após o vídeo os jogadores foram a campo para o aquecimento sob a supervisão da preparação física.

Na sequência, os atletas realizaram um treino técnico, divididos em grupos de defesa e ataque. Enquanto os defensores realizaram um trabalho de posicionamento, os atacantes fizeram um treino de troca de passe e finalização ao gol.

Na sequência, Dorival Júnior dividiu o elenco em dois novos grupos. Enquanto uma parte fez um trabalho tático, coletivo, de 11 contra 11, utilizando metade do gramado, a outra parte fez trabalhos de bola parada. Assim como ontem, o treino de hoje contou com alguns atletas do Sub-20.

Lance!